Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

não é bem um problema, é mais uma decisão de projeto, eles sacrificam o desempenho depois de um tempo, para ganhar na velocidade de gravação...

sim, ainda mais que é algo temporário, mas realmente chato pagar 800-1000 reais num ssd pra ficar com performance pior que um hd as vezes...

http://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.anandtech.com%2Fshow%2F4863%2Fthe-samsung-ssd-830-review%2F6

http://www.anandtech.com/show/4863/the-samsung-ssd-830-review/6

nao sei o quanto isso vai afetar a performance real, ja que ninguem vai ficar enchendo e esvaziando o ssd o tempo todo.

Sempre tem o Intel 510 como opção também. Confiável e rápido, mas custa os olhos da cara...

Enfim, entre esses daí, eu pegaria o Crucial M4.

Mas eu recomendo pesquisar se os SandForce têm dado problemas recentemente. Não é possível que nada tenha sido feito pra resolver isso daí...

Veja o OCZ Vertex 3 também. O Gotoa comprou um e tá rodando sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tem o Intel 510 como opção também. Confiável e rápido, mas custa os olhos da cara...

Enfim, entre esses daí, eu pegaria o Crucial M4.

Mas eu recomendo pesquisar se os SandForce têm dado problemas recentemente. Não é possível que nada tenha sido feito pra resolver isso daí...

Veja o OCZ Vertex 3 também. O Gotoa comprou um e tá rodando sem problemas.

Não vou pagar quase o dobro pelo intel, melhor comprar 2 Adata ou 2 Sandisk...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é bem um problema, é mais uma decisão de projeto, eles sacrificam o desempenho depois de um tempo, para ganhar na velocidade de gravação...

sim, ainda mais que é algo temporário, mas realmente chato pagar 800-1000 reais num ssd pra ficar com performance pior que um hd as vezes...

http://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.anandtech.com%2Fshow%2F4863%2Fthe-samsung-ssd-830-review%2F6

http://www.anandtech.com/show/4863/the-samsung-ssd-830-review/6

nao sei o quanto isso vai afetar a performance real, ja que ninguem vai ficar enchendo e esvaziando o ssd o tempo todo.

Mas pelo link da anandtech, não é só ativar o TRIM para esse problema ser resolvido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei. Realmente, ficar sem TRIM é uma problema. Acho melhor ficar com uma unidade de 60 ou 120gb mesmo :D

Valeu pelas informações.

Na teoria sim, mas na pratica não funciona assim.

Algumas pessoas agem como se a unidade fosse para de funcionar e não é bem assim.

Vale lembrar que o trim só influencia na velocidade de gravação.

a performace que se perde é facilmente compensada pelo ganho do raid.

particularmente em mais de 6 meses de uso intenso, eu não notei diferença alguma de velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, neste momento estou com o negócio de um OCZ Vertex 3 fechado no ML, mas eternamente empacado pela burocracia do Mercado Pago. Já estou contando como quase certo eu ter que desistir dessa compra (ou o anúncio ser fechado ou o vendedor acabar o estoque antes que liberem). Aí, sem essa oferta maravilha que achei, as opções são as seguintes:

- Pegar um Corsair Force 3 ou OCZ Agility 3 em outro lugar, por mais ou menos o mesmo preço que pagaria pelo Vertex 3 no ML (e melhor, com nota fiscal). Pelos reviews que li, a diferença de desempenho deles para os "top" de NAND síncrona como o Force GT ou o Vertex 3 é pequena demais para justificar a enorme diferença de preço que se vê por aqui. No Newegg a diferença pode ser de 10 dólares, mas aqui é de 200-300 reais para mais.

Considerando que meu sistema é AMD (atualmente com chipset 890GX, mas já estou com uma ASUS M5A97 EVO com chipset 970 para trocar junto com o SSD) e não tem de qualquer modo o mesmo desempenho SATA III de uma plataforma Sandy Bridge, estou questionando se vale a pena gastar mais para ter uma diferença de desempenho provavelmente imperceptível nas minhas condições. Não resta dúvida de que mesmo um Agility ou Force 3 é capaz de fazer qualquer PC virar um foguete, e estou pensando se vale a pena gastar mais do que isso.

- Pegar um "top" pensando no futuro. Aí as opções são basicamente três: Force GT, Vertex 3 e Kingston HyperX SH100S3. Os três usam controladora SandForce SF-2281 e NAND síncrona e deveriam ser mais ou menos equivalentes, embora alguns testes tenham colocado o Force GT bem atrás dos outros, por alguma razão que desconheço. Mas no teste da Anandtech, o Kingston HyperX deixou todos os outros comendo poeira. Também mostrou certos caprichos como ser o único que tinha dissipação térmica com pasta no chassis, e aqui no Brasil leva uma ligeira vantagem em caso de problemas, por causa da onipresença da representação local da Kingston. Em compensação, o suporte pelo site da Kingston é paupérrimo - não há nem uma product sheet decente e se eu o pegar, vou instalá-lo e operá-lo com a riqueza de informações do fórum da OCZ...

Outras opções estão descartadas. O Intel 510 tem desempenho inferior (sobretudo nas gravações) pelo mesmo preço dos SandForce, dá para ver até pelo uso da controladora Marvell que é um tapa-buraco ao qual a Intel não deu muita atenção ou capricho, e seus resultados são extremamente variáveis e oscilantes de um teste para outro (apesar de usar NAND de 34 nm e não de 25 nm: em SSDs, ao contrário de processadores, transístores maiores são melhores, porque aguentam mais ciclos).

Também não vou pegar um SATA II - estou gastando os tubos num SSD e se estou, quero dez vezes a velocidade de um HD, não duas ou três vezes (alguns Samsung chegam a dar menos que um WD Velociraptor em certas situações - definitivamente, a Samsung perdeu o bonde dos SSD!).

Estou ciente dos problemas de tela azul e travamentos com os SandForce, mas parecem ocorrer com uma minoria e vou atualizar para o último firmware disponível antes de instalar, de modo que acho pouco provável que eu tenha problemas.

O que vocês acham? Palpites?

Obrigado e bom Natal a todos!

.

.

Entendi que você pode gastar $$$... então, vá de Vertex 3 MaxIOPS ou o Kingston.

A propósito, qual a capacidade? Poderia passar os links dos anuncios do ML?

Comprei semana passa um Agility 3 60GB 259,00 pro note.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal tem um programinha SSDfresh, que otimiza o SSD, achei o mesmo bem interessante http://www.guiadowindows.net/como-otimizar-o-uso-de-ssd-no-windows/ a questão é, será que compensa utilizar este tipo de programa?

Como funciona esse programa?

Pessoal qual melhor custo x benefício em SSD de cerca de 120gb atualmente disponivel por estas bandas? E que seja confiável e durável, sata III. Grato

Dos que tem melhor custo x benefício, creio que o Crucial M4 seja o melhor.

Tem muitos mais baratos como o OCZ Agility, mas são versões com desempenho pior (ainda assim MUITO melhor que qualquer HD).

Na verdade, como é tudo meio parecido, o melhor é o que você pode comprar! rsrs :D

Quanto pretende gastar pra podermos indicar melhor? E qual é o computador, o da assinatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xineis, baixei e instalei o SSDfresh pra teste, ele apresenta uma tela de otimização com 9 opções, sendo que, no meu caso 5 delas já estavam otimitizadas, seguindo a sugestão do programa ativei as restantes; Fazendo uma análise de experiência do windows a minha pontuação subiu de 6,9 para 7,4, pelo que percebi ele simplesmente de dá a opção de ativar aquelas que o windows não o faz automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera e esse controlador novo da OCZ? o Octane parece ter um bom custo beneficio.

olhando pela taxa de retorno, intel ganha disparado, seguido por Crucial , todas as que usam Sandforce tem um indice ridiculo (alguns chegam a ser pior que 5%), isso me preocupa, num invstimento tão grande.

http://www.behardware.com/articles/843-7/components-returns-rates-5.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

goyta meu amigo, desistir do eggynew, fiquei com medo de compra la

http://www.ebay.com/itm/NEW-OCZ-Vertex-3-120GB-SATA-III-3-SSD-2-5-SandForce-TRIM-SMART-VTX3-25SAT3-120G-/310354874630?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4842979106

vou compra esse SD igualzinho seu hehehe, esse preciso toma cuidado o firmware também? vai da tela azul? fiquei com medo que voce mecionou de cosair :x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts de dez dias atrás, mas não pude deixar de observar e fazer uma correção (desculpe a indelicadeza, Dalai, mas isto é importante e pode evitar dor de cabeça para muita gente, especialmente em se tratando de SSDs, em que se espera alto desempenho): o cabo SATA III é especial, sim.

Se você puser um cabo SATA comum, vai funcionar sem nenhum problema visível (razão pela qual isso deve ter passado despercebido a muita gente, que depois xinga o drive porque não tem o desempenho anunciado, mesmo ligado "direitinho" numa porta SATA III!). Mas não vai funcionar à velocidade de SATA III e sim de SATA II - a metade.

O cabo SATA III pode ser reconhecido por ser duplo (tem a mesma largura do cabo liso comum, mas é nitidamente dividido em dois). Pode ter também a marcação "SATA 6 Gb/s" ou semelhante, mas isto nem sempre ocorre.

Segue abaixo a foto de um cabo SATA III da ASUS (veio com minha placa-mãe nova, que ainda não instalei e vou instalar junto com o SSD):

cabosata3.jpg

Quem não tiver um cabo SATA III e precisar de um (porque não veio com o drive ou com a placa) pode ter um pouco de dificuldade de achar para comprar, mas pode procurar no Mercado Livre, e a JustShop às vezes também costuma ter.

E sim, o cabo USB 3.0 também é diferente e pode ser reconhecido pelos conectores azuis em vez de pretos (às vezes o próprio cabo também é azul, o que pode dar confusão com cabos Ethernet, que frequentemente também são azuis).

Espero ter ajudado...

---

.

Muito obrigado!!.. estou entre aqueles que, por circunstâncias, não notaram a diferença, quando instalei meus 2 C300 na antiga ECS790GXM-AD3 porque ficaram em portas sata II. E ao recebr a Sabertooth não reparei diferença citada dos cabos.

O fórum é isso aí! :joia:

....

Sim, é o Crucial M4 - não é o mais rápido da atualidade, mas fica pouca coisa atrás e não faz nada feio. Mas o preço está caro para os EUA - lá você encontra esse mesmo SSD por 200 dólares ou menos. Na Newegg, o OCZ Vertex 3 e o Corsair Force GT, ambos mais rápidos, estão ligeiramente mais baratos (190 e 195 dólares).

.

.

Amizade, com o novo firmware (Fw00009, acho), os M4 chegaram aos 500MB/s, não ficando mais atrás dos outros. Melhorou, inclusive, a escrit, que sempre foi o 'ponto fraco' (mas, não oscila, o valor é cravado em diversas operações) dos Crucial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos testes que vi, a velocidade de leitura melhorou dramaticamente com a revisão 0009 e de fato agora quase encosta nos SandForce síncronos. Com isto, ganhou uma vantagem significativa sobre o Intel 510, que teoricamente deveria ser muito semelhante, por usar a mesma controladora e projeto parecido. Mas pelo que vi, a velocidade de gravação não melhorou quase nada e em certos casos até piorou. Continua em menos da metade da velocidade dos SF síncronos e perde feio até para os SF assíncronos.

É claro que isto ainda é muita coisa e dará um desempenho muito bom em qualquer PC, especialmente porque a leitura é geralmente a parte mais crítica para o desempenho. Sobretudo pela confiabilidade, o M4 ainda é uma ótima indicação de compra. Mas é um tanto difícil de achar por aqui, mesmo no Mercado Livre. A Micron/Crucial parece disposta a investir no Brasil e pode ser que a disponibilidade melhore no decorrer de 2012, mas se alguém quiser o M4 agora, vai ter dificuldades. Curiosamente, ainda vi o velho C300 em muitos lugares - mas ao preço de modelos mais recentes e velozes, de modo que não valia a pena.

.

.

Disseste tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai galera, to com uma dúvida, gostaria de saber se o "Kingston SSDNow V100 SV100S2/64GZ 2.5" 64GB SATA II Internal Solid State Drive (SSD)" é um bom HD para jogos? vou usá-lo como principal e para rodar Sw:tor. Grato demais a todos que olharem e responderem a mensagem. Um ótimo resto de natal a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!