Ir ao conteúdo

Teste com Cooler Master Hyper TX3 - Tópico Oficial

Shura

Posts recomendados

Postado

Na verdade, no momento meu segundo fan é um da própria CM, idêntico ao primeiro que já vem com o Hyper TX-3. Mas realmente, como o Daniel citou, antes eu usava um F2 da Zalman.

Postado
Para instalar esse zalman não iria precisar daquela presilha semelhante a que vem no cooler original?

Sim, mas, o normal é vir duas presilhas, o meu veio duas, acredito que vem com todos os TX3.

Postado
Sim, mas, o normal é vir duas presilhas, o meu veio duas, acredito que vem com todos os TX3.

Exato! Acompanha o TX-3 o suporte para um fan auxiliar. No caso do meu, é um grampo metálico...já os novos, se não me engano vem com suporte plástico...

Postado

Pessoal, queria melhorar a refrigeração do meu Hyper TX3. Se eu colocar um cooler de 12cm, fazendo uma gambiarra monstra, eu teria bons resultados? O meu so tem o cooler que veio nele.

Abraços

Postado
Exato! Acompanha o TX-3 o suporte para um fan auxiliar. No caso do meu, é um grampo metálico...já os novos, se não me engano vem com suporte plástico...

Shura, apenas para minha informação, qual a forma correta de se instalar o segundo FAN no TX-3?

Os dois devem ficar no mesmo sentido, (no caso, soprando para a saída de trás do gabinete) ou em sentidos opostos?

Mas, por enquanto estou satisfeito com o meu com "apenas" um FAN :D

Postado

Sim, as duas com o ar no mesmo sentido (uma "puxando" o ar para dentro do dissipador e outra "chupando" o ar para fora do dissipador) . Ou, uma ventilando o dissipador (a mais direita vendo o gabinete aberto lateralmente) e a outra na função de exaustor (a mais próxima da abertura de saída do ar do gabinete).

Aqui uso dessa maneira. Nessa máquina o processador é Phenom II X4 e a mobo Asus M4A785-M. Com o cooler-box do Phenom, no modo Idle (Office e internet) a temperatura da CPU girava em torno de 45ºC. Com o TX3 com uma só ventoinha a temperratura girava em torno dos 40ºC. Com duas ventoinhas diminuiu pouca coisa (a diferença é que a temp. fica em 40ºC por mais tempo). Mas vale falar que a refrigerção do meu gabinete deixa muito a desejar. A circulação do ar é um pouco melhor que uma estufa. As saídas são muito pequenas!

Colocando duas ventoinhas traseiras de 80mm e 28CFM (modo exaustor) a temperatura da CPU ficava por volta de 38ºC. É a mesma temperatura que obtenho deixando o gabinete aberto.

Mas uma temp. que não consegui alterar, a Mobo (aberta ou 4 fans) a temp. gira em volta dos 50ºC. Usei a assistência da Asus e informaram que essa era a temperatura normal dessa Mobo.

As três ventoinhas são Arctic Cooling e o barulho produzido é mínimo. O barulho da original da Cooler Master incomoda depois que ela passa das 1700 RPM. Como isso acontecia várias vezes, hoje utilizo ela ligada em 7V (1633 RPM).

O som que ouço são do fluxo de ar e da fonte (Corsair VX 450W)

Altura do TX3: 14,5 cm da placa até o topo (talvez 1 ou 2 mm a menos)

Postado

Pois é galera, meu cooler chegou hoje de manhã, fui testar e veio a surpresa.

Não diminuiu sequer 1º, acho muito estranho isso com o cooler box o core 1 e o 2 ficava sempre em 37º com o TX3 fica a mesma coisa, em full nunca passa de 63º com o box e o tx3.

Será que tem alguma coisa errada com o novo cooler? pasta termica?

Passei a da cooler master que veio daqui a pouco vou passar artic silver5.

Meu processador é um Intel Core 2 Duo e7500

Postado

Alguma coisa está errada. Também usei a pasta térmica da CM e com o TX3 passou de 45ºC para 40ºC. A ventoinha está soprando para dentro do TX3 e depois o ar se direciona para o fundo do gabinete? Aqui o meu problema é que o gabinete que uso a ventilação é péssima. O ar quente saia do TX3 e 50% ficava circulando dentro do computador. A solução foi colocar 2 ventoinhas (Arctic Cooling com barulho desprezível mas só 28 CFM) na parte traseira como exaustor.

Faz um teste. Usa com a lateral aberta (aqui é quando consigo as temperaturas mínimas, 36ºC em Idle e nos primeiros dez minutos) e veja se a temp. continua a mesma. Se tiver muita diferença o seu gabinete é tipo estufa e aconselho ventoinhas para exaurir o ar quente.

Postado

Seguinte, prendi melhor o tx3 e obtive melhoras incríveis :]

Porém não em Iddle e sim em Full Load, em iddle eu descobri que é qse impossível meu proc ficar menos de 36º mas antes em full os cores ficavam acima de 63 graus em menos de 1 minuto rodando o teste de estabilidade do everest, foi só tirar um pouco de pasta térmica e prender melhor o cooler que a temp ficou excelente agora já faz mais de 30 minutos que o teste esta rodando e os cores não passam dos 45º :P:D:D:D

Postado
Olá pessoal...

Não encontrei a resposta nem nos testes e nem no Forum para o ocorrido.

Recentemente adquiri um CM Hyper TX3 mas ele nao ocupou toda a área da chapa metálica do processador. Achei muito estranho pois nunca presenciei algo parecido com coolers para processadores. Meu processador é um AMDPhenom II x4 black edition 965 3.4.

É normal? :huh:

Também estou com essa duvida, mas segundo o que o amigo que respondeu é normal não ocupar 100%, isso confere ?

Outra duvida que tenho é a seguinte, eu tinha um cooler box, ai comprei o CM Hyper TX3, só que tive uma duvida na montagem, no manual aparecia que deveria ser colocado os 4 suportes, mas no teste aqui diz que para AMD não é necessario os 4 suportes, então prendi o clipe à moldura existente na placa-mãe sem os suportes, é assim mesmo?

Obrigado !

Postado
Também estou com essa duvida, mas segundo o que o amigo que respondeu é normal não ocupar 100%, isso confere ?

Outra duvida que tenho é a seguinte, eu tinha um cooler box, ai comprei o CM Hyper TX3, só que tive uma duvida na montagem, no manual aparecia que deveria ser colocado os 4 suportes, mas no teste aqui diz que para AMD não é necessario os 4 suportes, então prendi o clipe à moldura existente na placa-mãe sem os suportes, é assim mesmo?

Obrigado !

Os 4 suportes são para placas com processadores Intel.

• 3 semanas depois...
Postado
Seguinte, prendi melhor o tx3 e obtive melhoras incríveis :]

Porém não em Iddle e sim em Full Load, em iddle eu descobri que é qse impossível meu proc ficar menos de 36º mas antes em full os cores ficavam acima de 63 graus em menos de 1 minuto rodando o teste de estabilidade do everest, foi só tirar um pouco de pasta térmica e prender melhor o cooler que a temp ficou excelente agora já faz mais de 30 minutos que o teste esta rodando e os cores não passam dos 45º :P:D:D:D

Logicamente se a temp. ambiente estiver em 36°C a temp do core não poderá ser menor...

Uma outra coisa é de que se o seu core está a 36°C com os dois coolers está ótimo, meu e7400 em stock fica em 38-39°C e em full não passa dos 45° sendo que uso o cooler stock intel com base de cobre...

• 4 meses depois...
Postado

Olá pessoal, depois de algum tempo com a ventoinha original do TX3 decidi trocar ela por uma de 120mm, nao, você não está vendo errado! Instalei uma ventoinha de 120mm no lugar da original.

Modelo da ventoinha de 120mm: Evercool AL12025.

As temperaturas melhoraram significamente.

Utilização 0% da CPU TX3 ventoinha original: 25 Graus.

Utilização 0% da CPU TX3 com AL12025 17graus!.

Infelizmente perdi o documento que estava guardado os testes em 100% da CPU:(.

Postado
Olá pessoal, depois de algum tempo com a ventoinha original do TX3 decidi trocar ela por uma de 120mm, nao, você não está vendo errado! Instalei uma ventoinha de 120mm no lugar da original.

Modelo da ventoinha de 120mm: Evercool AL12025.

As temperaturas melhoraram significamente.

Utilização 0% da CPU TX3 ventoinha original: 25 Graus.

Utilização 0% da CPU TX3 com AL12025 17graus!.

Infelizmente perdi o documento que estava guardado os testes em 100% da CPU:(.

Interessante! Tem alguma foto para mostrar como ficou a sua adaptação?

Postado
Aqui está a foto.

foto0160g.jpg

Show! E ela ficou presa como? Desculpe, mas é que não consegui ver direito. É alguma presilha que já tem no FAN ou usou os grampos do próprio TX3?

Postado
Show! E ela ficou presa como? Desculpe, mas é que não consegui ver direito. É alguma presilha que já tem no FAN ou usou os grampos do próprio TX3?

Hehehe

Foi pura gambiarra, foi colado com cola quente :).

Postado
Segundo o site do fabricante:

Dimensão da Fan 92 x 92 x 25 mm

Velocidade da Fan 800 - 2800 R.P.M. (PWM)

Fluxo de Ar da Fan 15.7 - 54.8 CFM

O segundo é igual ao que já vem com o Hyper TX-3 na caixa.

7.jpg?1596967309

Onde você conseguiu esse fan? me parece idêntico ao que vem no TX3.

Postado
Na verdade, no momento meu segundo fan é um da própria CM, idêntico ao primeiro que já vem com o Hyper TX-3. Mas realmente, como o Daniel citou, antes eu usava um F2 da Zalman.

E como você faz para ligar as duas, a original é de 4 pinos e a ZM-F2 Plus é de 3 pinos.

Será que a ZM-F2 Plus de 3 pinos eu poderia usar numa conexão de 3 pinos da placa mãe?

E o que você acha de trocar a fan original e por duas ZM-F2 Plus ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!