Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
A mas francamente, quem liga (o famoso who cares) pra GPGPU em uma placa gamer? meia dúzia de estudantes e orientadores de mestrado (a não esquecendo dos folgind@home-aholics)? GPGPU é interessante em placas profissionais.

Eu to nesse bolo aí hehehehe, por isso me importo. :D

É que em quase todo review os caras criticam a falta de suporte ao CUDA pela ATI, mas é bem isso que você disse, fora alguns grupos, não há interesse. Então o CUDA que se..

Além disso, o Charlei falou crap, porque GPGPU é alvo da ATI desde o R520, quando foram introduzidas as unidades de branch prediction só pra isso (entre outras coisas). O último chip da ATI que não tinha nada de GPGPU foi o R480, o R520 já tinha umas coisinhas legais sim pra começar a brincar, quem dirá o R600 e derivados.

Lembro dessa promessa naquela época, pareceu a Ford com o motor flex, a primeira a falar a a última a apresentar.

Da ATI em GPGPU lembro só do Stream, mas ele apareceu e depois não se falou mais no coitado.

O Copper, um moderador do S|A falou um negócio legal, até agora o mais sensato. Basicamente ele disse pra ficarmos espertos porque quem está soltando esses leaks são caras de lojas comuns, que não receberam o KIT completo (seja lá o que for isso) e nem sabem como testar/usar a placa, isto é, está faltando "ativar" alguma coisa no teste deles (talvez o tal do modo Turbo) porque eles não receberam o driver que os reviewers receberam. E segundo ele, sim, o driver bom só vai estar disponível via download, os CDS foram prensados com o driver lixo.

Insano.

Seria cagada da AMD ou estratégia pra evitar vazamentos ?

Se é pra mandar um CD porco com a placa, melhor não mandar nada..

Postado

Pessoal, mais uma loja soltando os preços:

HD6970: ~$450,00 (http://www.shopblt.com/cgi-bin/shop/shop.cgi?action=enter&thispage=0110040015012_BDY1568P.shtml&order_id=!ORDERID)

HD6950: ~$350,00 (http://www.shopblt.com/cgi-bin/shop/shop.cgi?action=enter&thispage=0110040015012_BDY1569P.shtml&order_id=!ORDERID)

E comparando, na mesma loja:

GTX580: ~530,00 (http://www.shopblt.com/cgi-bin/shop/shop.cgi?action=thispage&thispage=0110040015011_BDT2366P.shtml&order_id=629447147)

GTX570: ~375,00 (http://www.shopblt.com/cgi-bin/shop/shop.cgi?action=thispage&thispage=011004001504_BDX4709P.shtml&order_id=629447147)

HD6970 exatamente entre a gtx570 e a gtx580 no preço (75 pra cada lado). (Pelo preço, a AMD acredita que a concorrente da HD6950 é a gtx570, não? Ou são preços inflados pelo lançamento?)

---

Evandro, tão achando estranho o fato do segundo slide estar com a linha tracejada torta.

Postado
Seria cagada da AMD ou estratégia pra evitar vazamentos ?

Se é pra mandar um CD porco com a placa, melhor não mandar nada..

Cagada mesmo, não é de hoje que a AMD adotou como religião o processo Go Horse.

Só tem um cara que faz o driver da AMD, Terry Makedon. Sim, é um cara apenas (e sua meia dúzia de programadores pau-mandados e mal pagos) que desenvolve o driver da AMD, (e tem que ser 1 por mês) por isso tá cada vez pior.

Bem, se valer como esperança, a AMD (se é que é vero) trata o Cayman como o novo R300.

Puxando na memória, a 9700 PRO era meia boca em DirectX 8.1, mas no DX 9 não preciso nem contar a história. Pode ser esse o motivo de chamar de novo R300.

Lembrei disso vendo a lista atualizada de testes:

benchmr.jpg

Apesar de que na minha opinião o R300 já tinha reencarnado (relitografado pra ficar melhor :lol:) no R580. Mas vejam que de acordo com a tabela em DX11 a diferença dela pra 5870 é de mais de 50%, no resto é pouca coisa. Se for isso mesmo e se realmente o DX11 começar a pegar pra valer, aí a história muda de figura.

• Membro VIP
Postado
Pessoal, mais uma loja soltando os preços:

HD6970: ~$450,00 (http://www.shopblt.com/cgi-bin/shop/shop.cgi?action=enter&thispage=0110040015012_BDY1568P.shtml&order_id=!ORDERID)

HD6950: ~$350,00 (http://www.shopblt.com/cgi-bin/shop/shop.cgi?action=enter&thispage=0110040015012_BDY1569P.shtml&order_id=!ORDERID)

E comparando, na mesma loja:

GTX580: ~530,00 (http://www.shopblt.com/cgi-bin/shop/shop.cgi?action=thispage&thispage=0110040015011_BDT2366P.shtml&order_id=629447147)

GTX570: ~375,00 (http://www.shopblt.com/cgi-bin/shop/shop.cgi?action=thispage&thispage=011004001504_BDX4709P.shtml&order_id=629447147)

HD6970 exatamente entre a gtx570 e a gtx580 no preço (75 pra cada lado). (Pelo preço, a AMD acredita que a concorrente da HD6950 é a gtx570, não? Ou são preços inflados pelo lançamento?)

Tá caro, eu não fui bonzinho o suficiente pro santa deixar isso na minha meia daqui uns dias. :D

Eu vi, até parece que fui eu quem fez hehehe, mas o cara que fez a linha deve ter ****** durante o desenho dela no paint brush. :D

Gostei do Go Horse, veio a calhar, obrigado.

Sobre o cara que faz.. putz, aí complica.

A NVIDIA tem o que, uns 300 ?

Isso explica porque o OpenCL atrasou por parte da AMD. Poxa, uma empresa desse tamanho não pode fazer uma coisa dessas. -_-

--

Tá, mas de que adianta fazerem uma placa cavala em DX11 se os jogos que temos não são nem DX10 natos ?

• Membro VIP
Postado

Mas PP entra nesta camada de mercado ?

Se a ideia é concorrer com a GTX570, com certeza.
Ah, mas quanto ? Eu só lembro de um driver trazer ganho palpável de desempenho pras 5**0, e foi porque ele bombou no Anno 1404, nos demais foi 1 a 2% :(
Drivers de CD's nunca são mencionados, reviewers nem sequer os recebem, tudo vem por e-mail. Falando por mim, acho que não consigo me lembrar da última vez que usei um CD pra instalar o driver de uma VGA, e pior, saem drivers novos todos os meses. O cara que usa os drivers do CD e pronto acabou tá pedindo pra ter desempenho tosco.
Postado
Tá, mas de que adianta fazerem uma placa cavala em DX11 se os jogos que temos não são nem DX10 natos ?

Exato. O R300 só arrebentou porque foi um lançamento impulsionado com uma mudança de geração de videogames, ou seja, todo o desenvolvimento gráfico da época dos jogos, seja de pc ou vg, sofreu um deslocamento radical. Isso favoreceu e muito o sucesso da 9700 PRO e família. Neste caso os VGs ainda estão segurando o desenvolvimento e uso de tesselation (fator #1 do DX11) e também outras coisas.

Diego, exatamente, dificilmente quem compra uma placa de 300 ou 400 dólares usa os drivers do pacote. Se usa, está querendo ganhar o atestado né...

• Membro VIP
Postado
Se a ideia é concorrer com a GTX570, com certeza.

Verdade, mas não consigo me lembrar de uma placa top com custo/benefíco favorável frente a "sub top".

Neste caso, a estratégia seria colocar a placa com o mesmo preço ou só uma caquinha maior que a GTX570.

Drivers de CD's nunca são mencionados, reviewers nem sequer os recebem, tudo vem por e-mail. Falando por mim, acho que não consigo me lembrar da última vez que usei um CD pra instalar o driver de uma VGA, e pior, saem drivers novos todos os meses. O cara que usa os drivers do CD e pronto acabou tá pedindo pra ter desempenho tosco.

Bom ponto !

• Membro VIP
Postado

Sei não... Essa do Cayman ser forte em DX11 e quase no mesmo nível do Cypress em DX10 não achei legal. Espero que não se confirme.

Postado
Sei não... Essa do Cayman ser forte em DX11 e quase no mesmo nível do Cypress em DX10 não achei legal. Espero que não se confirme.

Ué, isso não te lembra nada de 8 anos atrás?

• Membro VIP
Postado
Ué, isso não te lembra nada de 8 anos atrás?

Xii, naquela época eu nem sabia o que era Geforce e Radeon... ^_^

Comecei a acompanhar ''isso'' no começo do ano passado.

Mas mesmo assim, basta ver os resultados da GTX 480, GTX 570 e 580 nesses jogos e benchs DX11 com tesselation para ver que não vai ser nada fácil a disputa da HD 6970. Na tabela mesmo que você postou, a GTX 480 supera a 6970 no Heaven 2.1 (onde ela foi mais de 50% superior à 5870).

Outro ponto é que o DX11 ainda não deslanchou...

Postado

eu acho totalmente acertado...

quantas placas a nVidia vendeu porque é melhor na UnigineHeaven?? Milhares.

"mimimimi mihna plaka é mas forti qui a sua em teselatiun"

isso acaba, pelo visto.

• Membro VIP
Postado
eu acho totalmente acertado...

quantas placas a nVidia vendeu porque é melhor na UnigineHeaven?? Milhares.

"mimimimi mihna plaka é mas forti qui a sua em teselatiun"

isso acaba, pelo visto.

Como eu já disse no post acima, pelos testes do cara, a GTX 480 ainda é mais forte que a HD 6970 no Unigine...

Postado

Dizer que vai ser r300 é demais, não vi comparação de tesselation entre gtx5xx e a hd69xx. O tesselation das 5000 era fraco, pra mim parece apenas que eles corrigiram ele e alcançaram o nível da nvidia.

Pode até ser um indício de que somando a vantagem de tamanho de die, de eficiência de consumo, de temperatura em relação a performance, a AMD está indo no caminho certo e podemos esperar muita coisa para as southern islands, imagina o que ela vai fazer com uma litografia menor. Mas nessa geração eu não tenho muita certeza não.

O dia 15 vai ser o o dia em que meio mundo vai querer trazer "a verdade sobre as Caymans", vai ter um absurdo de speed-benchs, especialmente se existir algum problema no software atual. Será que o Assange tem algum telegrama sobre as Caymans? :)

EDIT: tava vendo na wikipedia e em umas análises antigas. Com o R300 a ATI foi agressiva, o chip era grande e bebia bastante energia, certo? Não parece nada com a AMD de daqui a dois dias. =/

One of the problems associated with having this many transistors on a 0.15-micron chip is that the chip will inevitably be extremely large; this poses two problems, packaging and yield.

The R300 chip itself has over 1,000 pins, more than AMD’s forthcoming ClawHammer CPU. Part of the reason for the increase in pin count is the move to a 256-bit memory bus, but a good number of those pins are power delivery pins to feed the massive chip. Because of the incredible pincount of the chip, ATI is the first to use a Flip-Chip package (FCBGA) for a GPU with the R300.

http://www.anandtech.com/show/947/2

Postado

@mad.onion longe de duvidar de você, é mais pela curiosidade, mas de onde você tira as informações da quantidade de desenvolvedores que a AMD tem para os drivers das VGAs?

Faz tempo que não vejo lançamento com tanta informação. Pelo visto parece que o Bulldozer vai ser assim também.

Postado

Preview do novo CCC que vai sair com a 10.12: http://www.anandtech.com/show/4058/amd-previews-new-catalyst-control-center-interface

A UI está totalmente reformulada. O mais interessante: ele vai unificar a configuração de CPU, GPU e APU, inclusive overclock através do AMD Overdrive.

@ Gun'ss: espero que sim, mas existe beeem menos fanboys de cpu que gpu, certo? ^^

Postado

O scaling da série HD 6k, está (viajando um pouco) beirando a perfeição, se da até para sonhar alto e pensar que na série HD 7k consigam 100% de aproveitamento

Postado
só o gráfico q foi péssimo.... usar o verde foi ideia ruim, colocar a geração nova antes da anterior péssima... ;)

Bom, mais 48h de boatos pela frente....

Boatos e desespero dos Nerds de plantão, curiosidade mata viu >_<

Postado

Absolutamente fake pessoal. "Awesome AMD CrossfireX Scaling"? "Pelative Crossfire Scaling"?

No LostPlanet a performance está acima de 200%?

BSN é o que? BullShitNews?

EDIT: PS.: Sendo menos ácido, pode até ter um fundo de verdade, mas o gráfico não ajuda nem um pouco.

• Membro VIP
Postado

Bom, mais 48h de boatos pela frente....

Yay! *sigh* :(

BSN é o que? BullShitNews?

kkkkkkkk, quase, Bright Side of News. Tem outros slides juntos com este.

Link: http://www.brightsideofnews.com/news/2010/12/13/amd-radeon-hd-6970-unveiled.aspx

PS: Existem situações, raras, onde o CF ou SLI obtem mais de 200% de desempenho... vai entender estas engines. :D

Postado

Galera, animem-se. Nao fiquem tristes com coisa que não é real. Vamos usar a lógica:

O fuad nessa notícia ( http://www.fudzilla.com/games/item/21128-radeon-hd-6970-is-10-20-faster-than-gtx-480 ) usou 20% como adição nos testes dele da GTX 480. Depois fez um update pedindo desculpas, dizendo que as fontes dele falharam e que a placa deveria ser um pouco mais rápida.

E como a HD6970 sendo mais de 20% mais rápida que a GTX 480 que tem o MESMO desempenho de uma GTX 570 nao pode competir com uma GTX 580 e ainda custando aparentemente 80 doláres a menos???

Eu to é feliz e muito otimista =)

Edit: E olha que pro Fuad voltar atras num post e dizer que uma placa da AMD vai ser mais rápida do que ele espera é porque o negocio é coisa seria mesmo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...