Ir ao conteúdo

Fonte de Alimentação PS1

rafaelgrecco

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Eu preciso de ajuda pra consertar a fonte do Playstation 1 (primeiro modelo, aquele tijolão). A fonte é interna 110v, mas eu dei o video game para o irmãozinho da minha namorada e queimou pois na casa dela a tensão é 220v :(

Procurei na internet pra comprar uma nova, mas onde eu encontrei está em falta... sei lá se ainda tem pra vender em algum lugar. Procurei pelo esquema elétrico mas só encontrei em sites pagos (_( então nada feito.

Quando alguma cosia 110v é ligada em 220v costuma queimar só fusivel? Se for assim é fácil arrumar. E outra coisa, no caso de transformar a fonte 110v para 220v, li na internet q só é preciso trocar o capacitor. É isso mesmo?

Obrigado!

Postado

Rafael, verifique se na entrada desta fonte existem varistores, que são os primeiros a queimar junto com o fusível. Geralmente os varistores entram em curto pra proteger o resto da fonte. Depois verifique o capacitor de filtro, que também geralmente vai pro "beleléu" (é o capacitor maior que fica em paralelo com a ponte retificadora). Verifique também ponte retificadora e mosfet de chaveamento do trafo, ok?

Postado
Rafael, verifique se na entrada desta fonte existem varistores, que são os primeiros a queimar junto com o fusível. Geralmente os varistores entram em curto pra proteger o resto da fonte. Depois verifique o capacitor de filtro, que também geralmente vai pro "beleléu" (é o capacitor maior que fica em paralelo com a ponte retificadora). Verifique também ponte retificadora e mosfet de chaveamento do trafo, ok?

Beleza, vou verificar esses componentes. E quanto à transformar 110v em 220v, é simples assim?

Obrigado pela ajuda

Postado
Nem sempre meu amigo.

Não sabemos nem de que fonte se trata. É uma fonte chaveada? Linear?

Poste fotos do circuito dela para nós.

Ainda não to com a fonte em mãos, só vou pegar na sexta feira. Primeiro vou tentar arrumar, se der certo, vejo se vale a pena tentar transformar pra 220v.

O pior é que sou Engenheiro Elétrico com enfase em Eletrônica rsrs... mas nunca trabalhei com nada elétrico, só aprendi na teoria mesmo... O pessoal até tira sarro por eu não saber arrumar uma coisa dessas de cabeça rsrs. Mas se alguém precisar de consultoria pra abrir um provedor de internet wireless é só falar comigo :lol:

Valeu pela ajuda, depois posto o resultado!

Postado
Ainda não to com a fonte em mãos, só vou pegar na sexta feira. Primeiro vou tentar arrumar, se der certo, vejo se vale a pena tentar transformar pra 220v.

O pior é que sou Engenheiro Elétrico com enfase em Eletrônica rsrs... mas nunca trabalhei com nada elétrico, só aprendi na teoria mesmo... O pessoal até tira sarro por eu não saber arrumar uma coisa dessas de cabeça rsrs. Mas se alguém precisar de consultoria pra abrir um provedor de internet wireless é só falar comigo :lol:

Um puxão de orelha deve resolver... :lol::lol:

Brincadeira...

Por isso eu digo, não adianta só a teoria, tem que praticar e muito...

Postado
Postado Originalmente por rafaelgrecco

O pior é que sou Engenheiro Elétrico com enfase em Eletrônica rsrs... mas nunca trabalhei com nada elétrico, só aprendi na teoria mesmo... O pessoal até tira sarro por eu não saber arrumar uma coisa dessas de cabeça rsrs. Mas se alguém precisar de consultoria pra abrir um provedor de internet wireless é só falar comigo

Por isso eu digo, não adianta só a teoria, tem que praticar e muito...

Isso não é problema, conheço muito engenheiro que não sabe pegar em uma chave de fenda, por outro lado consegue projetar e calcular equipamentos de telecomunicações de cabeça, não é o fato de ser engenheiro ou não, a sua especialidade não é essa, e vale lembrar que o curso de engenharia é diferente de uma graduação em tecnologia e até mesmo de um curso de nivel técnico, os dois ultimos tem enfoque mais pratico e especifico, ao passo que a engenharia enfoca de tudo um pouco com 70% do conteudo teórico, se o cara então escolhe uma especialidade então ai ja era. quer um exemplo dificilmente o engenheiro que projetou a fonte de uma TV saber como proceder com reparo no vertical ou no sincronismo. Eu mesmo estou me formando como Tecnologo em eletrônica mas a enfase do meu curso é automação industrial.

Saber um pouco de tudo é válido, agora querer abraçar o mundo com as pernas é impossivel, se gosta de internet então mantenha se ai e não ligue para as poiniões alheias.

abs.

Postado
Isso não é problema, conheço muito engenheiro que não sabe pegar em uma chave de fenda, por outro lado consegue projetar e calcular equipamentos de telecomunicações de cabeça, não é o fato de ser engenheiro ou não, a sua especialidade não é essa, e vale lembrar que o curso de engenharia é diferente de uma graduação em tecnologia e até mesmo de um curso de nivel técnico, os dois ultimos tem enfoque mais pratico e especifico, ao passo que a engenharia enfoca de tudo um pouco com 70% do conteudo teórico, se o cara então escolhe uma especialidade então ai ja era. quer um exemplo dificilmente o engenheiro que projetou a fonte de uma TV saber como proceder com reparo no vertical ou no sincronismo. Eu mesmo estou me formando como Tecnologo em eletrônica mas a enfase do meu curso é automação industrial.

Saber um pouco de tudo é válido, agora querer abraçar o mundo com as pernas é impossivel, se gosta de internet então mantenha se ai e não ligue para as poiniões alheias.

abs.

Sim claro!

Eu só fiz uma brincadeira com nosso amigo hehehe.

Postado

Opa, até me senti melhor depois dos comentários! rsrs

Mas é isso mesmo, apesar de ter estudado tudo quanto é componente eletrônico, eu praticamente não colocava a mão na massa, se é que me entendem. Eu calculei e fiz o projeto de dezenas de circuitos... mas montar mesmo... acho que só uns 2 ou 3 :P Trabalho a anos com rede sem fio e não ganho nada mal... mas sempre tem aquela tiração de sarro "Você é engenheiro ou não é!?" rsrs... bom, o CREA serve para assinar os projetos de torres e isntalações que temos aqui :)

Enfim, abrigado pelas dicas, vou ver se consigo arrumar a fonte no fim de semana!

Postado

No final danificou apenas um capacitor. Foi só trocar o que estava estufado por outro igual e voltou a funcionar :)

Quanto a transformação pra 220v fica pra outro dia... por enquanto vamos usando um transformador mesmo.

Valeu!

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!