Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre fonte, consumo, potência e gastos


dackerz78

Posts recomendados

estou para trocar de fonte e me surgiu varias duvidas....

a mais cabeluda é essa : vamo simular uma situação com minha configuração atual...uso aquelas fontes de R$100 do ML de 500W sem pfc , sem eficiencia ...meus equipamentos sao normais...A13G...X2 2300 ... 1 pente ddr2 2gb...etc...

dai vamos supor que esse pc fique ligado 24 hs....no fim do mes chegara a conta de luz e somente esse pc gastou +/- R$30,00...

minha duvida é a seguinte: se eu trocar somente minha fonte por uma louca de 750W com pfc , 80% de eficiencia , selo de 80 plus etc , o meu gasto vai aumentar por estar usando uma fonte inadequada para meu equipamento???

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não vivente. Vai diminuir pois estás alimentando o teu PC com uma fonte com maior eficiência, mesmo que essa fonte tenha uma capacidade final de entrega da ordem de 750 ou 1.200 Watts até...

O que é correto de se fazer é o óbvio. Se estás ai com uma fonte de 500 Watts Real (toda a fonte que carrega no nome a palavra Watts Real quase explicita que ai tem falcatrua...), é por que tua config deve puxar de 200 a 300 Watts somente, senão ela não aguentaria.. Desse modo, dizia, o correto é comprares uma fonte boa, com PFC ativo, de alta eficiência, e de digamos 400 Watts somente pois esses 400 Watts serão mais efetivos, serão verdadeiros, úteis e provavelmente maiores que os reais Watts daquela sua fonte genérica de 500 Watts Reais que custou R$ 100.

Veja um exemplo: Imaginemos que seu PC demande 250 Watts, 8 horas em média por dia

Fonte genérica de R$ 100:

Eficiência: da ordem de 60%

PC pedindo 250 Watts a fonte com 60% de eficiência pedirá 250/0,60 = 417 Watts

Gasto no mês: 417 Watts x 8 horas x 30 dias x R$ 0,45 que é o preço do KWh / 1000 para mudar de Watts para KW = R$ 45,04 sem o monitor, só o PC

Fonte decente: uma OCZ400SXS, com PFC ativo, com eficiência que bate nos 84%, preço nas lojas variando de R$195 a R$ 215

PC pedindo 250 Watts a fonte com 84% de eficiência pedirá 250/0,84 = 298 Watts

Gasto no mês: 298 Watts x 8 horas x 30 dias x R$ 0,45 que é o preço do KWh / 1000 para mudar de Watts para KW = R$ 32,18 sem o monitor, só o PC

Diferença na conta de energia = R$ 45,04 - R$ 32,18 = R$ 12,86 por mês (economia)

Diferença no custo da fonte: = R$ 215 - R$ 100 = R$ 115,00 (gasto a maior na compra de uma boa fonte)

Quantos meses para amortizar a diferença de custo de ter comprado uma fonte melhor???

R$ 115/ R$ 12,86 = 8,9 meses, ou seja, em 9 meses amortizas essa diferença no valor de aquisição de uma fonte para outra e dai para frente é só felicidade, por longos anos com a fonte melhor.. Até por que a outra não sei se dura esses anos todos que se espera..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

** brother, valeu mesmo, era isso mesmo que me deixava confuso e agora você me esclareceu perfeitamente...

então, agora vou atras de uma com eficiencia alta, por que pelo que vi é mt importante....

e sobre a potencia vou pegar na faixa de +/- 550w porque to qse comprando aquela PV ati 4870 que precisa de 2 conexão de energia...e é logico que vou trocar meu kit todo ^^ talvez migrar para am3 ddr3...

vi uma da corsair de 550w na faixa de R$330 e parece q tem 5 anos de garantia...vou pesquisar mais sobre ela...

mais uma vez agradeço os colaboradores desse forum por ter me ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótima fonte essa Corsair VX550, mas não é necessário para tocar uma 4870 tanta energia assim, a não ser que desejes colocar ai um Cross Fire com duas delas..

A questão conector você pode resolver usando uma adaptador que acompanha a grande maioria das placas... Um desses aqui:

AdaptadorMolexxPCIe.jpg

A irmã menor dessa dai, a Corsair VX450, já segura com muita tranquilidade uma config com uma HD4870.. Mas de qualquer modo é uma boa escolha..

A placa de vídeo 4870 pede cerca de 130 Watts isso no pico do pico de sua demanda..

HD48504870GTX260280.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!