Ir ao conteúdo

Dúvidas over E8400 + ASUS P5Q

Marcelo970

Posts recomendados

Postado

É só uma pequena dúvida, nada a ver com o over em si.

Tem como travar as memórias e fazer o overclock só na CPU?

Até agora não consegui nada. Eu quero fazer isto porque minha memórias esquentam a ponto de dar tela azul quando deixo elas a 1080MHz (elas são de 1066MHz).

• Membro VIP
Postado

Opa,

Não tem como amigo... Subiu o FSB, sobe a frequência da memória.

O que pode ser feito é deixar a frequência da memória mais baixa que o padrão para compensar o aumento com o over.

PS: De 1066MHz para 1080MHz não faz diferença alguma em relação à temperatura... Se estiver esquentando muito em 1080, vai esquentar da mesma forma em 1066.

Isso é problema com os módulos ou com a alimentação para eles. O dissipador do processador, por ficar próximo do módulo, também pode ajudar a aquecer.

Boa sorte.

Postado

Pois é Ribeirocross, eu diria o mesmo, mas por algum motivo que não sei explicar, as memórias em 1080MHz no Burnout Paradise e no Garry's Mod (jogos que exigem bastante da CPU) atingem uma temperatura crítica e resetam o PC (a famosa tela azul), mas em 1066MHz esquentam, porém não a ponto de resetar o PC.

Sabe me dizer se 900MHz faz muita diferença de performance geral?

• Membro VIP
Postado
Pois é Ribeirocross, eu diria o mesmo, mas por algum motivo que não sei explicar, as memórias em 1080MHz no Burnout Paradise e no Garry's Mod (jogos que exigem bastante da CPU) atingem uma temperatura crítica e resetam o PC (a famosa tela azul), mas em 1066MHz esquentam, porém não a ponto de resetar o PC.

Sabe me dizer se 900MHz faz muita diferença de performance geral?

Opa,

Pois é amigo, para mim é uma situação nova essa que você acabou de relatar, mas é muito fácil de resolver.

A proporção de frequência para a memória, mesmo em over, é menor que a do processador devido o multiplicador da memória ser menor, sendo assim, abaixe um pouco a frequência do FSB do processador até que a memória estacione em 1066MHz que está resolvido.

Tenho certeza que essa, menor frequência, no clock do processador, não vai fazer diferença significativa nos seus programas ou jogos.

Em relação à frequência da memória de 900MHz para 1066 ou 1080MHz não faz muita diferença, mas não custa você mesmo testar para tirar a dúvida.

Tem alguns testes (tosco por sinal) que eu fiz para mostrar esse tipo de diferença. Está na seção de memória (AQUI pág.56>), mas não fiz teste em jogos.

Boa sorte.

Postado

Valeu Ribeiro, pelo jeito vou ter que me contentar com as memórias a 1066MHz para baixo =P, mas fazer o que. Pelo menos não afeta a performance do PC, se não...

Somente por curiosidade: eu botei o dedo nos módulos para "verificar" a que temperatura estavam e quase queimei minha mão. Levando em consideração que o corpo humano sente dor em temperaturas abaixo de 0 grau e acima de 50~60 graus Celcius, eu poderia dizer que as memórias estavam em estado crítico (60~70 graus), já que senti dor.

A dúvida Esclarecida :)

Abraços

• Membro VIP
Postado

OK amigo.

Só para informar: Corsair Dominator, temperatura TjMax 85ºC.

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!