Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Seventeam ST 420bkv - com zumbido


alssiq

Posts recomendados

A fonte da CPU Seventeam ST 420bkv - faz um zumbido, mesmo sendo ligada com os plugs desconectados. Essa fonte estava plugada numa mobo asus a7n8x-x, que parou de dar partida, ou seja, inicializar. Estou preocupado, porque comprei um kit: mobo Biostar MCP6PB M2 + processador e ram 2gb, para fazer up-grad. Já está montado e funcionado, mas zumbido continua. Será que foi a fonte que danificou a asus? Como testar a fonte e resolver o problema do zumbido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Pode ser que um problema eletrico tenha danificado a sua placa mãe e a sua fonte, talvez tenha que trocar a fonte também. Pois quando a minha começo a zumbir depois de uns 3 ou 4 meses ela queimou. (obs.: minha placa mãe não teve dano nenhum)

Inté.

Alguém sabe como testar e indentificar o problema na ST? É uma fonte boa e eu quero arrumá-la!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe como testar e indentificar o problema na ST? É uma fonte boa e eu quero arrumá-la!

As ST BKV antigas costumavam ter problemas nos capacitores, principalmente quando fabricadas antes de 2006. Isso era comum nos capacitores de Taiwan feitos entre 2000 e 2006: praga dos capacitores

Tire a fonte do micro, espere algum tempo (3 minutos) para descarregar os capacitores e abra. Procure por capacitores estufados e/ou vazados no topo. Podem ser tanto os pequenos quanto os grandes. Se encontrar algum danificado basta levar em um técnico para trocar por outro equivalente.

Obs.: o ruído pode ter outra causa, como ventilador gasto ou indutores vibrando. Teste as tensões de saída da fonte com um multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As ST BKV antigas costumavam ter problemas nos capacitores, principalmente quando fabricadas antes de 2006. Isso era comum nos capacitores de Taiwan feitos entre 2000 e 2006: praga dos capacitores

Tire a fonte do micro, espere algum tempo (3 minutos) para descarregar os capacitores e abra. Procure por capacitores estufados e/ou vazados no topo. Podem ser tanto os pequenos quanto os grandes. Se encontrar algum danificado basta levar em um técnico para trocar por outro equivalente.

Obs.: o ruído pode ter outra causa, como ventilador gasto ou indutores vibrando. Teste as tensões de saída da fonte com um multímetro.

Obrigado! Seguirei à orientação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembre-se também que até fontes renomadas no mercado costumam fazer um zumbido, geralmente quando estão em standby. Muita gente fica preocupado quando isso acontece, mas na maioria das vezes é perfeitamente normal.

Fiz uma verificação macroscópica nos capacitores, aparentemente tudo OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que muitas vezes os capacitores aparentam estar normais, porém estão com problemas.

Certa vez meu monitor apresentou problemas (inclusive um zumbido). Abri ele e verifiquei tudo, e a última coisa que eu poderia imaginar era algum problema nos capacitores da fonte dele. Levei à uma loja de eletrônica e o problema era justamente os capacitores. Após trocá-los, tudo se resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que muitas vezes os capacitores aparentam estar normais, porém estão com problemas.

Certa vez meu monitor apresentou problemas (inclusive um zumbido). Abri ele e verifiquei tudo, e a última coisa que eu poderia imaginar era algum problema nos capacitores da fonte dele. Levei à uma loja de eletrônica e o problema era justamente os capacitores. Após trocá-los, tudo se resolveu.

Será que tem como testar os capacitores na própria placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que é possível testar os capacitores (mas para isso certamente é preciso saber a tensão de cada um deles.

Mas há outro teste primário que você pode fazer. Ligue a fonte fora do gabinete e teste todas as suas saídas. Geralmente quando algum capacitor ou outro componente está danificado algumas saídas ficam instáveis, fracas ou até mesmo inativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que é possível testar os capacitores (mas para isso certamente é preciso saber a tensão de cada um deles.

Mas há outro teste primário que você pode fazer. Ligue a fonte fora do gabinete e teste todas as suas saídas. Geralmente quando algum capacitor ou outro componente está danificado algumas saídas ficam instáveis, fracas ou até mesmo inativas.

Vou seguir as instruções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!