Ir ao conteúdo

Memorias queimando uma atrás da outra

Onipotente

Posts recomendados

Postado

Bom olá gente eu ando com um problema sério há mais ou menos seis meses. Eu tinha um kit de memoria crucial ballistix tracer ddr2 1066 2x1gb e resolvi comprar outro pra ficar com 4 gb. Até ai tudo bem mas em meados de julho do ano passado minhas memorias começaram a dar problema. Pente após pente todos os 4 acabaram dando defeito. Eu rodava memory teste 4, 5 vezes ao dia e no começo as memorias só davam problema de vez em quando até que no final n tinha mais jeito e os 4 pentes acabaram completamente cheio de erros.

Primeiro eu pensei q era minha placa-mãe ou temperatura queimando minhas memórias então eu comprei outro kit de memoria só q agora corsair 2x2gb dominator ddr2 1066 com airflow cooler e uma asus rampage formula. 1 mês e meio após eu comprar essa memoria e essa placa-mãe minhas corsair começaram a apresentar defeito. Tela azul por cima de tela azul até q rodei memory test e 1 dos pentes tava completamente comprometido e cheio de erros. 2 semanas depois o segundo pente também estava assim.

Agora eu mandei por RMA tanto as crucial quanto as corsair e devo estar recebendo devolta dos EUA essa semana mas n me atrevo a usar nenhuma memoria de novo até descobrir o q anda queimando essas memorias. Alguem tem alguma luz pra mim? Eu já n sei o q pode estar queimando essas memos. Até um par de generica q eu pus aqui enquanto minhas memorias voltavam dos eua começaram a dar problema então n importa q memoria eu coloque ela acaba dando problema :mad:

Meu pc é o seguinte:

core 2 quad Q6600

Asus rampage formula

Fonte thermaltake TR2 - 430W

Ati radeon X1950pro

hd 250gb samsung

hd 160gb samsung

Postado
Bom olá gente eu ando com um problema sério há mais ou menos seis meses. Eu tinha um kit de memoria crucial ballistix tracer ddr2 1066 2x1gb e resolvi comprar outro pra ficar com 4 gb. Até ai tudo bem mas em meados de julho do ano passado minhas memorias começaram a dar problema. Pente após pente todos os 4 acabaram dando defeito. Eu rodava memory teste 4, 5 vezes ao dia e no começo as memorias só davam problema de vez em quando até que no final n tinha mais jeito e os 4 pentes acabaram completamente cheio de erros.

Primeiro eu pensei q era minha placa-mãe ou temperatura queimando minhas memórias então eu comprei outro kit de memoria só q agora corsair 2x2gb dominator ddr2 1066 com airflow cooler e uma asus rampage formula. 1 mês e meio após eu comprar essa memoria e essa placa-mãe minhas corsair começaram a apresentar defeito. Tela azul por cima de tela azul até q rodei memory test e 1 dos pentes tava completamente comprometido e cheio de erros. 2 semanas depois o segundo pente também estava assim.

Agora eu mandei por RMA tanto as crucial quanto as corsair e devo estar recebendo devolta dos EUA essa semana mas n me atrevo a usar nenhuma memoria de novo até descobrir o q anda queimando essas memorias. Alguem tem alguma luz pra mim? Eu já n sei o q pode estar queimando essas memos. Até um par de generica q eu pus aqui enquanto minhas memorias voltavam dos eua começaram a dar problema então n importa q memoria eu coloque ela acaba dando problema :mad:

Meu pc é o seguinte:

core 2 quad Q6600

Asus rampage formula

Ati radeon X1950pro

hd 250gb samsung

hd 160gb samsung

acho que pode ser a fonte, pois aquecimento não é (ja usou corsair com cooler e nao adiantou) e nem a placa mãe. Talvez sua fonte esteja deixando passar correntes mais altas, e as memos não estão aguentando.

Acho que possa ser isso, mas logo logo aparece alguem mais "intindidu":D que eu pra te ajudar melhor

abraço

Postado

Eu tb pensei nisso douglasdcds

As memórias não são alimentadas diretamente pela fonte, se for excesso de corrente a culpa é da placa-mãe.

O problema é q com minha placa-mãe antiga os 4 pentes da crucial queimaram, e agora com a nova os 2 da corsair tb. Ai é soda... sera q peguei 2 placas mae com defeito?

Postado

Bom ,acho meio difícil você pegar duas placas-mãe com defeito, eu acho que nesta história podemos culpar a fonte de energia, tente trocar ela, tomara que ela não acabou danificando os slots DDR, desta nova placa-mãe....

Espero ter ajudado

Postado

Meu pc é o seguinte:

core 2 quad Q6600

Asus rampage formula

Ati radeon X1950pro

hd 250gb samsung

hd 160gb samsung

Vamos lá, a fonte não tem nada a ver como um dos amigos disse acima, quem contrala a tensão é a mobo. Falo por experiência própria. Uma ASUS M3A78 que eu tinha, eu ligava o PC e a VGA não dava sinal, troquei a VGA e a outra continuou do mesmo jeito, a fonte marcava 6.85V na linha de 5V (lembrando que a variação é de 5%), levei para testar a fonte e funcionou perfeitamente, até então troquei a placa-mãe, comprei uma M3A78-EM, depois disso, nunca mais me deu problema com falta de sinal de vídeo. Acredito que seu problema possa ser realmente a mobo. A ASUS é uma das, se não a melhor fabricante, mas como nada é perfeito, pode ter dado algum problema. Aconselho a você levar onde comprou as peças ou você mesmo, testar peça por peça, às vezes o problema não está onde achamos, mas em lugares que nem imaginamos!

Monitore as voltagens e as temperaturas com o Everest ou PC Wizard, assim veremos se suas voltagens estão normais, poste aqui depois de fazer isso! A variação máxima em todas as linhas de 3.3V, 5V e 12V é de 5%, não mais do que isso, para mais ou menos!

Boa sorte!

Abraço!

Postado

Ok eu mandei everest fazer relatório e aqui é como está o sistema:

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.27 V

+3.3 V 3.18 V

+5 V 5.02 V

+12 V 11.98 V

No modo de espera +5 V 4.85 V

FSB VTT 1.23 V

Núcleo "North Bridge" 1.36 V

Núcleo "South Bridge" 1.07 V

"South Bridge" PLL 1.54 V

DIMM 1.95 V

DIMM VTT 0.98 V

No momento as memorias estão em 800mhz, mas se eu bem me lembro quando eu uso em 1066 a tensão sobe pra 2.19

Postado
Ok eu mandei everest fazer relatório e aqui é como está o sistema:

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.27 V

+3.3 V 3.18 V

+5 V 5.02 V

+12 V 11.98 V

No modo de espera +5 V 4.85 V

FSB VTT 1.23 V

Núcleo "North Bridge" 1.36 V

Núcleo "South Bridge" 1.07 V

"South Bridge" PLL 1.54 V

DIMM 1.95 V

DIMM VTT 0.98 V

No momento as memorias estão em 800mhz, mas se eu bem me lembro quando eu uso em 1066 a tensão sobe pra 2.19

Bom... Você verificou se suas memórias, suportavam essa tensão? Pode ser por isso que elas queimavam...

Abraço!

Postado
Bom... Você verificou se suas memórias, suportavam essa tensão? Pode ser por isso que elas queimavam...

Abraço!

Sim, as crucial trabalhavam em 2.2 e a corsair a 2.1. Será q essa diferença de 0.9v é o q queimou as corsair? Eu to com medo de por as corsair quando elas chegarem porque já foi pra RMA, e se queimar de novo eu vou ter q ficar no prejuizo e ainda por cima sem memoria. Infelizmente n da pra testar peça por peça porque as memorias nao queimam assim que eu as coloco, e sim com o uso. As corsair demoraram 1-2 meses até queimar então sair testando peça por peça n dá :(

Postado

Onipotente o problema é na alteração do barramento de 800 para 1066 com isso a tensão se eleva de 1.8V para 2.19.

Postado
Sim, as crucial trabalhavam em 2.2 e a corsair a 2.1. Será q essa diferença de 0.9v é o q queimou as corsair? Eu to com medo de por as corsair quando elas chegarem porque já foi pra RMA, e se queimar de novo eu vou ter q ficar no prejuizo e ainda por cima sem memoria. Infelizmente n da pra testar peça por peça porque as memorias nao queimam assim que eu as coloco, e sim com o uso. As corsair demoraram 1-2 meses até queimar então sair testando peça por peça n dá :(

O amigo adm, tem razão! E essa pequena diferença de 2.1V para 2.19V, pode ser o causador, afinal para 2.2 faltariam apenas 0.01V, acho que pode ter sido isso o causador dos problemas!

Abraço!

Postado

Não, não vocês não entenderam, a tensão está em 1.95v agora que estou usando a ram em 800mhz. Se eu subir pra 1066 a placa-mãe seta pra 2.19v automático. A corsair trabalha a 2.1 em 1066. Será que essa diferença de 0.09v é que está causando problemas?

Postado
Não, não vocês não entenderam, a tensão está em 1.95v agora que estou usando a ram em 800mhz. Se eu subir pra 1066 a placa-mãe seta pra 2.19v automático. A corsair trabalha a 2.1 em 1066. Será que essa diferença de 0.09v é que está causando problemas?

Acho que é bem provável, amigo! Tipo... Você tem um copo com água e nele cabem 200ml, se você colocar 209ml, o que acontece? A água transborda. Agora vamos analisar a sua RAM, ela suporta 2.1V, se colocar esses 0.09V a mais, pode não causar danos a curto prazo, mas a longo prazo, pode ocasionar a "falência" do mesmo. Ditado popular "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Sua RAM trabalha esse tempo, pois a vontagem não é sufuciente para queimá-la de vez, mas com certo tempo, essa tensão está sendo o suficiente para mandar as RAM's dessa para melhor!

Acredito que seu problema, esteja em colocar o clock delas em 1066MHz. Acho que se deixar nos 800MHz, não terá mais problema!

Continue com essas memórias que está usando e veja se com o tempo, elas "morrem" também, caso não aconteça, está resolvido seu problema...

Abraço!

Postado
Bom , é o que o Bruno falou (parabéns bela explicação), na minha opinião usa na tensão 2.1V ou compra uma placa-mãe nova...

Problema é q eu já comprei uma placa-mãe nova! Eu tinha uma gigabyte p35 ds3 e comprei essa asus rampage formula.

Sobre a dica do Bruno eu to usando 2 pentes de memoria genericas em 800mhz aqui e os mesmos já começaram a apresentar problemas... Todos os dias ao menos 1 tela azul eu pego aqui então o problema persiste mesmo na tensão atual :/

Acho que vou me endividar todo, comprar uma fonte e uma placa de video novas e tentar minha sorte... Já que a placa de video atual só tem 256mb e ela fica emprestando memoria da ram eu já to pensando que isso que ta queimando minhas ram sei lá. Estou completamente sem idéias. Valeu pela ajuda mesmo assim pessoal.

Postado

Sem querer ser chato eu só tenho uma dúvida: será que o estabilizador tem algo a ver com minhas memorias queimando? Eu percebi que ele sempre está absurdamente quente depois que eu comprei um monitor de 22. coincidência ou não minhas memorias começaram a queimar alguns meses depois da compra do monitor. Será que estou sobrecarregando o estabilizador e assim queimando as memorias?

Postado
Sem querer ser chato eu só tenho uma dúvida: será que o estabilizador tem algo a ver com minhas memorias queimando? Eu percebi que ele sempre está absurdamente quente depois que eu comprei um monitor de 22. coincidência ou não minhas memorias começaram a queimar alguns meses depois da compra do monitor. Será que estou sobrecarregando o estabilizador e assim queimando as memorias?

Quantos VA's é seu estabilizador?

Abraço!

Postado
Quantos VA's é seu estabilizador?

Abraço!

Eu não ser te dizer com certeza porque ele é muito antigo, comprei ele junto com meu primeiro pc há uns 10 anos, mas tem escrito nele microsol 1000

Postado
Eu não ser te dizer com certeza porque ele é muito antigo, comprei ele junto com meu primeiro pc há uns 10 anos, mas tem escrito nele microsol 1000

Compre um SMS 800va, ele agüenta o tranco... Se tem muitas coisas ligadas no PC, o estabilizador pode não funcionar corretamente e deixar passar corrente... Esse estabilizador, eu tenho ele, e é muito bom! Está entre 70 e 90 reais!

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!