Ir ao conteúdo

Matriz de leds

hend

Posts recomendados

Postado

olá..

qero fazer uma matriz de leds, 8x8, vejam se com meu raciocínio funciona..

vou usar o 8051..

então, ligo o positivo de cada led em um bit de uma determinada porta..

ligo todos os positivos de cada linha da matriz, nessa mesma porta..

curto circuito os negativos de uma linha, e ligo eles em um bit de uma outra porta..

sendo assim, para acender um led, devo zerar o bit na porta em qe os negativos estão ligados, e setar o bit do led qe qero acender..

funciona? pretendo usar um 74ls244 entre o 8051 e os leds, e mais um resistor de 220!

ou tem algum outro jeito melhor de fazer isso?

Postado
olá..

qero fazer uma matriz de leds, 8x8, vejam se com meu raciocínio funciona..

Ou seja, 64 LEDs?

então, ligo o positivo de cada led em um bit de uma determinada porta..

Os positivos de todos os LEDs em uma só porta?

ligo todos os positivos de cada linha da matriz, nessa mesma porta..

Já não havia ligado os positivos de cada LED nesta porta?

Tá muito confuso isto.:o

Postado

é, ficou meio confuso explicando!

daqi a pouco eu desenho o qe estou dizendo e posto aí, ae fica mais fácil, hehe, foi mal!

Postado

veja quanto o 8051 suporta de corrente antes de ligar os leds no pino, pois caso exeda a quantidade você pode queimar o pino do microcontrolador.

Postado

Uma matriz de LEDs seria assim:

LedMatrix.jpg

veja quanto o 8051 suporta de corrente antes de ligar os leds no pino, pois caso exeda a quantidade você pode queimar o pino do microcontrolador.

Teria que ser utilizado um buffer.

Postado

isso! exatamente o qe eu tinha falado! ou tentado dizer, hehe..!

quanto ao buffer, vou usar o 74ls244.. qe tem 8 I/O

então eu preciso só de um, né?

no seu circuito ele ficaria lá em cima, nas entradas dele vai o uC

e as saídas vão em SegDP, SegA, SegB..

certo?

nas Dig0, Dig1.. não preciso do buffer, certo?

Postado

e ql a corrente de um led? 10mA?

então, não dá pra eu acender 8 leds, como eu to qerendo?

sim, os resistores, como eu disse, usaria de 220.. tá correto, né?

Postado

A técnica da multiplexação que normalmente se utiliza numa matriz dessas possibilita um menor consumo de corrente, pois as colunas são acesas uma de cada vez...

Na porta do microcontrolador você vai ligar os catodos dos LEDs (o que está marcado como Dig0 .... Dig7).

Observe que, como as colunas são multiplexadas, o microcontrolador só vai precisar acender um único LED em cada porta (para acender, a porta deve estar em nível lógico zero).

então eu preciso só de um, né?

no seu circuito ele ficaria lá em cima

Isso.

O buffer visa suprir a corrente para as colunas. Observe que o buffer deve ser capaz de suportar a corrente de 8 LEDs ao mesmo tempo (corresponde a coluna toda acesa).

nas entradas dele vai o uC

e as saídas vão em SegDP, SegA, SegB..

certo?

Isso.

No caso, o microcontrolador seleciona qual coluna deseja acender (utilizando, por exemplo, uma porta) e depois lança os dados em outra porta (a que vai estar ligada direto nas linhas - Dig0 a Dig7).

O que você pode fazer é tratar a matriz como se ela fosse um dispositivo de memória. Você trata cada coluna como um endereço, por exemplo, e cada linha seria o dado a ser escrito naquele endereço.

A vantagem disso é que você pode, inclusive, multiplexar esta parte também (com apenas três bits você pode endereçar toda a tua matriz) utilizando um CI semelhante ao 74LS138...

Postado

sim, pensei em multiplexar a coluna, mas como usar a porta inteira não vai me fazer falta, resolvi economizar um ci!

mas a porta do 8051 aguenta a corrente de 8 leds? pra eu acender a coluna inteira?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!