Ir ao conteúdo

Overclock: Gigabyte GA-MA69VM-S2 / AMD Athlon 64 X2 4000+

lhccamargo

Posts recomendados

Postado
acabo que a aula já tinha saido e eu n tinha notado, mas continuando-a:

Quando aumentar e quando abaixar os timmings?

Poutz! Só tenho a agradecer... fenomenal. Obrigado Dragum!

• Membro VIP
Postado

Olá,

Dragum e Carozin suas mensagens, aqui postada, foram transferidas para um tópico aberto pelo próprio Carozin com pedido de ajuda para over.

Resolvi transferir as mensagens para que o tópico já aberto tenha desfecho e para não misturar as informações.

Tópico restaurado: http://forum.clubedohardware.com.br/oc-x2-5200/511979

Grato pela compreensão.

• 2 semanas depois...
Postado

Ribeiro, peço desculpas pela demora no retorno.

Refiz algumas modificações no PC e só agora voltei pro OC.

Resumindo (os testes foram aprovados após 15 minutos de Prime 95 sem erros):

Memórias: Original 300 @ ~300MHz (são DDR2 667 mas setei como 533)

HT: Orig 1000Mhz @ 800MHz

HTT: Orig 200MHz @ 228MHz

Multiplicador: Orig 10.5x

Clock Interno: Orig 2100MHz @ ~2400MHz

Print no Everest: oc20100211.jpg

Se eu aumentar o HTT o sistema fica instável.

Eu li algumas coisas sobre o multiplicador e parece que, se eu baixá-lo, posso subir ainda mais o FSB (Falo besteira? Se sim, me corrija, por favor).

Devo tentar isso agora ou é melhor tentar algo com o timming das memos?

Abraço!

• Membro VIP
Postado

Oi amigo Luiz...

Bom se você já abaixou HT de 1000 para 800, o multiplicador não vai influenciar em nada nessa parte; esteja o multiplicador do processador padrão ou abaixado.

Subir o HTT vai influenciar diretamente na frequência da memória e no próprio processador.

Nesse caso você tem que alimentar melhor o processador e tentar HTT maior.

Quanto de vcore você está usando em 228?

Abraço.

Postado
Oi amigo Luiz...

Bom se você já abaixou HT de 1000 para 800, o multiplicador não vai influenciar em nada nessa parte; esteja o multiplicador do processador padrão ou abaixado.

Subir o HTT vai influenciar diretamente na frequência da memória e no próprio processador.

Nesse caso você tem que alimentar melhor o processador e tentar HTT maior.

Quanto de vcore você está usando em 228?

Abraço.

Caro Ribeiro, infelizmente minha MoBo não permite alterações nas tensões de alimentação em nenhum ponto...

Perguntei anteriormente pois vi alguns posts de pessoas com a MESMA configuração que aminha (Mobo+Proc, so memos melhores) que chegaram a mais de 2.6GHz (vi um estúpido de cerca de 3GHz!!!!!).

O que você acha, dá pra subir mais ou já estagnei?

Terei um melhor desempenho em jogos com isso?

• Membro VIP
Postado

Olá,

Overclock sempre surte melhor desempenho do processador.

Já que não existe opção para aumento do vcore, você pode achar o limite estável para o vcore padrão aumentando o HTT e cuidando para que a frequência da memória não torne o entrave.

Boa sorte.

Postado

-Entendi, mas como o clock base do processador também é utilizado pra cálculo dos clocks do resto do sistema (PCI-E, AGPs, PCI, Sata, etc) eu também aumento o desempenho geral, correto? Lembro que não possuo opção de alterar esses detalhes na minha MoBo.

-Consigo valor de HTT mais elevado, mas o maior que consegui foi esse de 228 (com estabilidade aprovada pelo Prime95).

-Se eu baixar o multiplicador, mantendo todos as outras configs que postei ontem, eu conseguirei um HTT maior, não? Ex: 2400/10,5x = ~228 (Atual);

2400/10x = 240 (se falei besteira, peço desculpas)

• Membro VIP
Postado

Sim o HTT rege as frequências de trabalho para PCI-E, memória, PCI e por ai vai, mas o HTT também rege a frequência de comunicação entre eles (os hardwares).

Frequência de trabalho e frequência de comunicação são frequências distintas, mesmo que ambas sejam dependentes do mesmo clock externo.

Uma é muito útil a outra não. Nesse caso, existem os prós e os contras dependendo da placa mãe.

Exemplo:

Se sua placa não trava as frequências PCI/PCI-E nos valores padrão 33/100MHz, você não vai só ganhar desempenho aumentando o HTT, consecutivamente o clock interno do processador, vai ganhar também um aumento no risco de danificar o hardware por forçar a um trabalho com frequência acima do padrão.

Já em uma placa mãe que tem trava PCI/PCI-E eficiente é diferente. Quanto maior for o HTT (FSB) melhor será, já que a comunicação é aumentada o clock interno do processador também, mas a frequência PCI fica travada.

10.5x228=2400 ou 10x240=2400 são bem diferentes, mas não pelo produto final.

Esse clock final não é o importante e se fosse surtiria o mesmo resultado já que ambos são praticamente iguais.

O mais importante é o HTT (FSB(clock base)) 228MHz e 240MHZ, esses é que devem ser levados em consideração e quanto mais altos forem, pior será para realizar overclock se a placa não oferecer trava.

Outro exemplo:

Caso seu sistema consiga trabalhar em 10x240 e não consegue em 10.5x240 é porque falta alimentação para seu processador trabalhar com clock mais elevado.

Nesse exemplo, mesmo que a placa não tenha trava, o conjunto está suportando a nova frequência gerada pelo HTT de 240 então, o que falta é vcore para 240x10.5=2520MHz.

Com o aumento na frequência PCI-E é comum corromper dados do HD(principalmente o BOOT do SO) e erro de SMART.

Postado

Poutz! O buraco é bem mais embaixo... não sabia disso! Eu li uma espécie de tutorial (aqui no CDH) sobre OC em AMD Athlon 64 e não foi mencionado isso.

Minha MoBo não tem trava nos controladores. Você saberia me dizer se os controladores de Sata, PCI, etc. são muito sensíveis às alterações HTT no sistema ou normalmente eles têm uma folga para se fazer um OC? Eu sempre me preocupei com temperatura no processador e nos chipsets (problema contornável) e não no PCI e etc...

Eu tava pensando em tentar um OC na minha VGA depois (Nvidia 8400GS) porque ela é muito limitada, mas pelo jeito acho que não será possível...

Já vi muita gente com OC muitos maiores nesta mesma config e me deu "faniquito" de fazer igual, mas agora deu medo.

Opinião sua (que tem os tops de OC com AMD no CDH) em relação à "probabilidades" (sei que Murphy é sempre presente, simplesmente diga o que acha):

O risco é muito grande de eu "fumar" o hardware se tentar OC maior?

Abraço!

• Membro VIP
Postado

Tolerância comum e bem suportada para frequência PCI-E é 110MHz e geralmente esse limite vem do HD.

Para chegar em 110MHz, você terá que usar um HTT máximo de 220.

O PCI-E trabalha 3 vezes mais que a frequência PCI e como a base para frequência PCI-E vem da frequência PCI, o cálculo não é difícil de fazer.

Seu processador tem HTT de 200 e trabalhando na frequência padrão (200) o PCI está também trabalhando na frequência padrão (33.33) então é só descobrir qual é o divisor que a placa usa para o PCI e fazer as contas.

Para PCI 200/33.33=6

Para PCI-E 200/6x3= 100

A placa usa divisor de 6 para frequência PCI e já que o PCI-E trabalha três vezes a frequência PCI fazemos assim para achar o limite de 110MHz.

220/6=36.66x3=110MHz

Uma coisa comum é trocar o HD Sata por IDE para fazer overclock. Geralmente os HDs IDE são mais toleráveis trabalhando em frequência maior.

Bons overs feitos em placa mãe sem trava PCI, certamente usaram HD IDE e placa de vídeo com grande tolerância.

Eu tenho um HD IDE que trabalha em 42MHz e uma placa de vídeo que trabalha em 142MHz.

Com esse conjunto eu consigo bons overs em placa sem o recurso de trava.

Outra coisa.

Over em placa de vídeo não tem nada a ver com a frequência do "barramento". Over na GPU é uma coisa, "barramento" é outra, pode fazer over tranquilo.

Postado

Muito interessante...

Então a segurança (modo de dizer) do OC em MoBo sem travas é limitada em aproximadamente 10%... Não consegui nada além de 14% de OC, será que o troço aguenta?

Outra, os controladores de AGP, PCI, PCI-E, SATA, etc estão todos nos chipsetes NB e SB, correto?

Supondo que a resposta seja positiva, creio que estes podem ser danificados em overclock por causa da temperatura (chaveamento de sinais mais rápido, portanto, maior quantidade de operações no mesmo tempo, gerando maior dissipação térmica). Se eu resfriá-los bem, posso diminuir o risco então... Ou existe um outro buraco maior e mais embaixo?

Obs: Vou instalar meu novo Hyper212 que chegou + artic silver 5 e instalar um fan de 40mm no NB. Após isso, vou testar a temporização das memos. Vamos ver como o sistema se comporta e posto resultados.

Abraço!

• Membro VIP
Postado

Olá Luiz!

Na verdade esses 10% é mais para tolerância dos hardwares que são submetidos à nova frequência e não do chip SB.

Esses 10% é só uma média de tolerância e não uma regra para tolerância para os hardwares, mas podemos considerar quase uma regra para segurança.

Você conseguiu 14% porque seu hardware tolerou o aumento. Passou de 10% e é normal e se tolerar mais ainda, o over vai alem e o risco também hehe. Resfriar mais o Chipset é algo bom até sem over, mas não vai resolver. A ponte gera sim o novo Clock, mas a ponte sofre muito menos que o hardware que vai ter que tolerar a nova frequência.

Quer fazer um teste? Desliga o HD e todo hardware espetado na placa e deixa somente o essencial para o POST e faça o teste.

Abraço.

Postado

Ribeiro, entendi. Creio que não será necessário este teste. Preferi não vou colocar meu sistema em risco e reduzi o OC para 10%. Li bastante e vi que sem as travas PCI-E (como você mesmo me disse) o risco cresce.

Como todo datasheet de componentes apresentam tolaerância de +- 10% (hehehe), vou me segurar nisso. Vou testar os timmings das memos nesta noite e posto resultados depois.

Vou ver se melhoro o desempenho da GPU aplicando um over.

Obs: Até fiquei triste, pois comprei um Hyper 212 e um arctic cooling 5 que jogou minhas temps lá pra baixo, mas não poderei avançar mais no Over :cry:. O que me espanta é o OC que eu vi de um cara com o mesmo hardware que o meu (MoBo+Proc) e chegou a 3GHz... será que durou muito o sistema dele?.

Hehe abraços e obrigado!

• Membro VIP
Postado

É uma pena mesmo Luiz, mas pense pelo lado bom!!!

Assim que pegar uma boa placa mãe, terá um sistema de refrigeração adequado.:jump:

Over feito com sistema sem trava pode atingir uma grande porcentagem, mas a durabilidade é uma incógnita.

Talvez esse over ai, só deu tempo de salvar o registro do CPU-Z e nada mais.

Talvez durou um dia, semana ou mês e/ou pode ter danificado algum hardware, é possível.

No aguardo do resultado.

Boa sorte.

Postado

Ribeiro, fiz alguns testes com os timmings das memos e notei um pequeno detalhe:

- O OC foi feito com as memos em 533MHz (667 originais) para que as mesmas não o limitassem;

- Porém, o divisor das memos é 7 quando em 667MHz, portanto: 2100/7=300*2=600MHz (memos e sistema original). Se eu fizer o over do sistema em 10%, teremos:2310/7=330*2=660MHz. Não fui limitado pela RAM... Então vou mantê-las normais. Realmente eu me surpreendo com minha inteligência, às vezes... hahahaha :lol:

Eu poderia reduzir os timmings das memos para tentar uma melhora de desempenho nelas ou o resultado é mínimo? Risco alto (não posso mudar as tesões)?

Aproveitando, o motivo do meu OC é para maior desempenho em jogos. Como eu tenho uma módica ECS nVidia 8400GS, pensei em fazer um OC nela também. Agora, pergunto: Qual o resultado mais expressivo?

- OC só no sistema;

- OC só na GPU;

- OC nos 2?

O OC no sistema pode limitar o over que pretendo fazer na GPU?

Mal pela metralhada de questionamentos (não entrarei em detalhes do OC na GPU aqui).

Abraços!

• Membro VIP
Postado

Luiz essa questão de frequência abaixada da memória é só para poder achar o limite de over do CPU.

O esquema é: Deixa a frequência abaixada, acha o limite estável de over do CPU, depois sobe a frequência da memória até o limite dela. São dois overs praticamente distintos.

É claro que pode ser feito tudo de uma vez, mas cada um tem uma forma de achar o limite individual de cada hardware.

Pode tentar sim baixar os timings ou tentar um over nelas.

Overclock quanto feito em tudo quanto é hardware é sinal de melhor desempenho, mas over no sistema pode barrar o CPU, não custa tentar, ou melhor, testar. hehe

Abraço amigo.

Postado

Ribeiro, consegui levar as memórias a 4-4-4-12. Menos que isso a bios não starta o PC.

Eu vi um comentário em outro tópico dizendo sobre o 1T/2T command timming e que era pra mudar pra 2T (o meu está em 1T). O que isso quer dizer?

Se possível, dê uma outra olhada no menu das memórias (DRAM Configuration) e me diga se há algo que eu deva modificar (lembrando que posso alterar todos os parâmetros listados neste menu).

Acha que estou forçando muito as memórias (2x1Gb Kingston, DDR2, 667MHz)?

Embora eu tenha visto com muita frequência overclocks muito maiores com sistemas idênticos ao meu, seguirei seu conselho em manter 10% de over para não forçar meus circuitos de AGP, PCI, PCI-E e SATA (mandei um mail pra gigabyte perguntando se existe trava automática de clock nestes controladores ou se eles correm soltos).

Após receber a resposta do fabricante e seu "Aval", poderemos encerrar o caso. Postarei os resultados depois.

Mais uma vez, obrigado e abraços!

Postado

Pessoal, alguém se habilita quanto às informações anteriores?

Consegui baixar os timmings até 4-3-3-5 (CAS - RAS to CAS - ROW - Minimum RAS active time). Não sei porque, mas o PC não dá BOOT se eu baixar o CAS para menos de 3 (menor valor disponível). O restante dos itens estão no mínimo disponibilizado pela Bios!!!

Com medo de fritar as memos, encostei um sensor de temperatura no chip das memos (creio que seja um PTR) após 1 hora de blend test no Prime 95 e marcou 41ºC no máximo. Com o teste de temperatura do dedômetro, notei que estavam aquecidas de acordo com a temp lida pelo sensor. Acho que a temperatura aqui não será problema.

Acham que estou forçando demais?

Existe algo a mais que eu possa modificar (na tela da Bios para configuração das memos) que garanta maior estabilidade ou menor risco?

Obs: Minhas memórias são originais Kingston DDR2 667MHz modelo KVR667D2N5/1G-SP em dual channel (128bit) 1Gb cada.

Recebi resposta da Gigabyte e realmente não há PCI-lock (manual nem automático) nos chipset AMD 690V e AMD SB600. Pude notar sutilmente, pelas mensagens que me enviaram, que o overclock nesta MoBo não é recomendável (não garantem nada).

Ribeiro, se puder responder os últimos questionamentos, postarei um resumo de tudo que foi feito no meu sistema e aí sim, fecharemos o tópico.

Obrigado à todos!

• Membro VIP
Postado

Oi Luiz.

Comando rate 1T e 2T são bem diferentes.

1T é bem mais rápido que 2T.

Vou explicar por cima porque esse é um assunto muito longo e existem N materiais sobre... Convém pesquisar para melhor entendimento e conteúdo.

1T significa que a cada ciclo de clock será feito em 1 comando, isso é rápido. 2T significa que será feito 1 comando a cada 2 ciclos de clock, daí a redução no desempenho em usar 2T, porém em 2T a memória trabalha com mais folga e isso resulta em maior estabilidade, principalmente com clocks mais elevados.

Esses timings que você esta usando são apertados e difíceis de conseguir com memórias DDR2. Caso tenha problema é melhor relaxar um pouco.

Eu tenho aqui uma Kingston value 1GB de 667MHz com timigs padrão 5-5-5-15 2t que vão em 800MHz com timings 3-3-3-9 2T com 2.25v e confesso que nunca tinha pego um módulo que aceitasse timings tão agressivos e com over.

Veja: http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1039048

Abraço.

Postado

Ribeiro, recebi ótima notícia do suporte da Gigabyte:

Esta MoBo tem trava PCI-E lock automática (independentemente do OC feito, as frequências são mantidas para evitar danos aos circuitos SATA, PCI e PCI-E) :bandeira::-BEER:D:aplausos::jump:.

Veja a resposta abaixo:

gigabytegama69vms2pcilo.jpg

Já consegui subir o clock de 2,1 para 2,9GHz com estabilidade. Vou refinar :chicote: a configuração do HT e Memos para uma melhor performance e posto os resultados para finalizarmos o tópico.

Abraços à todos!

Postado

Atualiza a assinatura então, pois é um ótimo resultado depois de muitos e muitos tempos, acredito que tu tá ficando expert nesse assunto hein..

Eu infelizmente rompi minhas trilhas da minha placa-mãe, se deus quiser vou pegar amanhã se o cara não me enrolar :(

Ai vou brincar de Oc com o meu Novo Quadzin...heheheh :D

Postado
Ribeiro, recebi ótima notícia do suporte da Gigabyte:

Esta MoBo tem trava PCI-E lock automática (independentemente do OC feito, as frequências são mantidas para evitar danos aos circuitos SATA, PCI e PCI-E) :bandeira::-BEER:D:aplausos::jump:.

Veja a resposta abaixo:

Gigabyte GA-MA69VM-S2 PCI Lock

Já consegui subir o clock de 2,1 para 2,9GHz com estabilidade. Vou refinar :chicote: a configuração do HT e Memos para uma melhor performance e posto os resultados para finalizarmos o tópico.

Abraços à todos!

Parabéns, mando muito bem! Se possível, vá participar do ranking de overclock, é bom para ser um banco de dados de referencia e é bacana para conhecer as plataformas que a galera usa pra overclock aqui no forum.

Postado

Pessoal, agradeço pelos comentários! Nem sabia que todos estavam acompanhando o tópico :blush: (escrevi tanta besteira...)!

Aproveitando, eu consegui 284MHz como clock base máximo (estável) com o HT em 600MHz (x3), resultando em HTT=3x284=852MHz. Isso derruba muito o rendimento do OC?

Seria melhor se eu fizesse clock base=250MHz, HT=800MHz (x4) e consequente HTT=4x250=1000MHz (máximo)?

Pergunto isso porque não tenho, no momento, nenhum aplicativo para testar a diferença de desempenho dos 2 casos.

Vou testar a estabilidade das memos hoje. Já sei que o windows starta com elas em 745MHz (kingston DDR2 667) e timmings em automático, mas não as estressei nem verifiquei as temps ainda. Será que é forçar demais?

Valeu pessoal!

Postado

pode deixar assim: o HT é superdimêncionado, e sua placa de video não exige muita banda de comunicação, não vai ocorrer perda de desempenho significátiva.

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, desculpem pela demora em retornar.

Seguinte, não consegui ir além do over citado. O máximo que atingi, com estabilidade, foi HT282 e memos em automático (400MHz).

Hoje, fazendo alguns testes, notei uma algo perturbador. Coloquei o dedo sobre aqueles blocos pretos (R0) que fazem parte dos circuitos reguladores de tensão próximos ao processador. O *** estava fervendo! Não dava prasegurar o dedo sobre ele por mais de 5 segundos, imagino como o mosfet estava!!! Desfiz o over na hora e deixei o pc em iddle por um tempo: mesma coisa! Isso é normal? Minha mobo não tem dissipadores ali.

To montando o guia do meu over e posto os resultados pra encerrarmos o tópico, incluindo testes de bechmark que o everest faz.

Abraços!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!