Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pisca led com 16f877a


CeDahmer

Posts recomendados

Boa noite.

Mais uma vez estou pedindo a ajuda dos amigos, que já resolveram um punhado de problemas, dando dicas preciosas.

Estou começando com microcontroladores agora, optei pela familia PIC e estou trabalhando com o MPLAB para a geração do software direto em assembler. Consegui vários testes diferentes com o 16f84a, como gerar onda quadrada, ligar display, lcd, entrada digital. Mas agora estou querendo trabalhar com o 16f877a, para utilizar os conversores analógicos digitais e a comunicação serial.

Mas o problema é que não estou conseguindo fazer o 16f877a funcionar para gerar uma onda quadrada ou fazer um led piscar, vou descrever o código que utilizo no 16f84a e que funciona

list p=16f84a

radix dec

include <p16f84a.inc>

__config _xt_osc & _cp_off & _wdt_off & _pwrte_on

clrf portb

bsf status,rp0

clrf trisb

bcf status,rp0

repete

bsf portb,7

bcf portb,7

goto repete

end

Agora existem muitas modificações para fazer isso funcionar com o 16f877a.

O esquema elétrico do 16f877a que montei é assim:

pinos 1 e 11 +5V

pino 12 0V

pinos 13 e 14 oscilador 4Mhz com capacitor de 47 pF ligados ao 0V

pino 21 led ligado a resistor de 470 e ao +5V

O problema está no código, ou na montagem do circuito?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No código que você postou, o pino RB7 é setado e já na instrução seguinte é apagado.

Isto faz com que o tempo que o pino fique setado seja igual ao período do ciclo de instrução.

Para o caso de um clock de 4MHz, o período do ciclo de instrução é igual a 1us.

O tempo que o pino RB7 fica apagado é igual a 2 vezes este tempo.

A frequência do sinal gerado neste pino será, então de 333,333 kHz.

Não se percebe um LED piscar numa frequência maior do que 60 Hz.

No PIC16F877A, o pino 21 corresponde ao RD2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites