Ir ao conteúdo

Dúvida sobre distribuição da potência da fonte.

zeluizbike

Posts recomendados

Postado

olha eu aqui de novo gente..

tenho uma OCZ 500W REAIS , ela tem 2 linhas 12v, cada uma com 18 amperes, e é ai que esta o problema.

12V¹= alimentação do processador (atx) e perifericos

12V²= alimentação placa mãe e pci-ex

ai que esta o problema:

se não me engano, cada linha 12v da 200 watts.

se eu colocar uma placa de video de alto consumo, por exemplo a GTX 295 ela consome 290w

mais minha fonte so tem 200w na segunda linha 12v, q é a linha que alimenta o pci-ex e a placa mãe.

agora a minha duvida, quando o 12V² precisa de mais potencia, essa potencia é "tirada" do 12V¹ ?

por exemplo, cada linha tem 18 amperes né..

suponhamos que a linha 12V² precisase de 19 amperes, q é 1 ampere a mais que a linha oferece, esse 1 ampere amais, seria tirado da 12V¹?

ta meio complicado né....

tipo.. se uma linha precisa de mais tensão que a outra... ela pega a diferença da outra pra suprir?

tipo.. cada linha da 18 amperes.. mais fica restrito a esses 18 amperes... ou quando uma ta usando quase nada e a outra precisa de bastante, ele pega da que nao ta usando e da pra que precisa?

é que se eu for pegar uma gtx 295 por exemplo, ela consome 290w, mais a minha linha 12v q alimenta o pci-ex so da 18 amperes.. e a linha 12v da placa-mãe é a mesma da pci-ex..

ajudem aii galera;

Postado
olha eu aqui de novo gente..

tenho uma OCZ 500W REAIS , ela tem 2 linhas 12v, cada uma com 18 amperes, e é ai que esta o problema.

12V¹= alimentação do processador (atx) e perifericos

12V²= alimentação placa mãe e pci-ex

ai que esta o problema:

se não me engano, cada linha 12v da 200 watts.

se eu colocar uma placa de video de alto consumo, por exemplo a GTX 295 ela consome 290w

mais minha fonte so tem 200w na segunda linha 12v, q é a linha que alimenta o pci-ex e a placa mãe.

agora a minha duvida, quando o 12V² precisa de mais potencia, essa potencia é "tirada" do 12V¹ ?

por exemplo, cada linha tem 18 amperes né..

suponhamos que a linha 12V² precisase de 19 amperes, q é 1 ampere a mais que a linha oferece, esse 1 ampere amais, seria tirado da 12V¹?

ta meio complicado né....

tipo.. se uma linha precisa de mais tensão que a outra... ela pega a diferença da outra pra suprir?

tipo.. cada linha da 18 amperes.. mais fica restrito a esses 18 amperes... ou quando uma ta usando quase nada e a outra precisa de bastante, ele pega da que nao ta usando e da pra que precisa?

é que se eu for pegar uma gtx 295 por exemplo, ela consome 290w, mais a minha linha 12v q alimenta o pci-ex so da 18 amperes.. e a linha 12v da placa-mãe é a mesma da pci-ex..

ajudem aii galera;

De certa forma sim amigo, ela vai dar mais amperes a que necessitar mais, mas até o limite estabelecido, que na sua fonte é de 18A, então teoricamente, a fonte não vai alimentar mais que isso em nenhuma das tensões, mesmo que ela precise, se isso acontecer, se seu sistema demandar mais que 18A em uma das tensões, as proteções de sobrecarga entram em ação e desativa a fonte.

Abraço.

Postado

Então, por isso que esta fonte me limita a colocar uma placa de video muito potente?

como uma gtx 295 q consome 290w.

eu achava q essa distribuição de amperes, poderia variar... tipo, quando necescitasse, toda potencia 12 poderiqa ficar 80% pra uma linha e 20% em outra, não 50% e 50%

pois eu comprei a fonte pela potencia, achando que poderia colocar uma gtx 295 nela..

mesmo se não tiver usando toda 12V¹, estivesse sobrando, ela não "ajudaria" a 12V² para poder guentar a placa de video?

posso esquecer da gtx 295 com esta fonte então?

Postado

a GTX295 consome 204W~215W em pico de uso (100%).

dependendo do resto do pc acho que da para usar ela na OCZ 500W.

E outra...

nesse Athlon X2 tanto faz colocar uma GTX295 e uma GTX260.... o desempenho será o mesmo.

Postado

mais, a placa de video, no caso q seria a gtx 295, ela sera alimentada pela placa mãe e pelo pci-ex, cujo os 2 (placa-mãe e pci-ex) são alimentados pelo 12v², q so tem 200w.

a final, essa fonte aguentaria ou não essa placa?

Postado
mais, a placa de video, no caso q seria a gtx 295, ela sera alimentada pela placa mãe e pelo pci-ex, cujo os 2 (placa-mãe e pci-ex) são alimentados pelo 12v², q so tem 200w.

a final, essa fonte aguentaria ou não essa placa?

Segura amigo, mas fica no limite como já foi dito, olhe o teste dessa fonte aqui mesmo no site, e vais ver que só conseguiram puxar 17A em cada tensão dessa fonte, se 1A a mais fosse puxado ela desarmava.

Essa placa demanda no máximo 215w em pico de demanda como foi dito pelo colega Jorno1994 .

Como podes ver essa potencia é maior que a potencia disponivel em toda linha de 12v², ou seja se a potencia dessa linha fosse apenas para essa placa, ainda ficaria em sobrecarga, e não sobraria potencia alguma para os perifericos que tambem são alimentados por essa linha, muito provavelmente essa fonte desarmaria com essa placa, realmente não aconselho o amigo a colocar essa placa nessa fonte, se queres um desempenho similar, com bem menos consumo procure pela HD5780, que tambem tem um ótimo desempenho, e cosome muito menos.

Abraço.

Postado

e se colocar as 2 linahs 12v pra trabalhar na placa de video?

porque a 12v¹- perifericos e processador

12v²- pci-ex e placa-mãe

o processador q pretendo colocar é um athlon II 620, se não me engano o tdp dele é 65w, se eu fizer um overzinho sem aumentar vcore, vamos contar como 85w.

a gtx 295, deve ter 2 conectores de 8 pinos cada, certo?

dai, eu conecto um adaptador de molex pra 8 pinos e ligo no molex..

e ligo o pci-ex 6 pin nun adaptador pra 8 pin ou conecto ele so com 6 pinos.

deste modo, a placa vai ser alimentada pela linha 12v¹ (pelo adaptador ligado no molex)

e pela 12v² (pci-ex) certo?

e de acordo com mesu calculos, cada 12v da 204w

então a placa vai ser alimentada com os 2 12v, portanto 408w

dai, so tirar a potencia do processador e perifericos:

85w processador

50w mobo

40w perifericos

175w

como a placa estara sendo alimentada pelas 2 linhas = 408w.

408w menos os 175w = 233w

233w, não seria o sulficiente para aguentar a gtx 295 ??

• Membro VIP
Postado

Veja ai como se distribui a exigência de potência de uma GTX 295, no pior dos casos..

GeforceGTX295Distribuiodademanda.jpg

Potência oriunda da mobo, via slot PCIe => 34,17 Watts

Potência oriunda do conector PCIe 1 => 59,49 Watts

Potência oriunda do conector PCIe 2 => 117,01 Watts

http://www.xbitlabs.com/misc/picture/?src=/images/video/inno3d-geforce-gtx295-platinum/inno3d_power_full.png&1=1

No primeiro caso, a energia está alocada via conector ATX24 da mobo, desse modo esqueça...

No segundo caso vem do PCIe 1 são 60 Watts típicos e desse modo 5 Amperes somente

No terceiro caso faça vir do PCIe original que a fonte tem pois dai virão 117,1 Watts ou seja 9,8 Amperes..

E seja feliz...

Postado

não entendi o que você quis dizer..^

a final, o consumo do pc é esse:

40w dos perifericos.

95w do processador

50w da mobo

desse jeito que expliquei mais acima, ou outro jeito.. qual vai funcionar ou não funcionar defiitivamente..

se a fonte não conseguir mesmo sustentar a gtx 295,qual outra placa da série gts ou gtx que ela suportaria, e qual outra placa da ati...

a e outra coisa.. meu monitor é de 15 polegadas, quero uma placa q rode gta 4 e crysis warhead com no minomo 35fps com tudos os settings no very high

Postado

Sua fonte aguenta sim tal vga, mas como dito, vai ficar no limite; Sem margens para overclock, ou se tiver, mínimas.

Se mesmo assim ainda quiser cometer o exagero de pagar fortunas numa GTX pra só usar os 100% dela daqui a uns anos, sua fonta pode dar conte dela sim, agora, depende de todo resto de sua configuração; Com vários hds sempre a 100%, dvds, processador de alto consumo, e uma vga dessa, não espere que a fonte faça milagres(por mais que seja praticamente impossível um pc usar seus 100% de poder).

Abraço!

• 1 ano depois...
  • Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!