Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de placa mãe e processador até R$ 800


Posts recomendados

Tenho um Core 2 Duo E6750 e, já que terei de trocar minha placa mãe, estava pensando se valeria a pena comprar uma placa pra ele ou comprar outra para i5 ou Phenom II x4 e dar o upgrade no processador também.

Estou fazendo essa pergunta pois esses dois processadores estão com um preço muito melhor que um q9550 ou um core extreme.

No entanto, poder gastar menos em termos absolutos (não estou falando em custo benefício) é algo a ser considerado.

Queria que a nova configuração (mantendo ou não o processador atual) durasse mais uns 2 anos pelo menos.

A placa nova teria que fazer RAID 0 e tiver mais de dois slots PCI-express.

Uso pra jogar, ver filmes, música, internet e escrever. Mas jogo alguns jogos que exigem bastante do processador, como Dwarf Fortress e Hearts of Iron 3 e brinco às vezes com edição de músicas e finjo que sou DJ.

Está valendo a pena fazer esse upgrade de placa e manter o processador? Porque se for para comprar a placa pra futuramente ter de trocar o E6750 por um q9550 ou um extreme da vida, acredito ser mais vantagem comprar o i5 ou Phenom II e trocar tudo logo.

Minha configuração é:

Fonte Thermaltake 430W

Placa mãe DG31PR

Processador Core 2 Duo E6750

Placa de Vídeo HD 4770

Placa de Som Asus Xonar DX

Um abraço.

Rodrigo Dotto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dotto,

Você pode manter sua placa-mãe e pegar um Q8200 ou Q9400 por exemplo, que não são processadores caros.

Seria MUITO interessante o amigo trocar sua fonte, pois esta não tem muota potência na linha 12V e as configurações novas puxam bastante energia desta linha.

Fora isso, esta fonte não se saiu muito bem no teste feito aqui pelo site.. :unsure:

Ainda sobra uma graninha, que você pode usar para comprar mais memória, cerveja ou outra coisa que lhe interessar. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xita,

o da cerveja já ta separado... isso não pode faltar!

O lance da placa é que vou ter de trocá-la porque ela compete espaço com a placa de som.

A situação é a seguinte:

- A HD 4770, apesar de ter apenas uma conexão pci-express x16, ocupa dois slots de expansão.

- No caso da minha placa mãe, ela avança pra o slot do pci-express x1.

- Minha placa de som ocupa o slot pci-express x1.

- Não tem como, tenho que comprar outra placa mãe pra poder usar a de som e a de vídeo juntas. Já comprei a 4770 sabendo disso.

Já que tenho que trocar de placa mãe, fica a dúvida do primeiro post.

Agora, quanto a fonte, tava achando que o pc tinha ficado meio estranho após o upgrade da placa de vídeo, meio truncado, travado e imaginava ser a fonte. Mas to testando o Windows 7 agora e o PC ta voando. Mesmo assim você me aconselha a trocar a fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas.

Tinha me esquecido de mencionar, por isso editei o primeiro post, a placa mãe nova teria que ter mais que dois slots pci-express e fazer raid 0.

Acabei de ler o teste da minha fonte feito pelo Clube do Hardware. Pelo que dizem, parece ser furada, na verdade só dando no máximo 350W e desperdiçando bastante energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta aí http://www.terabyteshop.com.br/775-intel/placa-mãe-gigabyte-ga-ep43-ds3l-775-pin.ptml, tem 4 slots PCI-EX x1. Sobre a fonte indico uma C3 Tech DSA-5060V, R$127 na Balão da informatica, ela consegue entregar até 480W, mas 400W com eficiencia colada em 80%. Caso encontre a OCZ Stealth Xstream 400W, escoha ela, é uma baita fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa gigabyte tem um esquema de poupar energia que parece uma boa, mas só achei mais cara aqui no rio. Pesquisando vi uma Asus P5QL SE por R$ 215. O bom é que além de mais barata, compro aqui no rio, sem pagar frete. As especificações dela são as desse link:

http://br.asus.com/product.aspx?P_ID=Sa4tSsNbg7dJwvhd&content=specifications

Tava achando que seria uma boa, mas não sei se alguém conhece.

O meu processador ainda segura a onda uns 2 anos?

Das fontes encontrei o seguinte:

Extream FEX-45T12 450W por R$ 150,00

Ocz OCZ500SXS 500W por R$ R$ 214,60

SevenTeam ST-450BKV 450W por R$ 169,00

Goldship 2206 600W por R$ R$ 138,99

Mas se uma C3 Tech DSA-5060V de 600W que chega a 480W custa menos de R$ 130,00, não vale mais a pena ela mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez eu venda meu processador atual e assim faria o upgrade completo (placa mais processador). Fico, então, com a seguinte dúvida:

1) Placa Intel DP55WB ---------------------- R$ 320,00

Core i5 750 Box -------------------------- R$ 449,77

Tolal: R$ 769,77

2) Placa Asus M4N78 SE --------------------- R$ 218,00

Phenom II X4 955 Black Edition Box -------- R$ 406,00

Total: R$ 624,00

3) Placa ECS Elitegroup A785GM-M (V1.0) ---- R$ 300,00

Phenom II X4 955 Black Edition Box -------- R$ 406,00

Total: R$ 706,00

O Socket AM3, ao contrário do AM2+, suporta memória ddr3, certo?

As configurações 1 (intel) e 3 (socket AM3) suportam ddr3. A 2 (socket AM2+) suporta ddr2.

Me corrijam se estiver errado, mas pelo que li pela internet, o i5 seria melhor que o phenom, portanto acredito que a configuração 1 esteja mais em conta que a 3 (diferença de R$ 60,00).

A) No entanto, se optar pela configuração 2, gastarei quase R$ 150,00 a menos que na configuração 1. O processador da Intel justifica se gastar esse valor?

B) Levando em conta que um pente corsair ddr2 de 2 gb está pelo mesmo preço de um corsair ddr3, o uso de memória ddr3 também justifica se gastar R$ 82,00 a mais (diferença entra a configuração 2 e 3)?

A+B) Enfim, pra facilitar a vida de todos, qual vale mais a pena, 1, 2 ou 3?

No aguardo...

Dotto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Talvez eu venda meu processador atual e assim faria o upgrade completo (placa mais processador). Fico, então, com a seguinte dúvida:

1) Placa Intel DP55WB ---------------------- R$ 320,00

Core i5 750 Box -------------------------- R$ 449,77

Tolal: R$ 769,77

2) Placa Asus M4N78 SE --------------------- R$ 218,00

Phenom II X4 955 Black Edition Box -------- R$ 406,00

Total: R$ 624,00

3) Placa ECS Elitegroup A785GM-M (V1.0) ---- R$ 300,00

Phenom II X4 955 Black Edition Box -------- R$ 406,00

Total: R$ 706,00

O Socket AM3, ao contrário do AM2+, suporta memória ddr3, certo?

As configurações 1 (intel) e 3 (socket AM3) suportam ddr3. A 2 (socket AM2+) suporta ddr2.

Me corrijam se estiver errado, mas pelo que li pela internet, o i5 seria melhor que o phenom, portanto acredito que a configuração 1 esteja mais em conta que a 3 (diferença de R$ 60,00).

Levando em conta que um pente corsair ddr2 de 2 gb está pelo mesmo preço de um corsair ddr3, o uso de memória ddr3 justifica se gastar quase R$ 150,00 a mais (diferença entra a cinfiguração 1 e 2)?

No aguardo...

Dotto.

O AM3 suporta DDR2 e DDR3, depende do fabricante da placa-mãe.

Na grande maioria, são DDR3.

Em jogos, a diferença entre o i5 e o Phenom é irrisória, assim como a diferença de desempenho da DDR2 para a DDR3.

Se você não pensa em upgrade parcial daqui um tempo, pode ir na DDR2, mas se no futuro quiser colocar mais memória ou até trocar o processador, a configuração AM3/i5 serão melhores escolhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!