Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre fonte e módulo isolador


moraezinho

Posts recomendados

Fala galera,

a rede da minha casa não é estabilizada, não possuo aterramento e como não se pode confiar nas concessionárias de rede elétrica pois nunca mandam corrente sem variação, gostaria de tirar algumas dúvidas pois vou colocar uma xfx 9600GT 512MB DDR3, mudar o processador e a fonte nela:

Configuração da minha máquina atual:

- Pl. Mãe GA-EP43-DS3L Gigabyte;

- 2x Mem. 2GB DDR2 800mhz Kingston;

- DVD-RW LG Sata;

- HD 500GB ST3500418AS 16MB Sata II SEAGATE;

- Monitor 19'' LCD T190 Samsung;

- Video 9600GT 512MB xfx DDR3;

Dúvidas:

a) em relação ao processador:

- qual o melhor entre os dois: Core 2 Duo E8400 3.0GHz ou um Core 2 Quad Q8400 2.66Ghz?

B) em relação a fonte:

- uma fonte Seventeam 500 BAZ segura essa configuração? não vi o teste dela aqui no Clube do Hardware...

B) em relação a módulo isolador:

- Tenho um módulo isolador microsol MIE G3 440 Standard, recomenda-se o uso dele com essa máquina com uma fonte melhor e uma placa de vídeo melhor? senão ligo diretamente na tomada 220v?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fala galera,

a rede da minha casa não é estabilizada, não possuo aterramento e como não se pode confiar nas concessionárias de rede elétrica pois nunca mandam corrente sem variação, gostaria de tirar algumas dúvidas pois vou colocar uma xfx 9600GT 512MB DDR3, mudar o processador e a fonte nela:

Configuração da minha máquina atual:

- Pl. Mãe GA-EP43-DS3L Gigabyte;

- 2x Mem. 2GB DDR2 800mhz Kingston;

- DVD-RW LG Sata;

- HD 500GB ST3500418AS 16MB Sata II SEAGATE;

- Monitor 19'' LCD T190 Samsung;

- Video 9600GT 512MB xfx DDR3;

Dúvidas:

a) em relação ao processador:

- qual o melhor entre os dois: Core 2 Duo E8400 3.0GHz ou um Core 2 Quad Q8400 2.66Ghz?

B) em relação a fonte:

- uma fonte Seventeam 500 BAZ segura essa configuração? não vi o teste dela aqui no Clube do Hardware...

B) em relação a módulo isolador:

- Tenho um módulo isolador microsol MIE G3 440 Standard, recomenda-se o uso dele com essa máquina com uma fonte melhor e uma placa de vídeo melhor? senão ligo diretamente na tomada 220v?

[]'s

Ótimo, se sabes tanto assim de sua concessionária, uma boa alternativa para escolha de fonte seria você declarar ai, para ajudar no dimensionamento da fonte, os valores máximos e mínimos de tensão ai na tua tomada.

Leia, nem que seja só o cerne do tópico, a primeira página..

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Se você, entretanto, não souber ou nem quiser saber dos valores máximos e mínimos da tensão de sua casa, adote uma boa fonte com PFC ativo e se livre desse dilema, inclusive do maldito estabilizador que só atrapalha e encurta a vida das fontes.. Veja naquele tópico ali de cima, o terceiro deles, o que uma fonte com PFC ativo faz com as variações de tensão, e ali não fiz variar pouco não, a variação que coloquei foi de 30 a 254 Volts e a fonte continuou mandando as tensões totalmente estáveis e dentro dos valores corretos para o PC..

Módulo isolador nem vou comentar, simplesmente esqueça. A maior participação dele é em gastar 10% da energia dai, gasta em sua config, transformando em calor. Simplesmente esqueça, jogue fora ou troque por um par de meias furadas já é vantagem para você.. Até mesmo faltando uma meia...

Quanto a sua config, ela não chegará a demandar 240 Watts.. Desse modo uma boa fonte de 350 Watts vai atendê-la muito bem e com as folgas necessárias e suficientes..

Quanto a fonte da Seventeam 500 BAZ, ela na verdade é uma fonte capaz de oferecer úteis em torno dos 420 Watts... Veja ai:

SeventeamST-500BAZ.jpg

Sua potência útil nas linhas de 12 Volts é de 360 Watts.. É uma fonte ressurgida das cinzas, derivada de uma linha de entrada, de eficiência baixa, sem PFC ativo, ou seja, uma velha fonte com vestidinho novo e uma promessa de 100 Watts a mais do que consegue entregar de útil a sua config..

Troque-a por uma OCZ400SXS, essa com PFC ativo e preço em torno dos R$190

OCZ400SXS.jpg

Veja que em 12 Volts, que é onde interessa ter potência, ela é capaz de entregar mais (372 Watts) do que a Seventeam 500BAZ (360 Watts).

Alternativas válidas de fontes:

Zalman ZM360B-APS

Seventeam 400PAD

Corsair CX400

E, infelizmente, sem muita convicção, a C3 Tech modelo DSA5060V, que teoricamente é o mesmo modelo da OCZ que te indiquei, porém com componentes piores. Não garanto nada sobre sua longevidade... Única coisa boa nela é o preço de em torno dos R$160...

Eu fosse você iria de OCZ400SXS.. Sem estabilizador, sem módulo iosoladfor e, sequiseres resolver problemas de múltiplas tomadas e além disso proteção elétrica para seus equipamentos, adote uma boa régua de tomadas, ou filtro de linha para 220 Volts...

Despreocupação total...

Proteção para 220 Volts:

Computer Protector Pró, da Clamper

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

FHT - 1200, da Upsai

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

Note que ao clicar sobre o nome das proteções indicadas, um link o levará para a análise interna dos mesmos..

Outra que tem aparecido recentemente é da SMS e apresenta proteção para linha telefônica e cable/antena, além da rede elétrica. Nunca a vi por dentro. Não acredito muito na marca. Não boto a mão no fogo sem uma visão interna da mesma. O protetor da SMS, o irmão mais simples desse dai, nasceu com um defeito inaceitável vindo de uma empresa como a SMS, cujo foco é a labuta com energia, que era a inversão de polaridade do fio desde o plug de entrada até suas tomadas de saída. O pior ainda é que quando se desligava chave da proteção, interrompia o neutro e deixava lá o fase vivinho da silva...

http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=2033278&linha=IN&Setor=ESES#dados_tecnicos_top

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller,

muito obrigado pelas informações, mas se eu puder abusar da sua boa vontade, tenho mais uma dúvida, em pesquisas no google falam que a placa de vídeo 9600GT 512MB xfx DDR3 pede mínimo fonte de 400w, essa que você recomendou a OCZ400SXS realmente segura a onda com essa placa e configuração do PC?

não encontrei em minha cidade essa fonte OCZ400SXS, com PCF Ativo achei a Seventeam 550PAM mas to achando o preço dela salgado em torno de R$300,00 a R$310,00...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller,

muito obrigado pelas informações, mas se eu puder abusar da sua boa vontade, tenho mais uma dúvida, em pesquisas no google falam que a placa de vídeo 9600GT 512MB xfx DDR3 pede mínimo fonte de 400w, essa que você recomendou a OCZ400SXS realmente segura a onda com essa placa e configuração do PC?

não encontrei em minha cidade essa fonte OCZ400SXS, com PCF Ativo achei a Seventeam 550PAM mas to achando o preço dela salgado em torno de R$300,00 a R$310,00...

[]'s

Olá amigo,

quando um fabricante de uma placa de video recomenda uma fonte para tal

placa, ele não tem nem ideia de qual vai ser o resto de sua conf. então para não errar

ele chuta alto, afinal ele não sabe se você tem 1 hd ou 5, 1 ventoinha ou 6 no

gabinete. Mas essa placa com sua conf. não vai demandar 250w nem no

pico, pode ficar tranquilo, a OCZ400SXS, como o faller disse é uma das melhores fontes que você pode

encontrar para seu sistema que não vai consumir nem 250w em full load, então

você nãonecessita de forma alguma de uma fonte de 550w, mesmo essa seventeam

sendo uma boa fonte, vai sobrar muita potencia, ao não ser que esteja pensando em

um futuro UP, mas se não encontrar essa OCZ, tente achar a C3TECH DSA5060, vai ser

uma boa pediada tambem, é mais barata, embora a qualidade da OCZ seja superior.

Quanto a proteção eu uso e recomendo o computer protect pró, que o próprio faller recomendou.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Maraezinho,

A respeito do Módulo Isolador, recomendo o MIE G3 600 http://www.microsol.com.br/produtos/modulo_isolador/ tenho um PC com a configuração um pouco superior a sua e ele suporta numa boa. Uma coisa massa nele e que em uma das versões possui um carregador USB que facilita a minha vida na hora de carregar meu MP4/MP3... Carrego só com o módulo ligado sem precisar ligar meu PC

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não caia nessa de comprar um módulo isolador que não vai agregar nada nem de proteção nem de vantagem alguma, além de ter um fan barulhento no mesmo, de jogar fora uma energia por nada, só porque o mesmo te oferece a chance de carregar seu MP3/MP4..

Se quiseres carregar seus "gadgets" assim como o MP3 ou MP4 a partir da tomada, escolha um desses dai, tem aos milhões por ai no mercado..

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.29414

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.29415

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.29854

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.29798

Esses dai que te mostrei, variando de US$ 3,00 a US$ 6,33 são entregues nesses valores (R$ 5,31 a R$ 11,20) em sua casa com frete gratuito.. O mercado nacional tem deles também...

O módulo isolador age como um estabilizador, totalmente desnecessário, e tem como defeito os problemas inerentes aos mesmos...

Leia: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...