Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligar fan


Posts recomendados

Tenho 2 Fans Coolermaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB

As vezes deixo o pc ligado de noite baixando e quero desligar os fans, alguem sabe como posso desligá-los sem ter q abrir o pc e tirar o cabo da alimentação??

Até pensei em colocar uma chave liga/desliga de algum brinquedo velho, mas ia ficar bem gambiarra uma chave jogada atras do pc. E outra coisa, o fan tem 3 fios, nao sei nem em qual deles instalar.

Será que nao existe nenhuma chave liga/desliga pronta para comprar embutida para colocar em um slot do pc?

O maximo que achei foi controlador de fan (o que minha placa mãe pode fazer automaticamente), mas nao achei um desligador de fan.

Link do controlador: https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:90

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existem chapinhas iguais as que voce retira do gabinete para instalar dispositivos PCI, VGA, placa de som etc..., mas com a dobra superior

para voce parafusa-la no gabinete e fechar o furo onde algo estava

instalado, voce encontra isso no Mercado Livre, só vai ter que ir em

uma loja de eletrônica e comprar o interruptor e monta-lo na chapa.

Fiquei com uma dúvida e gostaria de ve-la esclarecida, por que voce

quer desligar os dois fans de 120mm durante a noite com o pc em

funcionamento?? Será que durante a noite o gabinete não precisa de

ventilação para eliminar o calor gerado pelo hardware funcionando ??

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem chapinhas iguais as que voce retira do gabinete para instalar dispositivos PCI, VGA, placa de som etc..., mas com a dobra superior

para voce parafusa-la no gabinete e fechar o furo onde algo estava

instalado, voce encontra isso no Mercado Livre, só vai ter que ir em

uma loja de eletrônica e comprar o interruptor e monta-lo na chapa.

Fiquei com uma dúvida e gostaria de ve-le esclarecida, por que voce

quer desligar os dois fans de 120mm durante a noite com o pc em

funcionamento?? Será que durante a noite o gabinete não precisa de

ventilação para eliminar o calor gerado pelo hardware funcionando ??

Boa sorte.

adcarvalho

Pensei em fazer isso que o amigo falou, mas eu teria q furar a chapa do slot e colar a chave liga/desliga com uma cola quente ou algo assim, ia ser bem gambiarra tambem, hauhauahua.

Nao vou desligar o cooler do processador, vou apenas desligar os 2 fans acessorios que eu tenho. De noite para dormir eu coloco meu computador para modo economico de energia, pois deixar o bitcomet aberto para fz download é quase mesma coisa q o pc em idle, o que diminui o Vcore, o clock e consequentemente o calor, me permitindo desligá-los.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

leandromamede

A sugestão que lhe fiz para tentar solucionar o seu problema não foi

de criar uma gambiarra (coisa improvisada) motivo de risos, e sim uma

montagem do interruptor em uma placa usada para fechar a furação

de espaço vazio na traseira do gabinete,não tem nada de gambiarra, naturalmente dependendo da capacidade de criar e habilidade de cada

individuo, no meu caso eu montaria um interruptor tipo on/off, fixado

a placa por parafusos ou por porca de fixação se fosse o caso,daí não

seria nenhuma gambiarra e sim uma montagem mecânica permanente

e facilmente desmontável e retirada caso desejado, sem alteração no

gabinete.

Quanto ao problema da dissipação do calor com o PC sem ventilação

na gabinete só foi questionado porque desconhecia os detalhes sobre

o uso de modo econômico de energia agora postados, informando que

o processador nesse modo opera praticamente em idle, diminuindo o

VCore,o clock e consequentemente o calor.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leandromamede

A sugestão que lhe fiz para tentar solucionar o seu problema não foi

de criar uma gambiarra (coisa improvisada) motivo de risos, e sim uma

montagem do interruptor em uma placa usada para fechar a furação

de espaço vazio na traseira do gabinete,não tem nada de gambiarra, naturalmente dependendo da capacidade de criar e habilidade de cada

individuo, no meu caso eu montaria um interruptor tipo on/off, fixado

a placa por parafusos ou por porca de fixação se fosse o caso,daí não

seria nenhuma gambiarra e sim uma montagem mecânica permanente

e facilmente desmontável e retirada caso desejado, sem alteração no

gabinete.

Quanto ao problema da dissipação do calor com o PC sem ventilação

na gabinete só foi questionado porque desconhecia os detalhes sobre

o uso de modo econômico de energia agora postados, informando que

o processador nesse modo opera praticamente em idle, diminuindo o

VCore,o clock e consequentemente o calor.

Boa sorte.

adcarvalho

Ótima ideia, vou tentar parafusar. você saberia me dizer em qual dos 3 fios eu teria q instalar o interruptor?? Agradeço as idéias amigo.

da tambem pra por a achave na frente, na baia de cdrom ou disquete, o platico é mais fácil de furar, é só escolher uma chave que combine com o gabinete

É ótima a sua ideia amigo, ficaria fácil de parafusar na baia de cd da frente por ser de plastico, mas quebraria um pouco a estética do computador eu acho, mas se eu nao conseguir colocar em um slot atras coloco neste mesmo.

Só falta eu saber em qual fio do fan instalar a chave, uma vez que ele possui 3 fios. Se alguem, souber posta aqui, q eu ja vou começar a montar e posto os resultados.

Agradeço a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sua mobo P5K Deluxe não tem EPU?

O programa para reduzi energia, se tiver é só você conectar os fans na placa mãe tirando o adaptador pra fonte e conectar direto na placa mãe ai colocar no modo MAx, Power saving no EPU-6 que ele automaticamente desligara os fans conectados a placa mãe menos o do processador.

E também tem o Al Nap que depois do tempo programado desliga os fans adicionais menos o do processador aqui o tempo é programado para 20 minutos depois eles se desligam e só voltam a funcionar quando você desabilitar o Al Nap.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sua mobo P5K Deluxe não tem EPU?

O programa para reduzi energia, se tiver é só você conectar os fans na placa mãe tirando o adaptador pra fonte e conectar direto na placa mãe ai colocar no modo MAx, Power saving no EPU-6 que ele automaticamente desligara os fans conectados a placa mãe menos o do processador.

E também tem o Al Nap que depois do tempo programado desliga os fans adicionais menos o do processador aqui o tempo é programado para 20 minutos depois eles se desligam e só voltam a funcionar quando você desabilitar o Al Nap.

Tem sim, nunca mexi nisso, vou ver como funciona.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fio é o vermleho ou preto(tanto faz) só ligar ali

qual seu gabinete??com certeza vai ter uam chave que combina

no meu eu coloquei 2 dessas aqui(uma liga o segundo fan da cpu, memoria e hd e a outra liga 4 fans do gabinete, o resto é na placa mãe mesmo)

img?s=MLB&f=73356142_1919.jpg&v=P

Nao entendi o que o amigo falou.

Meu fan tem 3 fios, todos da mesma cor. É só ligar qualquer um dos 3 fios na chave liga/desliga?

Como assim você tem uma chave pra ligar memoria e hd?? pra q? como fixou as chaves liga/desliga?

Meu gabinete é esse, nao achei fotos na net.

http://img199.imageshack.us/img199/5760/casa046.jpg

http://img132.imageshack.us/img132/8393/imagem0034.jpg

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

calma você se confundio todo, falei demais, o que eu falei é que eu tenho 2 conjuntos de fans e uso 2 chaves, para prender no meu caso essa chave da foto vem com uam porca, você faz o furo e coloca a chave por tras da frente do gabinete, ai você prende com a porca

esse fan todos os cabos da mesm ocor|?? te mcerteza??posta uma foto dele que da pra te dizer onde colocar mesmo com os cabos iguais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

calma você se confundio todo, falei demais, o que eu falei é que eu tenho 2 conjuntos de fans e uso 2 chaves, para prender no meu caso essa chave da foto vem com uam porca, você faz o furo e coloca a chave por tras da frente do gabinete, ai você prende com a porca

esse fan todos os cabos da mesm ocor|?? te mcerteza??posta uma foto dele que da pra te dizer onde colocar mesmo com os cabos iguais

voce tem uma foto da frente do seu pc com essas chaves só para eu ver como q fica??

Onde comprou e quanto pagou?

http://img41.imageshack.us/img41/957/imagem0039.jpg

http://img6.imageshack.us/img6/9578/imagem0041r.jpg

As fotos dos fios da mesma cor.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você provavelmente temum adaptador de molex (aquele da fonte) para 3 pinos ( o do fan), pois bem, pegue esse adaptador e veja onde ele pluga, ele tem apenas 2 cabos, 1 vermelho e 1 preto, onde for vermelho no adaptador sera o positivo no fan, onde for o preto sera o negativo. Você pode até mesmo soldar a chave no adaptador, desse modo não "zoa" seu fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja o manual de sua placa-mãe para saber quais são os fios positivo, negativo e o terceiro, coloque uma chave liga/desliga nos fios positivo OU negativo e ponha a chave em algum lugar que ninguém esbarre e desligue mas não aconselho de jeito nenhum deixa o cooler desligado, eu mesmo em vez de querer desligar o cooler estou querendo aumentar a rotação dele.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!