Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock: Gigabyte GA-MA69VM-S2 / AMD Athlon 64 X2 4000+


lhccamargo

Posts recomendados

Ribeiro, peço desculpas. Postei as temperaturas erradas quando o sistema estava em carga. Abaixo, as temperaturas corretas:

Após 1 hora em stress test (maximum heating) pelo Prime95:

CPU 100%

CPU1 100%

CPU2 100%

MoBo 59ºC

CPU 47ºC

CPU 1 48ºC

CPU 2 62ºC

Aux 41ºC

GPU 43ºC

HDD1 26ºC

FAN 2482rpm

Núc 1,33V

+3.3V 3,38V

+5V 5,11V

+12V 12,22V

DIMM 1,89V

Peço desculpas!

Obs: Estou verificando meu caso de temperaturas no tópico de refrigeração também, vamos ver como as coisas ficam por lá. Me desculpe pela demora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ribeiro, eu fiz mais um teste com o over.

Setei as memos em 533MHz

Setei o HT para 800MHz

Mudei o clock de 200 para 240MHz.

Em iddle, as temps ficam normais (1 ou 2 graus maiores que sem over).

Notei uma certa lentidão no sistema... o avast levou maior tempo para carregar, o hwmonitor também, o firefox também... normal ou sinal de instabilidade?

Se eu subir de 245 MHz, o pc starta, mas trava ou tela azul... O que pode estar limitando a subida do over? Fonte, MoBo, Memo?

Mais uma vez, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Carozin, fique tranquilo. O pessoal do CDH sempre ajuda, talvez a quantidade de solicitações seja grande. O legal é que essa filosofia de atender à todos contagia e eu estou tentando dar meus "pitacos" onde posso também... esse fórum é demais!

Com relação ao OC, eu queria ver até onde eu chegaria na atual situação... não to podendo gastar muita grana atualmente, mas to vendo que é semrpe necessário hehehe. Eu precisaria ir na santa ifigênia ou encontrar uma boa loja online pra essas compras... você recomenda alguma? Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, quando eu chegar em casa estarei postando uma foto para você..

meu OC fica meio desequilibrado pois tenho 1 modulo de memória de 2GB DDR2@800 e 1 de 1GB DDR2@667, estou pra pegar outro de 2GB e por o de 1GB no PC do meu irmão.

Ai sim agente começa a fazer o que agente gosta... OC (6666666'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi Luiz, tuda na paz?

Olha os timings devem ser testados um por um para achar o limite seguro e estável de sua memória.

É mais ou menos assim: Se sua memória tem timings 5-5-5-15 você pode fazer teste em 5-4-5-14 e se continuar estável, 5-4-4-13.

Tem que ir mudando para valores menores e testar a estabilidade. Às vezes o TRAS (o ultimo valor, 15,14,13) deve permanecer no valor padrão (no exemplo acima 15) para conseguir apertar bem os timings.

Esse tipo de configuração é igual overclock, tem que ir testando aos poucos.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Oi Luiz, tuda na paz?

Olha os timings devem ser testados um por um para achar o limite seguro e estável de sua memória.

É mais ou menos assim: Se sua memória tem timings 5-5-5-15 você pode fazer teste em 5-4-5-14 e se continuar estável, 5-4-4-13.

Tem que ir mudando para valores menores e testar a estabilidade. Às vezes o TRAS (o ultimo valor, 15,14,13) deve permanecer no valor padrão (no exemplo acima 15) para conseguir apertar bem os timings.

Esse tipo de configuração é igual overclock, tem que ir testando aos poucos.

Boa sorte.

Ribeiro, como vai? Agradeço pelas novas infos.

Gostaria de saber o que mais preciso fazer para setar o over, antes de modificar os timmings das memos. Verifique se o que fiz está correto (lembrando que a MoBo nao permite alteração nas tensões do processador ou memos):

- Memos fixas em 533 MHz (nominal 667MHz);

- HT fixo em 800MHz;

- Clock Base em manual e alterado para 220MHz (original em 200MHz);

- Multiplicador em auto (original em 10.5x);

Tem mais alguma coisa pra mexer antes das memos?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parece td muito bom.. só achei 10% pouco. Ja tentou atualizar sua bios? as vezes "surgem" opções como Vcore regulável.

Dragum, agradeço pelo toque, mas estou com a ultima versão da Bios. Essa placa nao permite alteração de tensão não... tá até no site do fabricante.

O engraçado é que eu já cheguei a 240MHz, mas hoje não to conseguindo bater 235 com estabilidade!! E olhe que nem modifiquei os timmings das memos. Tá dando tela azul de graça aqui...

Será que tem algo não (ou mal) regulado?

Devo modificar o multiplicador ou outra coisa? Tem muita coisa em auto por aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a temperatura do dia as vezes influencia no over... no inverno consigo 100Mhz a mais com estabilidade aqui no rio... auahuahauha... fora isso, ta tudo ótimo:

Ht 800 (4x)

HTT = 220~240

mem 667@533

Mas as temps hj em SP tão sossegado... inclusive dei uma mega melhorada no meu gabinete, em matéria de refrigeração. To num OC de 225MHz e rolando um prime95 (blend test) agora... vamos ver como se comporta... ja tem 50min e td em paz (inclusive temps)...

Você não modificou os timmings das memos nao né? Isso nao limita o OC no teu caso (memos fixas em 533)???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas as temps hj em SP tão sossegado... inclusive dei uma mega melhorada no meu gabinete, em matéria de refrigeração. To num OC de 225MHz e rolando um prime95 (blend test) agora... vamos ver como se comporta... ja tem 50mim e td em paz (inclusive temps)...

Você não modificou os timmings das memos nao né? Isso nao limita o OC no teu caso (memos fixas em 533)???

aqui uso elas a DDR2 800 5-5-5-15 @ 4-4-4-15

isso ajuda os AMD que preferem baixa latência ao clock desta em sí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui uso elas a DDR2 800 5-5-5-15 @ 4-4-4-15

isso ajuda os AMD que preferem baixa latência ao clock desta em sí.

Desculpa Dragum, não compreendi o que quis dizer com "baixa latência ao clock desta em sí" :confused:.

Não cheguei a ler sobre isso, mas gostaria de saber agora. você saberia me dizer qual o cirtéri opara se modificar as latências das memos? O que significam RAS, CAS, RAS TO CAS... etc. Se preferir não responder, entenderei.

Abraços e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra começar, o que são esses nºs que representam a latência?

Ao config. a latência, você está definindo o numero de ciclos que a memória levará para executar uma ação, como por exemplo: ler algum arquivo; escrever algum arquivo; parar de ler e começar a escrever... e assim vai....

Ao baixar uma latência de 5 ciclos para 4 ciclos a memória demorará 20% menos para INICIAR uma ação. Depois que a mesma é executada, como por exemplo uma leitura em série, a latência age menos e o clock é mais importante.

Quanto maior o clock da memória mais ciclos a mesma faz em um segundo: 800 x 10^6/por segundo é mais ciclos que 667 x 10^6/por segundo... assim por diante. lembrando: 1Hz é = 1 ciclo por segundo.

então existe uma relação aqui: quanto mais rápido as memórias são, mais rápido são seus ciclos, mas NORMALMENTE ela precisa de mais ciclos para executar uma ação.

Por exemplo?

DDR 400 costumam ter CL3

DDr2 800 Costumam ter CL5 (persebe que é o dobro do clock, mas quase o dobro de ciclos, por isso é errado afirmar que uma DDR2 800 tem o dobro do desempenho de um DDR. Ela tem o dobro de banda de transferencia -calculado a partir do clock x numero de bits / 8-, mas demora mais ciclos para iniciar uma ação que a anterior -até porque os ciclos são menores)

ddr3 1600 costuma ter CL8... assim por diante.

ao baixar o numero de ciclos que sua memória aguardará para começar uma ação, você torna ela mais rápida, mas atinge clocks -na memória- menóres, mantendo a estabilidade (afinal de contas, a memória está mais "frenética")

é uma questão de equilibrio.

Nos AMD, por ter controlador de memória integrado e baixa latência ao acessar a memória, timings agressivo muitas vezes são mais eficientes para melhorar o desempenho do que clocks absurdamente altos.

para fazer um blend uso minhas OCZ ddr2 800 GOLD 5-5-5-15 @ 1066 5-5-5-15 OU DDR2 800 4-4-4-15, o que melhor me satisfazer, mas claro, subo suas voltagens de 1,9V para 2.4V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dragum, obrigado pelas explicações, realmente tem muita experiência e informação aí!

Agora, existe algum critério específico (ordem, prioridade, valores amarrados) para se alterar os timmings das memos? Entendi, através do Ribeirocross, que devo reduzir levemente cada valor, mas existe alguma regra ou cuidado que devo tomar?

Mais uma vez, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabo que a aula já tinha saido e eu n tinha notado, mas continuando-a:

Quando aumentar e quando abaixar os timmings?

VAMOS SUPOR que: você tem as memórias ddr2 667 e fez um over agressivo no seu processador, de 2000Mhz para 3000Mhz. Já que quando se overclocka um processador a memória também overclocka você limitou o clock dela para DDR2 400, assim o seu over não ia ser limitado pela mesma.

Você chegou no limite do seu processador 3000. O divisor de clock da DDR2 400 nesse processador (de clock original 2000) é 10 (2000/10 = 200 em ddr = ddr2 400), então, quando o mesmo estiver a 3000Mhz a memória estará a ddr2 600 (3000/10 = 300 em ddr = DDr2 600), ou seja, abaixo do clock original, mas você não consegue setá-la a dd2 533 pois o clock fica muito acima dos 667 original e o pc não da boot. Está armada uma situação em que a melhor forma de compensar os 67Mhz de clock a menos e ganhar um pouco mais de desempenho é baixar a latência: se originalmente suas memórias 667 funcionem a 5-5-5-15, voce pode começar baixando aos poucos os timings, sempre testando a estabilidade: 4-5-5-15 (eu começo pelo primeiro, mas nem sei se é o certo, faço isso porque as kingston as vezes vem 5-6-6-18, então acredito que seja um bom começo reduzir o CAS). se deu certo... 4-4-5-15... se você n tiver muito saco, pode setar direto 4-4-4-15 e ver se funciona e elevar algo se n tiver estabilidade, mas n é o recomendado. Lembrando, quando se eleva a voltagen da mem, a mesma chega a clocks maiores ou a timmings mais agrecivos, mas esquenta mais, então recomendo ter dissipadores de calor se for ousar acima de 2.0V.

E quando é necessário aumentar a latência?

você está no limite do over, e abaixou o clock da memória de 800 para 667, mas mesmo assim, graças a o over do processador, ela já trabalha a 900 e se voce setar ela a 533 ela trabalhará muito abaixo dos 800 originais e você perderá desempenho precioso, mas a 900 a estabilidade não esta 100%. Uma das saidas é elevar a latência e a tensão e torcer para os chips da sua memória trabalhem mais "calmos" e com mais estabilidade depois de subir as latências, como de 5-5-5-15 para 6-6-6-18. As vezes o desempenho é maior com clocks maiores e latências mais relaxadas (na plataforma 775 principalmente), mas em outros casos, vale mais a pena reduzir o clock e deixar latências agrecivas...

só testes podem definir isso... eu pessoalmente gosto muito do SuperPí que reflete no desempenho pequenas alterações na mem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!