Ir ao conteúdo

EXCEL 2003: Criar sub lista a partir de uma lista

pridap

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Gostaria de solicitar ajuda, não tenho muito conhecimento avançado em Excel, assim, estou a dois dias tentando solucionar um problema em uma planilha criada por mim.

Bom , vou tentar explicar o que desejo. Em um documento, tenho as Planilhas: Plan1 e Plan2. Na Plan1 está contido todos os registros 'Em lista' separados por tipo. Estes registros serão utilizados, em forma de lista pela Plan2. Até aí tudo bem, o problema que tenho é que gostaria de fazer um filtro, por exemplo: Na Plan2, eu tenho uma coluna que retorna a relação de empresas (busca pela Plan1), ao lado desta coluna, tenho uma outra que retorna as unidades destas empresas. O que gostaria era que, ao selecionar um dado, que o excel exibisse as unidades de acordo com a empresa que eu selecionar. Eu sei que devo criar na planilha Plan1 colunas diferenciadas, que listem somente as unidades de cada empresa, porém não sei como devo fazer estes filtros a serem visualizados na Plan2.

Aguardo respostas!:D

• 1 ano depois...
Postado
  dofall disse:
Usando o Filtro Avançado você consegue fazer isso tranqüilamente, veja o exemplo da planilha...

http://www.4shared.com/file/177412678/451342ae/FilterAdvCriteria.html

Olá!!!

Agradeço a resposta, porém não consegui abrir o link informado. Teria algum local que eu pudesse verificar estas informações? dei uma verificada na internet, mas links avançados pelas explicações que peguei não estão muito claras!!

Por favor, me ajudem,,,

Postado

Caro pridap, Boa Tarde.

Vários casos idênticos já foram resolvidos aquí mesmo no fórum.

Faça uma pesquisa que você encontrará vários tópicos.

Para lhe ajudar mais rapidamente eu já construí um modelo para você.

Tudo é simples, basta ter um pouco de atenção ao construir os endereços das fórmulas.

O modelo está aquí: 11-01-2011-Lista_e_Sub-Listas_SEM-BRANCOS__MARCILIO_LOBAO.xls

Neste modelo eu já implementei também a eliminação de linhas em branco que tanto atrapalha as listas com quantidades diferentes.

Ex.: se a empresa A tem 20 deptos, ela terá 20 linhas.

Porém a empresa B só tem 5 deptos.

Antes, a lista dela apareceria com 20 linhas também, porém, somente 5 preenchidas.

Com a implementação da fórmula, que fiz para você, só aparecerão os 5 deptos existentes.

Estética e funcionalmente muito melhor.

Qualquer dúvida estou à sua disposição para ajudá-lo.

Juntos, vamos resolver este problema no seu serviço.

Lembre-se, tem muitos colegas aquí dispostos a ajudar.

Espero ter ajudado.

Postado

Olá Marcílio!!!

Realmente confesso que de início achava um pouco confuso a procura de itens pelo site, por este motivo achei mais rápido incluir novo item de dúvida...mesmo assim agradeços ua dica :D

Muito obrigada pela sua resposta, vou dar uma olhada no arquivo enviada, mas de antemão, verifico que quando selecionado o tipo, a coluna detalhe permanece com a primeira descrição do útimo tipo selecionado, será que poderia incluir alguma fórmula para que ao momento de selecionar o tipo, que ele já trouxesse como primeiro registro o detalhe do tipo selecionado?

Obrigada!

Postado

Help Marcílio!

Seguinte...eu não consegui entender como você disponibilizou a coluna tipo e detalhe como "tipo lista" e nesta mesma célula você adicionou uma função para cada. Como conseguiu incluir a lista?

Pergunto, porque em minha PLAN1, eu terei vários dados só para voce entender::

Tenho uma coluna para cada item, e dentro destes eu terei que exibir de acordo com a seleção, igualmente ao que você sugeriu acima, então temos, para as colunas em maiúsculo::

DADOS:: cliente; interno

BASE:: produção, homologação e teste

ANDAMENTO:: análise, desenvolvimento, concluido

EMPRESA:: X,Y,Z

FILIAL:: Xx, Yy, Zz

Assim sendo, eu consigo trabalhr com as mesmas funcões para várias colunas?

Postado

Prezada pridap, Bom Dia.

"...Seguinte...eu não consegui entender como você disponibilizou a coluna tipo e detalhe como "tipo lista" e nesta mesma célula você adicionou uma função para cada. Como conseguiu incluir a lista?..."

"...Achei que conseguiria resolver com sua sugestão..rs mas não consegui entender a formula com lista..."

Como você viu na própria planilha, eu já disponibilizei as fórmulas utilizadas para compor a lista e o nome delas.

Estou entendendo que você deseja saber como criar um NOME.

Menu --> Inserir --> NOME --> Definir -->

.......No campo: Nome na pasta de trabalho: Digite: TIPOS

.......No campo: Refere-se a: Digite: =Plan1!$A$1:$D$1

Clique no Botão: ADICIONAR e OK

Está criado o NOME ou range dinâmica.

Obs.: Existem outras maneiras de fazer esta mesma coisa. Esta é uma delas.

Todas as vezes que for mencionada a palavra TIPOS como argumento de alguma função, o Excel entenderá o intervalo criado nela, ou seja, Plan1!$A$1:$D$1

Logo, quando for fazer um campo de validação de dados para escolher as empresas, basta colocar:

1) LISTA e depois =Plan1!$A$1:$D$1

OU

2) LISTA e depois =TIPOS

Esta é a maneira direta de se percorrer intervalos para escolha em campo de validação de dados.

No caso do DETALHES o procedimento para a criação do NOME é o mesmo.

A diferença é que ao invés de um intervalo direto de células, eu coloquei uma fórmula que irá percorrer as células DEPENDENTE do conteúdo da célula TIPOS escolhida. Por isto a FÓRMULA DESLOC.

A utilização de Listas com sub-listas dependentes deve seguir um controle rigoroso.

Lembre-se que quanto maior for o nível de dependência, mais opções deverão existir na planilha de dados.

A quantidade de registros na planilha de dados também deve ser bem planejada para que não haja necessidade de manutenção sempre, o que é demorado e detalhista.

É muito importante determinar QUAIS dados serão dependentes de dados anteriores e quais dados serão avulsos, isto é, serão apresentados sempre, independente da escolha anterior

Era isto que você queria?

Espero ter ajudado.

Postado

Olá!!!

Estou verificando agora...vou dar um bizu no que falou e retorno assim que terminar...

Obrigada mais uma vez!!1

Postado

Então, não deu certo ainda....

Na PLAN1, tenho a minha lista de dados feita da mesma maneira comentada por você;

Na PLAN2, tenho a coluna B que devem fazer o filtro conforme seleção, logo

defini dois nomes sendo::

DADOS= Plan1!$A$1:$B$1

AMBIENTE= =DESLOC(Plan1!$A$1;1;CORRESP(Plan2!$D$2;Plan1!$A$1:$B$1;0)-1;CONT.VALORES(INDIRETO("Plan1!"&ENDEREÇO(1;(CORRESP(Plan2!$D$2;Plan1!$A$1:$B$1;0));2;VERDADEIRO;)&":"&ENDEREÇO(20;(CORRESP(Plan2!$D$2;Plan1!$A$1:$B$1;0));2;VERDADEIRO;));VERDADEIRO)-1;)

Na fórmula, perceba que é alterado para a célula B, pois o filtro de lista deve aparecer nesta célula, até então ao inserir a fórmula para o nome AMBIENTE, tudo ok, mas quando vou adicionar a lista nesta coluna, é apresentado a msg abaixo::

"A fonte de lista deve ser uma lista delimitada ou uma referência a uma única linha ou coluna"

O que fazer? :(

• 1 ano depois...
Postado

Estou tentando fazer uma validação de sublistas parecida com esse que foi postado como exemplo pra baixar.

Porém no meu caso preciso que todas as células de determinada coluna tenham esse mesmo tipo de validacao. Por exemplo, a Plan1 na coluna f é onde escolho os tipos de evento (plano a, plano b, etc...), na coluna g escolho a opção dos valores correspondente ao plano escolhido na coluna anterior. Na Plan2 tenho as tabelas de valor pra cada tipo de plano, no meu caso tenho da coluna a até a h com planos, e abaixo de cada uma delas os valores.

então se eu escolher na Plan1 o evento plano a, quero que na coluna g apareça as opções de valor somente desse plano. E assim sucessivamente em todas as células abaixo.

Coloquei o arquivo pra baixar pra ficar mais fácil entender o que tentei explicar.

Desde já muito obrigado.

http://www.4shared.com/office/XBtrz9Oa/Ajuda_Forum.html

• Membro VIP
Postado

Boa tarde New

Seja bem vindo ao fórum!

Para a boa organização do fórum você deveria ter criado um novo tópico em vez de reabrir um tópico antigo.

Baixe a planilha e veja se é isto que você deseja:

http://www.4shared.com/office/hW8zk168/Ajuda_Forum_NewPanthro_01_06_1.html

Para ver como eu fiz é só ir em gerenciador de nomes e em Validação de dados.

Dê retorno.

Um abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...