Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
mentor

Problemas graves com soquetes LGA 1156 da Foxconn (especulação)

Recommended Posts

Primeiramente, desculpem se esse assunto já houver sido debatido ou se o local não for apropriado. Procurei antes de postar, e não achei. Este é um importante assunto do momento, e o CdH não poderia ficar alheio ao mesmo. Mas se o tópico já existir, agradeço o bloqueio deste a postagem do link do outro.

O problema que exponho a seguir não tem embasamento em comunicados oficiais feitos por empresas fabricantes de hardware, pelo menos não que eu saiba. Esta mensagem, portanto, é especulativa e não-oficial. Mas onde há fumaça, há fogo. E nesse caso, meus amigos, há muita fumaça... Pelo que podemos ver em diversas fontes, o problema parece ser bem real.

O que acontece é que parece ter havido um problema grave com soquetes LGA 1156 fabricados pela Foxconn. Alguns usuários de placas-mãe com esses soquetes, ao overclocarem pesadamente a CPU, derreteram alguns pinos do LGA responsáveis por fornecer alimentação. Você pode então pensar: "Ah, mas isso só acontece com quem faz overclock pesado. É normal." Mas não é normal não. Há um defeito no soquete que faz com que alguns pinos não toquem a CPU, e a alimentação fica deficiente, sobrecarregando os pinos que fazem contato. Portanto, é lógico supor que o problema existe mesmo nos computadores de quem não faz overclock, apenas demorando mais para se manifestar.

Lembrando que isso somente acontece com alguns soquetes 1156 fabricados pela Foxconn. Pelo que pude ler nos links que passarei a seguir, esses soquetes são oriundos de um lote defeituoso. Muitos compraram placas com esses soquetes. E não duvido que elas ainda continuem sendo vendidas, principalmente no Brasil...

Pelo que li nos outros fóruns, a ASUS usa soquetes Foxconn em todas as suas placas. As demais marcas (Lotes, Tyco Amp) não sofreriam desse mal. A Gigabyte, a EVGA e a DFI não usam ou, por causa do defeito, não usarão mais soquetes 1156 da Foxconn. A DFI, inclusive, teria conseguido reproduzir em laboratório a queima de um soquete Foxconn.

E você que comprou uma placa com soquete Foxconn, como faz para saber se sua placa é afetada? Infelizmente, o único jeito é retirar o processador e verificar se todos os pinos fazem contato com o processador. Para isso, é preciso ver se há marcas de pinos em todos os pads do processador. No artigo da Anandtech (link a seguir), há fotos ilustrando perfeitamente o que quero dizer. Atenção!! Faça o procedimento apenas se tiver habilidade para isso. De forma alguma me responsabilizo por incidentes de qualquer natureza.

Artigo na Anandtech:

http://www.anandtech.com/mb/showdoc.aspx?i=3661 (em inglês)

Foxconn nega soquetes defeituosos:

http://www.clunk.org.uk/news-stories/foxconn-deny-faulty-lga-1156-sockets.html# (em inglês)

Alguns links de outros fóruns:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=486565 (em português)

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=234723 (em inglês)

http://forums.hardwarezone.com.sg/showthread.php?t=2540820 (em inglês)

http://forums.whirlpool.net.au/forum-replies-archive.cfm/1302811.html (em inglês)

Contato deficiente entre soquete e CPU é um defeito grave, e seria interessante usarmos este tópico para debatermos sobre o problema e evitarmos que mais pessoas sejam vítimas dessas placas defeituosas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante e surpreendente, tendo em vista a Foxconn ser a maior fornecedora de componentes, principalmente soquetes, para a maioria dos fabricantes de placas mãe. isso está me cheirando estranho. Até porque muitos sites , principalmente estrangeiros lançam muitas matérias especulativas e tendenciosas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×