Ir ao conteúdo

Dúvida na eXtream Superflower 450W, conector ATX de 12V

Pabo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos do fórum, estou para adquirir uma maximus 2 formula que usa conector atx 12v de 8 pinos, minha placa mãe atual só usa de 4 pinos, o fabricante da minha fonte diz que ela não tem esse conector de 8 pinos, mas quando fui ver na fonte tinham 2 conectores de 4 pinos, a fonte é ATX 2.2. Esses 2 conectores equivalem a 1 de 8?? É possível usar uma placa mãe com um conector de 8 e uma fonte com o de 4? Quais seriam as perdas? Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Somente se sua CPU exigir muita energia, ou se fores exercitar um OC muito pesado, será necessário usar o conector EPS de 8 vias, para alimentar com 12 volts sua placa-mãe. Com essa sua CPU um de 4 vias sobra energia.. Vá de ATX12, que é o nome que se dá a um conector de alimentação 12 Volts de 4 vias..

Postado

Bem quanto ao consumo de energia, vou usar um E7200 (meu processador da assinatura), só com o conector ATX 12 a placa funcionaria normal? Minha fonte tem 2 conectores de 4 pinos, daria para ligar os dois ou o encaixe e função desse segundo é diferente???

• Membro VIP
Postado
Mas faller,

ele poderia conectar os dois de 4 pinos? (também tenho essa dúvida)

Bem quanto ao consumo de energia, vou usar um E7200 (meu processador da assinatura), só com o conector ATX 12 a placa funcionaria normal? Minha fonte tem 2 conectores de 4 pinos, daria para ligar os dois ou o encaixe e função desse segundo é diferente???

O Conecto ATX12, de 4 pinos encaixa em somente um das 4 posições do EPS. O conector EPS se compõe de 2 conectores ATX12, um o tradicional, e outro justaposto com polarizadores diferentes..

ConectorEPS.jpg

Há que se lembrar que as placas-mãe mais modernas estão preparadas com o conector EPS para enfrentar CPU's que muito demandam, altos OC's e que não é o fato de sua placa ter esse conector que vai obrigar a você ter que alimentar com o mesmo, com todos os oito pinos, se sua CPU não demandar essa energia toda. Lembrem-se que, por cima, cada fio de alimentação 12 Volts pode carregar cerca de 70 a 75 Watts. 4 fios amarelos de 12 volts são 300 Watts aproximadamente. A maioria dos PC's do mercado nem demandam isso dai em toda a máquina, que dirá nos 12 Volts para o Vcore da CPU..

Outrosim, se sua fonte tiver dois conectores de 4 vias, que se justapõem, ou um de 8 vias, como alimentação de 12 volts, não existe o menor problema em alocares o conector, mesmo que não necessite. Só pode ficar melhor, nunca pior...

Abraço...

Postado

Feller tenho uma outra pergunta:

Achei esse tópico na net do Orthanc (a figura é de sua altoria):

http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=385272

Neste tópico não chegam a tirar a dávida dele, mas já que você me disse que posso ligar os dois cabos ATX 12v observei que eles são diferentes como na figura:plugs.jpg

Neste caso como eu farei a ligação destes dois cabos, o primeiro ATX 12v é idêntico ao encaixe da placa mãe, mas no caso do segundo ele tem um formato diferente, mas também encaixa. Fico no aguardo, obrigado.

• Membro VIP
Postado

Claro, meu amigo, o plug da esquerda encaixa em uma e somente uma determinada posição do EPS, que nesse caso dai mostrado é a posição da extrema esquerda. O outro conector vai encaixar a direita dele numa boa, lado dos fios amarelos do mesmo lado dos fios amarelos do outro. A única posição que ele não vai poder encaixar é os amarelos de um no mesmo lado dos pretos do outro..

Note que se um pino daquele de 4 fios está cortado no canto, isso deixa ele encaixar no EPS. O contrário, conector chanfrado do EPS é que não iria permitir que algum não chanfrado ali entrasse..

Barbada não. É só pensar fora do quadrado.. Chanfros no EPS não deixam retangulares entrar, mas retangulares no EPS deixam chanfros no outro poder entrar..

Abraço..

Postado

Mais uma vez obrigado Faller, você tinha me ajudado na compra do No-break e estou com ele aqui e muito feliz, agora com esse conector. Agora é só esperar a maximus 2 formula chegar aqui para minha alegria. Abraços.

• 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!