Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Shark, você leu o que eu postei aí em cima?

Tenta mudar a rotação do ventilador pra uns 35%. Não fica muito barulhento e já mantém a placa de vídeo numa temperatura mais agradável.

Outra coisa, a HD5850 funciona tirando ar frio de baixo e jogando diretamente para fora do gabinete. Ou seja, o ar quente não sobe pro CPU não.

Agora, se colocar um cooler novo que não funcione nesse sistema, pode ser que a temperatura do CPU aumente um pouco sim. Mas nada muito drástico.

Enfim, ainda acho que o problema seja a rotação do ventilador da própria placa de vídeo. E reitero: no automático as temperaturas chegam na casa dos 90ºC sim. Não digo que seja "normal", mas comum isso é.

PS: a maioria dos coolers que se coloca embaixo da placa de vídeo é barulhenta demais. Como se já não bastasse o ruído da própria placa...

Vai ser mais barato e prático aumentar a rotação do fan da HD5850, porque, como o próprio Shark disse, ele tem um ventilador jogando ar frio quase inteiramente para a placa de vídeo.

Realmente estava analisando essa questão.

Mesmo ontem colocando o cooler a 50% foi a 77Cº, é muita coisa... E o barulho é insuportavel. Não quero voltar a ficar com barulho tipo cooler box do phenom.

Essa questão do cooler tenho que encontrar um que vai continuar jogando ar para fora.

Postado

Sharkbull

Já que você está disposto a querer trocar o original mesmo, a melhor relação desempenho/silencio, seria um watercooler. Não vai adiantar muito você usar coolers marketplace, o barulho vai diminuir, porém vai ter o problema dele jogar ar quente para o gabinete. Vai ser difícil achar um cooler que jogue o ar pra fora, se é que existe sem ser os originais;

Edit: A placa com 50% de rotação à 77ºC está normal sim, a minha depende o game bate 80ºC com cooler a 50% nos dias mais quentes (36ºc). Quanto está a temperatura aí?

Postado
Sharkbull

Já que você está disposto a querer trocar o original mesmo, a melhor relação desempenho/silencio, seria um watercooler. Não vai adiantar muito você usar coolers marketplace, o barulho vai diminuir, porém vai ter o problema dele jogar ar quente para o gabinete. Vai ser difícil achar um cooler que jogue o ar pra fora, se é que existe sem ser os originais;

Edit: A placa com 50% de rotação à 77ºC está normal sim, a minha depende o game bate 80ºC com cooler a 50% nos dias mais quentes (36ºc). Quanto está a temperatura aí?

Aqui ta chegando a 32C°.

O que achei estranho foi essa subida repentina de temperatura.

Mais como o pessoal da xfx falou que ate 95Cº esta aceitavel então vou ficar tranquilo, quando for jogar aumento a rotação, vamos ver quanto fica isso.

Postado

Gente olha só, possuo uma 5850 que o cooler joga tanto ar para fora quanto para dentro do PC e o ar que ela joga para dentro não altera em NADA quando se tem uma boa refrigeração no PC, outro detalhe os coolers da XFX são problematicos e não é de hoje, o problema da placa do Shark é do cooler mesmo, pois alguns lotes estão vindo com desnivelamento na base do cooler causando esse aumento na temperatura, e mesmo que seja aceitavel 95° não é uma temperatura aceitavel e nem muito menos uma temperatura que conserve a vida da placa, meu conselho? Shark troque o cooler que a temperatura da sua placa vai cair absurdamente e a temperatura interna do Seu Pc não vai aumentar!!!

Postado

Aí eu concordo com o Ramon.

Se mesmo em 50% as temps passam dos 70ºC, tem alguma coisa errada.

A minha HD5850 em 50% não passa de 50ºC. Isso porque eu sempre monitoro as temps durante o jogo.

Colocando um cooler aftermarket as suas temps vão diminuir mesmo. Mas pode ser que a temperatura do CPU suba sim. Creio que não mais que 1 ou 2 ºC. Nada muito drástico...

Sobre essa questão do Crossfire, eu não sabia disso não. Para mim, as placas deveriam ser pelo menos do mesmo fabricante, porque a essa altura, alguns já têm o seu próprio PCB. Na época de lançamento era tudo igual, mas agora eu não sei não.

Será que alguém pode confirmar essa questão aí?

Espero ter ajudado!

Postado

Como estão cometeando sobre a temperatura, a minha XFX 5850 chega as uns 55°C jogando e quando faço a teste do FurMark, já chegou a 67°C.

Isso com cooler a 50%.

Mais uma coisa me deixa encucado, quando ela chegou, a mesma rotação, não chegava a 50°, de uns tempos pra cá aumentou a temperatura.

Alguém sabe me dizer o que seria.

O meu caso não é tão critico, mais gostaria de saber o poerque deste aumento. Minha cidade não é tão quente, isso ajuda. Agora deve tar uns 14°C lá fora.:D

Falou.

Postado

Pessoal, só não vamos nos esquecer que nós estamos no verão :D. Aqui em São Carlos, choveu ontem e hoje,a temperatura interna do gabinete caiu pra 23ºC, a placa nao passou dos 63ºC full jogando, em idle ta 35ºC.

EDIT: A propósito, eu instalei o catalyst 10.12 pra testar o novo CCC, mas nao senti ganho algum, e ainda perdi o MLAA e o Surfacer optimization. Vou voltar para o 10.10e com o novo catalyst!

Postado

Gente temos que ver uma coisaquando voce fecha o jogo e abre um programa ou o deixa aberto e olha a temperatura ela esta uma, mais quando voce deixa aberto um programa que registra a temperatura maxima e a minima ai é que nos surpreendemos, quando eu fechava o jogo e abria o programa de monitoramento dava 56°C porém quando abri o teste de estabilidade do Everest (Sem iniciar o teste) e abri o jogo registrou 72°C e quando fecho o jogo ele esta a 56°C porém com os 72° registrados, durante o jogo a placa fica a uma temperatura e quando ele é fechado ou minimizado a temperatura é outra, façam esse teste para ver a surpresa que muitos terão!!

Um exemplo abaixo

temp2m.png

Postado
Gente temos que ver uma coisaquando voce fecha o jogo e abre um programa ou o deixa aberto e olha a temperatura ela esta uma, mais quando voce deixa aberto um programa que registra a temperatura maxima e a minima ai é que nos surpreendemos, quando eu fechava o jogo e abria o programa de monitoramento dava 56°C porém quando abri o teste de estabilidade do Everest (Sem iniciar o teste) e abri o jogo registrou 72°C e quando fecho o jogo ele esta a 56°C porém com os 72° registrados, durante o jogo a placa fica a uma temperatura e quando ele é fechado ou minimizado a temperatura é outra, façam esse teste para ver a surpresa que muitos terão!!

Um exemplo abaixo

temp2m.png

Eu uso o Real Temp, que fica registrado a temperatura máxima tanto do processador quanto da GPU.:D

00001fl.jpg

Em idle, chegou a "24°C", que tá bem friozinho aqui, 11° no meu termômetro.

Falou.

Postado

coloco manualmente as velocidades aqui.

quando ta idle, deixo em 25% a velocidade do fan.

quando vou jogar qualquer coisa que seja, com arcondicionado deixo em 45%, sem o ar ligado, deixo em 50% as temps ficam 64º

para mim esse valor é normal

sou de recife-PE calor dos infernos

Postado
Eu uso o Real Temp, que fica registrado a temperatura máxima tanto do processador quanto da GPU.:D

Em idle, chegou a "24°C", que tá bem friozinho aqui, 11° no meu termômetro.

Falou.

Poxa, baixei o Real Temp, mas qd vou executar dá uma mensagem de erro, que ele não é compatível com meu processador.

Queria mesmo era o rivatuner pra gerenciar as temps da GPU e fazer over....mas ele nao funciona aqui...

Postado

Aqui eu uso aquele Hardware Monitor da CPUID (mesma empresa do CPU-Z).

Ele fica registrando as temperaturas e deixa a máxima registrada durante o jogo. Aí quando eu paro de jogar, é só olhar lá no HW Monitor.

A minha HD5850 dificilmente tá passando dos 60ºC +-. Só quando eu jogo Crysis ou Crysis Warhead ela fica entre 70ºC e 80ºC.

Tudo bem que aqui em Brasília não fica muito quente. A temperatura média deve ser uns 26ºC. Aqui em casa uns 24ºC.

Luiz Rhené, pode ser que com o tempo o cooler tenha se soltado um pouco. Procure ver se o cooler não está frouxo.

você pode tentar trocar a pasta térmica da placa também. A que vem nessas placas nunca são das melhores.

Postado

Puxa, não tinha falado, mas o Real Temp só funciona com os processadores Intel.:o

Pra AMD tem o Core Temp, só que mostra apenas a temperatura do processador.

Um programa bom também é o HWMonitor, que além das temperaturas, mostra desde tensão a RPM.

Xineis, já troquei a pasta térmica, depois que começo a aumentar a temp.

Uma coisa que to pensando em fazer é da um lapidada na base do cooler, já que ela é muito áspera, com marca da usinagem.

Abraço...

Postado
Gente olha só, possuo uma 5850 que o cooler joga tanto ar para fora quanto para dentro do PC e o ar que ela joga para dentro não altera em NADA quando se tem uma boa refrigeração no PC, outro detalhe os coolers da XFX são problematicos e não é de hoje, o problema da placa do Shark é do cooler mesmo, pois alguns lotes estão vindo com desnivelamento na base do cooler causando esse aumento na temperatura, e mesmo que seja aceitavel 95° não é uma temperatura aceitavel e nem muito menos uma temperatura que conserve a vida da placa, meu conselho? Shark troque o cooler que a temperatura da sua placa vai cair absurdamente e a temperatura interna do Seu Pc não vai aumentar!!!

Ae mano beleza?

Estou na duvida de qual cooler pegar, andei falando com algumas lojas e reclamando que no Brasil não temos uma lojas especializada em cooler de VGA, quando tem são poucos modelos e quase sem estoque.

O unico que achei mesmo foi o artic cooling accelero twin turbo pro.

O akasa não achei em lugar nenhum.

Valeu pela dica.

Da uma olhada na redução de temperatura dessa 5970 do nosso amigo.

Parece um pouco com o cooler que quero pegar.

http://www.adrenaline.com.br/forum/placas-de-video/320915-review-sapphire-hd-5970-2gb-oc.html

Pra quem tem duvidas se cooler cabe na 5850 aqui esta, ele totalmente instalado na VGA.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.overclock.net/ati/671641-hd-5850-cooler-need-help-fast.html&ei=C3wKTbDTDIGC8gbjhqmfAQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=4&ved=0CEcQ7gEwAw&prev=/search%3Fq%3DAccelero%2BTwin%2BTurbo%2BPro%2BHD5850%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26hs%3Dcv0%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26prmd%3Div.

Postado

Tem lá na WAZ: http://waz.com.br/_produtos/?ca=77497

Tem esse Twin turbo Pro que você queria.

Eu acho que pra HD5850 vai ser a melhor opção que tem no mercado, tirando um sistema watercooler.

Agora, abaixar de 30ºC a 40ºC eu acho que é demais...

Só se a placa dele tava em 100ºC e foi pra 60ºC. :rolleyes:

Mesmo assim, com certeza vai melhorar as temps, e esses coolers são muito bonitos (minha opinião aqui).

PS: o shark, eu não sei se entendi direito, mas as imagens do cooler instaladas são com uma HD4870, e não com uma HD5850. você tem certeza que é compatível?

EDIT ------------------------------------------------------------------------------------

Achei um link com o cara falando que é compatível sim. Tem até algumas fotos que ele tirou: http://www.giantbomb.com/profile/krayzie/installing-a-twin-turbo-pro-on-my-hd-5850/30-47255/

Postado
Tem lá na WAZ: http://waz.com.br/_produtos/?ca=77497

Tem esse Twin turbo Pro que você queria.

Eu acho que pra HD5850 vai ser a melhor opção que tem no mercado, tirando um sistema watercooler.

Agora, abaixar de 30ºC a 40ºC eu acho que é demais...

Só se a placa dele tava em 100ºC e foi pra 60ºC. :rolleyes:

Mesmo assim, com certeza vai melhorar as temps, e esses coolers são muito bonitos (minha opinião aqui).

PS: o shark, eu não sei se entendi direito, mas as imagens do cooler instaladas são com uma HD4870, e não com uma HD5850. você tem certeza que é compatível?

EDIT ------------------------------------------------------------------------------------

Achei um link com o cara falando que é compatível sim. Tem até algumas fotos que ele tirou: http://www.giantbomb.com/profile/krayzie/installing-a-twin-turbo-pro-on-my-hd-5850/30-47255/

O site do fabricante foi atualizado, pois havia um link que mostravam todos os modelos compativeis e a HD5850 estava inclusa. Inclusive eu havia postado o link senão me engano.

Aqui achei uma que responde sua pergunta.

http://www.giantbomb.com/profile/krayzie/installing-a-twin-turbo-pro-on-my-hd-5850/30-47255/

Postado

Pessoal seguinte, tenho uma 5850 da XFX, porém nas informaçoes da placa que puxo pelo ATI TRAY TOOLS, aparece o seguinte

"Video BIOS Information Adapter0

Version 012.016.000.001

Part Number 113-585XZAF-10

Date 2010/01/18 20:02

Vram Type GDDR5"

Aparece este "10" ao lado do part number 585XZAF-10", mais em todas as lojas só encontro esta "VGA XFX ATI Radeon HD 5850 1GB GDDR5 PCI-E HD-585X-ZAFC" "ZAFC", olhando as fotos a placa é identica a minha, com o cooler central, enfim identica! porém estou com medo de comprar a placa e na hora do cross da M****... Conto com a colaboração de todos!

Obrigaod

Postado

Crossfire aceita placa diferentes desde que seja da mesma familia

5850 aceita 5870, ou seja, se a outra placa que voce quer comprar é uma 5850 tambem, ele vai aceitar o crossfire

Postado

E meu problema com a XFX e temperatura continua, Ontem ela chegou na casa dos 89C° com ventoinha a 50%, eles podem falar o que quiser que isso é normal, mais não quero ficar com um auto forno dentro do pc.

Eu só joguei por meia hora.

258uxyp.png

Postado

Pessoal, estou decepcionado com a minha XFX HD5850, depois do problema do cooler barulhento, decidi comprar um VF 3000A, instalei tudo belezinha e funcionou normalmente. Depois de 5 dias, (enquanto estava aqui neste forum dando uma olhada) o ideos desligou. verifiquei o monitor e nada, reiniciei e a minha placa mãe (Asus P7P55D - E) estava com o led da VGA aceso. Acho que queimou. Agora estou aqui com um Zalman VF 3000A com 5 dias de uso sem ter o que fazer. :mad: E olha que a minha VGA só tinha 8 meses de uso :( E agora o que faço? será que a garantia cobre já que mudei o cooler?

Postado
Pessoal, estou decepcionado com a minha XFX HD5850, depois do problema do cooler barulhento, decidi comprar um VF 3000A, instalei tudo belezinha e funcionou normalmente. Depois de 5 dias, (enquanto estava aqui neste forum dando uma olhada) o ideos desligou. verifiquei o monitor e nada, reiniciei e a minha placa mãe (Asus P7P55D - E) estava com o led da VGA aceso. Acho que queimou. Agora estou aqui com um Zalman VF 3000A com 5 dias de uso sem ter o que fazer. :mad: E olha que a minha VGA só tinha 8 meses de uso :( E agora o que faço? será que a garantia cobre já que mudei o cooler?

Cara, geralmente com alteração no equipamento a garantia não cobre. Já vi gente levando a pior com a garantia só porque retirou o adesivo superior para deixar a placa mais clean.

Uma dica, antes de tentar o RMA, dá uma olhada nessa placa em um outro PC, com uma fonte suficiente.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...