Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro não liga, mas a fonte esta rodando


Gledson Brasil

Posts recomendados

Boa Tarde Pessoal!!!Já tinha 2 dias que um pc da lan onde trabalho estava com a fonte estragada.

Cheguei hoje SABADÃO pra trabalhar, e me deparo com a seguinte situação.

Meu patrão com a maquina aberta sem muito saber o que fazer.

Bem vamos lá...

Ela comprou uma fonte nova para substituir a velha.

Mas quando ele foi ligar o terminal que alimenta a placa mãe, ele inverteu os pinos (Conectou no lugar dos pinos 24-23 e 12-11 ele conectou os machos 22-21 e 10-09 e lá na frente ele conectou 24-23 e 12-11 no lugar dos pinos 13-14 e 01-02 e no meio viro aquela bagunça:wacko:)

Agora quando ligo o cabo de alimentação, os dois coolers rodam mas o pc não liga e os coolers continuam rodando.

Para desligar só desconectando o cabo q alimenta a fonte.

Examinei a placa e não tem nenhum sinal de queimado. Sera que éra pra ter torrado algo?!? Ou torrou e não da pra ver?!?!

A placa mãe é uma Asus M2v, processador AMD Sempron 2800+@1600Mhz e a fonte nova é uma Starplus 250W real 1Giga de Ram e 80G hd Samsung.

alguém tem alguma ideia.

Ahh e a placa mãe não da o bip:o

:bandeira:

Obrigado!!!

Acabei de retirar o cooler do processador pra ver c o mesmo esta esquentando, e esta.

Então o processo não deve ter queimado (será).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm, nesse caso, acredito que seja a placa mãe mesmo, lembre-se que os transisores são sensiveis e podem queimar ate mesmo com a eletrecidade estatica do seu proprio corpo. voce deve tentar usar outra placa mãe no PC, ai pode ligar ele so com o essencial mesmo, processador, memorias, HD e placa de video.

Se não funcionar pode ter sido o video, processador não foi, por que como voce disse, o cooler do processador roda, pode ser memorias RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigão, pois bem, informe seu patrão que ele pode ter perdido a placa-mãe e a fonte :o

1º: não há como colocar a tomada da fonte invertida (se ele fez não sei como foi essa proeza !),é provável ele ter encaixado do 5-24 pino, pulando o 1-4 pino.

2º: avise-o para não comprar essas fontezinhas Safadas de 50 reais, a não ser que seja para PCs Supersimples como esse sempron aí.

agora lhe digo o que pode ser o problema:

como você pode ver,essa placa-mãe é de 24 pinos,e a fonte 20 pinos. esses 4 pinos a mais são de energia, e a falta deles pode causar instabilidade e travamento no PC

(é como um carro com um dos bicos de injeção entupido,não entra gasolina suficiente.)

ele pode comprar um adaptador de 20 para 24 pinos da Leadershit, ou uma fonte de 24 pinos (o que acho mais recomendável, porém é $$$ a mais.)

TESTE A PLACA COM OUTRA FONTE DE 24 PINOS para ter certeza.

abração !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o processador foi dessa pra melhor mesmo, testei ele em outro pc e nada...

E a placa mãe também foi fazer companhia para o processador, testei ela com um processador bom e nada também...

Mas a fonte esta boa e a RAM também estão legais, os outro hardware estão bem também...

É nesse caso perdemos a placa mãe e o processador...

Obrigado pela força ai...

Fica ai um recado pra quem cair nesse tópico, quando etiverem fazendo uma pesquisa...

Se esta forçando esta errado cada componente na placa tem o seu encaixe certinho é só observar...

Obrigado e bom trabalho a todos...

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, o que achei estranho foi o cooler do processador rodar com ele queimado, pois é o processador que controla o cooler '-'(geralmente), lembre-se, nunca tente faze "adaptações" em cabos que não encaixam por sua conta, se eles não encaixam é por que não é para encaixar mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente é estranho. Mas eu testei o processador em outra maquina e não ligou, mas o cooler ficou rodando...igualzinho o problema da outra maquina...

Então o processador não esta legal, não é??

Ou sera que fiz o teste errado???

Coloquei o processador no soqueti certinho, pino um com pino um tudo certo...

E liguei a maquina, fiz algo errado, ou não fiz algo que deveria ter feito???

Salomão vou verificar o link...

Obrigado pela dica...

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa ! tem um detalhe q não prestei atenção...

as vezes quando agente troca alguma peça no pc ele fica dando zica...

faz o seguinte no pc q tu vai testar:

primeiro: tire a "bateria de tempo-real" (é uma pilha tipo de relógio)

segundo: procure um jumper de 3 pinos que tem perto dele (geralmente tem escrito CLEAN_CMOS,CCMOS ou algo assim. apóes ter encontrado,tire do 1~2 pino e bote no 2~3 pino.

terceiro: remova o módulo da memória e placa de vídeo (se tiver instalada) e passe borracha (quanto mais áspera melhor,de preferência aquelas vermelhas-azuis) nos contatos de cobre. limpe a sujeira.

quarto: bote o jumper de volta no lugar (1~2 pino) e instale o resto (memória,bateria,placa de vídeo,processador.)

agora experimente ligar após isso... aqui na minha casa tem vez q só uma falta de luz basta para quando eu ligar o PC ficar sem dar sinal no monitor... aí só faço essa rotina aí e volta tudinho (é,coisa de chipset VIA mesmo, bem vindo ao clube...)

assim que puder posta aí o resultado pra ver se deu certo,abração !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Salomão o processador morreu mesmo.:santo:

Fiz o teste que você descreveu acima, mas não deu certo.

Fiz todos os procedimentos mas na hora de ligar o pc, ele não dava sinal nenhum, não dava o bip da placa mãe e nenhum sinal no monitor, porém os coolers estavão rodando.

Ele não responde a nenhum comando, o reset do gabinete não funciona, nada nada, pra desligar só na força bruta desligando da tomada.

É não tem jeito mesmo o meu patrão va ter que desembolsar uma graniha ai (placa mãe e processador):D

Muito obrigado a todos que me ajudarão...

Bom trabalho a todos...

:badeira:

pode encerrar o tópico.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caramba, que pena. bom, antes que vinha o adm fechar o tópico,vamos ver uma solução custox benefício aqui :D já que é um pc para lan-house,onde praticamente se faz de tudo um pouco (tinha recomendado o atom porque pensei q era escritório :P)

primeira opção:

placa mãe XFX 775 com Geforce 9300 no vídeo on-board (bom de mais até pra rodar GTA samp e CSS)

Intel Pentium Dual Core 2,6 ghz/2mb cache e FSB 800 (não é TOP,mas a R$ 165,00 está de bom preço)

2ª opção: Kit Ecs A780gm-a + Amd Dualcore 7750 + 2gb Kingston + Nf !!! já vai com 2 gb de memória, a antiga você instala em outra máquina. esse AMD é Pau a Pau com o Pentium E5300, porém o AMD é mais rápido e poderá usá-lo futuramente quando migrar para DDR3, pois ele é AM3.

o que estou gostando de ver nos produtos da AMD é que estão fazendo bons processadores a preços extremamente competitivos. (e olhe que sou fã da intel,mas o bolso não deixa :D ) um exemplo é o Phenon x4 955 Black Edition, que custa meados de 500~800 reais é quase a mesma coisa (perdendo pouco) que um Core i7 965 que custa mais de 1500 reais,lembrando que os 2 possuem mult. destravado. esses 2 eu chutei porque achei o mais viavel,mas resta saber quanto $$$ tem disponível. abraçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu dei uma olhado na placa mãe XFX 775 com Geforce 9300 e ta legal pois faz mais o perfil da lan, alem de estar com um preço ótimo.

Vou mostrar pro meu patrão quando ele chegar.

Sobre os processadores eu estou adorando essa concorrência, pois a tendência é termos processadores melhores menores e com preços cada vez mais acessíveis.

Lógico que a tecnologia da INTEL não tem igual mas a AMD da dando show tambem, particularmente eu sou fã da AMD.

No meu pc particular tenho um athlon xp 2400 veinhu :D mas é bem legal.

Mas discussões a parte que isso tem muita lenha pra queimar...

Muito obrigado pelo suporte e atenção.

Bom trabalho.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!