Ir ao conteúdo

Problema TDA2040

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

O único problema que estou achando é que o CI queima muito fácil, já queimei 4 deles de 'vereda'.

EX: Estou escutando musica no PC, desligo o amplificador, desconecto o cabo de entrada, conecto novamente o cabo de entrada, ligo o amplificador, o que eu ouço? Um barulho muito forte: Tuuuuuummmmmmmm, penso, o ci queimou, abro o amplificador e verifico a temperatura do dissipador, está muito quente mesmo usando ventoinha, então desligo o amplificador, meço as tensões, todas estão boas, tudo parece normal.

O estranho é que o barulho cessa quando eu desligo o trafo e fica somente a energia dos capacitores, dá pra ouvir um pouco de som enquanto isso, mas se eu ligar o trafo o barulho volta.

• mês depois...
Postado

Pessoal,

Pelo que estou acompanhando, o TDA está oscilando em alta frequência, a gente não escuta mas ele vai esquentando até queimar...

Minha sugestão :

Coloque um circuito RC para limitar a banda passante em -3dB a 30 kHz, e verificar se tem alguma trilha que conduza alta corrente fazendo parte do elo de realimentação do TDA, ok ?

O Lay-out da placa é fundamental para evitar loops de corrente !

Isto resolvia quase tudo que era problema desses TDA 2003 - 20XX que temos por aí .

Paulo

Postado

Sim, os diodos são para proteção em caso de cargas altamente indutivas, o que nao é o caso de alto-falantes normais, mas enfim, colocar eles não vai prejudicar em nada o som, e ajuda a proteger o CI. Já que não se sabe o porquê que estão queimando esses CI's , coloque os diodos, ok ?

O lay-out é o recomendado pelo fabricante, e foi tirado do datasheet original.

Repare que a entrada do sinal tem um terra separado do terra da saida e do comum da fonte, isto é, a entrada de sinal localiza-se na parte esquerda, e a saida de sinal localiza-se na parte da direita.

Os terras da fonte e do alto-falante tem de ser soldados juntos nesse mesmo ponto da placa, do lado direito mesmo.

Quanto a usar circuitos RC para diminuir o ganho, infelizmente esse CI não trabalha com ganhos abaixo de 24 dB. Mas podemos sim abaixar o ganho para este valor em altas frequências, repare que existe no lay-out uma previsão para um circuito série RC que fica em paralelo com o resistor R3. Experimente usar R = 22k e C= 330 pF ok ?

Experimente trocar o capacitor C7 de 100nF por um de 220 nF, e o resistor de 4.7 Ohms, que fica em série com esse capacitor, TEM DE SER DE CARVÃO !

Não use resistor de fio, pois ele é indutivo !

Algo que pode também estar queimando o CI é a fonte de alimentação, voce já mediu qual a tensão que está sendo aplicada ao CI ? Eles queimam na hora se passar de +- 20 volts.

Espero que ajude a dar alguma luz no problema, ok ?

Paulo

Postado

Quanto ao layout, vou refazer a placa usando o layout do datasheet e colocar os diodos.

Quanto ao GND eu ja sabia que nao é recomendado soldar eles tudo no mesmo ponto, correndo risco de zicar o som. (ja aconteceu comigo)

Agora to começando a entender porque há tantos furos no layout que não são utilizados, bom, vou comprar os componentes e fazer os testes, o resistor que uso é do comum (pequeno).

Percebi que há uma tensão contínua na saída do amplificador, medi e deu 17,5V direto para o altofalante, indicando que talvez seja algum componente em curto-circuito, aberto ou curto nas trilhas, vou dessoldar toda a placa e medir os componentes em busca de defeito.

Quanto a fonte:

Retificadora: SKB B 40 (C5000 3300).

Filtro: 4700uF + 1000uF / 25V em cada polo da fonte.

Tensão negativa: 18~16V, tensão positiva: 17~15V (com cooler).

EDIT: Dessoldei a placa e verifiquei a continuidade, não havia curtocircuito, testei todos os componentes e ambos estavam bons, ressoldei a placa e o problema voltou, o TDA2040 é novo.

Se eu trocar os componenteas sujeridos o amp 'pode' voltar a funcionar? Caso 'não', vou desistir desse CI e vou voltar ao bom e velho TDA2003 em bridge, 20W -->18W.

Vou desistir porque tentei fazer a placa do datasheet e não obtive êxito e essa com problema, se eu soldar de novo as trilhas começam a sair.

Postado

Confeccionei a placa e soldei tudo segundo o datasheet, deu no mesmo, acho que agora nao tem mais o que fazer, testei com o circuito RC e a tensão para o falante de 17,2V desceu para 16,9V :confused:

Enquanto eu estava testando, o chip começou a esquentar muito e saiu fumaça dele, meu trafo derreteu aquele plastico em volta do carretel, mas acho que ainda funciona, ligação invertida nao foi, se não tinha queimado mais algum componente como capacitores. Vale a pena trocar mais uma vez o TDA?

Postado

Bom, como não encontrei uma solução, fiz outra placa e montei outro amp com o TDA2006, usando um trafo de 10+10 ou 20V e 4+4 ou 8V, utilizei a saida simetrica de 10V para o amp e a saida de 8V para um cooler, está uma beleza! e está tocando mais alto que o 2040, to torcendo para que este problema nao aconteça com este chip, pago R$2,40 no 2040 e no 2006 paguei R$2,75, superou minhas expectativas!

• Coordenador
Postado

Que bom que conseguiu com o TDA2006!, Estes 2040 deveriam ser de um lote falso!, já peguei conjuntos 2.1 usando estes integrados e eles não queimavam com a facilidade que você mencionou!...

Postado
Estes 2040 deveriam ser de um lote falso!

Deve ser, pois usei a mesmíssima placa em que o 2040 queimou no 2006, e ate agora está funcionando muito bem, sem falar que todos tiveram exatamente o mesmo problema: apresentavam tensão DC 'direto' no falante, esquentavam e então eu desligava , so que agora eu deixei ligado para ver se so o TDA queimava.

• Coordenador
Postado

Vixiiii!!!!, não tenho como comentar!..., faça testes com este TDA2006!, se na mesma placa ele funcionar ok!., condene estes 2040 de vez!...

Postado

To surpreso aqui...

Meu conjunto 2.1 da clone usa esse TDA2040.

Ele só deu algumas soldas frias, eu usei um ferro de 60w para refazer as soldas do TDA (umas 2 - 3x). E ele tá vivo até hoje aqui...

• Coordenador
Postado

Então realmente este CI's que queimaram, já vieram com defeito!, da próxima vez, compre eles de uma outra loja...

• Coordenador
Postado

Beleza! colega Alessandro..., se precisar! mande uma MP para reabrir o tópico!...

Abraços e Feliz Natal! e um ano novo cheio de realizações!...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!