Ir ao conteúdo

Cooler 120mm no lugar das baias!

xxGLHRMxx

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Estou passando aqui pra deixar uma sugestão criativa pra donos de gabinetes genéricos que não têm mais onde colocar coolers (especialmente se tiver um cooler de 120mm sobrando)

Mas acho melhor contar a história completa.

Foi mais ou menos assim: resolvi começar um casemod no meu gabinete, melhorar a refrigeração, já q o processador tava esquentando demais.

Tava com uns coolers (entre eles um grandão novinho de 120mm) aqui sobrando, resolvi botar eles em algum lugar do meu PC.

Primeiro instalei dois coolers de fontes queimadas na traseira do PC.

Tentei botar o de 120mm na tampa lateral, mas percebi q ele ventila bem menos do q o cooler de 80mm (o de 80mm, como tem menor área, tem mais pressão pro ar passar pelos buracos pequenos do gabinete)

Então deixei um de 80mm na lateral (tive q colocar pra fora pra ele ventilar na direção certa, desconsidere a feiúra)

Daí me sobrou esse de 120mm...

Depois de quebrar a cabeça, a unica opção foi abrir um buraco enorme na frente pra instalar ele lá. Pra cobrir os espaços vazios em volta dele soquei uns tubos de papel enrolado encapado com uma fita isolante que não reflete luz, de textura parecida com a do gabinete.

Adicionei uns LEDs de alto brilho pra dar um ar mais decente.

O resultado ficou bem gambiarra, mas funcionou, teve uma redução de temperatura de cerca de 25º. Nada mau pro meu gabinete genérico de R$50 :lol:

Sugestões, comentários, etc, são bem vindos

dsc03959l.jpg

• Membro VIP
Postado

Interessante solução. Em volta do cooler de 120mm você poderia utilizar aquelas borrachas em U que a galera do casemod utiliza nas janelas de acrílico, ficaria mais "profissional".

Quanto ao fan de 80mm na lateral, eu não acho interessante esta alternativa. você retirou o duto de ar? O duto é mais do que suficiente, deixando-o bem próximo ao cooler do processador, assim ele puxa ar frio diretamente de fora do gabinete.

[]'s

• Membro VIP
Postado

Se o gabinete não tem duto na lateral, mas tem a furação para instalação

de um fan de 80mm, qual a razão da instalação externa do fan de 80mm ?

adcarvalho

• Membro VIP
Postado

Dá-lhe Google!

Borracha U: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=53&categoria=458&subcategoria=0&id=361

Mas olha só, você tmb pode pegar isso aqui: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=53&categoria=341&subcategoria=0&id=1926

Seu cooler é original AMD? Arranja um duto de ar, se páh la na sta efigenia o pessoal te dá isso de graça... rs

[]'s

Postado
Se o gabinete não tem duto na lateral, mas tem a furação para instalação

de um fan de 80mm, qual a razão da instalação externa do fan de 80mm ?

adcarvalho

Eu instalei do lado de fora porque esse fan só tem buracos pra parafusar de um lado

Dá-lhe Google!

Borracha U: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=53&categoria=458&subcategoria=0&id=361

Mas olha só, você tmb pode pegar isso aqui: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=53&categoria=341&subcategoria=0&id=1926

Seu cooler é original AMD? Arranja um duto de ar, se páh la na sta efigenia o pessoal te dá isso de graça... rs

[]'s

"Baia fan"? Parece q já tiveram minha ideia :lol:

Vou comprar, sim, parece uma boa.

Ótima dica :aplausos:

Sobre o duto de ar, não sei se daria certo, porque os furos da tampa do gabinete não estão muito bem alinhados com o processador

Hoje vou lá na sta efigênia comprar mais um pente de 2GB, talvez eu arrume um duto de ar também, mas só se achar de graça :rolleyes:

Aliás, se alguem tiver alguma sugestão de alguma loja lá q tenha isso eu agradeço

Um desses ajudaria bem o meu Zalman CNPS 9700 NT, pena que na parte de trás do gabinete não cabe um cooler grande o suficiente para escoar o ar...

Eu posso estar errado, mas acho q a vazão de ar de dois coolers de 80mm atrás já dá conta de escoar o ar do de 120mm...

.

• Membro VIP
Postado

Qualquer loja que venda gabinetes tem um monte de dutos "jogados" pelos cantos. Aproveita que já vai chorar um descontinho na memo e pede tmb um duto destes. :D

Edit: Fui comprar um gabinete lá estes dias e ele não vinha com o duto, depois de chorar no preço e ganhar um desconto fiz o cara arrancar um de outro gabinete, ele mesmo aparafusou e tudo... kkkkkkkkkkkkk

[]'s

Postado
Eu posso estar errado, mas acho q a vazão de ar de dois coolers de 80mm atrás já dá conta de escoar o ar do de 120mm...

.

Acredito que escoaria sim, mas o problema é que no meu gabinete só cabe um cooler de 80mm atrás...

Postado
Qualquer loja que venda gabinetes tem um monte de dutos "jogados" pelos cantos. Aproveita que já vai chorar um descontinho na memo e pede tmb um duto destes. :D

Edit: Fui comprar um gabinete lá estes dias e ele não vinha com o duto, depois de chorar no preço e ganhar um desconto fiz o cara arrancar um de outro gabinete, ele mesmo aparafusou e tudo... kkkkkkkkkkkkk

[]'s

Fiz esse esquema q você falou, comprei a memo e levei o duto de brinde :D

testei o duto no lugar do fan lateral, parece q não deu tanta diferença realmente... não passa de 55º em full :rolleyes:

o que ajuda mais no resfriamento aqui é o fan da frente mesmo

valeu pela ajuda a todos, amo vocês :lol:

quando comprar o baia fan eu aviso, provavelmente amanhã mesmo eu já vou encomendar.

na sta efigenia não encontrei nenhuma loja de casemod, não acredito nisso... vários vendedores nem sabiam o q era casemod, eu tinha q explicar... lamentavel

EDIT: encomendei na casa do cooler, ouvi falar bem da loja, e na spon tá 50% mais caro. Ainda vai chegar.

Percebi q pela internet existe um monte de gente q já fez seus baia fans "artesanais", de vários jeitos diferentes. Mas um de acrílico até q não tá tão caro

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...