Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review placa M4A785TD-V EVO e questões tecnicas


Posts recomendados

Hoje obtive uma explicação que queria saber a muito tempo.

Quando eu desbloqueio meu Phenom x2 555 para Phenom x4 955, ao tentar obter a temperatura de cada núcleo, sempre tive 0° como resposta de cada núcleo.

De acordo com a X-bit Labs "o destravamento dos núcleos bloqueados faz com que o diodo térmico do processador fique fora de serviço" no x2 545, 550 e 555".

fonte: http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-athlon-ii-x2_15.html#sect0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje obtive uma explicação que queria saber a muito tempo.

Quando eu desbloqueio meu Phenom x2 555 para Phenom x4 955, ao tentar obter a temperatura de cada núcleo, sempre tive 0° como resposta de cada núcleo.

De acordo com a X-bit Labs "o destravamento dos núcleos bloqueados faz com que o diodo térmico do processador fique fora de serviço" no x2 545, 550 e 555".

fonte: http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-athlon-ii-x2_15.html#sect0

allterra,

Como você deixa configurado sua memória no overclock (timming, clock e tensão) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje obtive uma explicação que queria saber a muito tempo.

Quando eu desbloqueio meu Phenom x2 555 para Phenom x4 955, ao tentar obter a temperatura de cada núcleo, sempre tive 0° como resposta de cada núcleo.

De acordo com a X-bit Labs "o destravamento dos núcleos bloqueados faz com que o diodo térmico do processador fique fora de serviço" no x2 545, 550 e 555".

fonte: http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-athlon-ii-x2_15.html#sect0

Até onde eu sei, não só esses CPU, como qualquer outro que sofra unlock. Meu X4 620 quando ativa a L3 também dá isso, mesma coisa pro X3 425 de minha mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje obtive uma explicação que queria saber a muito tempo.

Quando eu desbloqueio meu Phenom x2 555 para Phenom x4 955, ao tentar obter a temperatura de cada núcleo, sempre tive 0° como resposta de cada núcleo.

De acordo com a X-bit Labs "o destravamento dos núcleos bloqueados faz com que o diodo térmico do processador fique fora de serviço" no x2 545, 550 e 555".

fonte: http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-athlon-ii-x2_15.html#sect0

Eu não concordo, por que quando eu estava com o meu Athlon II X3 425 que transformei em Phenom II X4 B25 o Asus Probe leu as temperaturas do processador, foi o único programa que fez isso, mas ele fez, então o sensor do processador não ficou fora de serviço!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não concordo, por que quando eu estava com o meu Athlon II X3 425 que transformei em Phenom II X4 B25 o Asus Probe leu as temperaturas do processador, foi o único programa que fez isso, mas ele fez, então o sensor do processador não ficou fora de serviço!!

Ramom veja a explicação abaixo:

"Num processador quad core Intel ou AMD existem 2 tipos de sensores: O sensor todos, presente em cada núcleo, e o sensor TCase, que como o próprio nome indica, mede a temperatura do case, a chapinha do processador.

O primeiro mede com precisão a temperatura do processador, isto é, de seus núcleos. O segundo mede a temperatura da heatspreader (a capa).

A Intel ou AMD divulga dois tipos de informação. A informação aberta se dirige aos leigos, que medem temperatura por Bios, Everest, Asus Probe... Indica a temperatura máxima da chapinha do processador. A informação fechada dirigida aos experts informa a temperatura máxima real, também conhecida como TJunction max, que é a temperatura real do processador, ou seja, dos núcleos dele. Essa é a que importa.

A chapinha do processador não esquenta por si mesma, é apenas um envoltório de metal. De modo que a temperatura dela na verdade não importa nem um pouco. Como ela serve de cooler passivo para o processador em si, que está por dentro dela, naturalmente que ela também esquenta e a Intel ou AMD diz que o máximo para ela é 62º.

Se você quiser ser leigo, considere a temperatura Tcase (chapinha) e as informações do BIOS, que lê sensores na placa-mãe, ou de programas que lêem diretamente do BIOS ou também de sensores bastante imprecisos e pouco confiáveis da placa-mãe. Considere também a temperatura máxima indicada pela Intel ou AMD ou em sites que simplesmente repetem aquelas especificações.

Se quer ser usuário avançado ou expert, instale aí o CoreTemp, se seu processador for AMD, ou o RealTemp, se for Intel, e considere a temperatura máxima real atingida após 2 horas de execução do Orthos ou do WPrime. Para seu QuadCore a temperatura máxima é 100º e a máxima aceitável para estabilidade e segurança é 71º."

Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3074172&postcount=5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramom veja a explicação abaixo:

"Num processador quad core Intel ou AMD existem 2 tipos de sensores: O sensor todos, presente em cada núcleo, e o sensor TCase, que como o próprio nome indica, mede a temperatura do case, a chapinha do processador.

O primeiro mede com precisão a temperatura do processador, isto é, de seus núcleos. O segundo mede a temperatura da heatspreader (a capa).

A Intel ou AMD divulga dois tipos de informação. A informação aberta se dirige aos leigos, que medem temperatura por Bios, Everest, Asus Probe... Indica a temperatura máxima da chapinha do processador. A informação fechada dirigida aos experts informa a temperatura máxima real, também conhecida como TJunction max, que é a temperatura real do processador, ou seja, dos núcleos dele. Essa é a que importa.

A chapinha do processador não esquenta por si mesma, é apenas um envoltório de metal. De modo que a temperatura dela na verdade não importa nem um pouco. Como ela serve de cooler passivo para o processador em si, que está por dentro dela, naturalmente que ela também esquenta e a Intel ou AMD diz que o máximo para ela é 62º.

Se você quiser ser leigo, considere a temperatura Tcase (chapinha) e as informações do BIOS, que lê sensores na placa-mãe, ou de programas que lêem diretamente do BIOS ou também de sensores bastante imprecisos e pouco confiáveis da placa-mãe. Considere também a temperatura máxima indicada pela Intel ou AMD ou em sites que simplesmente repetem aquelas especificações.

Se quer ser usuário avançado ou expert, instale aí o CoreTemp, se seu processador for AMD, ou o RealTemp, se for Intel, e considere a temperatura máxima real atingida após 2 horas de execução do Orthos ou do WPrime. Para seu QuadCore a temperatura máxima é 100º e a máxima aceitável para estabilidade e segurança é 71º."

Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3074172&postcount=5

MUITO GRATO allterra resolveu uma duvida minha de muito tempo.

Ramon neves

Pode me informar a configuação seu over e temps por favor ^^ o meu esta assim:

freq. placa-mãe: 249freq.

memoria:533 pos over 666

multiplicador:travado 14,5

HT link:1600

temp(full load/max):33 em dias quentes

Vcore: 1.51

Aproveitando meu processador esta com vcore em over de 1,51 (config abaixo) é perigoso? lembrando que sistema esta estavel e temp nao sobe acima dos 33cº

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Thebull, as configurações do meu over estão assim:

Multiplicador: 20x

HTT: 210 (fequencia da placa mãe)

Memória: 533 (que fica na frequencia 1066Mhz)

Vcore: 1.55V

Temp:

Idlle: 40°

Full: 58°

1.51V para 3.6Ghz é muito Vcore, no meu fica diariamente em 3.4Ghz em 1.25v, esse 1.51v da para baixar um pouco, coloque 1.45v e veja se fica estavel!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Thebull, as configurações do meu over estão assim:

Multiplicador: 20x

HTT: 210 (fequencia da placa mãe)

Memória: 533 (que fica na frequencia 1066Mhz)

Vcore: 1.55V

Temp:

Idlle: 40°

Full: 58°

1.51V para 3.6Ghz é muito Vcore, no meu fica diariamente em 3.4Ghz em 1.25v, esse 1.51v da para baixar um pouco, coloque 1.45v e veja se fica estavel!!!

Muito grato pelas dicas vou testar bom meu ta com vcore auto pois para suber vai de 0,02 em 0,02 de cada vez meu em 2,9 ja roda em 1,41em full load sem over talvez 1,47 nao fosse melhor posso estar errado mas gostaria de uma opiniao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Thebull, as configurações do meu over estão assim:

Multiplicador: 20x

HTT: 210 (fequencia da placa mãe)

Memória: 533 (que fica na frequencia 1066Mhz)

Vcore: 1.55V

Temp:

Idlle: 40°

Full: 58°

1.51V para 3.6Ghz é muito Vcore, no meu fica diariamente em 3.4Ghz em 1.25v, esse 1.51v da para baixar um pouco, coloque 1.45v e veja se fica estavel!!!

Ramon você ja tentou ao invés de subir o multiplicador, subir o clock?

Não vejo muita vantagem subindo o multiplicador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu subir o clock as minhas memórias abrem o bico rápido, por isso que eu subo mais o multiplicador que o clock (HTT)

Mesmo baixando o clock das memorias?

Quando cheguei a 3.840mhz, baixei as memorias de 800 para 667, e o HTT ficou com em 240, e o multiplicador em 16x.

No seu caso seria de 667 para 533 (elas são 1333mhz né?).

Seria possivel você postar uma print do seu over rodando o Benchmark de Cache e Memory do Everest?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim mesmo baixando o clock das memórias para 533 (1066Mhz) da tela azul se eu aumentar mais que 210 no HTT com o multiplicador em 20x!

Sim as minhas são 1333Mhz!

ja até tentei aumentar a latencia colocando em 10-10-10-30 e mesmo assim não foi, memória boa para over é de 1600Mhz, a 1333Mhz é muito limitada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim mesmo baixando o clock das memórias para 533 (1066Mhz) da tela azul se eu aumentar mais que 210 no HTT com o multiplicador em 20x!

Sim as minhas são 1333Mhz!

ja até tentei aumentar a latencia colocando em 10-10-10-30 e mesmo assim não foi, memória boa para over é de 1600Mhz, a 1333Mhz é muito limitada!!!

Tem que setar todos os timmings manualmente, a EVO em auto aperta absurdamente os timmings quando em AUTO. As unicas bios com AUTO mais ou menos inteligente que eu já vi são das mobos Gigabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim mesmo baixando o clock das memórias para 533 (1066Mhz) da tela azul se eu aumentar mais que 210 no HTT com o multiplicador em 20x!

Sim as minhas são 1333Mhz!

ja até tentei aumentar a latencia colocando em 10-10-10-30 e mesmo assim não foi, memória boa para over é de 1600Mhz, a 1333Mhz é muito limitada!!!

Tentou estabilizar o NB corrigindo a tensão do CPU/NB e o VDDA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em todas as latencias eu aumentei um algarismo, até o comand rate que eumentei para 2T e mesmo assim ela não foi, não sei o que esta limitando meu over pois ja vi o Jorno (membro aqui do fórum) conseguir 4.5Ghz e o meu não passa de 4.2!!

Mas ta bom, vou deixar como está, não quero forçar muito o VRM da minha mobo, quando eu pegar um processador de 95W TDP eu dou uma forçada legal, agora com esse 955 de 125W fica compplicado, pois qualquer over ele ja passa do limite de 140W de TDP que a placa mãe suporta!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera preciso da ajuda de vocês.

Fui fazer bios mod na minha xfx 5850 agora ela não ta aparecendo imagem, mais o video onborad ta funcionando normal. Precisa de saber onde na bios da nossa Mob que consigo colocar o video onborad como primario, fazendo assim consigo fazer o bios mod novamente e voltar a bios da vga.

wvrc79.jpg

33ophki.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!