Ir ao conteúdo

Problema TDA2040

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

Montei o amplificador TDA2040 do site Saber Eletrônica (1 CI), montei beleza, quando ligo ele, só ouço um zuunn baixinho no alto-falante, to testando com a saida de audio do PC e mesmo com o volume no maximo, nao sai som nenhum. Já troquei o TDA2040, a fonte é de 17V simetrica (P2P), ja revisei toda a placa por componentes defeituosos ou trocados e nao encontrei nenhum, o esquema é igual o do datasheet, a placa tambem. Quando desligo a alimentaçao o TDA esquenta.

Fotos:

Placa1

Placa2

Placa3

Fonte1

Fonte2

Talvez eu tenha fechado algum curto, mas olhando nao vejo nenhum.

Aguardo ajuda.

• Coordenador
Postado

Colega Alessandro, uma "coisa" que você tem que observar nestas montagens!, é o tempo de solda dos terminais deste CI!, eles são extremamente sensíveis e queimam só com a temperatura do ferro de solda!... (já aconteceu comigo!)....

Postado

To usando somente um alto-falante para o teste.

Se queimei o CI pela 2ª vez nao sei, aconteceu comigo com um TDA2002, soldei beleza, mas o som saia baixinho e com distorçao, troquei o ci de placa e ele funcionou. Talvez tenha queimado ele, mas para garantir vou montar outra placa para ele, talvez tenha que trocar o ci, talvez funcione, e so um teste. Uma placa aqui pronta sai por R$5,00, um TDA por R$2,40, ou seja, ja gastei R$4,80, vale a pena eu montar uma placa nova do que eu comprar outro TDA.

• Coordenador
Postado

Ok! colega Alessandro, uma outra coisa que esqueci de mencionar é que, muitas das vezes, estes CI's já vem com defeito!.. :(

Postado

OK. Da fonte do monitor saem 5V e 42,1V, a saída de 42V tem um diodo em formato de transistor (F5KQ100 [5.5A 100V Schottky Barrier Rectifier]) e um capacitorzynho de 2200uF/50V, tem também o que parece uma saída morta (~0,1V~), vocês tem alguma Sugestão de amplificador que eu posso montar usando a fonte?

Postado

Resolvido.

Problema: o amplificador não funcionava, não saia som, só saia um hhhhhhhhhmm no falante, além do falante fazer uns loops durante o ligamento/desligamento do mesmo.

Foi constatado que o chip estava queimado, não estava, ao ligar: o altofalante emitia um ruído e fazia um ciclo -/+ e ficava no + com o cone levantado, medindo as tensões da fonte foi lido -9,5V e +17,98V, o problema estava na parte negativa, revisando, vi alguns pontos com a solda quebrada, na parte do GND(carcaça) e o - haviam partes que não estavam bem conectadas, pois quando eu movimentava o fio, a musica na saida ficava mais alta, como o problema eram nas tensões, o chip aquecia e dava um cheiro característico de queimado, após refazer os pontos de solda, energizei e logo o amplificador começou a funcionar perfeitamente, mesmo com cheiro de queimado o chip estava bom e isso acho que teria mais chances de queimar do que soldar os terminais, pois o calor vinha de dentro do chip e não de fora.

Solução: revise os pontos entre o gnd e o - ou entre o gnd e o +, refaça soldas frias e verifique as tensões da fonte, a tensão que estiver mais baixa está com problemas.

Agradeço as respostas.

• Coordenador
Postado

Ok!, confira todos os resistores e capacitores, veja se não tem nada montado errado, confira as trilhas da placa e não se surpreenda se houver algum erro no desenho original da placa!...

Da fonte do monitor saem 5V e 42,1V, a saída de 42V tem um diodo em formato de transistor (F5KQ100 [5.5A 100V Schottky Barrier Rectifier]) e um capacitorzynho de 2200uF/50V, tem também o que parece uma saída morta (~0,1V~), vocês tem alguma Sugestão de amplificador que eu posso montar usando a fonte?
Por enquanto não me lembro de nenhum!...
Postado

OK, não há problemas na placa. Estava usando o amplificador quando ele parou de funcionar, não esquenta, não faz barulho no falante nem nada, a tensão está em +/- 18,4V e o amplificador não consome energia, posso descarregar manualmente os capacitores da fonte e ouvir um estalo e uma faísca, curto-circuitando os pinos 1 e 4 posso ouvir a musica sendo tocada. Queimo o TDA de novo?? Dessa vez não sei se vou consertar ele, pois vai ser o 4º TDA que eu compro, vou testar com os outros que estavam funcionando, quem sabe funciona.

Postado

Usando os outros 2 TDA's, eles esquentam, não sai som, só esquenta e nada mais. Usei um cooler para resfriar o TDA, este estava ligado no GND e + 18V da fonte, durante o uso (quando funcionava) ia para 17V. Que tipo de problema na alimentação poderia queimar o chip?

• Coordenador
Postado

Ôpa!, lamento colega Alessandro!, minha experiência com estes CI's (TDA2040 e 2050), limita-se na substituição deles em um sistema 2.1 (dois canais e um subwoofer) para micros!...

Lembro-me que a alimentação era em torno de 14V simétricos, +14 e -14...

Aguarde outras dicas, do que pode estar acontecendo com seu circuito!...

Abraços.

Postado

Se tiver que substituir o tda de novo, vou coloca um 2050 no lugar, substituindo o R4 e o C7 pelos novos valores, R4 de 4,7Ohm vai para 2,2Ohm, C7 de 100nF (104) vai para 0,47uF(474) certo? O TDA2050 também é sensível á temperatura e ao funcionamento como o 2040 ?

• Coordenador
Postado

Quanto aos componentes eu não sei te dizer se estariam corretos!, tenho que analisar os datasheet's...

Quanto a sensibilidade deles, eu digo são iguais sim!..., ambos são muito sensíveis...

Postado

Pode substituir sim pelo TDA2050, aconselho você a baixar o datashet e fazer exatamente a placa que esta no datashet.

Os amps que montei com o 2050 tive alguns problemas também, mas somente com relação a solda dos componentes isto por falta de experiencia.

Mas digo que os mesmos não aquem nada em stand-by, senti eles aquecerem apenas em volumes muito altos mas nada acima do normal.

Um conselho é você utilizar o método de impressão em lazer + Ferro de passar.

As placas ficam perfeitas. :cool:

abraços.

Postado

OK, o TDA2050 está funcionando bem, to usando um trafo de 16,8VAC (22,4VDC), só a ventoinha eu não coloquei, pois ela fica fazendo um fiiiiiii no som final do amplificador, tenho certeza que vem dela, pois quando desligo a ventoinha o barulho para completamente. Tem alguma sugestão para eliminar o ruído?

Postado

Consegui remover o ruído, to usando uma ventoinha com uma corrente bem baixa (140mA) e um resistor em série, assim ela gira mais devagar, emite menos ruído e gasta menos, agora o som sai limpinho.

OBS: Montei tudo dentro de uma fonte AT, logo mais posto fotos de como ela ficou internamente e externamente. Desconectei o GND do chassis pois ele tava dando muito problema, fiz os cabos de entrada (blindado) e saída (vermelho) externos com conectores P2 na ponta.

P.S: Acho que descobri o que levou tantos TDA's ao falecimento: '' Nunca conecte o GND da entrada do áudio junto com o GND da saída de áudio, ou seja, ligados a um mesmo ponto de solda, pois há sérios riscos de ocorrer loops de terra internamente e danificar algo, principalmente o circuito integrado''. Sendo assim, analizando os GND's encontrei a entrada curto-curcuitada, isso fazia com que o amplificador funcionasse, mas esquentasse muito, verifique também se há uma diferença muito grande entre a tensão do + e do -.

Postado

Pra não ter que reduzir a velocidade de rotação da ventoinha, joga um capacitor eletrolítico em paralelo com a ventoinha (mas depois do resistor). Com isso você provavelmente vai poder abaixar o valor do resistor também. Se o capacitor em paralelo não resolver, você pode colocar também em paralelo um zener para filtrar (ou pelo menos atenuar) o ruído que a ventoinha está injetando no seu circuito.

Outra coisa: onde você leu esse esquema de "Nunca conecte o GND da entrada do áudio junto com o GND da saída de áudio"? Fiz um mixer usando CIs 072 e usei apenas um terra em todo o circuito, no qual eu ligava as fontes de áudio, a saída de áudio e o terra da fonte de tensão dos CIs. E funcionou bem.

Postado

OK, eu fiz essa afirmação para se ter cuidado ao usar um chassis de metal quando for fazer a ligação dos GND's, pois aqui já deu zica, então acho que varia de aparelho para aparelho, mas quem avisa amigo é pois queimei uns 3 TDA's com o problema do GND. Vou tentar colocar um resistor de valor menor e o capacitor depois dele, mas o resistor terá que ter uma potência maior? Pois o que eu coloquei esquenta bastante, mas a ventoinha suga o calor.

Postado
Da fonte do monitor saem 5V e 42,1V, a saída de 42V tem um diodo em formato de transistor (F5KQ100 [5.5A 100V Schottky Barrier Rectifier]) e um capacitorzynho de 2200uF/50V, tem também o que parece uma saída morta (~0,1V~), vocês tem alguma Sugestão de amplificador que eu posso montar usando a fonte?

Se eu montar outro canal para o 2050 usando uma fonte simples, terei que alimentá-lo com no máximo 50V, então posso usar minha fonte de 42V tranquilo que aguenta no máximo 5,5A, pois a tensão de 5V tem uma corrente muito baixa, então sobram alguns Watts para essa saída, além do capacitor de 2200uF que ja mostra que essa saída suporta corrente alta. Pelo máximo seriam cerca de 190W reais utilizando como base 4,5A.

• 2 semanas depois...
Postado

Após a troca pelo TDA2050 não encontrei problemas, mas tive que trocar o trafo por um de 22V @ 1,5A e o mínimo recomendado é 5A, acho que o que ta fazendo ele funcionar é os caps de filtro (2X4700uF/25V + 2X1000uF/25V + RS403L), mas nos picos de som os 22V chegam a 14V, a ventoinha esta na parte positiva da fonte e quando dá esse pico da pra ouvir a ventoinha girando mais devagar, o trafo não esquenta tanto. Acham melhor eu continuar com o trafo de 18V @ 3A ou ficar com esse mesmo?

• Coordenador
Postado

Colega Alesandro, você esta com problemas de fornecimento de corrente!, não adiata aumentar a tensão, se o trafo não fornece a corrente necessária para suprir o amplificador!..., você terá sempre distorções!....

Postado

Então vou continuar usando o trafo de 18V@3A que é mais garantido, pois som toca alto, mais de vez enquando ele dá uns estalos (quando tem uma batida junto com voz, por exemplo), quando eu tiver R$ eu compro um trafo descente para ele, a parte de filtro já está bom? (TDA2050@18V = +/- 30W)?

Fotos: 1; 2; 3: 4; 5;.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...