Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Habilitar cache l2 pode ser ruim?


DanMaker

Posts recomendados

Cara, na verdade a memória cache L2 já vem habilitada, não precisa disso.

Tipo, e até onde sei é o processador e a placa-mãe que gerencia o cache, e não o windows. Pode ser que alguns programa ou serviço do windows precisem "enxergar" a quantidade exata de cache pra feitos de otimização.

Aqui eu testei ha um tempo atras, e se houve ganho foi imperceptivel.

Mas estragar, não estragou :P

(me corrijam se eu falei besteira)

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Cara, na verdade a memória cache L2 já vem habilitada, não precisa disso.

Tipo, e até onde sei é o processador e a placa-mãe que gerencia o cache, e não o windows. Pode ser que alguns programa ou serviço do windows precisem "enxergar" a quantidade exata de cache pra feitos de otimização.

Aqui eu testei ha um tempo atras, e se houve ganho foi imperceptivel.

Mas estragar, não estragou :P

(me corrijam se eu falei besteira)

:D

O L2 ja uma diferença significativa a partir de 512k, e boa 1mb,

isso nos intel, nos amds num aprofundei isso, só que 512k num deu mt resultado não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Its all bullshit, se é que me entende.

Isso é um modo de fazer o Windows usar toda cache l2 do processador, mas isso não é necessário, já que ela vai ser usada QUANDO e SE for precisa; Não adianta querer forçar nada.

Tu pode se quiser, tentar fazer isso ae, e confirmo com 100%, que seja em qualquer SO, não muda em absolutamente nada.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse o amigo Chiccoli, a partir de uma certa quantidade de cache L2 as diferenças em aplicativos é mínima. Basicamente, a partir de 2Mb num processador já não fará mais diferenças significativas e quanto maior o L2, menos diferença fará.

É por isso que algumas pessoas conseguem habilitar um cache de 6Mb em alguns Atlhons X4, mas no fim das contas esses 6Mb acabam não fazendo diferença alguma. Talvez, diferença (e ainda assim bem pequena) só em benchmarks e olhe lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sempre, amigo root.

Pra quem usa programas de renderização, não precisa ser cad e do tipo, podem ser os mais simples, que usem bastante a cpu, vários já trazem uma diferença significativa com mais cache.

Exemplos: Vivo mexendo aqui em Photoshop e Indesing abertos juntos; Imagens com muitas layers, efeitos e todos baranguedetes, além de ficaram pesadas para a vram, fazem grande uso do processador.

fiz o teste por aqui, e uma mesma imagem, de 23 mb com alguns filtros, no meu [email protected], demorou exatos 8 segundos pra aplicar, enquanto num E6750, com 4mb, mesmo sendo de arquitetura mais antiga, demorou 6 segundos e alguma coisa.

São poucos programas que fazem uso de muita cache, mas os que fazem, fazem-o bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Kronos, se você está dizendo, então tá falado! :D

O fato certo é que quanto maior o aumento do cache, menor diferença isso fará na prática. Por exemplo, pegando uma CPU de 512k e imaginando que aumentemos para 1Mb, o ganho de desempenho será fenomenal. Aumentando agora para 2Mb teremos um amento menos incrementado. Continuando o aumento para 3Mb já não vemos mais muita diferença, e assim sucessivamente. Isso eu li num artigo do saudoso Morimotto sobre processadores 775.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é fato sim.

Porém é como eu disse, há aplicações que demandam mais do uso de cpu, e são bem programadas; em algumas dessas, pode ser que haja alguma diferença de desempenho em processadores com mais cache

já em jogos, e aplicativos do dia-a-dia,a diferença é praticamente nula; o que conta é a arquitetura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!