Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É arriscado usar essa fonte de 400W?


andre.wj

Posts recomendados

bom galera estou aqui de novo, até agora minha fonte esta aguentado minha configuração q vocês falaram q era loucura isso e tal, eu tenho um multimetro aqui faz tempo, achei q ele estava estragado mas me enganei, coloquei no pc hoje, e rodando jogos pesados, como o dirt 2, em q usa + ou - 80% do processador e uns 80% da vga... (acredito q seja o jogo mais pesado q tenho)a tensão minima q bateu foi 11.58, sera q é muito arriscado? lembrando q a configuração esta no limite, ja tive uns 3 desligamentos, desde q estou com essa configuração, acredito q seja por causa da fonte, por q na maioria das vezes estou jogando, e o processador esta desligado para esse tipo de proteção... e aqui onde moro esta muito quente, ou melhor o quarto em q o pc e eu estamos, seve estar uns 33 graus, aqui e la fora uns 30, sendo q nem se quer esta ventando, na hora q desligou devia estar uns 34-35...

provavelmente esse mes eu troco de fonte, parece q vou sexta para o py, mas so dia 25 q vou abri-la... heheh

estou pensando em comprar uma corsair 750, q esta $120 agora vocês vão falar q é exagero? sim eu sei, mas é q futuramente estou pensando em dar uns ups, colocando umas 2 4890, mas vai demorar até q eu tenha grana, mas antes de ter tudo isso vou trocar de placa mãe e processador, a ja comprei meu V8 da cooler master, esta pra chegar acho q hoje esta aqui, ai ja posso dar um over legal la pelo dia 25... heheh

então vocês acham q esta muito arriscado ainda ficar com essa fonte de 400w? as voltagens não estão tão baixas... e nem ocilando tanto, apesar q antes de colocar a vga, eu tinha medido e dava uns 12.16V, não sei se é esse numero exatamente, e na epoca tinha uma 8500gt...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom galera estou aqui de novo, até agora minha fonte esta aguentado minha configuração q vocês falaram q era loucura isso e tal, eu tenho um multimetro aqui faz tempo, achei q ele estava estragado mas me enganei, coloquei no pc hoje, e rodando jogos pesados, como o dirt 2, em q usa + ou - 80% do processador e uns 80% da vga... (acredito q seja o jogo mais pesado q tenho)a tensão minima q bateu foi 11.58, sera q é muito arriscado? lembrando q a configuração esta no limite, ja tive uns 3 desligamentos, desde q estou com essa configuração, acredito q seja por causa da fonte, por q na maioria das vezes estou jogando, e o processador esta desligado para esse tipo de proteção... e aqui onde moro esta muito quente, ou melhor o quarto em q o pc e eu estamos, seve estar uns 33 graus, aqui e la fora uns 30, sendo q nem se quer esta ventando, na hora q desligou devia estar uns 34-35...

provavelmente esse mes eu troco de fonte, parece q vou sexta para o py, mas so dia 25 q vou abri-la... heheh

estou pensando em comprar uma corsair 750, q esta $120 agora vocês vão falar q é exagero? sim eu sei, mas é q futuramente estou pensando em dar uns ups, colocando umas 2 4890, mas vai demorar até q eu tenha grana, mas antes de ter tudo isso vou trocar de placa mãe e processador, a ja comprei meu V8 da cooler master, esta pra chegar acho q hoje esta aqui, ai ja posso dar um over legal la pelo dia 25... heheh

então vocês acham q esta muito arriscado ainda ficar com essa fonte de 400w? as voltagens não estão tão baixas... e nem ocilando tanto, apesar q antes de colocar a vga, eu tinha medido e dava uns 12.16V, não sei se é esse numero exatamente, e na epoca tinha uma 8500gt...

Bem amigo, se essa fonte fosse mesmo de 400W, com certeza ela seguraria seu sistema sem problemas, mas o que acontece é que ela não é de qualidade, e na minha opnião você está se arriscando muito, continuando a usar uma fonte que já desligou seu sistema 3 vezes, se eu fosse você não extressaria mais o sistema de forma alguma, uma hora dessas ela desliga e não liga mais, não conheço nenhuma fonte de qualidade da satellite nessa faixa de potencia, a maioria são fontes com projetos antigos, sem PFC e com baixa eficiencia.

Quanto a fonte que pretendes comprar pelo jeito já sabes que é beme exagerado para seu sistema, mesmo para um crossfire de HD4890, uma boa fonte de 600W já daria com muita folga para isso, mas como já tens consiencia que ela está superdimensionada, então a escolha é sua.

Mas fica ai a dica.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem amigo, se essa fonte fosse mesmo de 400W, com certeza ela seguraria seu sistema sem problema, [...] a fonte q quer adquirirtem muita folga para isso, mas como já tens consiencia que ela está superdimensionada, então a escolha é sua.

Mas fica ai a dica.

Abraço.

mas acredito eu q ela tenha desligado por superaquecimento e não por sobrecarga, pois só em dias bem quentes q fez isso... vou comprar a de 750 porque dizem q chegar a ter 800 e poucos watts real, e la no py esta com um preço bem menor q o do Brasil, lá é 230 reais e aqui é 400, isso se não achar por mais... mas também penso em comprar a sl8600, da satellite, mas sera q guentar uns cross, e ainda um over? pois essas placas usam cerca de 120w cada...

ja a da satellite la é 75-80 dollar, sendo assim 150 reais, e por + 100 compro coisa muito melhor, pelo menos é o q eu acho... hehe

e se a fonte tiver um desempenho melhor do q os 80% q seria no max, é economia pra mim, e menos calor... heheh

quem sabe ela não chegue aos 87% de eficiencia, claro com o sistema full load.. heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas acredito eu q ela tenha desligado por superaquecimento e não por sobrecarga, pois só em dias bem quentes q fez isso... vou comprar a de 750 porque dizem q chegar a ter 800 e poucos watts real, e la no py esta com um preço bem menor q o do Brasil, lá é 230 reais e aqui é 400, isso se não achar por mais... mas também penso em comprar a sl8600, da satellite, mas sera q guentar uns cross, e ainda um over? pois essas placas usam cerca de 120w cada...

ja a da satellite la é 75-80 dollar, sendo assim 150 reais, e por + 100 compro coisa muito melhor, pelo menos é o q eu acho... hehe

e se a fonte tiver um desempenho melhor do q os 80% q seria no max, é economia pra mim, e menos calor... heheh

quem sabe ela não chegue aos 87% de eficiencia, claro com o sistema full load.. heheh

Amigo, não sei o que entendes por eficiencia de uma fonte, mas posso te informar que por melhor que seja essa fonte ela não terá 87% de eficiencia em carga total.

Agora que por esse preço, realmente está valendo a pena adquirir esta Corsair, pagar 250,00 em uma fonte desse nível, não é todo dia que acontece não.

Ela vai suportar com muita folga seu sistema, podes colocar até 3 placas dessas que ela leva sem problemas.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3? mas dai tenho q te grana... heheh

eu considero eficiencia, quando a fonte esta puxando 500w e 80% dessa carga q ela esta puxando esta indo para o pc...

sei q a de 750 tem 80% de eficiencia em carga maxima, mas como inicialmente vou usar a metade...

obrigado, abraço pra ti também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera comprei uma fonte hoje no py, ops não fui eu q comprei, mas sim meu pai, pela converssa do vendedo :( , eu tinha pedido pra ele comprar uma 8600eps ou a x1000, ambas da satellite, segundo meu pai não tinha, dai o vendedor falou pra ele comprar uma da termaltake, a w0121ru, ja percebi q ela não tem pfc ativo, quando abri a caixa, pois tinha o seletor de tensão, e na caixa não encontrei o certificado de 80 plus, bronze ou qq coisa parecida, ta com a TT é uma marca com nome, eu rezolvi confiar nos 600w q esta na caixa, tem sli read, entre outros, mas eu estou achando q não tem 600w, alias estou achando q tem uns 450 ~~ por ai, pois eu coloquei no meu pc ela, pc da ass., ela ligou quando fui jogar, a tensão baixou bastante, medido com um multimetro, de 11.80 normalmente (no windows sem mexer em nada), abaixou até 11.55(no jogo com tudo no max) proc e vga a aprox 80% de uso, pelo menos essa foi a menor tensão q verifiquei, acredito q tenha ficado numa media de 11.59, e nisso a fonte esquentou bastante, o cooler aumentou a velocidade, ruido, entre outros... acho q ficou um pouco menos quente q a minha anterior... agora estou com medo dela, e ja procurei review na internet, e nada, tanto em foruns americanos como brasileiros... sabem alguma coisa sobre ela, e a ocilação de tensão?

eu to achando q paguei 89 dollares so pela garantia de 3 anos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
galera comprei uma fonte hoje no py, ops não fui eu q comprei, mas sim meu pai, pela converssa do vendedo :( , eu tinha pedido pra ele comprar uma 8600eps ou a x1000, ambas da satellite, segundo meu pai não tinha, dai o vendedor falou pra ele comprar uma da termaltake, a w0121ru, ja percebi q ela não tem pfc ativo, quando abri a caixa, pois tinha o seletor de tensão, e na caixa não encontrei o certificado de 80 plus, bronze ou qq coisa parecida, ta com a TT é uma marca com nome, eu rezolvi confiar nos 600w q esta na caixa, tem sli read, entre outros, mas eu estou achando q não tem 600w, alias estou achando q tem uns 450 ~~ por ai, pois eu coloquei no meu pc ela, pc da ass., ela ligou quando fui jogar, a tensão baixou bastante, medido com um multimetro, de 11.80 normalmente (no windows sem mexer em nada), abaixou até 11.55(no jogo com tudo no max) proc e vga a aprox 80% de uso, pelo menos essa foi a menor tensão q verifiquei, acredito q tenha ficado numa media de 11.59, e nisso a fonte esquentou bastante, o cooler aumentou a velocidade, ruido, entre outros... acho q ficou um pouco menos quente q a minha anterior... agora estou com medo dela, e ja procurei review na internet, e nada, tanto em foruns americanos como brasileiros... sabem alguma coisa sobre ela, e a ocilação de tensão?

eu to achando q paguei 89 dollares so pela garantia de 3 anos..

Essa sua fonte, a W0121RU da TT é uma fonte bem antiga, padrão ATX2.0 ainda, ideal para as configs de 10 anos atrás.. Veja ai em sua etiqueta isso fica claro:

ThermalTakePurepower600NPW0121RU.jpg

Veja a preocupação em declarar a capacidade de oferta nas linhas de 3,3 e 5 Volts de modo combinado... Isso dai demonstra a idade da fonte. Data da época em que tanto as placas de vídeo quanto a CPU se valiam basicamente dessas tensões para sua alimentação. As configs modernas retiram quase toda a sua energia das linhas de 12 Volts e do restante das tensões vão exigir no máximo dos máximos uns 60 Watts e olhe lá...

Ela não tem PFC ativo, tem eficiência em torno dos 70% e é fabricada pela CWT, fabricante idôneo... É uma fonte sólida sim, mas com a ponderação da distribuição de potência para um PC antigo, padrão Athlon Xp, com placas de vídeo das séries nVídia 6000 por exemplo...

Para uma config moderna, com esses 29 Amperes que ela deve ser capaz de oferecer em 12 volts, ela vai se comportar oferecendo no máximo dos máximos uma potência útil de 400 Watts chorados...

Se fosse para comprar uma fonte para ofertar 400 Watts a sua config, muito melhor seria teres comprado uma OCZ400SXS, essa dai: http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_94_206&products_id=341&osCsid=lirut3lae7th9a55ope3d31ma3

Por R$ 160,00 e com as seguintes vantagens...

1) Ao invés de ter somente 29 Amperes nas linhas de 12 Volts essa OCZ te entrega 31 Amperes

2) Tem PFC ativo, enquanto a TT não;

3) Tem uma eficiência elevada, está homologada no programa 80 Plus, e em meia carga chega perto dos 84% de eficiência. Mais econômica, muito mais fria, muito mais confiável;

4) Também é fabricada pela CWT;

Veja ai sua etiqueta:

OCZ400SXS.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera comprei uma fonte hoje no py, ops não fui eu q comprei, mas sim meu pai, pela converssa do vendedo :( , eu tinha pedido pra ele comprar uma 8600eps ou a x1000, ambas da satellite, segundo meu pai não tinha, dai o vendedor falou pra ele comprar uma da termaltake, a w0121ru, ja percebi q ela não tem pfc ativo, quando abri a caixa, pois tinha o seletor de tensão, e na caixa não encontrei o certificado de 80 plus, bronze ou qq coisa parecida, ta com a TT é uma marca com nome, eu rezolvi confiar nos 600w q esta na caixa, tem sli read, entre outros, mas eu estou achando q não tem 600w, alias estou achando q tem uns 450 ~~ por ai, pois eu coloquei no meu pc ela, pc da ass., ela ligou quando fui jogar, a tensão baixou bastante, medido com um multimetro, de 11.80 normalmente (no windows sem mexer em nada), abaixou até 11.55(no jogo com tudo no max) proc e vga a aprox 80% de uso, pelo menos essa foi a menor tensão q verifiquei, acredito q tenha ficado numa media de 11.59, e nisso a fonte esquentou bastante, o cooler aumentou a velocidade, ruido, entre outros... acho q ficou um pouco menos quente q a minha anterior... agora estou com medo dela, e ja procurei review na internet, e nada, tanto em foruns americanos como brasileiros... sabem alguma coisa sobre ela, e a ocilação de tensão?

eu to achando q paguei 89 dollares so pela garantia de 3 anos..

Péssima escolha amigo, como o Faller já explicou não passa de uma fonte antiga de no máximo 400W, sem PFC ativo e com baixa eficiencia, realmente pagastes muito carro por ela, com esses U$89,00 com certeza conseguirias algo muito melhor, mas fazer o que né, não se chora pela fpnte comprada ( a não ser que possas troca-la).

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado faller e dragão vermelho, estou com medo desta fonte, portanto ja tirei ela do pc, vou tentar trocar com alguem, ou vende-la, eu achei q era ruim, mas não tanto assim, a sim so q meu pai entrou na converssa do vendedor, alem disso ele não comprou tudo o que pedi, porque ele esqueceu, ainda q eu tinha anotado... :( ,mas tudo bem, vou esperar até janeiro pra ir pro py, porque até la ja tenho uma boa grana, ai compro algo a +, tenho q ver quais fontes vão ter lá, mas acho q vou comprar a corsair 750tx, ai pra frente ja posso dar um belo up no pc sem me preocupar com a fonte... tomara q consigo troca-la por um preço justo... alias só usei no max umas 4h...

a não ser q vocês achem q ela guente minha configuração tranquilamente... não tão tranquila, mas... a vga e o proc. com over...

to de cara, ja tirei esssa fonte de 600w do pc, e coloquei a minha de 400w, so q tirei a vga... e agora ela esta mandando 11.83 e com a vga era quase a mesma coisa, era uns 11.78 ~ por ai e ela abaixava pra 11.60 quando entava em algum jogo... alem de esquentar...

faller seria o max de 400w nos 12 volt, ou no conjunto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faller seria o max de 400w nos 12 volt, ou no conjunto?

Como eu falei, me referindo a fonte W0121RU da TT:

"Para uma config moderna, com esses 29 Amperes que ela deve ser capaz de oferecer em 12 volts, ela vai se comportar oferecendo no máximo dos máximos uma potência útil de 400 Watts chorados..."

Ela vai oferecer 29 Amperes nas linhas de 12 Volts, o que resultaria em disponibilizar ai uma potência de 12 Volts x 29 Amperes = 348 Watts

Nas demais tensões nem interessa do que a fonte possa ser capaz de oferecer, mas sim observar que a demanda de uma config moderna, que foi totalmente desfocada dessas tensões alternativas, que no máximo delas demandam uns 60 Watts isso no pico do pico...

Desse modo a fonte poderá oferecer um total de 348+60 = 408 Watts e você imagina que ela seja capaz de entregar 650 Watts que foi como você a comprou, não acesso de potenciolite aguda..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a sim, eu tinha feito uns calculos aqui sobre as tenções positivas de uns 570 se não me engano... 408 então deve guentar minha configuração com over... pelo menos aqui to com over no proc. agora q estou com um cooler show, so ele deve estar sugando uns 130w, + uns 130 da placa de video, + uns 100 dos outros componentes, serão 360w, então esta dentro do necessario...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!