Ir ao conteúdo

PC desligando por causa da fonte ou processador?

fahrenheit

Posts recomendados

Postado

Meu PC vem desligando sozinho de um tempo para cá, ele desliga de uma tal forma em que só posso religá-lo cortando totalmente a energia dele e esperando uns 10 segundos para religá-la junto com o PC. Daí as coincidências me levam às seguintes questões:

1-) Esta semana tive problema de energia aqui no bairro, onde esta caiu 3 vezes consecutivas em menos de 20 minutos. Daí, como o burro aqui ficou tentando ligar o PC durante ambas as vezes.

A partir desse dia em diante meu PC passou a dar uns surtos e desligar sozinho, pelo que me lembre... já que os surtos são frequentes.

2-) Fiz uns testes de temperatura no PC usando o Everest para monitorar e o ORTHOS para dar um Stress no processador, a fim de saber se era a temperatura a causa do problema. Durante estes testes a temperatura do processador permaneceu em uma média de 55 em ócio, daí na hora do stress ele não durou 4 min desligando com uns 78ºC...

3-) Instalei um jogo novo aqui no PC chamado WarRock e pelo que eu saiba ele não é tão pesado a ponto de puxar tanto do meu processador a ponto de esquentálo como nos testes acima, mas quando estou a jogar-lo por vezes o PC desliga depois de um tempo.

Conclusão:

Não sei qual é a real causa do problema e por isso peço auxílio.

Desde já agradeço,

Fahrenheit

OBS.: Moderadores, se postei em área errada pls mova para a área certa. Me perdi e não soube onde postar -_-

Postado

A temperatura muito alta pode causar exatamente esse sintoma de PC reiniciando. E pelas quedas de energia que aconteceu ai no seu bairro podem ter danificado a sua fonte que provavelmente deve ser uma generica.

Qual fonte você usa?

E para seu processador retire o cooler dele limpe, passe uma pasta termica nova e re-coloque ele, e faça o teste de stress de novo e veja até quanto chega a temperatura, pois 55 graus sem atividade é bem alto.

Tem a pasta termica Icer silve 5 que é uma das melhores custa na faixa de 25 reais. E se seu socket for 755, tem o "cooler Buffalo da Evercool" que deve esfriar seu pc.

Abraço

Postado

CAra outro problema que faz o micro desligar sozinho é mémoria, já pequei um pc assim, troquei a mémoria resolveu, mais a temperatura do seu processador esta muito alta mesmo.

Mais posta ai a marca da sua fonte.

Postado

Ixi, a minha fonte é daquelas genéricas que vem no gabinete mesmo, ela nem entrega os 12v por inteiro, fica em 11.4~11.7. Essa realmente eu tenho que trocar.

Quanto ao cooler eu estou usando um modelo da Akasa aqui. Meu processador é do Socket 478, um Pentium 4 de Alias Prescott, que segundo dados encontrados na internet parece ser a pior versão do P4, inclusive a que esquenta mais.

Sobre a memória, pode ser que esteja influenciando mesmo, já que sempre usei somente 1 pente de 512 no meu velo Athlon e coloquei mais um de 512 quando peguei esse P4.

• 2 semanas depois...
Postado

É galera, era a fonte.

Ela não estava aguentando o PC.

Arrumei uma fonte genérica de supostos 600W aqui só que raramente ela desliga.

Usei o PC 2 dias com um intervalo de 6h com o PC desligado e ela veio me desligar ontem na madrugada. Notei que o ruído dela está bem alto agora e quando abri para dar uma olhada reparei que um capacitor está estufado.

Será que o fato de estar desligando é relativo ao capacitor?

Quando ela desliga inclusive, não liga de novo, é necessário tirar o cabo de força e colocar novamente até que o fan volte a girar, que aí é sinal de que o PC está ligando. Uma maneira rápida de fazer o fan voltar é desconectando ela da placa para realizar o teste de fonte com um clips no fio verde + fio preto. Daí o fan gira normal e eu consigo devolver ela para a placa funcionando.

Quero ver se arrumo ela porque a grana está curta no momento...

Se alguém souber o que pode estar gerando o problema pls me fale para que eu teste e troque o componente dela por outro funcionando.

Postado
Não rola uns R$150 para comprar pelo menos uma C3 Tech dsa5060 "600W"?

(é na verdade 400W~450W, porém com um bom projeto)

Até vai rolar dinheiro para uma fonte mais tarde, mas não agora :(

Por isso queria uma solução provisória.

Vou montar um Phenom II X4 com uma HD 4850 e pretendo usar a fonte OCZ500SXS. Acho ela por uns R$ 200,00 aqui no RJ.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!