Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na eXtream Superflower 450W, conector ATX de 12V


Pabo

Posts recomendados

Boa noite a todos do fórum, estou para adquirir uma maximus 2 formula que usa conector atx 12v de 8 pinos, minha placa mãe atual só usa de 4 pinos, o fabricante da minha fonte diz que ela não tem esse conector de 8 pinos, mas quando fui ver na fonte tinham 2 conectores de 4 pinos, a fonte é ATX 2.2. Esses 2 conectores equivalem a 1 de 8?? É possível usar uma placa mãe com um conector de 8 e uma fonte com o de 4? Quais seriam as perdas? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Somente se sua CPU exigir muita energia, ou se fores exercitar um OC muito pesado, será necessário usar o conector EPS de 8 vias, para alimentar com 12 volts sua placa-mãe. Com essa sua CPU um de 4 vias sobra energia.. Vá de ATX12, que é o nome que se dá a um conector de alimentação 12 Volts de 4 vias..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas faller,

ele poderia conectar os dois de 4 pinos? (também tenho essa dúvida)

Bem quanto ao consumo de energia, vou usar um E7200 (meu processador da assinatura), só com o conector ATX 12 a placa funcionaria normal? Minha fonte tem 2 conectores de 4 pinos, daria para ligar os dois ou o encaixe e função desse segundo é diferente???

O Conecto ATX12, de 4 pinos encaixa em somente um das 4 posições do EPS. O conector EPS se compõe de 2 conectores ATX12, um o tradicional, e outro justaposto com polarizadores diferentes..

ConectorEPS.jpg

Há que se lembrar que as placas-mãe mais modernas estão preparadas com o conector EPS para enfrentar CPU's que muito demandam, altos OC's e que não é o fato de sua placa ter esse conector que vai obrigar a você ter que alimentar com o mesmo, com todos os oito pinos, se sua CPU não demandar essa energia toda. Lembrem-se que, por cima, cada fio de alimentação 12 Volts pode carregar cerca de 70 a 75 Watts. 4 fios amarelos de 12 volts são 300 Watts aproximadamente. A maioria dos PC's do mercado nem demandam isso dai em toda a máquina, que dirá nos 12 Volts para o Vcore da CPU..

Outrosim, se sua fonte tiver dois conectores de 4 vias, que se justapõem, ou um de 8 vias, como alimentação de 12 volts, não existe o menor problema em alocares o conector, mesmo que não necessite. Só pode ficar melhor, nunca pior...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Feller tenho uma outra pergunta:

Achei esse tópico na net do Orthanc (a figura é de sua altoria):

http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=385272

Neste tópico não chegam a tirar a dávida dele, mas já que você me disse que posso ligar os dois cabos ATX 12v observei que eles são diferentes como na figura:plugs.jpg

Neste caso como eu farei a ligação destes dois cabos, o primeiro ATX 12v é idêntico ao encaixe da placa mãe, mas no caso do segundo ele tem um formato diferente, mas também encaixa. Fico no aguardo, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Claro, meu amigo, o plug da esquerda encaixa em uma e somente uma determinada posição do EPS, que nesse caso dai mostrado é a posição da extrema esquerda. O outro conector vai encaixar a direita dele numa boa, lado dos fios amarelos do mesmo lado dos fios amarelos do outro. A única posição que ele não vai poder encaixar é os amarelos de um no mesmo lado dos pretos do outro..

Note que se um pino daquele de 4 fios está cortado no canto, isso deixa ele encaixar no EPS. O contrário, conector chanfrado do EPS é que não iria permitir que algum não chanfrado ali entrasse..

Barbada não. É só pensar fora do quadrado.. Chanfros no EPS não deixam retangulares entrar, mas retangulares no EPS deixam chanfros no outro poder entrar..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!