Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quer Aprender Mais Sobre Linux?

CyberFOX

Posts recomendados

olá!

visto que eu pertenço há mais de dois anos ao mundo linux, sendo que destes completarei seis meses sem usar Windows, e nunca contribui com nada para o crescimento desse sistema eu resolvi escrever um tópico ensinando linux para quem nunca viu o dito sistema, ou quer migrar em definitivo para o linux e não precise se apurar tanto como aconteceu comigo.

eu abri um tópico chamado LINUX FOR DUMMIES em dois fórums, mas tive que congelar um. achei interessante que vocês lessem ele.

o problema é que eu não posso portar ele pra cá. isso devido ao fato de que ele é composto de 3% sobre assuntos de linux (tutoriais, textos, FAQs...) e cerca de 162% constitui de palavrões, chavões e besteirol em geral.

quem estiver interessado o link é: http://nerdsrevenge.webcindario.com/viewtopic.php?t=159

todos os que leram acharam muito bom, e deram boas gargalhadas. alguns windows-maníacos decidiram-se experimentar o linux, e eu já contei 10 pessoas que decidiram abandonar o Windows.

divirtam-se! boa leitura!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyber, tá muito engraçado cara... Chorei de tanto rir...

Mas tem "uns" errinhos...

(Lá vou eu dar uma de chato...)

O Minix foi criado na Holanda, não na FInlândia (foi criado pelo Andrew Tanenbaum)

Mas é claro que o WIndows usa SWAP... Mas não a do tipo do Linux...

A questão dos módulos Linux ser genérico, e os drivers do Windows não, isso depende de quem fez o driver... Tem muito driver pra Windows que serve pra vários dispositivos.

Mas é CLARO que o Windows tem Kernel... E a função dele é duas:

1 - fornecer aos programas uma interface padrão de acesso aos dispositivos (seguindo o seu exemplo didático... Pra tocar na SB manda "play alanis.mp3 " pra tocar na Soundstorm manda "playmp3 alanis.mp3". Então tem uma função no SO que diz " toque alanis.mp3" que daí ele joga pro driver e o driver traduz pro dispositivo correto...

2 - Oferecer serviços aos programas, como semáforos (um troço que impede que dois programas que se comunicam trave um ao outro) , timers, etc...

Link para o comentário

Postado Originalmente por douglasgm@17 jan 2004, 01:34

o site q você passou ai só dá pau de php :-(

vixe... mais tenta de novo!! http://nerdsrevenge.webcindario.com/viewtopic.php?t=159

http://nerdsrevenge.webcindario.com (procure no Techie)

ei Tabgal, o problema é q eu não manjo muito de linux, mais dá pro gasto (WineX, OpenOffice...) pur isso dá umas furada lá.

mas tem muito mais vindo por lá!! eheheh...

Link para o comentário

Postado Originalmente por MarcosFilho@17 jan 2004, 20:55

Coloca na pagina do douglasgm.....

ele disse q vai faze um link no site dele, ou colocá alguns trechos por lá... me convida pra ve hein Douglas!!

depois que a minissérie "Os Normais" acabou eu pensei em fazer algo com esse espírito. e é em homenagem áquele episódio que eu abri o Linux for Dummies

eu to pensandu em faze um e-book. eu tenho quase todos os textos prontos, só vou alterando e postando. mais isso é pra daqui alguns meses. com net discada não dá pra fazer upload muito grande

Link para o comentário

Opa, to agilizando aqui, é q tá corrido, mas eu vou por lá sim, mas da uma ajeitadinha com as informações dadas e tal, se eu ver mais alguma coisinha q não bate eu vou falar, to lendo agora, por enquanto não vi nada a mais q o pessoal disse ai não.

PS: A ideia do e-book é melhor pra q eu poste no site, ai deixo um link no local dos downloads e arrumo um lugarzinho de mais destaque na pagina inicial pra ajudar a iniciativa... porque colocar um topico fica meio estranho... faz ai e avisa q eu coloco lá.

Obrigado

Link para o comentário

Postado Originalmente por lblack@19 jan 2004, 09:20

Fou no forum do kurumin que você postou nénão?

eu acho que fiz propaganda dele lá. mas o outro tópico ficava no CDJ. só que enquanto rolar uma campanha do Ç por lá (tem um mecanismo naquele fórum que troca todos os S e C por Ç) neca de LFD!!!

Link para o comentário

então cara, organiza o conteudo em uma coisa progressiva, estive lendo e está meio bagunçado (desculpa a sinceridade)... Como se fosse um livro mesmo, com uma introdução, depois vai explicando as coisas progrssivamente e tal, se quiser, tenta seguir uma ordem parecida com a do Guia Foca Linux, mas não altere o conteudo não, tá muito bom e irreverente, tem algumas coisinhas q estão lá q não sao totais verdades, outros errinhos mais bobinhos, mas depois agente revisa isso, primeiro escreve, depois conserta :)

Obrigado

Link para o comentário

valeu por terem gostado!

a ideia era fazer um mega-tutorial q realmente ensinasse desde o be-a-bá indo até tarefas complicadíssimas como recompilação de kernel, configuração de servidor e coisas assim. só que já tem N tutoriais assim. eu pensei em uma coisa que todo mundo gostasse e que atraísse a atenção. deu certo! muita gente que não queria nem saber de linux agora está a fim de experimentar, alguns que tinham visto o linux resolveram instalar no micro e muitos, mas muitos que estavam descontentes no windows agora tem um motivo a mais pra migrar em definitivo.

o linux for dummies vai virar e-book um dia. nos fórums onde eu posso colocar aquele arsenal de bobagens sempre há problemas. a questão de divulgação também é complicada. E pra publicar ele em forma de livro impresso... não sei se alguma editora aceitaria....

o e-book eu começo a fazer agora no fim do mês. vai demorar mais ou menos um ano, eu vou ver se consigo colocar TUDO sobre linux nele, tentar organizar como como Douglas falou, umas gravuras... talvez em Fevereiro de 2004 esteja pronto. Um PDF desses, pelo que eu quero colocar, ia ficar com uns 90 Mb ou coisa assim. Complicado né...

Quem leu acha que a maior dificuldade é montar aquelas tramas todas com todo aquele besteirol. mas aquilo é coisa que vem na hora, difícil é encontrar algum assunto sobre linux que eu domine, porque eu não sei praticamente nada de linux. meu conhecimento todo está lá no tópico e mais alguma coisa sobre pipes, o Samba e ambientes gráficos. só.

mas o importante é que gostaram! e estou contribuindo para o desenvolvimento do Linux. do meu jeito, mas estou.

Link para o comentário

Postado Originalmente por CyberFOX@20 jan 2004, 22:51

valeu por terem gostado!

a ideia era fazer um mega-tutorial q realmente ensinasse desde o be-a-bá indo até tarefas complicadíssimas como recompilação de kernel, configuração de servidor e coisas assim. só que já tem N tutoriais assim. eu pensei em uma coisa que todo mundo gostasse e que atraísse a atenção. deu certo! muita gente que não queria nem saber de linux agora está a fim de experimentar, alguns que tinham visto o linux resolveram instalar no micro e muitos, mas muitos que estavam descontentes no windows agora tem um motivo a mais pra migrar em definitivo.

o linux for dummies vai virar e-book um dia. nos fórums onde eu posso colocar aquele arsenal de bobagens sempre há problemas. a questão de divulgação também é complicada. E pra publicar ele em forma de livro impresso... não sei se alguma editora aceitaria....

o e-book eu começo a fazer agora no fim do mês. vai demorar mais ou menos um ano, eu vou ver se consigo colocar TUDO sobre linux nele, tentar organizar como como Douglas falou, umas gravuras... talvez em Fevereiro de 2004 esteja pronto. Um PDF desses, pelo que eu quero colocar, ia ficar com uns 90 Mb ou coisa assim. Complicado né...

Quem leu acha que a maior dificuldade é montar aquelas tramas todas com todo aquele besteirol. mas aquilo é coisa que vem na hora, difícil é encontrar algum assunto sobre linux que eu domine, porque eu não sei praticamente nada de linux. meu conhecimento todo está lá no tópico e mais alguma coisa sobre pipes, o Samba e ambientes gráficos. só.

mas o importante é que gostaram! e estou contribuindo para o desenvolvimento do Linux. do meu jeito, mas estou.

Quando for fazer o e-book e for tirar algumas coisas, tira so os palavrões porque o resto ta muito massa ou melhor ainda, so substitui eles por uns mais leves, ta muito bom porque sai da daquela de q ficar lento uma coisa seria o tempo todo e não cansa.

:D:lol:

Link para o comentário

Postado Originalmente por Duende Macabro@21 jan 2004, 17:44

Quando for fazer o e-book e for tirar algumas coisas, tira so os palavrões porque o resto ta muito massa ou melhor ainda, so substitui eles por uns mais leves, ta muito bom porque sai da daquela de q ficar lento uma coisa seria o tempo todo e não cansa.

:D  :lol:

Fala sério....(que irônico né?)

O que mais me chamou atenção no tutorial foi isso...

Acho que se mudar muita coisa vai ficar tosco...

Link para o comentário

bom, más notícias:

meus conhecimentos de linux estão se esgotando, mesmo eu consultado o guia da foquinha. até ele não tem muito mais o que escrever.

não pensei q o linux tinha tão pouco assunto assim. é mais fácil do que parecia.

logo, quem ler todo aquilo lá vai acabar geek em linux!!!... ehehehe...

p.s.: por favor, se alguém tem alguma coisa interessante sobre linux por favor me mande via messenger.

Link para o comentário

não é possivel, o guia foca tem 3 niveis não é de bobeira, tem muita coisa a se dizer, só o iniciante/intermediario tem quase 500 paginas, ou você tá escrevendo muito rápido ou não tá vendo direitinho, mas se o assunto tá acabando, é a hora da arruamção e revisao do material

Obrigado

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!