Ir ao conteúdo

Reduzir o ruído do computador

rpohlmann

Posts recomendados

Postado

Meu computador é novo e funciona perfeitamente. Porém, ele é extremamente barulhento. Nao tem como deixá-lo ligado durante a noite pois o barulho no quarto é insuportável. As temperaturas internas são todas adequadas.

O computador é:

Intel Core 2 Quad Q9550 @ 2,83

DDR2: 2 X 2 GB Kingston 800 mhz

MoBo: Asus P5qe

HD: 500 GB maxtor SATA II e 120 GB Western Digital IDE

VGA: HD 4870 XFX force com 512 MB

Fonte: Corsair TX 650 W

Gabinete ATX: Mutimedia Computer System com 4 BAIAS

Acho que o barulho excessivo é proveniente dos fans. O gabinete tem 2. Um é o traseiro que puxa o ar para fora e veio com o gabinete (acho que é de 120). O outro é um lateral da satellite que é de 80. As temperaturas internas do computador sao boas mesmo apos jogar por longo tempo jogos pesados. O cooler da placa de video eu sei que nao é o problema pois eu o desligo pelo catalyst e o barulho continua (atualmente o uso em controle manual a 40% para manter a temperatura da placa abaixo de 55ºc). A fonte eu já troquei. Tinha previamente uma coolermaster extreme 650 W que fazia um pouco mais de ruido que a minha corsair.

Sera que devo trocar os fans por algum de renome como os da coolermaster? Ou devo tirar pelo menos o fan lateral pois o sistema nao esquenta conforme dados do software speedfan).

Postado

cara, esses coolers de gabinetes, que ja vem no pacote, geralmente são muito inferiores ao de boas marcas. que eu conheço, apenas os gabinetes da coolermaster e asus vem com coolers que sejam de uma boa procedencia, com um baixo ruido e uma eficiencia razoavel.

Postado

opa!

ai colega, o meu case barulhava muito, ai descobri ue eram os coolers que vieram no gabinete, ai peguei e tirei os cooler do gabinete, e descobri que nao barulhavam, então cortei fora aquelas peneiras por onde o ar passa, onde o cooler e fixado, poi o ar ao ser jogado contra aquelas peneiras sofre uma turbulencia, provocando barulho.

agora os coolers sao silenciosos, de repente esse tambem é o problema do seu gabinete, isso se o barulho vir dos cooler do gabinete.

se for isso basta cortar as peneiras dos cooler que estão emuso no gabinete e deixar sem elas.

valeu!

Postado

Atendendo às dicas dos colegas eu resolvi trocas os dois fans que haviam no meu gabinete. Na real o meu gabinete que é o mais genérico possível veio com dois fans de 80 mm. Um na lateral (jogando o ar para dentro sobre o cpu) e outro na parte traseira tirando o ar de dentro do gabinete. Pesquisei na internet e optei por comprar dois fans novos (AKASA AK-182 L2B). Botei para funcionar. Realmente o barulho com computador desapareceu por completo. Não há nenhum ruído. Porém, o que notei é que esses coolers giram a 1800 rpm. Os antigos genericos rodavam a + ou - 2800 rpm. O que houve foi uma ligeira subida na temperatura do processador ( antes a média dos núcles - cores - era de 38 a 42 º C e agora situam-se entre 41 a 50º C).

Minha dúvida é se existe algum problema ou se posso manter o sistema assim. O computador esta funcionando bem. Nao houve qualquer problema.

Valeu pessoal.

---------------------------------------------------------------------------------------

Intel Core 2 Quad Q9550 @ 2,83 / DDR2: 2 X 2 GB Kingston 800 mhz /MoBo: Asus P5qe / HD: 500 GB maxtor SATA II e 120 GB Western Digital IDE / VGA: HD 4870 XFX force com 512 MB/ Fonte: Corsair TX 650 W

Creative inspire 5.1

Postado

As ventoinhas estão ligadas na placa-mãe ou na fonte? Aliás, vi que você tem uma MoBo da Asus, essas placas vem com um recurso que controla a rotação dos fans, (tem que procurar no setup da bios algo do tipo Asus Q-fan)

Postado

então amigo, a questao temperatura é completamente ligada ao gabinete/fans.

nessa maquina que voce tem, eu acredito que voce deveria ter um gabinete melhorzinho, sinceramente... um Cooler Master 690 ou o 590, que podem ser adicionados colocados 7 fans para dissipação de calor.

Postado

Os dois de fans de 80 que eu tenho estão instalados na placa-mãe (3 pinos). Ainda nao parei para instalar os programas da placa mãe.

Scult. No seu coolermaster CM 690 voce tem 6 fans. Quais sao as marcas e os tamanhos dos mesmos. Ele faz muito barulho ou é bastante silencioso com os fans que voce colocou? Realmente estou pensando em trocar de gabinete. O meu não permite nem fans de 120. Abraço.

Postado

toda a furação dele é para fans de 120 ou 140MM, e aqui uso o fans da cooler master tambem aquele que vem 4 no pacote economico, paguei 30 reais e eles ventilam bem.

o com 690 ja vem com 3 fans, um frontal com LED azul, um de exaustor lá tras e um na lateral soprando na altura da VGA. a unica coisa que muda no CM 590 que é o CM 690 é mais "encorpado".

Postado

Scult, realmente eu vi um review aqui no forum sobre o cm 690 da coolermaster e achei o máximo. porém. no momento eu poupei uma grana para trocar inicialmente o monitor. Gostaria de manter mais um pouco esse meu gabinete até juntar mais dinheiro. A configuração do seu computador é quase igual a do meu. Então gostaria de saber a temperatura do seu CPU e da sua placa mãe (programas do tipo everest, hwinfo32, speedfan), se possível as máximas e as mínimas. A sua HD 4870 voce mantem o fan no ajuste manual ou automático no catalyst? Qual a temperatura dela. Valeu.

---------------------------------------------------------------------------------------

Intel Core 2 Quad Q9550 @ 2,83 / DDR2: 2 X 2 GB Kingston 800 mhz /MoBo: Asus P5qe / HD: 500 GB maxtor SATA II e 120 GB Western Digital IDE / VGA: HD 4870 XFX force com 512 MB/ Fonte: Corsair TX 650 W

Creative inspire 5.1

Postado

cara, segue o print das minahs temps. vale ressaltar que meu quarto tem uma temp ambiente de 25ºC, é bem abafado. A placa de video, eu deixo em 20% mesmo quando não estou jogando.

attachment.php?attachmentid=69018&stc=1&d=1250731890

post-496199-1388495270183_thumb.jpg

Postado

As temperaturas do seu computador sao quase as mesmas do meu (CPU e placa de vídeo). A única coisa que é mais elevada no meu computador no momento é a placa de mãe que está a 45 ºC (cinco graus a mais). O cooler da placa de vídeo eu uso a 30% para manter a mesma temperatura que a sua.

voce tem usado a sua maquina em overclock?

Eis os meus dados pelo HWinfo 32: Temperatura do CPU entre 35 a 41, placa-mãe entre 45 a 46, núcleos (cores) entre 41 a 52, placa de video entre entre 59 a 67.

Postado

não uso nenhum tipo de overclock aqui na maquina, deixei tudo em stock mesmo, e consegui essas temps, quando ta mais frio e eu abro as janelas pra entrar um pouco de ar gelado, as temps caem. vale resaltar que eu uso uma pasta termica daquelas de 5 reais (sim, falta de vergonha na cara ahahahah). Enfim, apesar de tudo, eu acredito que esta tudo tranquilo. quando quero dar uma abaixada na temp da placa de video, coloco o cooler em 100% durante 10 minutos e vai para 49ºC.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...