Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BIOS reconhece HD Sata, Windows não


Posts recomendados

Bom pessoal. Já venho procurando isso nos fóruns e, como nenhuma das sugestões funcionou pra mim e nenhum tópico é resovido, estou abrindo esse novo pra ver se vamos até o fim.

Há alguns meses comprei um HD Samsung 500GB modelo HD502HI.

Criei 4 partições e estava usando normalmente.

Depois de um tempo, o SO (MS Windows XP) deixou de reconhecer a primeira partição – do sistema. Todas as outras partições eram reconhecidas, menos essa.

Tentei recriá-la com o programa de instalação do Windows. Mas acabei perdendo as outras.

O HD é reconhecido corretamente pela BIOS, inclusive seu tamanho real. Porém, no lugar da tabela de partições, tenho a seguinte mensagem: “Disco 0 de 476938 MB em Id 0 no barreamento 0 em atapi <O Programa de Instalação não teve acesso a este disco.>”

Tentei programas alternativos como Ubuntu, GParted, TestDisk, porém sem sucesso. Os dois primeiros não reconhecem o HD (ao contrário da BIOS). Este último não carrega no Boot. Também tentei o KAV Rescue para tentar ver os arquivo. Inútil também.

O que pode ter ocorrido? Ainda descarto a possibilidade de ter perdido o HD, já que, como eu disse, ele ainda é reconhecido na BIOS.

Existe algum outro programa que possa resolver e que seja bootável?

Há alguma atualização ou driver que eu possa e precise instalar no HD ou MB?

Pode ser alguma configuração na Setup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Messias,

Você pode colocar esse HD em outra maquina e ver se ele é reconhecido?

Igor,

Eu já fiz isso e esqueci de falar. :P

Em outra máquina, como primário o problema é o mesmo.

Como secundário, ele até é reconhecido no Gerenciador de Dispositivos, mas não aparece como unidade de disco nem local e nem removível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive problemas parecidos com esse. Eu resolvi o meu utilizando um programa da própria Samsung que peguei nesse site http://www.samsung.com/global/business/hdd/support/utilities/ES_Tool.html

Faça o download e grave em um CD (gravar imagem), da o boot pelo CD, faça um exame de superficie e faça uma formatação de baixo nivel (LOW LEVEL FORMAT).

Não se esqueça que após a formatação de baixo nivel, você deve formatar a HD novamente utilizando um programa tipo Partition Magic, o CD de boot do Windows, ou até mesmo o gerenciador de armazenamento do XP. Para que o Windows posso reconhece-lo, ele tem que estar formatado em NTFS ou FAT32, e com a formatação de baixo nivel, ele volta a ficar com um disco novo, sem formatação alguma.

A minha HD voltou a funcionar normalmente depois desse procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Messias,

Você chegou a excluir a partições?

Caso sim, você pode criar uma partição nova usando o espaço total do HD, ligar o HD em outra máquina e rodar um software de recuperação de dados (eu uso o Ontrack Easy Recovery Professional v.6.0).

Caso não, tenta rodar o check disk do CD de instalação do Windows XP. (Entrar em modo de reparação pressionando R depois que carregar todos os arquivos no boot do CD e executar o comando CHKDSK /P.

Abraço.

Obs.: Quanto menos você alterar as partições e/ou formatar o HD será melhor para recuperar os dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Messias,

Você chegou a excluir a partições?

Caso sim, você pode criar uma partição nova usando o espaço total do HD, ligar o HD em outra máquina e rodar um software de recuperação de dados (eu uso o Ontrack Easy Recovery Professional v.6.0).

Caso não, tenta rodar o check disk do CD de instalação do Windows XP. (Entrar em modo de reparação pressionando R depois que carregar todos os arquivos no boot do CD e executar o comando CHKDSK /P.

Não! Nem chegou a dar tempo. :confused:

Não é possível deletar, nem criar e nem acessar partições no HD.

Nenhum programa tem acessoa a ele, a não ser a própria BIOS.

Mas, levando em conta que nem o programa de restauração tem acesso ao HD, é possível executar o comando CHKDSK /P assim mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zurca,

A minha maior preocupação é quanto à conservação dos arquivos atuais.

O que estiver na partição C: não tem problema, pois é apenas sistema e programas.

Ele vai conservar o que estiver nas partições D:, E: e F:?

Valeu por enquanto.

O pior é que esse procedimento exclui todas as partições e todos os arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que só tems o que o Zurca recomendou à fazer..mas se eu fosse você faria o seguinte antes disso, dentro do próprio ES-Tools (Samsung) passe uma analise completa do disco por ele.... e de ok no teste de superficie (Aviso: Pode perder dados..), mas eu faria, e sempre é bom fazer antes de pegar um HD, sempre é recomendavel pelos fabricantes fazer o teste de analise de cada um, para te dar certeza se o disco está bom ou não sem ter de passar por problemas como estes. (Bem mais rápido).

Mas caso ele não ache problemas, beleza, faça o low level format que deve resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Messias, já aconteceu isso com o meu HD, ele era apenas reconhecido na bios, mais no windows não, aí dps de um tempo cheguei a colclusão que o hd tinha pifado. Espero que seu caso seja diferente.

Foi isso que aconteceu comigo, a HD estava condenada, era uma Samsung de 500GB, mas fazendo esse procedimento que eu citei acima, recuperei a mesma que ja estava na "lata do lixo". Perdi os dados, mas não o dinheiro investido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pessoal, eu tambem estou com umproblema no HD ele é um SEAGATE de 500G SATA, entrei em Ferramentas administrativas/gerenciamento do Sistema: Particionei ele em dois, cheguei a colocar um arquivo iso de 4,5g em cada um, consegui gravar DVd-rom, reniciei o PC, ele desapareceu tanto do windows (meu computador) como da Bios. O que faço agora, alguem pode medar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

messias_jpb disse:
Desculpem pela ausência.

Ainda não consegui fazer o procedimento.

Mas se perder os dados, dá pra recuperar depois né?

Pois é, usa o Easy Recovery Professional caso você consiga formatar (não em low level), pois uma formatação simples não apaga os dados completamente, ela "informa" o disco que tal partição ou o disco todo tem espaço livre para ser gravado (e na realidade você vai sobrescrever os dados antigos existentes no disco).

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não funcionou...

Estive dando uma pesquisada e acabei caindo num tutorial de como fazer vírus para detonar HD.

O interessante é que, segundo o tutorial, a seqüência da tragédia é bem parecida com o que aconteceu comigo...

"Meu irmão estava assistindo um filme no PC. De repente ele travou e reiniciou. Já foi logo recebendo a mensagem que os arquivos boot.ini e hal.dll estavam faltando ou corrompidos.

Após ver a mensagem algumas vezes, tentei fazer a reparação do sistema pelo CD do WinXP SP2. Mas já era tarde: ele já não localizava a partição C:"

Eis o link do tutorial. Creio que isso ajude alguém a descobrir como reverter o quadro. http://inforum.insite.com.br/corewar/3805272.html

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

olá pessoal estou cm um problema semelhante a esse.

tenhho em meu pc 4 hds 3 satas e um ide um de 160 modelo hd161hj e um de 500 Samsung e umde 80 ws digital.

pois bem o meu de 160 modelo hd161hj não reconhece no sistema + reconhece no seta quer dizer no sistema ele reconhece só no gerenciador de dispositivos em unidades de deisco + quando entro em meu computador ele não esta e os outro sim ....

alguem me der uma soluão porque tenho coisas q não posso perde nesse hd

aguardo respostas

meu msn é [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,tenho o mesmo problema que o seu,possuo um HD sata DE 500 GB,conectei ela em minha placa mãe e nada de reconhecer,pois minha bios reconhecia,eu pensei que pode ter acontecido,tentei por varias vezes e fiz o seguinte teste,coloquei o HD sata como secundario e o IDE que eu tinha aqui em primeiro lugar,ou seja minha placa mãe reconheceu o sata depois que eu desliguei e liguei o pc e tirei o IDE fora,ai formatei ele e instalei o XP, ai depois de um tempo fui formatar meu HD sata de 500 gb de novo,e nada de minha bios reconhecer,ela iniciava o windows,mais não formatava ele por nada,levei o HD até a casa da minha namorada e a placa mãe dela bem mais novo do que a minha reconheceu tranqüilo,ai formatei ele e tudo,quando fui iniciar no meu pc,nada de HD,a bios reconhecia,mais o HD não iniciava o windows por nada,esse problema eu creio que acontece pelo fato que a placa mãe seja muito antiga e não suporte um hd desse tipo bem mais novo e potente .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,tenho o mesmo problema que o seu,possuo um HD sata DE 500 GB,conectei ela em minha placa mãe e nada de reconhecer,pois minha bios reconhecia,eu pensei que pode ter acontecido,tentei por varias vezes e fiz o seguinte teste,coloquei o HD sata como secundario e o IDE que eu tinha aqui em primeiro lugar,ou seja minha placa mãe reconheceu o sata depois que eu desliguei e liguei o pc e tirei o IDE fora,ai formatei ele e instalei o XP, ai depois de um tempo fui formatar meu HD sata de 500 gb de novo,e nada de minha bios reconhecer,ela iniciava o windows,mais não formatava ele por nada,levei o HD até a casa da minha namorada e a placa mãe dela bem mais novo do que a minha reconheceu tranqüilo,ai formatei ele e tudo,quando fui iniciar no meu pc,nada de HD,a bios reconhecia,mais o HD não iniciava o windows por nada,esse problema eu creio que acontece pelo fato que a placa mãe seja muito antiga e não suporte um hd desse tipo bem mais novo e potente .

Algumas placas antigas (sata 150) não reconhecem HDs mais novos no padrão sata 300. No HD tem um jumper, basta habilitá-lo e o HD irá trabalhar como um sata 150, e provavelmente será reconhecido pela placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

Bom dia pessoal, fiz vários testes, alguns discos rígidos não vão aparecer caso ele esteja com sistema operacional existente, exemplo: você esta usando windows7, mas quer reconhecer outro hd, seja particionado ou não, pois bem, as vezes é porque nele esta contido algum outro sistema operacional, esteja ele particionado ou não. Façam o teste, se vocês colocarem ou hd via placa-mãe ou usb externo, ele vai aparecer, caso isso não aconteça entre no Gerenciador. 

Agora aceito sujestões de programas ou maneiras de visualizar o hd com seus respectivos arquivos, sem usar recuperador de arquivos, já que os mesmo não foram perdidos apenas não visualizados. 

adicionado 39 minutos depois
35 minutos atrás, Irismar Queiroz disse:

Bom dia pessoal, fiz vários testes, alguns discos rígidos não vão aparecer caso ele esteja com sistema operacional existente, exemplo: você esta usando windows7, mas quer reconhecer outro hd, seja particionado ou não, pois bem, as vezes é porque nele esta contido algum outro sistema operacional, esteja ele particionado ou não. Façam o teste, se vocês colocarem ou hd via placa-mãe ou usb externo, ele vai aparecer, caso isso não aconteça entre no Gerenciador. 

Agora aceito sujestões de programas ou maneiras de visualizar o hd com seus respectivos arquivos, sem usar recuperador de arquivos, já que os mesmo não foram perdidos apenas não visualizados. 

Bom dia novamente dia novamente, a ideia que eu tive é usar esse programas de recuperação de arquivos e excluir definitivamente os arquivos de instalação do windows ou excluir a partição que o sistema operacional estiver. Assim quando vocês reiniciar o computador e estiver dentro do windows ele vai enxergar como uma unidade normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!