Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

É o que eu estou achando. Se as novas compensarem mais que o Cross...

Agora, consumo energético diminuir eu acho um pouco difícil. As GPUs estão ficando menores, mas parece que a cada novo lançamento, mas placas high-end consomem e esquentam mais...

Eu acho que uma HD7970 (considerando a nomenclatura vigente) poderia bater um Cross de HD5850. Mas uma HD7950 não. Veremos!

Postado
Já ta confirmado que vai ser 28nm na proxima geração? Pelo que eu sei, as 6XXX foram 40nm. O proximo passo não seria 32nm?

As 7000 vão ser fabricadas inicialmente na TSMC em 28nm. Já tá confirmado sim. Talvez no futuro também sejam fabricadas na global foundries. Na verdade a AMD já deixou bem clara a intenção de largar a TSMC e jogar a produção para a Global Foundries, já que elas tem uma ligação praticamente umbilical (a AMD possui uma pequena parte da GF e o mesmo grupo de investimento, ATIC, investe em ambas).

O processo em 32nm da TSMC foi cancelado por causa dos problemas com o 40nm, conseguindo assim mais tempo para fazer o 28nm direito. É por isso que as 6000 (e as 500 da nvidia) foram em 40nm e é por isso que deixou o povo meio broxado com os resultados (principalmente no lado vermelho da força).

EDIT: Por sinal, um comentário. O Charlie do semiaccurate, que tem um ótimo passado em soltar leaks certos (principalmente envolvendo a AMD), jura de pés juntos que as 7000 (Northern Islands, por sinal) vão ser divididas entre a TSMC e a GF.

Postado
E qual é melhor? Chips fabricados pela GF geralmente o são, estou correto?

A GF tem um histórico melhor a curto prazo, mas ela teve sim problemas com o 32nm (atrasou e tal). Cada um usa técnicas diferentes com vantagens e desvantagens específicas, então não existe exatamente um "melhor", talvez um mais "adequado", talvez um "lançado mais cedo", mas não exatamente um "melhor".

Até porque a GF não trabalhou até agora com GPU, o que faz com que, por experiência, a TSMC saia na frente. Claro, se a TSMC "ferrar com o 28nm", a história é outra. Mas a questão é que, se pensarmos assim, também precisamos levar em conta que a própria GF também pode "ferrar com o 28nm", entende?

Mas o lugar certo para discutir isso é no tópico "Discussão sobre Mercado GPU - AMD, NVIDIA & Foundries" (criado por mim ;D), mas por alguma razão o povo parece estar usando só o seu tópico "irmão", o "Discussão sobre Mercado CPU/APU - AMD, INTEL, VIA, ARM & Foundries" (lá na seção de CPU). xD

EDIT: mas já que estou aqui, e como eu falei do Charlie, ele não parece estar "empolgado" com um lançamento antecipado (junho~julho) das HD7xxx não.

Postado
Certo, mas até o final do ano veremos novas placas?

Sem dúvida alguma! Todo mundo tá esperando o anúncio das 7000 já para esse mês que vem.

A questão é se a AMD vai querer (e ainda, se vai ter chip suficiente para) lançar já agora, junto com sua linha de CPU nova (Bulldozer e Llano), ou algum tempo depois (provavelmente nas imediações de setembro: entre o terceiro e o quarto trimestre do ano).

Postado

Eu estou pra comprar uma HD 5850, mas quero saber se ela vem com algum adaptador pra saída VGA, pois parece que ela só vem com DVI e HDMI. É que a joça do meu monitor só tem conexão VGA. Se não vier na caixa, onde eu consigo o adaptador VGA/DVI?

Postado
Eu estou pra comprar uma HD 5850, mas quero saber se ela vem com algum adaptador pra saída VGA, pois parece que ela só vem com DVI e HDMI. É que a joça do meu monitor só tem conexão VGA. Se não vier na caixa, onde eu consigo o adaptador VGA/DVI?

Vem com a placa um adaptador VGA-DVI.

Postado

Já fiz o pedido da minha HD 5850, e acho que até quarta-feira ela chega em casa. Ai, posto alguns benchs pra galera. Se bem que... meu processador vai gargalar a bichinha pra caramba! Nem sei se vale a pena fazer testes com benchs e jogos.

Porém, me ficou uma dúvidazinha: eu comprei a VGA por estar com um bom preço: 530 mangos na Guerra Digital, no cartão. Até pouco tempo atrás, a HD 6870, meu alvo principal, estava a 640 mangos no boleto na Pichau, mas já se esgotou. Atualmente, o menor preço pra 6870 que eu achei foi 690 no boleto, mas 810 no cartão. Eu li benchs das duas VGAs, e as duas são bem parecidas, sendo a 6870 pouca coisa melhor. Pensei nessa proximidade das VGAs pra comprar a 5850. Só que, eu noto que em jogos Dx11, a diferença já é um pouco maior, a favor da 6870. Eu já li o tópico da R900, e falam que o chip Barts teve melhoras em Tesselation e tem maior escabilidade pra fazer CF. Era esse o motivo de eu preferir a 6870 em vez da 5850. No momento, parece não ter muitos jogos onde o poderio da 6870 se eleve muito perante à 5850. Mas, no futuro, isso pode se fortalecer. Como, no futuro, também gostaria de fazer um CF, fico me perguntando: fiz cagada em comprar a 5850, em vez da 6870? É que, no momento, não estou tão seguro de grana, e como as placas são parecidas, e o preço da 5850 tava muito bom, achei que compensaria mais comprar a 5850.

Postado

Nunca testei uma HD6870, mas digo que a HD5850 é excelente.

Não quero te desanimar, mas talvez a HD6870 pudesse ser melhor escolha visando o futuro, principalmente DX11 e CF.

Ainda assim, a HD5850 é EXCELENTE escolha.

Postado
Já fiz o pedido da minha HD 5850, e acho que até quarta-feira ela chega em casa. Ai, posto alguns benchs pra galera. Se bem que... meu processador vai gargalar a bichinha pra caramba! Nem sei se vale a pena fazer testes com benchs e jogos.

Porém, me ficou uma dúvidazinha: eu comprei a VGA por estar com um bom preço: 530 mangos na Guerra Digital, no cartão. Até pouco tempo atrás, a HD 6870, meu alvo principal, estava a 640 mangos no boleto na Pichau, mas já se esgotou. Atualmente, o menor preço pra 6870 que eu achei foi 690 no boleto, mas 810 no cartão. Eu li benchs das duas VGAs, e as duas são bem parecidas, sendo a 6870 pouca coisa melhor. Pensei nessa proximidade das VGAs pra comprar a 5850. Só que, eu noto que em jogos Dx11, a diferença já é um pouco maior, a favor da 6870. Eu já li o tópico da R900, e falam que o chip Barts teve melhoras em Tesselation e tem maior escabilidade pra fazer CF. Era esse o motivo de eu preferir a 6870 em vez da 5850. No momento, parece não ter muitos jogos onde o poderio da 6870 se eleve muito perante à 5850. Mas, no futuro, isso pode se fortalecer. Como, no futuro, também gostaria de fazer um CF, fico me perguntando: fiz cagada em comprar a 5850, em vez da 6870? É que, no momento, não estou tão seguro de grana, e como as placas são parecidas, e o preço da 5850 tava muito bom, achei que compensaria mais comprar a 5850.

Em uma análise de custo/benefício, não. Sua escolha foi a correta, amigo. Realmente a 5850 vale mais.

Só um detalhe, os jogos que usam tessellation fortemente hoje em dia podem ser muito saudavelmente jogados com uma 5850, acredito que o novo controle de tessellation no CCC, inclusive, deve ajudar nesse aspecto.

Eu pessoalmente só sugiro 6870 pela melhora no CF (muito bom hoje em dia, média de 80%~90% em ganho de performance). Claro. Salvo se a diferença de preço for bem pequena (o que não foi o seu caso).

Postado

Ele estava falando da HD6870 não?

Trocar a HD5850 pela HD6850 é burrice...

Agora, se a HD6870 tem performance igual/superior, então creio que fica a seu critério a escolha "correta".

Lembro que um colega disse uma vez que "a escolha correta é a que te satisfaz e está de acordo com o seu bolso."

Seja feliz com a sua HD5850! Eu com certeza sou! :P

Abraço.

Postado
Ele estava falando da HD6870 não?

Corrigido. :)

Em verdade a 6870 é "superior" à 5850 (fica entre a 5850 e a 5870). Mas no caso a diferença de preço não valia a pena não.

(Lembrando que com a nova nomenclatura da AMD as 68xx é a "nova geração" das 57xx enquanto a "nova geração" das 58xx são as 69xx)

Postado

Sem querer fazer propaganda, a loja online Terabyteshop ta vendendo radeon 5850 por R$ 499,84. Dois modelos: XFX e Saphire Xtreme. estou com vontade de comprar uma para fazer CrossFire. Será que minha placa mãe ECS 790gxm-ad3 suporta beleza?

Postado

Suporta sim relaxa,

galera eu tava vendi a hd 5850 Sapphire XTREME por R$ 480 é uma boa escolha??? essa versão XTREME é boa? uma fonte Antec 400W aguenta ela deboa ?

Postado

Essa Xtreme deve ser apenas com OC de fábrica.

você falou que está vendendo, ou que viu alguém vendendo?

O preço está bom sim. Tem que ver, agora, se a placa é usada ou não.

Talvez você queira comprar uma nova, e nessa loja que o Sidney falou, os preços estão muito bons também.

Postado

Cara, eu acho que sim.

Se não me engano, em Full load com um i7 + HD5850, o sistema todo consumiu cerca de 300 e poucos watts.

Vai ficar em cima do limite. Se for possível, compre uma fonte melhor depois.

Postado

Pessoal andei passando pelas respostas daqui do tópico oficial da 5850 e gostaria que me respondessem uma coisa :

Vejam o preço dessa 5850 aqui na londritech está quase de graça não acham?

Ou essa placa tem alguma coisa que seja inferior ao modelo padrão?

Por esse preço acho que com certeza compensa comprar ela ao invés de pegar a 6870..

O que vocês acham?

:fui..

Postado

Esse preço ta coerente com o encontrado em outras lojas, como Guerra Digital e Terabyteshop. Esse modelo Xtreme foi um relançamento, com um preço mais em conta, das 5850 e 5830, visando queimar o estoque da ATI/AMD.

Pessoal andei passando pelas respostas daqui do tópico oficial da 5850 e gostaria que me respondessem uma coisa :

Vejam o preço dessa 5850 aqui na londritech está quase de graça não acham?

Ou essa placa tem alguma coisa que seja inferior ao modelo padrão?

Por esse preço acho que com certeza compensa comprar ela ao invés de pegar a 6870..

O que vocês acham?

:fui..

Postado

Pessoal, em relação aos preços, acho que a melhor opção é a Kabum, mas só pra quem for comprar no boleto. Terabyte e Londritech é bom pra quem quer comprar em várias parcelas no cartão (com juros). Mas, pra quem for comprar no cartão de crédito em 3 parcelas sem juros, no máximo, como eu fiz, a melhor opção é a Guerra Digital: 530 mangos + frete. E, falando nela, chegou hoje a minha placa. É a versão Xtreme. Eu mal testei ela, pois chegou e logo tive que vir trabalhar (estou postando agora do trabalho). Mas, está funcionando normalmente. Só que eu vou ter que trocar o gabinete, além da mobo, pois a placa é grandona e ficou apertada dentro do gabinete, e em cima da saída SATA da minha mobo. Não sei se veio com O.C, mas ela é bem silenciosa. Por causa do meu monitor e processador gargalantes, não sei se posto uns testes aqui. Mas, estou ansioso pra começar a jogar os games mais atuais, pois só estava vivendo de PES 6 e RE 4.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...