Ir ao conteúdo

Carregar bateria de carro de 40Ah com fonte de 12V e 16A?

fabiode34

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

1000 uF é 1000000 (hum milhão) de vezes maior que 1000pF.

1000pF=1nF

pF=picofarad

nF=nanofarad

uF=microfarad.

Não coloque este de 1000uF no lugar do de 1000pF

Postado

:o

tá beleza... não vou fazer a ligação não...

eu estava com uma duvida neste circuito... até onde dá saída de 13,8V?

Tava pensando em ligar sem esses CI's... é que eu tô levando uma coça pra soldar eles numa placa que já veio com furações

Postado

Colega fabiode34 o capacitor também é encontrado em qualquer sucata, ele tem indicação no corpo de 102, se não me engano, e quanto a saida, acho que não é bom tirara os CIs não.

Bom espere uma resposta mais adequada, eu não conheço esses Op Amp.

Até mais!

Postado

beleza... vou vê se hoje encontro o tal D1 e o C3 (e um led também)

enquanto isso eu liguei 2 fontes qualquer de 7,5v em série e liguei na bateria...

tá carregando. mais to monitorando a tensão. se passar de 14v acho q tá carregada

Cruzes... tenho que refrigerar as fontes? quando chegaram em uma determinada temperatura elas simplesmente pararam de dar tensão, tendo eu que desligar e esperar esfriar :wacko:

EDIT: Comprei o C3 e o D1. agora que eu reparei que falta o U1 (_(

vou ter que esperar 15 dias pra chegar mais :(

Postado

ah saquei...

aaah... enquanto eu espero o U1 chegar na loja lá...

vou continuá com a fonte de ps1 mesmo. com 2A de corrente... não carrega em uma noite né?

Bom.. tá ligada aqui com refrigeração. tá jogando carga continua de 15v e quando ligado na bateria (tava muuuuuito descarregada) deu 9,3v aí fui tomar banho e voltei tava 13,4v

eu desligo a fonte do ps1 quando tivé em 14v será?

• Membro VIP
Postado

Não se preocupe, pois mesmo que sua bateria chegue a 14V, não vai explodir. Observe que quando ela chega aos 14V e você desliga a fonte, ela poderá cair para uns 12V em pouco tempo. Isto significa que mesmo marcando 14V com ela conectada a fonte, ela ainda não estava totalmente carregada. Só não vá deixar uma noite inteira carregando.

Eu trabalhei muito com sistemas de segurança em que as baterias sempre ficavam ligadas a fontes de 16 a 18V, com apenas um resistor de 12ohm em série. É a chamada corrente de manutenção e carga lenta. As baterias ficavam assim direto e duravam muitos anos.

Postado

beleza então... porque eu não quero ter fogos de artificio tamanho jumbo a noite hehehe

mais a bateria zerada eu posso deixar pelo menos essa noite carregando né? porque nesse momento tô usando meu som e a fonte tá jogando uma carga ali.

nas minhas contas levaria 20hrs pra carregar a bateria se não tivesse nada ligado a ela. tá certo será?

EDIT:

Dexei as fontes ligadas durante a noite. No outro dia tinha 14,1v. Estou mantendo ligado pois ao usar o amplificador por exemplo essa tensão cai de novo para 13,4v e depois vai subindo de novo.

Creio eu que é só porque ainda não está totalmente cheia.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!