Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

xineis, tive o mesmo problema que o seu, e consegui resolver graças a sua descoberta. Não sabia que a ATI tinha tantos problemas, sempre tive NVIDIA e não tive nenhum problema. Ainda tenho um problema, depois que conectei via HDMI o gráfico dos jogos estão muito escuros, mesmo eu aumentando o brilho e o contraste no Catalist nos jogos ainda continuam escuros. Queria saber se tem como regular o brilho e o contraste dos jogos, porque a situação aqui está meio complicada.

Postado

Então cara, quando eu mudei pro HDMI, o que aconteceu comigo foi problema de scaling.

A tela ficava em 1080p, mas com underscan, e isso deixava a tela com cerca de 7,5% de área inutilizada...

Mas quanto ao problema de brilho, eu não sei. você tentou mexer no brilho do monitor também? Talvez com os drivers novos, o monitor tenha mudado a configuração. Já fuçou todos as configurações do Catalyst?

Vou averiguar, se achar alguma coisa útil, eu posto aqui.

PS: nesse troca-troca de driver, quase que meu PC vai pro beleléu...

E olha que eu fiz tudo de acordo com o que recomendam. Tá fogo! Vou tentar a 11.4 mais uma vez, e ver como fica o desempenho com aceleração GPU desabilitada e como ficam as temperaturas em load.

Postado

Instalei o Catalyst 11.4 e desativei a aceleração via hardware do Firefox 4.

Agora parece que está tudo ok! E mais, em load, as temperaturas estão como eram antes.

Em idle, o problema era apenas o Firefox mesmo. Por enquanto, recomendo o Catalyst 11.4!

• Curtir 1
Postado

Cara, o navegador estava fechado...

Mas o Firefox (não sei como funcionam os outros, porque não os uso), mantém o processo aberto mesmo que o aplicativo esteja fechado. Ou seja, mesmo após clicar no X pra fechar o Firefox, ele mantém um processo aberto pra abrir mais rápido da outra vez.

Aí, parece que o processo do Firefox deixava a HD5850 em 99% por um problema, um bug, nos drivers 11.2 e 11.3 (e parece que no 10.12 também) quando usados com o FF 4, IE9 e C10. Aparentemente, a AMD confirmou isso.

Eu pesquisei aqui

http://forums.amd.com/game/messageview.cfm?catid=260&threadid=144302 e aqui http://www.hardware.com.br/comunidade/vga-hd5850/1132769/.

Postado

Colegas, tenho mais uma dúvida:

eu perco qualidade de vídeo se trocar o HDMI por DVI? Eu estive usando o DVI por um tempo e depois troquei pro HDMI.

Mas noto que, usando HDMI, ao ter um programa em tela cheia, e o monitor é desligado e religado (acho que está correto de acordo com as novas regras de ortografia), o programa não volta em tela cheia.

Eu creio que já comentei isso aqui, mas até lá eu não tinha certeza se isso ocorreria usando o DVI também. Hoje pude constatar que NÃO ocorre esse problema usando DVI.

A minha dúvida é: por quê? E como eu posso consertar isso?

Não que esse problema seja catastrófico, mas como eu costumo apagar o monitor pra "economizar" energia, é BEM chato ter que colocar a janela em fullscreen.

Agradeço pela ajuda!

Postado
Colegas, tenho mais uma dúvida:

eu perco qualidade de vídeo se trocar o HDMI por DVI? Eu estive usando o DVI por um tempo e depois troquei pro HDMI.

Mas noto que, usando HDMI, ao ter um programa em tela cheia, e o monitor é desligado e religado (acho que está correto de acordo com as novas regras de ortografia), o programa não volta em tela cheia.

Eu creio que já comentei isso aqui, mas até lá eu não tinha certeza se isso ocorreria usando o DVI também. Hoje pude constatar que NÃO ocorre esse problema usando DVI.

A minha dúvida é: por quê? E como eu posso consertar isso?

Não que esse problema seja catastrófico, mas como eu costumo apagar o monitor pra "economizar" energia, é BEM chato ter que colocar a janela em fullscreen.

Agradeço pela ajuda!

Em geral, não era pra ter diferenças. Mas ai vai do monitor né. O que eu uso (P2470HN) é uma bela ***** na conexão HDMI, porém o DVI dele é dos deuses. Eu uso um cabo DVI-DVI e não regreto nada.

Mas respondendo sua duvida: DEPENDE, pega cabo com ambas conexões e compara. Fique com que te mais agrada.

Postado

Fala Xineis, reparei aqui no meu sistema o mesmo problema que você, do nada a GPU fica com o load em 99% e as temperaturas em 55~58 graus. Estou com o driver 11.2, que até então achei que estava perfeito. Mas perfeição e ATI não andam de mãos dadas né.

A primeira coisa que eu fiz foi fechar todos os aplicativos e mesmo assim a GPU sem manteve em 99%. Agora lendo sua explicação entendi o porque. Vou seguir seu workaround, baixar o 11.4 e desativar a aceleração por hardware do Firefox.

Obrigado pela ajuda e mais uma vez a AMD/ATI consegue se superar em fazer drivers problemáticos. Com certeza é a primeira e última ATI que eu compro, de que adianta melhor desempenho se na prática tem bug com um monte de jogos, aplicativos, etc?

Abraço!

Postado
Fala Xineis, reparei aqui no meu sistema o mesmo problema que você, do nada a GPU fica com o load em 99% e as temperaturas em 55~58 graus. Estou com o driver 11.2, que até então achei que estava perfeito. Mas perfeição e ATI não andam de mãos dadas né.

A primeira coisa que eu fiz foi fechar todos os aplicativos e mesmo assim a GPU sem manteve em 99%. Agora lendo sua explicação entendi o porque. Vou seguir seu workaround, baixar o 11.4 e desativar a aceleração por hardware do Firefox.

Obrigado pela ajuda e mais uma vez a AMD/ATI consegue se superar em fazer drivers problemáticos. Com certeza é a primeira e última ATI que eu compro, de que adianta melhor desempenho se na prática tem bug com um monte de jogos, aplicativos, etc?

Abraço!

Pois é guigle...

Eu até gostei dessa HD5850 que eu comprei. Na prática, foi a primeira que eu comprei, mas ela rodava (a partir do Crysis 2 em diante eu acho que ela vai penar...) tudo tranquilo e até mesmo sem esquentar muito (bate em 70ºC rodando Crysis Warhead a 37% de rotação do fan).

Mas vamos ver como serão as HD7xxx. O problema da Nvidia é que as placas deles esquentam mais, e gastam mais se não me engano.

Postado

Abraço!

Rapaz, cê tem que tb dar um desconto. Cê tá ligado que o Firefox é opensource. Cê sabe também que parece que só com o Firefox que esse problema acontece (quando eles começaram a oferecer a aceleração por GPU). Ou seja, é possível que alguém lá do FF tenha feito uma c*g*d* ou deliberadamente otimizado para uma gf da vida.

Já saiu o 11.5 e com ele o 11.5a. Dá uma olhada.

http://support.amd.com/us/kbarticles/Pages/AMDCatalyst115ahotfix.aspx

Mas vamos ver como serão as HD7xxx. O problema da Nvidia é que as placas deles esquentam mais, e gastam mais se não me engano.

Isso é relativo. A parte de consumir e esquentar mais veio da besteira que a nVIDIA fez com a gf100. Agora com as gf11x ela corrigiu, baixou bastante o consumo e a temperatura. Ela até ganha em temperatura, mas isso é principalmente porque as AMD de referência economizam um pouco nas soluções de resfriamento. Mas a AMD continua com a coroa em consumo e se seu cooler não for de referência ela funciona com temperaturas muito boas (não que cooler de referência seja ruim, só não é fenomenal).

Postado

Aceleração por hardware tem no Chrome 10 e no IE9 agora, não?

Eu sei que depende da placa sobre a qual estamos falando, mas nessa geração (HD5xxx e GTX 4xx) as AMD, apesar de perderem um pouco na performance, economizam um tanto a mais que as outras, e mantém temperaturas mais baixas em load.

Agora, vamos ver como se saem as novas. Serão lançadas nesse mesmo ano, não?

Postado
Aceleração por hardware tem no Chrome 10 e no IE9 agora, não?

Exatamente.

Agora, vamos ver como se saem as novas. Serão lançadas nesse mesmo ano, não?

Minha bola de cristal chuta em junho/julho.

Postado

Fala aí Sirroman.

Cara, se este bug tivesse sido o primeiro, eu até daria um desconto sim, mas os problemas com os drivers da HD5850 são contínuos e algumas vezes até recorrentes. Lembro que um dos primeiros drivers já apresentava este problema de compatibilidade com a aceleração via hardware do firefox. Fora todos os outros problemas que foram surgindo ao longo do tempo.

Concordo que em algumas vezes tais problemas de incompatibilidade possam ser causados pelo desenvolvedor do jogo ou aplicação, mas é certo que até agora a ATI ainda não conseguiu chegar num driver maduro para a série HD5xxx.

Pessoalmente, enfrentei diversos problemas de incompatibilidade da HD5850 com jogos e aplicações que estava acostumado a usar. Depois, já cansado de esperar o lançamento de um driver que resolvesse todos esses problemas, acabei resolvendo trocando algumas aplicações por outras de mesma finalidade.

Por isso, e sem querer entrar na discussão de qual marca é melhor, digo que segundo a experiência que eu tive essa foi a minha primeira e última ATI.

leonardo,

instalei o 11.5 e até agora o problema com o firefox não aconteceu. Também não notei aumento nas temperaturas e os clocks estão funcionando normalmente. Notei apenas um bug com alguns gadgets da sidebar que somem, e só reaparecem maximizando e minimizando uma janela qualquer. Vou tentar o 11.5a hoje a noite e qualquer coisa eu posto aqui.

Valeu!

Postado
Fala aí Sirroman.

Cara, se este bug tivesse sido o primeiro, eu até daria um desconto sim, mas os problemas com os drivers da HD5850 são contínuos e algumas vezes até recorrentes. Lembro que um dos primeiros drivers já apresentava este problema de compatibilidade com a aceleração via hardware do firefox. Fora todos os outros problemas que foram surgindo ao longo do tempo.

Concordo que em algumas vezes tais problemas de incompatibilidade possam ser causados pelo desenvolvedor do jogo ou aplicação, mas é certo que até agora a ATI ainda não conseguiu chegar num driver maduro para a série HD5xxx.

Pessoalmente, enfrentei diversos problemas de incompatibilidade da HD5850 com jogos e aplicações que estava acostumado a usar. Depois, já cansado de esperar o lançamento de um driver que resolvesse todos esses problemas, acabei resolvendo trocando algumas aplicações por outras de mesma finalidade.

Por isso, e sem querer entrar na discussão de qual marca é melhor, digo que segundo a experiência que eu tive essa foi a minha primeira e última ATI.

leonardo,

instalei o 11.5 e até agora o problema com o firefox não aconteceu. Também não notei aumento nas temperaturas e os clocks estão funcionando normalmente. Notei apenas um bug com alguns gadgets da sidebar que somem, e só reaparecem maximizando e minimizando uma janela qualquer. Vou tentar o 11.5a hoje a noite e qualquer coisa eu posto aqui.

Valeu!

Opinião pessoal é um direito seu, claro. Eu, por exemplo, tentei atualizar o driver de um laptop com placa mobile nvidia e ele f*de* com os usuários, todos os arquivos que estavam em pasta de "usuário x" sumiram (deve estar no HD, mas não tá mais apontada e eu acabei deixando para lá). Toda vez que reiniciava o windows não reconhecia os usuários e criava tudo de novo. O problema foi simples de resolver, mas quando eu percebi e entendi ele já tinha perdido uma pancada de coisa.

Eu nunca vi um bug de atualização com a ATI/AMD que fizesse alguém perder os arquivos do computador.

E questão de alguns programas darem problema com placa ATI/AMD é razoavelmente suspeito, os jogos "TWIMTBP" que o digam (tipo Hawx 2 usando tessellation em terreno plano).

Tb é possível que os problemas não tenham nada a ver com a GPU. Acho que isso de gadget do sidebar não tem a ver com a AMD não. Se o CPU manda a GPU soltar a imagem X, ela solta a imagem X, deve ser coisa do windows mesmo que não colocou os gadgets no "plano" certo. Às vezes acontece, por exemplo, de gadgets ficarem em cima do browser. Isso é coisa do windows e nada crítico por sinal.

Tipo, sem querer (sinceramente) dizer que é o seu caso, mas acontece que às vezes de que pessoa sempre usou nVIDIA antes, tinha problema e culpava o windows, ai depois troca a placa para ATI e vem o problema e culpa a ATI.

Postado

Então Sirroman,

eu frequento este tópico há algum tempo, já que comprei a minha 5850 poucos meses após o lançamento. Antes eu estava com uma 8500GT e tinha óbvios problemas de perfomance nos jogos, mas absolutamente nenhum bug. A única coisa que troquei no meu sistema foi a GPU e desde então foi uma saga até conseguir resolver todos os problemas de incompatibilidade e de erros de driver que surgiram. Acho que não cabe aqui mencionar tudo, mas tem vários posts aqui mesmo neste tópico com os problemas que eu e outros usuários enfrentamos. Era sempre assim, quando um driver era lançado, ele corrigia um problema velho e apresenta um problam novo. Isso até o 10.8, que foi o único que não apresentou nenhum bug aqui.

Como eu disse, eu não tenho apego com essa coisa de marca e não gosto de me envolver em discussões do tipo Intel x AMD e nVidia x ATI. Mas que os drivers, pelo menos da série HD5xxx, são problemáticos, isto não é percepção pessoal, é um fato.

Também, eu não desconsideraria que o problema dos gadgets seja da GPU, já que a ATI reconheceu e corrigiu via driver erros toscos como por exemplo o aumento inexplicável do cursor do mouse no Win7, para citar um.

Até entendo que algumas pessoas culpem a ATI por problemas que não sejam realmente dela, mas acho que isso acontece na mesma proporção em que pessoas defendem um determinado produto apenas por serem proprietárias.

Valeu!

• Curtir 1
Postado

Mas havemos de considerar que o custo x benefício compensa!

E outra, muitas vezes (não digo que seja o seu caso também guigle), não basta apenas desinstalar os drivers, reiniciar e instalar os novos.

Pra trocar de drivers, eu desinstalo, reinicio no modo de segurança, passo Driver Cleaner e Driver Sweeper, reinicio no modo normal, instalo os drivers novos.

Nessa brincadeira eu corrompi, não sei como, um arquivo de inicialização, e por pouco me livrei de ter que formatar o HD!

E tem a questão da compatibilidade com todos os programas e hardware. A situação nunca é igual, pois os computadores são diferentes e com programas diferentes.

O único erro grave que teve com drivers no meu foi esse do Firefox. E tem esse problema chato do HDMI, que eu ainda pretendo resolver, mas de resto, todos os drivers estiveram ok!

Leonardo, eu ainda não atualizei os drivers para 11.5, porque acabei de colocar o 11.4. Como descrito acima, eu quase perdi o meu SO, então só vou atualizar os drivers se valer MUITO a pena.

Abraço a todos!

Postado

Que pena que vocês tem tantos problemas. Aqui ta tudo de boa. Os melhores drivers para mim foram o 10.9 e o 11.2. Totalmente estáveis e sem temperaturas fora do padrão.

Paguei 850 nessa belezinha e não regreto nada.

Postado

HUAuAHGuaHuaH, Hj chegou e minha mãos uma 5850!!

E por incrível que parecça foi pago apenas 549 reais por ela!! (=

Pena ela não ser minha, e sim de um colega meu que me pediu para fazer o pedido!!

Fica a dica pra galera: Olhem as promoções, principalmente na pichau!!

Obs.: Nas fotos era a de cooler aberto mas feio uma fechada muito linda!!

Postado

Problemas que eu já tive com versões anteriores do Catalyst: cores do monitor vermelhas(dava para eu mesmo resolver) e tela tremendo(só resolvido em versões posteriores). Mas, ontem eu testei a versão 11.5a e gostei. Para mim, as cores ficaram ligeiramente mais nítidas, mais agradáveis. A interface gráfica do Catalyst ficou melhor na parte de opções de reprodução de vídeo. A conversão de vídeo acelerada ficou um pouco mais rápida. O benchmark de Dirt2(1080p, AA 8x, Ultra-settings) ficou praticamente igual, na parte da média de fps: 11.4 68.8 fps, 11.5a 69.5 fps. Agora na parte de fps mínimo, teve uma mudança: 11.4 55 fps, 11.5a 60 fps. E por último, as temperaturas e o percentual de uso da GPU ficaram normais.

Postado

Olha, depende de como será a nova geração de Radeons...

Eu ainda não encontrei um teste que coloque as HD5850 em CF contra umas HD6990, por exemplo. Então a gente não tem uma comparação direta.

O preço deve sair mais em conta com 2 HD5850, mas não sei se a performance compensa.

Postado

Pois é, o preço vai ficar realmente em conta, ainda mais com lojas grandes vendendo a HD 5850 por 500~650 reais. O problema é que talvez na proxima geração, haja uma placa o que tenha desempenho similar ao cross com um consumo energetico bem menor. E talvez vendendo minha HD 5850 por uns 400 dilmas e comprando a proxima geração, acabe valendo mais a pena.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!