Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Uma coisa eu concordo com o Adryanss, as distribuidoras aqui no sul simplesmente não têm ATI! A maior que existe que é a Pauta, mal vende equipamentos mais avançados para jogos. E o pouco que vende é Nvidia, diga-se de passagem bem defasadas. Os processadores aparecem extremamente rápido, já consigo comprar X6 1090t por 500 e poucos reais. Mas falou em placa de video é uma tristeza só. O mais estranho é que na epoca que a ATi ainda andava de pernas meio bambas, logo que lançou a serie HD4xxx, tinha placa de rolo por tudo! E com precinho de banana. Mas foi só fazer sucesso com esta serie que gradativamente ela está sumindo das prateleiras. Parece até conspiração. Enquanto isso, com estes preços vou mantendo minha valente HD4870, ah e vamos combinar que se não fosse a infelizmente tão mal falada XFX, estariamos em situação ainda pior, já que esta parece ser a unica empresa que enxerga o Brasil. Outras marcas so aparecem por aqui porque tem quem vá buscar na gringolandia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Podemos ser um grande mercado, mas só em volume, em qualidade e em valor agregado maior, não somos tão significativos quanto outros países.

Aqui um bom PC custa 3 salários mínimos, lá fora, meio.. isso não vai mudar aqui tão cedo, infelizmente.

Por isso é tão difícil achar equipamento bom pra vender nas distribuidoras que focam menor preço e quantidades altas. O que realmente vende é pc do milhão, da xuxa e casas bahia! E só tende a piorar com o boom dos notebooks que estão custando em média a metade do preço de um pc potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe sdriver, se for olhar agora aí na Pauta, tem ATI, da Powercolor e XFX, só que caro demais. Uma 5830 1GB DDR5 está à venda por R$ 776,00. Nesse caso, eu compro na Kabum por R$ 556,00! :eek:

A 5970, tá R$ 2070,00, na Kabum R$ 2013,00. Sim, e a Kabum ainda lucrou em cima das placas.

Se eu não tivesse conseguido na LocalX minha GTS 450 512MB MSI versão OC por R$ 221,00, eu comrpava uma AMD nos e-commerces aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caras, concordo. Quando tinha loja ai, trabalhava com a Bell Micro, e realmente eles só tinham "lixo" de estoque, e ainda um lixo escasso e caro, era impossível competir com as lojas que vendem online e tinha melhores produtos.

Realmente, mercado informático no Brasil é palhaçada. Aqui no Peru, país pobre tem mais lançamentos e melhor qualidade de peças que ai, e por distribuidor oficial, nao só pelos lojistas que importam.

AMD aqui, principalmente em VGA é algo extremamente respeitado e usado, já tem gente vendendo usada as HD 6990 só para vocês terem ideia. Lembro do lançamento das HD 6950/6970/6850/6870 que ai no Brasil ainda nao tinham e aqui já tinham.

Do lado Azul da coisa, os SB levaram 11 dias para aparecerem aqui, por vias oficiais, embora infelizmentes os SB nao k :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, Bell Micro, é fogo. Agora, eu quero ver é se a Pauta vai demorar muito pra trazer Llanos e Bulldozers. Com as VGAs ele conseguiram, mas caro.

Agora, mudando de assunto, R1000, tem gente que diz algo de julho, com o lançamento dos Llanos e Bulldozers, mas eu não entendo, tá tudo tão parado. Com o que acompanhei do R900, tinha muita expectativa. Como ainda há com os processadores.:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ou a AMD pegou quem vazava as informações, ou eles pararam de vazar propositalmente as informações, ou não tem nada pra vazar ou está acontecendo algo mais complexo e ninguém quer por o seu na reta.

Poe ser que tenha cachorro nesse mato, mas pode ser que nós sejamos o cachorro correndo atrás do carro e quando ele para, ficamos sem saber o que fazer. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.techpowerup.com/143753/AMD-Gaffe-Has-AIBs-Ship-Radeon-HD-6790-with-Too-Many-ROPs.html

6790 são despachadas com 24 ROPs e não 16 como o estipulado pela AMD.

Terceira vez ein.. mas esta é a segunda consecutiva onde o qe vem é positivo e nao negativo, seinão se isso é erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.techpowerup.com/143753/AMD-Gaffe-Has-AIBs-Ship-Radeon-HD-6790-with-Too-Many-ROPs.html

6790 são despachadas com 24 ROPs e não 16 como o estipulado pela AMD.

Terceira vez ein.. mas esta é a segunda consecutiva onde o qe vem é positivo e nao negativo, seinão se isso é erro.

de novo?

Bom, pelo menos as 6790 vão ter um desempenho melhorzinho em Tesselation ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em primeiro lugar, achei uma decepção a HD 6790, achando que ela viria com 32 ROPS. Ela sendo um Barts LE indica que fisicamente existe mesmo os 32 ROPS, porém foram desativados, seja por binning ou desativação via BIOS (o mais provavel).

O Motivo do consumo extra, esta no fato do Barts LE ser o pior chip do Wafer dos Barts, e principalmente devido ao aumento do clock base.

O diferente do que o Techpowerup diz, os ROPS a mais não vão aumentar a performance em tesselation. Os ROPS são responsaveis por escrever os Frames PRONTOS no Framebuffer da placa. Alem de efetuarem as filtragem do Anti-Aliasing MSAA e do Blend. Se quer aumentar a performance em tesselation, que melhorem os Raster Engines ^_^.

porém em termos de Pixel POWER, sem duvida que 24 ROPS vão dar uma bela ajuda em altas resoluções. Afinal são 50% a mais de PIXEL POWER se comparado a HD 6790 de 16 ROPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em primeiro lugar, achei uma decepção a HD 6790, achando que ela viria com 32 ROPS. Ela sendo um Barts LE indica que fisicamente existe mesmo os 32 ROPS, porém foram desativados, seja por binning ou desativação via BIOS (o mais provavel).

O Motivo do consumo extra, esta no fato do Barts LE ser o pior chip do Wafer dos Barts, e principalmente devido ao aumento do clock base.

O diferente do que o Techpowerup diz, os ROPS a mais não vão aumentar a performance em tesselation. Os ROPS são responsaveis por escrever os Frames PRONTOS no Framebuffer da placa. Alem de efetuarem as filtragem do Anti-Aliasing MSAA e do Blend. Se quer aumentar a performance em tesselation, que melhorem os Raster Engines ^_^.

porém em termos de Pixel POWER, sem duvida que 24 ROPS vão dar uma bela ajuda em altas resoluções. Afinal são 50% a mais de PIXEL POWER se comparado a HD 6790 de 16 ROPS.

valeu Espada!

Nesse caso, como está, esses ROPs não podem estar "só" consumindo mais energia? Já que o alvo dessas placas não é exatamente altas resoluções.

Por outro lado o Aliasing vai estar bacanudo nesse primeiro grupo de placas "erradas".

Ah! Sobre o R1000 tem um tópico já, pessoal. Por sinal, Eriberto, eu tb chutei algo por aí, atrasar o BDZ para ir junto com o r1000 (embora eu não acredito que a AMD "vai atrasar", mas sim que ela "não adiantou" o quanto ela podia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho brabo fazerem lançamento casado. Eles sempre procuram fazer a coisa de forma gradativa pra poder sugar nosso dinheirinho por completo. Imagina, no mes X lançam o novo processador que requer nova placa-mãe e as novas VGAs, eu tenho 1 mil e tantos reais disponiveis para comprar. Agora o que eu compro? Se cada item custará no lançamento uma pequena fortuna?

Ja fazendo lançamentos com periodos programados de intervalo, dá tempo de repor o cofrinho e comprar os lançamentos quando são lançados de fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acho brabo fazerem lançamento casado. Eles sempre procuram fazer a coisa de forma gradativa pra poder sugar nosso dinheirinho por completo. Imagina, no mes X lançam o novo processador que requer nova placa-mãe e as novas VGAs, eu tenho 1 mil e tantos reais disponiveis para comprar. Agora o que eu compro? Se cada item custará no lançamento uma pequena fortuna?

Ja fazendo lançamentos com periodos programados de intervalo, dá tempo de repor o cofrinho e comprar os lançamentos quando são lançados de fato.

Mas isso aí é só quando o cara se deixa levar pelos lançamentos..

Estou há mais de 2 anos com o combo E8400 + 4870, ou seja, é só questão de saber o que você precisa, e o que pode pagar....

Desde o começo do ano estou querendo mudar de computador, mas estou fazendo igual 2 anos atrás, agurdando o momento certo e o equipamento correto...

No meu ponto de vista, Se os bulldozers forem tão bons qto se tem falado, e o corrente tiver parecido, vou de AMD... mesma coisa qto as VGAs...

Se fosse um tempo atrás, teria pegado um 2600k, com uma GTX580, mas como o lançamento está perto... entou cogitando levar uma 6990 se cair o preço um pouco...

Objetivo: Ficar no MINIMO 2 anos sem se preocupar com upgrade... como aconteceu...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas eu não me refiro a atitude dos compradores sabios como voce, me referia mais a estrategia de venda da empresa. Nenhuma empresa gosta de fazer varios lançamentos simultaneos por causa do que falei acima. Um produto lançado rouba a venda de outro. Por isso sempre fazem lançamentos de equipamentos equivalentes junto dos concorrentes, para roubar a venda do adversario, mas fazer isso com os proprios produtos é pedir pra vender menos.

Apesar deexistirem muitas pessoas que sabiamente esperam o preço cair, a nivel mundial lançamentos sempre fazem vendagens absurdas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas eu não me refiro a atitude dos compradores sabios como voce, me referia mais a estrategia de venda da empresa. Nenhuma empresa gosta de fazer varios lançamentos simultaneos por causa do que falei acima. Um produto lançado rouba a venda de outro. Por isso sempre fazem lançamentos de equipamentos equivalentes junto dos concorrentes, para roubar a venda do adversario, mas fazer isso com os proprios produtos é pedir pra vender menos.

Apesar deexistirem muitas pessoas que sabiamente esperam o preço cair, a nivel mundial lançamentos sempre fazem vendagens absurdas.

certo, Mas isso tem um pouco de culpa nossa..

Se vendem, é porque tem consumidores.. e nem estou falando de produtos TOPS.. estou falando da "massa"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas isso aí é só quando o cara se deixa levar pelos lançamentos..

Estou há mais de 2 anos com o combo E8400 + 4870, ou seja, é só questão de saber o que você precisa, e o que pode pagar....

Desde o começo do ano estou querendo mudar de computador, mas estou fazendo igual 2 anos atrás, agurdando o momento certo e o equipamento correto...

No meu ponto de vista, Se os bulldozers forem tão bons qto se tem falado, e o corrente tiver parecido, vou de AMD... mesma coisa qto as VGAs...

Se fosse um tempo atrás, teria pegado um 2600k, com uma GTX580, mas como o lançamento está perto... entou cogitando levar uma 6990 se cair o preço um pouco...

Objetivo: Ficar no MINIMO 2 anos sem se preocupar com upgrade... como aconteceu...

Abraços

Vai valer mais a pena esperar as 7000 ou comprar uma 6970 para depois fazer CF do que comprar uma 6990. Mesma coisa para a nVIDIA.

Mas eu não me refiro a atitude dos compradores sabios como voce, me referia mais a estrategia de venda da empresa. Nenhuma empresa gosta de fazer varios lançamentos simultaneos por causa do que falei acima. Um produto lançado rouba a venda de outro. Por isso sempre fazem lançamentos de equipamentos equivalentes junto dos concorrentes, para roubar a venda do adversario, mas fazer isso com os proprios produtos é pedir pra vender menos.

Apesar deexistirem muitas pessoas que sabiamente esperam o preço cair, a nivel mundial lançamentos sempre fazem vendagens absurdas.

Faz sentido (embora seja discutível a noção de que a CPU e GPU canibalizam um ao outro), mas eu acredito que a maior vantagem desses lançamentos próximos seria o marketing.

Sempre se fala que a gente fica esperando e esperando para ver o que a AMD vai fazer. Lançando uma solução completa de uma vez a AMD fortalece a marca com a imagem de "superioridade" (ao menos em ser a "primeira com GPU de 28nm) e de "competitividade" (no campo do CPU).

Por sinal, tendo em vista o marketing acho que quem mais ganharia com o lançamento casado seria o BDZ, pois se a AMD pena no ramo de CPU no de GPU ela está muito bem obrigado. Um pouco do "glamour" da GPU pode passar para o CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas vá fazer os caras se unirem... são todos setores separados dentro da empresa e é mais vantagem lançar com 2 ou 3 dias de diferença no minimo para facilitar também a cobertura pela midia. 2 lançamentos simultaneos sendo de um segmento, mesmo sendo coisas totalmente diferentes acabam conflitando pois elas nao competem entre si so na vendagem, mas também na midia, publicidade e outras coisas. É mais fácil e funcional fazer as pessoas se concentrarem em 1 coisa de cada vez. Neste caso, lançar o processador e a vga com 1 a 3 semanas de intervalo seria mais vantajoso do ponto de vista geral para a empresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas vá fazer os caras se unirem... são todos setores separados dentro da empresa e é mais vantagem lançar com 2 ou 3 dias de diferença no minimo para facilitar também a cobertura pela midia. 2 lançamentos simultaneos sendo de um segmento, mesmo sendo coisas totalmente diferentes acabam conflitando pois elas nao competem entre si so na vendagem, mas também na midia, publicidade e outras coisas. É mais fácil e funcional fazer as pessoas se concentrarem em 1 coisa de cada vez. Neste caso, lançar o processador e a vga com 1 a 3 semanas de intervalo seria mais vantajoso do ponto de vista geral para a empresa.

Como diria Sun Tzu:

Administrar um exército grande é, em princípio, igual a administrar um pequeno: é uma questão de organização.

Dirigir um exército grande é igual a dirigir uma tropa pequena: é uma questão de comando rígido e imparcial.

Edit:No início da manhã circulou em vários websites internacionais a informação de que, por descuido de algumas fabricantes, alguns lotes da Radeon HD 6790 tinham sido fabricadas com 24 ROPs, ao invés de 16 ROPs, conforma manda a especificação padrão.

Muito bem, eis que o caso sofreu uma reviravolta agora pela tarde. A AMD esclareceu que a informação sobre os 24 ROPs em algumas placas não procede!

barts_architecture.jpg

Ao que tudo indica, houve na realidade um equívoco na leitura do GPU-Z. O software calcula o número de ROPs inativos através de um conjunto de bits definidos. No caso da 6790, há 2 conjuntos de bits, indicando assim 2 unidades desativadas. A GPU Barts tem um total de 32 ROPs em 8 unidades, deixando então o teórico calculo da 6790 em 24 ROPs: (8 [total ROPs] - 2 [ROPs desativados]) * 4 [pixels por clock por ROP] .

Contudo, olhando para a arquitetura com atenção, percebe-se que os ROPs estão divididos em 2 shader arrays (conjuntos de shaders/Stream Processors), e não em um único bloco. Assim, a contagem correta no cálculo dos ROPs é: (4 [ROPs por shader array] - 2 [ROPs desativados por shader array]) * 2 [shader arrays] * 4 [pixels por clock por ROP] = 16!

Deste modo, a confusão finalmente está esclarecida: todas as Radeons HD 6790 têm um total de 16 ROPs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!