Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
sonicforever

Dúvida entre fonte e placa-mãe - Queimando HD Sata II

Recommended Posts

Olá a todos.

Um PC de um amigo meu está com um sério problema. Não ligava mais, fiquei procurando pra ver o que era e vi que quando retirava o HD Sata o PC ligava normalmente, quando colocava o HD o pc não ligava, ai vi que o HD estava em curto.

Compramos outro HD ontem, liguei e funcionou normalmente, quando foi hoje a mesma coisa, deu curto no HD novo, sorte que fui trocar e dei uma conversa pra fazer a troca.

Ai comprei uma fonte real da Cooler Master de 400W, testei na placa-mãe e ligou normalmente, sem o HD novo ligado é claro.

Só que eu estou com medo de instalar o HD novo achando que pode ser a placa-mãe que está dando curto (não sei se pode acontecer).

Medi a fonte generica com um multimetro e os 12V dos conectores molex dava 11.85V, enquanto no Cooler Master dava 12.15V, já os 5 e 3 volts davam o valor normal.

Há alguma coisa errada na fonte genérica ou pode ser a placa-mãe dando curto através do cabo de dados do sata?

Agradeço pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá a todos.

Um PC de um amigo meu está com um sério problema. Não ligava mais, fiquei procurando pra ver o que era e vi que quando retirava o HD Sata o PC ligava normalmente, quando colocava o HD o pc não ligava, ai vi que o HD estava em curto.

Compramos outro HD ontem, liguei e funcionou normalmente, quando foi hoje a mesma coisa, deu curto no HD novo, sorte que fui trocar e dei uma conversa pra fazer a troca.

Ai comprei uma fonte real da Cooler Master de 400W, testei na placa-mãe e ligou normalmente, sem o HD novo ligado é claro.

Só que eu estou com medo de instalar o HD novo achando que pode ser a placa-mãe que está dando curto (não sei se pode acontecer).

Medi a fonte generica com um multimetro e os 12V dos conectores molex dava 11.85V, enquanto no Cooler Master dava 12.15V, já os 5 e 3 volts davam o valor normal.

Há alguma coisa errada na fonte genérica ou pode ser a placa-mãe dando curto através do cabo de dados do sata?

Agradeço pela atenção.

Amigo, as tensões possuem uma margem de oscilação de 5% para mais ou para menos, então a tensão de 12V, pode dar até 11.40V ou 12.60V sem problema algum para o sistema, mas só no fato da fonte ser genérica já não é um bom sinal, fizestes muito bem em troca-la, mas de toda forma, não sei se é possivel a placa mãe passar tensões para o HD através do cabo sata, até porque o cabo que alimenta o HD é o cabo sata da fonte e não o da placa mãe.

Em todo caso, acho que terás que conectar o HD no sistema para realmente saber se o problema seria da placa mãe, mas isso quer dizer que estás assumindo o risco de perder outro HD, seu eu fosse você eu entregava o PC em uma assistencia e diria que o HD queimou, então eles testavem com um hd deles, é uma opção.

Abraço.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

uma coisa interessante a se fazer tb você usa estabilizador se sim retire compre um filtro de linha é mais confiavel....ja as tensoes foi como o dragão vermelho disse estão normais placa-mãe raramente queimam perifericos da maquina tipo hd cd/dvd etc...

abraço

MSI P6NGM-L - Core 2 Duo E7200 - OCZ StealthXstream 500w - ATI Radeon hd 4850 Sapphire - HD 250gb Sata Seagate - Samsung T220 - Windows XP Professional Service Pack 3

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um teste da placa-mãe ligando na fonte velha e usando um HD IDE ligado junto com a gravadora e está funcionando perfeitamente.

Tô achando que a controladora sata da placa-mãe é que está queimando os HDs.

Um amigo meu disse que a placa-mãe está com defeito, está queimando através do cabo de dados do sata. Disse que era melhor comprar outra placa-mãe e deixar a fonte nova.

O que vocês acham?

A controladora sata da placa-mãe pode queimar mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
Fiz um teste da placa-mãe ligando na fonte velha e usando um HD IDE ligado junto com a gravadora e está funcionando perfeitamente.

Tô achando que a controladora sata da placa-mãe é que está queimando os HDs.

Um amigo meu disse que a placa-mãe está com defeito, está queimando através do cabo de dados do sata. Disse que era melhor comprar outra placa-mãe e deixar a fonte nova.

O que vocês acham?

A controladora sata da placa-mãe pode queimar mesmo?

Pode ser, é raro, mas pode acontecer, acho que o melhor a fazer é trocar a placa mãe mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais