Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
alssiq

Fonte Seventeam ST 420bkv - com zumbido

Recommended Posts

A fonte da CPU Seventeam ST 420bkv - faz um zumbido, mesmo sendo ligada com os plugs desconectados. Essa fonte estava plugada numa mobo asus a7n8x-x, que parou de dar partida, ou seja, inicializar. Estou preocupado, porque comprei um kit: mobo Biostar MCP6PB M2 + processador e ram 2gb, para fazer up-grad. Já está montado e funcionado, mas zumbido continua. Será que foi a fonte que danificou a asus? Como testar a fonte e resolver o problema do zumbido?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A última vez que eu ouvi esse "zumbido" foi quando eu executava aplicações gráficas, e a fonte simplesmente parou de ligar. Troquei por outra pois estava na garantia e resolveu o meu problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Pode ser que um problema eletrico tenha danificado a sua placa mãe e a sua fonte, talvez tenha que trocar a fonte tambem. Pois quando a minha começo a zumbir depois de uns 3 ou 4 meses ela queimou. (obs.: minha placa mãe não teve dano nenhum)

Inté.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Olá,

Pode ser que um problema eletrico tenha danificado a sua placa mãe e a sua fonte, talvez tenha que trocar a fonte também. Pois quando a minha começo a zumbir depois de uns 3 ou 4 meses ela queimou. (obs.: minha placa mãe não teve dano nenhum)

Inté.

Alguém sabe como testar e indentificar o problema na ST? É uma fonte boa e eu quero arrumá-la!

Compartilhar este post

Link para o post
    Alguém sabe como testar e indentificar o problema na ST? É uma fonte boa e eu quero arrumá-la!

As ST BKV antigas costumavam ter problemas nos capacitores, principalmente quando fabricadas antes de 2006. Isso era comum nos capacitores de Taiwan feitos entre 2000 e 2006: praga dos capacitores

Tire a fonte do micro, espere algum tempo (3 minutos) para descarregar os capacitores e abra. Procure por capacitores estufados e/ou vazados no topo. Podem ser tanto os pequenos quanto os grandes. Se encontrar algum danificado basta levar em um técnico para trocar por outro equivalente.

Obs.: o ruído pode ter outra causa, como ventilador gasto ou indutores vibrando. Teste as tensões de saída da fonte com um multímetro.

Editado por Ughadoo

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • As ST BKV antigas costumavam ter problemas nos capacitores, principalmente quando fabricadas antes de 2006. Isso era comum nos capacitores de Taiwan feitos entre 2000 e 2006: praga dos capacitores

Tire a fonte do micro, espere algum tempo (3 minutos) para descarregar os capacitores e abra. Procure por capacitores estufados e/ou vazados no topo. Podem ser tanto os pequenos quanto os grandes. Se encontrar algum danificado basta levar em um técnico para trocar por outro equivalente.

Obs.: o ruído pode ter outra causa, como ventilador gasto ou indutores vibrando. Teste as tensões de saída da fonte com um multímetro.

Obrigado! Seguirei à orientação.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembre-se também que até fontes renomadas no mercado costumam fazer um zumbido, geralmente quando estão em standby. Muita gente fica preocupado quando isso acontece, mas na maioria das vezes é perfeitamente normal.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Lembre-se também que até fontes renomadas no mercado costumam fazer um zumbido, geralmente quando estão em standby. Muita gente fica preocupado quando isso acontece, mas na maioria das vezes é perfeitamente normal.

Fiz uma verificação macroscópica nos capacitores, aparentemente tudo OK.

Compartilhar este post

Link para o post

Acontece que muitas vezes os capacitores aparentam estar normais, porém estão com problemas.

Certa vez meu monitor apresentou problemas (inclusive um zumbido). Abri ele e verifiquei tudo, e a última coisa que eu poderia imaginar era algum problema nos capacitores da fonte dele. Levei à uma loja de eletrônica e o problema era justamente os capacitores. Após trocá-los, tudo se resolveu.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Acontece que muitas vezes os capacitores aparentam estar normais, porém estão com problemas.

Certa vez meu monitor apresentou problemas (inclusive um zumbido). Abri ele e verifiquei tudo, e a última coisa que eu poderia imaginar era algum problema nos capacitores da fonte dele. Levei à uma loja de eletrônica e o problema era justamente os capacitores. Após trocá-los, tudo se resolveu.

Será que tem como testar os capacitores na própria placa?

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que é possível testar os capacitores (mas para isso certamente é preciso saber a tensão de cada um deles.

Mas há outro teste primário que você pode fazer. Ligue a fonte fora do gabinete e teste todas as suas saídas. Geralmente quando algum capacitor ou outro componente está danificado algumas saídas ficam instáveis, fracas ou até mesmo inativas.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Acredito que é possível testar os capacitores (mas para isso certamente é preciso saber a tensão de cada um deles.

Mas há outro teste primário que você pode fazer. Ligue a fonte fora do gabinete e teste todas as suas saídas. Geralmente quando algum capacitor ou outro componente está danificado algumas saídas ficam instáveis, fracas ou até mesmo inativas.

Vou seguir as instruções.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais