Ir ao conteúdo

Usar fonte de monitor separada.

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

• Coordenador
Postado
Sua dica do bicarbonato de sódio funciona para tirar o cheiro?
Sim, este cheiro deve ser proveniente do liquido derramado pelos capacitores!, e o bicarbonato remove estes resíduos beleza!...
Postado

Lavei a placa mais o cheiro nao saiu.

Consegui um capacitor de 10000uF/40V, só que ele tem 4 terminais em vez de 2, nele está escrito o seguinte: IEC - Type I(ou 1), Pluspol 1, EYV -40 +85º, W-Germany. Consegui 2 retificadoras SKB B40.

Alguém poderia dizer as caracteristicas da ponte de diodos? (amperes)

E o modo de ligar esse capacitor?

4 terminais do capacitor

Capacitor

Retificadora

• Coordenador
Postado
Lavei a placa mais o cheiro nao saiu.
Então não se preocupe!, a placa estando limpa é o que interessa, o cheiro deve estar empregnado na carcaça, ventoinha...

A ponte retificadora é para 100V/4A (SKBB40C5000/3300), o capacitor eu não sei te dizer... :( !

Aguarde mais dicas!...

• Coordenador
Postado
eu também nao sei ligar ele, talvez eu possa olhar na placa aonde ele estava, e, talvez identificar os terminais.
Sim, observe se não tem trilhas unidas!...
  • Coordenador
Postado

Faça testes com um multimetro ou se tiver, um capacímetro..., pode ser que estes dois pinos, que não estão sendo usados, sejam somente para fixação do capacitor na placa...

• Coordenador
Postado

Bom!, você já detectou que os pinos 1 e "-" é que são utilizados!, a indicação do pino positivo ou negativo, tem que estar indicado no corpo do capacitor, se não tem nada indicando, você terá que fazer uma análise no circuito que ele estava ligado!...

Postado

Observando o capacitor vi tipo um amassado que pode indicar o negativo, mas ele está apontando para o pino 2 do capacitor.

Observando melhor a placa, verifiquei que o positivo da retificação vai para o pino 1

Foto

Junto com essa placa vieram mais 2, que parecem ser fontes, mas muito antigas.

Placa1

Placa2

• Coordenador
Postado

Este capacitor não parece ser usado nestas placas!, a marca no capacitor pode sim estar indicando o polo negativo dele, faça novas medições, com o capacímetro, à partir deste pino...

• Coordenador
Postado

Ou seja! este pino esta inútil!... (voltou a estaca zero!), como ainda não vi um capacitor como este estou sem sugestões!... :(

Postado

Há na placa mais um capacitor de 4700uF que talvez dê pistas da real ligação desse capacitor! vou procurar pelo polo positivo dele.

Acompanhando a trilha positiva do capacitor, esta se interliga com o pino 1 do capacitor, mas em retificadoras separadas, assim, o pino negativo desse capacitor é também interligado á massa da placa, que tem tensão negativa, e o pino - do capacitor também está ligada á massa da placa, assim, concluo que o pino ' - ' é o pino negativo desse capacitor e o pino 1 é o positivo do capacitor, os demais pinos podem sim ser somente para a sustentação do capacitor na placa, pois capacitores maiores do que esse en vez de pinos recebem parafusos para a conexão. Vou testar para comprovar.

Teste realizado com 12V, ao aplicar uma tensão entre os pinos - e 1 o capacitor carrega normalmente.

Postado

Desmontei uma daquelas placas, retirei as bobinas e os componentes, o que eu poderia fazer com as bobinas? Filtro de som, indutor etc.

Foto.

O cheiro da placa diminuiu bastante, antes dava até dor de cabeça :wacko: , agora nem se percebe mais.

Eu não vou mais usar a fonte do monitor, posso usar o filtro de linha dela (bobina, capacitores, fusistor, fusível etc) para colocar numa fonte de pc 'multiuso'? Na placa não foi deixado espaço para estas peças, então vou 'recortar' o filtro e colocar antes (separado) da placa principal?

Dúvida: O fusistor (verde-oliva) na placa está como TH902 (termistor), enquanto em placas de pc ele é preto e está NTC206 (termistor) ou TR112 (?), quero saber se ele realmente é um fusistor (aumenta resistencia conforme 'corrente') ou um termistor (aumenta resistencia conforme 'temperatura') ou se eu entendi errado.

Multiuso: Fonte AT com chave liga desliga, 12/5V, 220V com chicote de tomada, atualmente uso nela um ventilador de carro (pequeno) na mesa do pc.

• Coordenador
Postado
Desmontei uma daquelas placas, retirei as bobinas e os componentes, o que eu poderia fazer com as bobinas? Filtro de som, indutor etc
Ok!, bobinas são construidas geralmente!, para atuar em determinadas frequências!..., se você as retirou das entradas de tensão! elas podem ser utilizadas como "filtro de linha"...

Quanto aos termistores! eu não sei te orientar!

Aguarde mais dicas!...

• mês depois...
Postado

Ei, deixando as bobinas de lado...achei o TDA2025 de 50W que posso utilizar na fonte da impressora, a fonte é 42V e 4A, peloque eu vi, da certo.

Input voltage: 0,3 to 45V

Output current: -4A to +4A

Recomended voltage range: 8V to 42V

Datasheet

• Coordenador
Postado
tem como eu usar isso nesta fonte? Seriam -21 e +21V.
Só tem como fazer isso se o trafo possuir CT (center tape), no caso desta ATX o trafo deve possuir...
  • Coordenador
Postado

Acredito que ainda fabricam este CI!..., verificarei se encontra nas lojas de minha região!..., quanto a alimentação!, CI's que trabalham com tensões superiores a 40V!, não são fáceis de encontrar!...

Aguarde mais dicas!...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!