Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monte um Gravador para AVR via USB.


xyko-2020

Posts recomendados

  • Membro VIP

Fiz este gravador, e uso há pelo menos 6 meses e nunca apresentou problema. Todos os detalhes estarão aqui: http://www.projekit.com/AVR/usb_avrisp01.html

Eu cedia ele para meus clientes quando estes compram algum projeto, mas não vejo porque não publicar, já que o software usado é de domínio público.

Neste final de semana prolongado eu termino a publicação.

Se quiserem comentar, tudo bem, mas peço que antes de fazer perguntas aqui, esperem o final para ver se não terá a resposta no site. Terá esquema e desenho da placa, bem como link para baixar o manual de instalação do drive USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse gravador funciona perfeitamente pela USB.

O que eu utilizo, comprei no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-108030353-gravador-microcontrolador-avr-isp-atmel-atmega-attiny-_JM

Os AVRs que eu uso, não tive problemas para gravá-los pelo dispositivo.

E é simples de usar.

Belo trabalho, soschip!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Maurício... eu também comprei ele, só que a placa que veio não é a anunciada. Recebi uma placa de fenolite, quando o anúncio mostra uma placa bem acabada.

Mas funcionava perfeitamente com todos os AVRs... até eu desmontar pra conferir se o esquema era mesmo do USBASP... assim criei coragem de montar minha própria versão... já que estava comprovado o funcionamento.

esq_USB-AVRISP.gif

Lista de Material:

listacomp.gif

Atenção: Esta placa ( USBasp ) grava somente a família AVR de 8 bits da Atmel.

Linha ATmega:

ATmega8, ATmega16, ATmega32, ATmega48, ATmega64, ATmega88,

ATmega103, ATmega128, ATmega161, ATmega162, ATmega163,

ATmega164, Tmega165, ATmega168, ATmega169, ATmega323,

ATmega324, ATmega325, Tmega329, ATmega406, ATmega640,

ATmega644, ATmega645, ATmega649, ATmega1280, ATmega1281,

ATmega2560, ATmega2561, ATmega3250, ATmega3290, ATmega6450,

ATmega6490, ATmega8515, ATmega8535

Linha ATtiny:

ATtiny11, ATtiny12, ATtiny13,

ATtiny15, ATtiny22, ATtiny24, ATtiny25, ATtiny26, ATtiny28, ATtiny44,

ATtiny45, ATtiny84, ATtiny85, ATtiny261, ATtiny461, ATtiny861, ATtiny2313

Outros AVRs:

AT86RF401, AT90CAN32, AT90CAN64, AT90CAN128, AT90PWM2,

AT90PWM3, AT90S1200, AT90S2313, AT90S2323, AT90S2343,

AT90S4414, AT90S4433, AT90S4434, AT90S8515, AT90S8535

Os sublinhados são os que já gravei. Os demais, devem ser gravados também, pois o método de gravação é o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também comprei exatamente esse, e veio com uma placa de fenolite comum, bem simples, sem verniz, e eu mesmo dei uma "ajeitada" nela.

Também fiquei maluco com os Jumpers, e o vendedor me respondeu e mandou uns arquivos de documentação ( ???? ) e os programas de gravação.

Mas infelizmente não funcionou de jeito nenhum no Windows 7, tive de instalar um Windows XP numa partição para usar ele.

No XP funcionou perfeitamente com o ATMEGA8 e ATMEGA16.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gravador que eu indiquei, é o mesmo que o soschip está abrindo o projeto.

Só citei o gravador comercial, pra quem não quiser, ou não puder montar o gravador que ele está apresentando, e com a vantagem de ser um dispositivo testado, apesar das ressalvas.

Não foi pra fazer "concorrência" com o soschip, já que se ele tivesse falado que era um produto comercial, nem teria citado o montado.

É só uma opção.

O gravador do link (e o do soschip) funciona perfeitamente, e não é tão caro, pode ser adquirido sem sustos, pra linha AVR.

Pro 8051 em USB eu não conheço. Serial e paralela tem vários.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colegas do Fórum CDH!, este tópico é um tutorial de montagem de seu próprio gravador de AVR via USB, dúvidas não relacionadas com a montagem da placa, circuito proposto, e funcionamento, serão deletadas!...

Obrigado pela compreensão e colaboração!.

Bcpetronzio - Equipe de Moderação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Sim... comprei um Arduino Duemilanove (2009) para fazer os testes das rotinas ao invés de ficar montando plaquinhas.

ArduinoDuemilanove.jpg

Só troquei o original ATmega328 por ATmega 168. Mas pode-se usar mega8, 48, 88. Comprei também porque este arduino já tem o FT232 e conector USB... e pretendo fazer umas experiências com isto mais tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
  • Membro VIP
3 horas atrás, aphawk disse:

... segue um link que ainda é válido, mas é usando uma saída serial de verdade ...

 

Comentários interessantes na seção "ATtiny with USB Boot Loader: Tips & Tricks for DIYers" [final] de Learn To Use ATtiny85 USB Mini Development Board.

 

ATtiny-with-USB-Boot-Loader.jpg

 

Eu estou debutando com um simples Digispark ATtiny85 USB, que por sinal terá aplicação direta e não vai ficar "sobrando". Então tudo relacionado a essa plaquinha está me atraindo demais!

 

(estou ciente de que o artigo acima trata da versão PRO do Digispark)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!