Ir ao conteúdo

Pulso de clock... dúvida

james freire

Posts recomendados

Postado

Fala ai galera

Estou montado um circuito contador 4 bits, ok!!

tenho eu que usar ou montar um clock com 555 ou posso usar os 5 vots da alimentacao do ci como pulso.

Claro isso so pra testar, posterior mente vou montar um clock bacana.

Sera que da pra fazer assim, com o pino de entrada do clock hora positivo hora negativo???

valeu

Postado

Recomendo seriamentre que montes um clock com 555. Há alguns esquemas extremamente fáceis. Ele funcina até com 5V. Se mudar manualmente a entrada do VCC pro GND, mesmo que através de chaves, dá muito ruido e ele pula numeros na contagem. Falo por experiência em contadores.

Postado

o que ele disse é que dar pulsos com uma chave dá muito ruido!

vce pode fazer uma chave, e dar um pulso com ela, mas por causa do ruido vão entrar vários pulsos no sistema, aí o contador vai pular números!

Postado

Na verdade funciona so para teste, em situações que nao tem um 555 pra montar um clock, mas tem o problema do ruido, muito ruido.

ok maravilha. isso significa que o meu circuito nao esta funcionando, mesmo que falho ou pulando numeros!!!!! rs rs rs rs

valeu galera

Postado

Nem tente usar chaves para pulsos. Elas geram um pulso principal, mas esse pulso tem dentro dele varios picos e ruidos provenientes dos contatos mecânicos. Aconselho serioamente a usarem um 555 ou geradores de sinais. A segunda opção é bem rara, e hoje em dia um gerador de sinais custa para mais de 5.000R$. O 555 deve desembolsar algo entre 5R$ tudo completo.

• Membro VIP
Postado
Na verdade funciona so para teste, em situações que nao tem um 555 pra montar um clock, mas tem o problema do ruido, muito ruido.

ok maravilha. isso significa que o meu circuito nao esta funcionando, mesmo que falho ou pulando numeros!!!!! rs rs rs rs

valeu galera

Mas qual é o CI que recebe o clock ?

Da forma com que está fazendo, alternando entre o VCC e o GND com chave, vai haver um pequeno período em que a entrada vai ficar em alta impedância.

O melhor é deixar um resistor pull-up na entrada e apenas pulsar uma chave ao GND.

Caso a entrada do CI seja do tipo schmitt trigger, basta colocar um capacitor em paralelo com o resistor que resolve o problema de ''ruído'' (deboucing).

Postado

Bom, eu já fiz um cronômetro a pouco tempo. Ele utilizava um resistor pull down e um push botton ligado ao VCC. Tentei colocar capacitores em paralelo, mas dependendo do capacitor matava o sinal ou nao surtia efeito. Para o caso dele recomendo um 555 com um potenciometro de alto valor para poder diminuir o tempo do clock e ter as mudanças bem lentas com tempo para testes e verificações.

• Membro VIP
Postado

Edu. veja o detalhe:

Caso a entrada do CI seja do tipo schmitt trigger..
Mas se o autor não disser qual é o CI, fica difícil.

Já usei muitos circuitos com resistor e capacitor até mesmo com o 4017 e funcionaram muito bem. Só tem que saber dimensionar os componentes.

Obs:

Não confundir ruído com boucing.

Ruído são sinais (geralmente EMI) captados pela entrada e pode não vir da chave, mas por qualquer fio.

Bouncing é a tendência de quaisquer dois contatos de metal em um dispositivo eletrônico para gerar múltiplos sinais como o abrir ou fechar contatos.

Para solucionar, usa-se um circuito de Deboucing.

Postado

Exato soschip!!

Me desculpe pela falta de precisão na informação, mas meu professor comentou esse caso e eu não me recordava exatamente do nome.

Quanto ao problema do amigo continuo sugerindo que use um 555. XD

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!