Ir ao conteúdo

Oscilação / Luzes Piscam

wrwonrath

Posts recomendados

Postado

Olá galera.

Em casa possuo uma geladeira duplex (110 V) e toda vez que ela ativa o motor para manter o gelo a luz pisca rapidamente e volta (nada absurdo mas atrapalha e me preocupa), e isto é mais perceptivel na luz da sala que é incandecente já as fluorescentes e menos perceptivel. Isto também ocorre em outros casos (aspirador, máquina de lavar, furadeira, etc...) mas é bem mais comum é perceptivel no caso da geladeira. Com o chuveiro não notei, porém o mesmo é ligado em 220 V e o resto da casa é 110 V.

Pensei que pudesse ser instalação, mas notei um dia que quando o vizinho (que está terminado de construir) ligou a maquita oscilou (piscou a luz) na minha casa, ou seja, achei muito estranho. E até pouco tempo atrás a energia vivia caindo e ficando meia-fase. Depois de muito discutir com a companhia de energia eles trocaram o transformador da rua e ai agora quando cai, cai de vez mas pelo menos não fica meia fase. Inclusive eles ficaram de instalar um medidor para verificar oscilação na rede elétrica mas até agora nada de resposta.

Bom resumo da obra, estou aguardando a companhia de energia, mas como depender dos outros é complicado alguém tem alguma sugestão de como resolver isto ?

Algum estabilizador para geladeira e para máquina de lavar ? Sei lá, alguma ideia ?

Grato.

Wilton

• Membro VIP
Postado

Eu acho que sua instalação elétrica pode estar com a fiação mal dimensionada (bitola inferior a necessária), causando assim uma queda de tensão quando algum aparelho que consome mais é ligado.

Postado

Concordo com a opinião do soschip.

Existe, com certeza, um problema na tua instalação elétrica.

Note que sempre que um motor elétrico dá a partida, a corrente é muito alta por uma pequena fração de tempo (digamos que é quase um curto circuito, mas de curtíssima duração). Isto ocorre por uma questão relativa ao funcionamento dos motores e é normal. Entenda da seguinte forma: a corrente é muito alta para que o motor consiga vencer a inércia e iniciar o movimento.

Se o problema acontecer somente no circuito interno da tua casa você precisa chamar um eletricista.

O profissional deve verificar:

1) A bitola dos fios está correta? Os fios podem estar sub-dimensionados.

2) Existe alguma emenda com problema? Pode ser numa derivação qualquer ou mesmo num terminal de disjuntor.

3) Como está a distribuição de carga pelos circuitos da tua casa?

Se o problema acontece mesmo antes do medidor de consumo (pouco provável, mas não impossível), a falha é da companhia elétrica e ela deve providenciar o reparo.

• Membro VIP
Postado

Você pode estar em uma ponta de rede, longe do transformador. Todas as constatações já ditas por colegas são procedentes, mas um dado em especial citado por você quase que inocenta em parte sua instalação interna, que foi o caso de seu vizinho ligar alguma coisa e isso refletir na queda de tensão da sua lâmpada.

Isso nos diz..

1) Se for vizinho de apartamento, então disputam de uma mesma entrada de rede que bem pode estar mal dimensionada, com fiação fina demais, ou até mesmo com algum disjuntor gerar ou seccionadora com defeito, provocando a queda de tensão.

2) Se for vizinho de casa, com entrada independente da sua, o problema pode estar na fiação de distribuição de energia na rua mesmo.. Ai culpa da distribuidora de energia..

Atente, entretanto:

- Esse tipo de constatação, de um leve piscar da lâmpada incandescente, pode ser considerado até normal, tudo vai depender de variável que não estamos considerando, que é o tamanho, o total de tensão que representa essa queda;

- Essas constatações não impedem nem determinam que sua rede interna esteja OK, bem dimensionada. Pode estar, ao moldes da externa, também mal dimensionada. nada melhor do que corrigir uma delas, a externa se for o caso e passar a diagnosticar a interna..

Abraço...

• Membro VIP
Postado

Eu sugiro ao amigo que se possível, meça a tensão de entrada da rede ou instalar uma lâmpada incandescente logo nas saídas dos disjuntores.

Depois verificar a tensão ou o brilho desta lâmpada ao ligar o seu refrigerador. Caso ela ''pisque'', estaria praticamente descartado o problema interno.

Postado
Olá galera.

Pensei que pudesse ser instalação, mas notei um dia que quando o vizinho (que está terminado de construir) ligou a maquita oscilou (piscou a luz) na minha casa, ou seja, achei muito estranho. rato.

Wilton

se isto acontece nao vejo como possa ser da sua casa salvo se o seu vizinho lhe esta a roubar energia

vai ter de bater no fornecedor de energia

Postado

Valeu pelas dicas galera.

Vou conversar com o eletricista sobre os pontos citados e também cobrarei a companhia eletrica.

Detalhes interessantes citados é que sim moro em casa, e estou um pouco longe do transformador tanto que na época que ficava meia fase algumas casas pouco acima da minha continuavam com energia normal.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!