Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha: Como usá-lo corretamente?


Herweg

Posts recomendados

Eu costumava ligar computador, monitor e impressora multifuncional no estabilizador, mas, quando passei a ligar minha TV nele também, o dito cujo queimou o fuzível por seguidas vezes. Passei, então, a ligá-la em outra tomada, por meio de uma extensão.

Agora preciso ligar também o cable-modem, o conversor da TV a cabo e um DVD Player. Pensei em comprar um filtro de linha, mas não sei como conectá-lo corretamente.

O que vem antes? estabilizar ou filtro de linha?

O que é mais seguro fazer? Aparelhos de Informática no estabilizador e este no filtro de linha e aparelhos referentes à TV também no filtro?

Agradeço a atenção de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu preciso mesmo é de uma extensão, meu espaço aqui é pequeno!

São 6 aparelhos que precisam ser ligados. Seria prudente então usar APENAS um filtro de linha com 6 tomadas?

Tem como aquele sujeito com o avatar do "Willie, the Janitor" dos Simpsons responder? Aquele cara é sinistro...!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu acho q o correto seria filtro de linha - estabilizador para o pc somente.

É muito mais seguro deixar o computador trabalhando a 110v do que em 220v o filtro de linha não vai combater raio, como alguns pensam o estabilizador também não, só vão queimar o fuzivel quando passar mais do que a tensão desejada.

Se o estabilizador prejudica a fonte do PC, ele foi feito pra que então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, eu acho q o correto seria filtro de linha - estabilizador para o pc somente.

É muito mais seguro deixar o computador trabalhando a 110v do que em 220v

Melhor que leias isso dai: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

O filtro de linha não vai combater raio, como alguns pensam o estabilizador também não, só vão queimar o fuzivel quando passar mais do que a tensão desejada.

Melhor que leia isso dai: Aterrei a tomada do PC - Ele está seguro agora??? Não!!!

Se o estabilizador prejudica a fonte do PC, ele foi feito pra que então?

Ele é originário de uma ideia do início do século passado que, ao longo do tempo em nada evoluiu desde o ponto de vista da topologia de ajuste da tensão de saída.. Lá pelos idos dos anos 1980 as fontes dos mais diversos equipamentos começaram a mudar de analógicas para digitais, nascendo as fontes chaveadas então. Foi nessa hora em que o estabilizador perdeu totalmente seu sentido de existir. Foi retirado dos televisores que até então o usavam de modo intensivo... Para não perder essa indústria os interessados no mercado brasileiro fizeram crer a todos que o estabilizador agora era necessário em todo e qualquer computador (inverdade após o advento das fontes chaveadas) e desse modo o consumidor foi eleito o "pato" da vez na aquisição dessa tralha da era pré-mezozóica...

Quanto aos males que ele trás às fontes em geral leia isso dai: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

E, finalmente, se tiveres algum medo de que a possível variação da tensão de entrada possa vir a prejudicar seu PC, dê uma bela olhada em como uma fonte moderna, com PFC ativo, trata essa variação da tensão de entrada: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Abraço e boa leitura..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado faller,

Você concorda com essa sugestão de se ter 2 filtros de linha: uma para equipamentos referentes à informática (pc, monitor, impressora, cable-modem); outro para tv, dvd-player e conversor da tv a cabo?

Tenho 7 aparelhos que precisam ser ligados (e não 6 como eu havia dito anteriormente). Qual seria a saída mais segura para meu problema?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Prezado faller,

Você concorda com essa sugestão de se ter 2 filtros de linha: uma para equipamentos referentes à informática (pc, monitor, impressora, cable-modem); outro para tv, dvd-player e conversor da tv a cabo?

Tenho 7 aparelhos que precisam ser ligados (e não 6 como eu havia dito anteriormente). Qual seria a saída mais segura para meu problema?

Obrigado.

Ai tanto faz você colocar um dispositivo de proteção dos bons, com número suficiente de tomadas necessárias, ou colocar um somente e dele partir com um derivador, que nem necessita ser um protetor dos bons, podendo ser simplesmente uma extensão, sem proteção nenhuma, ou finalmente, se isso ajudar ai, colocar dois bons dispositivos de proteção em duas distintas tomadas da parede...

Entendeste?? Desenhando:

Supressordesurtosmaisextenso.jpg

Ou

Protetoresdesurtoindividuais.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, Faller gostaria de saber se vale a pena eu deixar o PC no filtro de linha e monitor e impressora no estabilizador,aqui na minha cidade a muita variação de tensão os famosos Tcle do estabilizador.

Compensa compra um estabilizador com mais VA? O meu tem só 300 VA então ele e bem fraco.

Aqui a tomada é aterada mais nem por isso é bom deixar o PC ligado em trovoadas correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, Faller gostaria de saber se vale a pena eu deixar o PC no filtro de linha e monitor e impressora no estabilizador,aqui na minha cidade a muita variação de tensão os famosos Tcle do estabilizador.

Compensa compra um estabilizador com mais VA? O meu tem só 300 VA então ele e bem fraco.

Aqui a tomada é aterada mais nem por isso é bom deixar o PC ligado em trovoadas correto.

A maioria dos monitores e até mesmo impressoras, trabalham com possibilidade de ligação a redes elétricas de faixa ampla, aceitando tensões de alimentação na faixa de 90 a 265 VAC. Não é necessário que lhe diga que esse tipo de equipamento não tem a menor necessidade de estabilizar coisa alguma. Nem o estabilizador conseguiria trabalhar em tão ampla faixa de alimentação. Dê uma olhada em seu monitor e impressora qual a alimentação que seus fabricantes prevêem para os mesmos. Geralmente está escrito em suas etiquetas na traseira. Coisa como Input 100~240 significam alimentação em faixa ampla e nesse caso vá se preocupar com o refrigerador, com a batedeira elétrica, mas não com esse tipo de equipamento..

Se tens aterramento já é um caminho a mais para proteger contra surtos de tensão derivados de raios e descargas atmosféricas. Tirá-los da tomada é uma decisão sua. Pior não vai ficar se sabe, mas se não o fizeres e tiveres uma boa proteção a olhar por eles, a probabilidade de dano é pequena, muito pequena..

A ciência da proteção é um estudo sério e visa fazer com que se possa até mesmo operar os equipamentos de forma segura, abaixo de muito mau tempo.. Ou como é que você imagina que as operadoras de telefonia, as rádios, as TV's fazem ao cair aquelas tempestades??? Você acha que eles vão lá e desligam seus equipamentos e os retiram da tomada?? E note, as condições dos mesmos são sempre muito, mas muito piores que aquelas que temos em nossas casas. Os equipamentos de telefonia, se celular, estão sempre no pé de torres das antenas, se de telefonia fixa, com uma ramificação de rede que "coleta" o que possa acontecer no âmbito de dois ou tres bairros de sua cidade, e se de transmissão a longa distância, sempre estarão isolados do mundo, lá no topo de um morro, o mais perto possível das núvens e das tempestades..

Proteção bem feita é uma ciência que permite operar em segurança seus equipamentos até mesmo abaixo de mau tempo... Mesmo assim existe a chance de um raio cair e danificar tudo ai??? Sim, e se fores a fundo verás que mesmo fora da tomada, se um raio atingir sua casa pode danificar tudo, até mesmo a sua própria casa. É uma força indomável da natureza... Inexiste proteção 100% segura..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Por exemplo: um computador com sinais recentes de superaquecimento (dado o calor do verão 2010), ou seja, desligando bruscamente e reiniciando, pode ser protegido pelo estabilizador?

Um dos reveses desses cortes abruptos de energia é a fonte de alimentação morrer! Aquele fuzivelzinho do estabilizador não poderia, porventura, salvá-la?

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Por exemplo: um computador com sinais recentes de superaquecimento (dado o calor do verão 2010), ou seja, desligando bruscamente e reiniciando, pode ser protegido pelo estabilizador?

Um dos reveses desses cortes abruptos de energia é a fonte de alimentação morrer! Aquele fuzivelzinho do estabilizador não poderia, porventura, salvá-la?

:confused:

Fusível é salvador em catástrofes, quando tudo já está danificado, quando o próximo passo poderia ser pegar fogo, é que o fusível consegue aquecer seu filamento a ponte de fundir o mesmo. O tempo de resposta de fusíveis gira em torno da grandeza de mili segundos isso os mais rápidos (1 mili segundo = 0,001 segundo)

Varistores são os dispositivos comuns mais adequados para proteção de sobretensão e sua resposta gira em torno dos nano segundos (1 nano segundo = 0,000000001 segundo).

Desse modo não confie que um fusível vai fazer alguma coisa por sua fonte quando um surto de tensão, derivado do desligamento de cargas reativas na rede elétrica (num apagão todas as cargas se desligam ao mesmo tempo) e a probabilidade do aparecimento de surtos grandes de tensão é alta...

[ma boa régua de proteção, ou supressor de surtos, ou filtro de linha como são conhecidos no Brasil esses elementos pode fazer muito mais pelos seus equipamentos que um estabilizador .. Aliás, estabilizador, tô fora...

Proibidoestabilizador.jpg

Leia que vai lhe fazer bem:

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

Como tornei útil um estabilizador!

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

Aterrei a tomada do PC - Ele está seguro agora??? Não!!!

Boa leitura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo: um computador com sinais recentes de superaquecimento (dado o calor do verão 2010), ou seja, desligando bruscamente e reiniciando, pode ser protegido pelo estabilizador?

No caso aí do aquecimento excessivo ele pode ser protegido por uma boa pasta térmica e um bom cooler, sem esquecer o cooler adicional exaurindo ar do gabinete. Um estabilizador vai ter uma certa utilizada é no inverno, pois funciona como um mini-aquecedor elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Coitados dos fabricantes de estabilizadores!

Finalizando, qual seria uma boa marca de Filtro de Linha com 5, 6 tomadas? Os da APC das imagens acima, por exemplo, são bons? Que mais?

Coitados dos "patos" dos compradores que já há mais de 20 anos, com boas fontes chaveadas no mercado, não necessitando mais de estabilizadores passam por lavagem cerebral de parte de fabricantes, distribuidores, lojistas, gurus, técnicos de carteirinha e atendentes do comércio que até ontem eram carregadores de saco no armazém e hoje são formados em eletricidade para PC, que juram de pés juntos que sem o estabilizador seu PC vai dessa para outra... O consumidor, incauto, com medo, menos informado se vê obrigado a sustentar essa indústria do lixo elétrico desnecessário todo esse tempo... Só no Brasil isso existe. Ninguém mais usa isso no mundo de modo tão intensivo assim...

Quanto a tua pergunta, e para que eu não tenha que repetir mais uma vez, nesse tópico o qual te indiquei para leitura, e que vai ai de novo: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Podem ser encontrados cerca de 15 posts ou mais que indicam boas proteções contra surtos de tensão, ou réguas de proteção ou, como são conhecidos por aqui no Brasil, os filtros de linha. Os posts são esses dai:

Post #22

Post #56

Post #78

Post #93

Post #104

Post #108

Post #156 Mais de 300 Indicações de proteções no mercado internacional

Post #170

Post #192

Post #297

Post #303

Post #306

Post #321

Post #351

Post #364

Boa leitura...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!