Ir ao conteúdo

Acender Led com carregador de celular

jl2009

Posts recomendados

Postado

Prezados amigos, gostaria de saber se alguem poderia me informar qtos leds de alto brilho posso ligar em um carregador de celular, jÁ fiz isso e funcionou muito bem, mas gostariaz de saber ate qtos posso colocar, muito obrigado

Postado

Não sei a corrente deste led, teria de saber a corrente mínima e a que a sua fonte pode disponibilizar, então é só dividir e um por outro para saber quantos podem ser ligados, ex: se cada led consome 10ma e sua fonte pode disponibilizar 100ma então 100/10 = 10 leds...

• Membro VIP
Postado

Não saia colocando led's em paralelo, de modo direto, sem seu resistor de limitação de corrente.. Aliás, nem saia ligando led's sem esse resistor.

Led se acende via uma tensão mais alta que a do led, aplicada a um conjunto de resistor + led em série. A função desse resistor é a de limitação de corrente no led.

Exemplo: Para ligar um led de 3 volts com uma corrente típica de 25 mili Amperes se faz assim:

Imagine dispor de uma fonte de 5 Volts.

Vcc=5 Volts

Vled = 3 Volts

Vresistor = 2 Volts (a diferença entre as duas tensões)

Iled = Iresistor = 0,025 A

Valor do resistor = 2/0,025 = 80 Ohms

Se Vcc fosse de 12 volts

Vcc=12Volts

Vled=3Volts

Vresistor = 12-3 = 9 Volts

Iled = Iresistor = 0,025A

Resistor = 9/0.025 = 360 ohms

Se não encontrares o resistor no exato valor, pegue o primeiro com valor maior que aquele calculado..

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!