Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

A 6850 não é um faquir, mas também não bebe como um dojão.

A energia que vem pelo PCI-E, pelo que me lembro, não foi alterada, e outra, um sistema com PCI-E 1, na maioria dos casos, é fraco pra uma placa dessas.

Postado
Tomara que o caso de amor perdure, a AMD tá precisando de parceiros de peso.

Se acertarem a mão nas HD 7k, com o processo de 28nm, igual acertaram nas HD 4 e 5k, certamente terão mais um ano, ou dois de amor :P

• Membro VIP
Postado

Mesmo caso da 3890, onde eles conseguiram afinar o processo de fabricação pra produzir um chip com clocks maiores sem ter consumo absurdo ?

Porque se for um Barts capadão, deveria ser 6830..

Enfim, se é 31 de março, está aí. :)

Postado

Evandro, exatamente, achei estranho lançarem uma 6790 e não uma 6830. Talvez seja pelo preço de fabricação dos chips (menor que do barts).

Pra mim o chip das 57xx apesar de muito bom já deu o que tinha para dar.

Mais uma VGA para a gente especular.

HD 6790

http://www.chw.net/2011/03/amd-radeon-hd-6790-llega-el-31-de-marzo/

Infelizmente as chances disso ai ser 28nm tende a zero =/. Até porque devem esperar para as 7xxx.

• Membro VIP
Postado

Ai já nao sei afirmar, só esperar chegar o 31 de março e ver o que sai e se sai. Mas que acho uma estratégia louca isso. Essa nomenclatura me confunde. Tem 6850, 6870, dai sai 6950/6970/6990 e agora 6790. Isso é loucura ou tem um engenheiro no departamento de marketing?

Postado

Mas eu acho até tão lógica e organizada a nomenclatura da AMD! ^^

Tem a família + Série + Modelo ai. você passa o olho e sabe qual placa é mid, qual é top e etc.

• Membro VIP
Postado
Mas eu acho até tão lógica e organizada a nomenclatura da AMD! ^^

Tem a família + Série + Modelo ai. você passa o olho e sabe qual placa é mid, qual é top e etc.

Mas aí se a pessoa se basear na série 5000 pra fazer as comparações, a bagunça tá feita...

• Membro VIP
Postado

Quanto ao fato de ser 28nm já sabemos que é zero, mas pode ser de 40nm ou 32nm (acho difícil). Pode ser uma melhoria em algum processo e como já disseram, o custo do chip ser menor, pode ser um frankstein de testes para a série 7000 :)

Agora quanto a nomenclatura, por nao estar familizariado para mim é uma bagunça.

Sei que tem placas da série 4000 que sao melhores que as da 5000 e que por sua vez sao melhores que algumas da série 6000 e por ai vai.

Sei também que a série 4000 é DX10 e a 5000 DX11, mas para jogos isso influi? A única vantagem que vejo nessa bagunça é que conforme avança o milhar diminui o consumo e aumenta a potencia, fora isso, para mim ainda é bagunça rss.

Postado
Mas aí se a pessoa se basear na série 5000 pra fazer as comparações, a bagunça tá feita...

Eu nunca disse que gostei da nomenclatura que ocorreu na 6000. =)

É, você tá certo, mas com o tempo isso passa.

Quanto ao fato de ser 28nm já sabemos que é zero, mas pode ser de 40nm ou 32nm (acho difícil). Pode ser uma melhoria em algum processo e como já disseram, o custo do chip ser menor, pode ser um frankstein de testes para a série 7000 :)

Agora quanto a nomenclatura, por nao estar familizariado para mim é uma bagunça.

Sei que tem placas da série 4000 que sao melhores que as da 5000 e que por sua vez sao melhores que algumas da série 6000 e por ai vai.

Sei também que a série 4000 é DX10 e a 5000 DX11, mas para jogos isso influi? A única vantagem que vejo nessa bagunça é que conforme avança o milhar diminui o consumo e aumenta a potencia, fora isso, para mim ainda é bagunça rss.

32nm? Se 28nm tende a zero, 32nm é certeza absoluta. Jamais. Impossível. A TSMC não trabalha com 32nm.

Sobre a nomenclatura, "todo ano" sai uma família nova e o 1º número aumenta. O segundo nome determina a "classe de performance" (e arquitetura, tipo as 6800 usarem a Barts), então você sabe que as x700 são inferiores à x800 e assim vai. É por esse número que se sabe mais ou menos a posição no mercado. O terceiro discrimina os dois (ou mais) modelos, acho que geralmente é "blabla" XT e "blabla" PRO (o PRO é os xx50).

A questão é que não se pode comparar muito bem as placas de classes diferentes. Pode ter certeza que a GPU do bobcat (6310) é bem inferior às 48xx. Isso também acontece com a nVIDIA, as placas mais simples das GTX500 não superam a 480.

A complicação que o vix falou é que antes, nas 5000 os x700 era posicionado no nosso "mid", as x800 eram as "top" e a x900 era onde a AMD colocava as placas dual, em uma classe própria. Agora a AMD "comeu" as x900, as mid viraram as x800 e as top as x900, não existe mais classe própria para as dual.

Perceba que as 6750 e 6770 são as 5700 renomeadas (salvo a suposta 6790 claro). "MAS PERAE! Tão renomeando! Sacanagem com o consumidor!"

Antes de falar isso, perceba que, mesmo que a AMD tenha renomeado as placas no número da família (ou série, acho que fica mais correto) o nº da classe dela já está dentro da nova nomenclatura, ou seja, elas "cairam em 1 classe".

E sobre as vantagens do DX11, aí é pra reclamar com a Microsoft e com os desenvolvedores de jogos, não com a AMD e a nVIDIA. =)

Postado

O 2º algarísmo da direita para a esquerda tanto da AMD quanto da Nvidia sisgnifica a classe de performance (segmento de mercado destinado) ex:

xx50 AMD e x60 Nvidia, são destindado ao segmento médio.

xx70 AMD e x80 Nvidia, são os de alta performance.

xx90 AMD e x90 Nvidia, são os Top-End.

Nvidia agora optou por fazer uma nomeclatura diferente, transferiu as letras no final da descrição para o início e 3 algarísmos, então no segmento de entrada uma delas é arrancada. O que facilita um pouco, ex: GT 420M tem performance com GT 510M e GT 330M.

AMD tem mais linhas de produtos,(Família + Chip + Performance) o que complica mais um pouco, na família 6 você verá:

69xx família Top-End

68xx família Mid-End

67xx, Família Low-End

Integrados:

66xx - Top

65xx, 64xx - Mid

63xx, 62xx - Low.

O lance das letras finais é só pra dizer que uma é melhor que a outra, por alteraçõe físicas, como Clock, em casos até chip diferente.

Postado
O 2º algarísmo da direita para a esquerda tanto da AMD quanto da Nvidia sisgnifica a classe de performance (segmento de mercado destinado) ex:

xx50 AMD e x60 Nvidia, são destindado ao segmento médio.

xx70 AMD e x80 Nvidia, são os de alta performance.

xx90 AMD e x90 Nvidia, são os Top-End.

Isso tá errado. Para a AMD seria o segundo da esquerda para a direita.

xx50/xx70/xx90 na AMD é o que você quis dizer aqui:

O lance das letras finais é só pra dizer que uma é melhor que a outra, por alteraçõe físicas, como Clock, em casos até chip diferente.
Nvidia agora optou por fazer uma nomeclatura diferente, transferiu as letras no final da descrição para o início e 3 algarísmos, então no segmento de entrada uma delas é arrancada. O que facilita um pouco, ex: GT 420M tem performance com GT 510M e GT 330M.

Não entendi. =/

AMD tem mais linhas de produtos,(Família + Chip + Performance) o que complica mais um pouco, na família 6 você verá:

69xx família Top-End

68xx família Mid-End

67xx, Família Low-End

Integrados:

66xx - Top

65xx, 64xx - Mid

63xx, 62xx - Low.

Não necessariamente as 66xx/65xx/... são integrados. Embora elas não tenham sido lançadas diretamente no varejo, só nos OEMs.

exemplo: http://www.pcproject.com.br/amd-radeon-hd-6450-hd-6570-e-hd-6670-lancados-como-gpus-oem/10407

E para terminar, faltou só falarmos que um M no fim de tudo marca as versões mobile das placas.

EDIT

Notícias da 6790. BARTS capado, 10 SP (6850 tem 12), 840 MHz, Mem. 1050MHz, alimentação 2x6, ~130 washingtons. Lançamento 31/03 05/04.

Valeu pelo leak bem rápido, eriberto! Traz mais desses insides pra nois! =) Só não sei muito bem porque não usaram 6830 no nome.

donanim 1

donanim 2

http://www.techpowerup.com/143120/AMD-Readies-Radeon-HD-6790.html

EDIT2:

Depois de dois meses começam as dúvidas sobre a seleção do novo CEO da AMD.

http://www.fudzilla.com/home/item/22255-amd-cant-find-a-new-ceo

Começam as mudanças decorrentes do desastre no Japão. Renesas pensa em fabricar os microcontroladores para automóveis na GF e IC (circuito integrado?) de celulares na TSMC.

http://www.eetimes.com/electronics-news/4214573/Renesas-mulls-foundry-for-auto-MCUs--say-reports

Postado
Isso tá errado. Para a AMD seria o segundo da esquerda para a direita.

xx50/xx70/xx90 na AMD é o que você quis dizer aqui:

Ops... isso mesmo, sou mestre em apontar pra direita e falar vire a esquerda:mad:.

Não entendi. =/

Qua a cada geração, o mesmo desempenho baixa uma casa na nomeclatura, ex:

8600GT é praticamente igual a 9500, ambas, nem trocando as legras finais não alcança a 9600GT.

Na AMD a mesma cois, tivemos um entrave com a 6870 vs 5850 mas geralmente não acontece de xx70 mid da geração atual ser melhor que a xx50 da geração top anterior.

• Membro VIP
Postado

Bom, taí uma placa que ninguém esperava. Mas cá entre nós, com 2x6-pin eu continuo sem esperar.

Acho que o nome HD 6790 é por causa dos 2x6-pin de alimentação, ter uma HD 6830 com 2x6-pin e uma HD 6850 com 1x6-pin (e algumas sem nenhum!) não soa bonito de forma alguma.

Um surto de potencialite atingiu a AMD após a HD 6990? Será que usaram o lançamento da HD 6990 para saber o quanto o público que importa com plugs de alimentação e a conclusão que chegaram que é só tacar conectores e tá tudo certo?

• Membro VIP
Postado

No "ráiend" talvez não, mas pra baixo disso, o consumo tem se tornado cada vez mais importante, se eles ignorarem isso, estarão dando um tiro no pé, porque a 5830 foi meio brocha, entre outros motivos, pelo consumo alto.

• Membro VIP
Postado

EDIT

Notícias da 6790. BARTS capado, 10 SP (6850 tem 12), 840 MHz, Mem. 1050MHz, alimentação 2x6, ~130 washingtons. Lançamento 31/03 05/04.

Valeu pelo leak bem rápido, eriberto! Traz mais desses insides pra nois! =) Só não sei muito bem porque não usaram 6830 no nome.

De nada, cortesia dos chilenos. Agora além do CDH tenho que visitar o chileno Chw.net porque aqui no Peru nao tem nenhum site de informática, no máximo um fórum mixuruca.

Outra dos chilenos.

http://www.chw.net/2011/03/amd-radeon-hd-6790-barts-le-con-800-sps/

Me pareceu uma placa demasiadamente fraca. Entre quais placas ela deve ficar no quesito desempenho? Fiquei com a impressao que a minha HD 4200 onboard é melhor :unsure:

• Membro VIP
Postado

Me pareceu uma placa demasiadamente fraca. Entre quais placas ela deve ficar no quesito desempenho? Fiquei com a impressao que a minha HD 4200 onboard é melhor :unsure:

Meu chute: desempenho de 4890/5830.

Ela vem pra brigar com a GTX550.

Postado
Na AMD a mesma cois, tivemos um entrave com a 6870 vs 5850 mas geralmente não acontece de xx70 mid da geração atual ser melhor que a xx50 da geração top anterior.

Olhae, de novo você confundindo. xx70 e xx50 só serve para diferenciar entre o chip full e o capado dentro da classe.

E na verdade ouve sim uma evolução nas placas da AMD, só que com a mudança de nomenclatura o certo seria você comparar as 6950/9670 com as 5850/5870 e as 6870/6850 com as 5770/5750.

De nada, cortesia dos chilenos. Agora além do CDH tenho que visitar o chileno Chw.net porque aqui no Peru nao tem nenhum site de informática, no máximo um fórum mixuruca.

Outra dos chilenos.

http://www.chw.net/2011/03/amd-radeon-hd-6790-barts-le-con-800-sps/

Segundo o Fud vai competir com a 550Ti, devendo superar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...