Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resfriando Hd's


Spider_Rap

Posts recomendados

  • Membro VIP

Ai é que tá o X da questão! Dificilmente tocamos nos chips do HD e alguns modelos aquecem uma barbaridade(os Quantun FireBall são os campeões). Por isso queimavam ou queimam tanto a placa lógica.

Outro detalhe. Quando o cooler duplo é instalado corretamente, são usados 6 parafusos que o prendem diretamente na carcaça, transformando a carcaça do cooler numa extensão da carcaça do HD. Os fans refrigeram tanto a placa lógica quanto sua própria carcaça e assim, acabam servindo não só a PL, mas também a sólida estrutura do HD.

O motor será refrigerado indiretamente e obtem-se um resultado satisfatório, que garante vida longa aos componentes eletrônicos e mecânicos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho algumas dúvidas sobre o assunto.

1º: Uso um hd western digital de 20gb à 5400 rpm e ele fica em cima de um quantun fireball de 10gb, gostaria de saber se é recomendado um hdd cooler pro meu primeiro hd (nem sempre o 2º hd esta nesta cpu).

2º: Uso um exaustor que fica na frente do gabinete puxando o ar de dentro para fora do mesmo, quero saber se o correto é usa-lo dessa forma ou puxando o ar frio pra dentro do gabinete.

Obs: Devido a problemas de esquentamento eu uso outro exaustor (na parte traseira do gabinete) e um cooler (para k6 II) na minha ge-force4 e outro (para pentium classic) no chipset da placa-mãe (A7v600-x). Além disso a tampa lateral do gabinete fica permanentemente aberta.

abraços..

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um aqui e começei a escutar uns roncados quando ligava o pc, fui ver e as ventoinhas estavam travadas rodando a 0005rpm hehehe, meu hd tava fritando ovo em cima, a solução que encontrei aqui foi pegar um cooler de fonte queimado e coloquei do lado, ficou melhor que esperado, além de resfriar meus 2 hds ainda ajudou a circulação de ar no gabinete. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera é o seguinte

Tenho um HD Maxtor 120G e to colocando outro Maxtor 160G .. não tenho problema com temperatura.. ela fica em 35 a 38º ... so q quando eu adicvionar devo aumentar a temp interna do gabinete..

lendo o topico imaginei o seguinte.. eu colocar os 2 HD com certo espaçamento, e coloca-los mais proximo a base do Gab.. depois coloco um FAN dianteiro no gab soprando em cima do Hd..

Assim, eu crio um fluxo de entrada de ar frio..

o q vocês me dizem..

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo ao George Arraes,

Eu não coloco HD pregado mas nem que "a vaca tussa!"!!

Por isso, sempre compro gabinetes com espaço para vários HDs!

Eu deixo os HDs "respirarem", e já coloquei um cooler jogando ar tanto em cima como embaixo nem HD... e sempre considerei, esta a melhor forma!

Eu não gosto muito de triscar na placa lógica! E não gosto de nada que a toque!

hehe

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

permitam-me uma pequena intromissão...

o metal da placa "de cima" do hd concentra muito mais calor que a placa "de baixo",onde estão os circuitos...

mas como é a placa "de baixo" que realmente trabalha(a "de cima" me parece mais uma proteçaõ, ok?afinal, se entrasse poeira dentro do hd, adeus hd!) é somente lógico resfriá-la através de um cooler, ou outro sistema de resfriamento...

:looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom, vi que muitos falam em resfriar a parte de cima, que é melhor, outrosdefendem a parte de baixo onde está a PL.

Bom, agora, pergunto: Quem já abriu um HD?

Quando se abre o HD, fica claro que resfriar a tampa é "bobagem". A parte de cima (tamap do HD) não tem muito contato com o HD em si, somente nas estremidades, portanto resfria-la, seria somente uma opção p/ diminuir o calor na gabinete. (pode sim ajudar a resfriar o ar detro do HD e melhorar o desempenho e/ou a vida util do mesmo.)

Bom, resumindo: Resfriar a tampa ajuda sim o HD, mas muito pouco!

Então o que fazer?

Sabemos que a placa-lógica contém dispositivos eletrônicos sensiveis, tanto a energia quando a temperatura (tanto que geralemnte tem uma 'espuma' separando o metal do disco da pl). E se essa placa queima, é uma dor de cabeça p/ arrumar oura, se achar. Então, o mais certo a fazer, é resfriar o cirquito eletrônico, prolongando a vida do HD.

O melhor, se puder, é por refrigeração tanto na parte superior quanto a inferior, dado prioridade a placa-lógica. Lembrando que se possivel, por um filtro p/ eviar jogar pó em cima da pl, que com o tempo vai acumular e pode causar alguns problemas.

Espero ter ajudado,

Ígor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por athlon barton@07 de agosto de 2005, 12:43

tipo eu já vi aqui no próprio no club artigo falando q a parte q dissipa o calor é a carcaça então eu acho q tem q ser nela q tem q se colocado o cooler.

E tem outro detalhe que eu andei reparando! Nos pcs de quem num costuma abrir pra limpar frequentemente vai acumulando uma poerinha beem fina! tipo pozinhu cinza... e esse pozinhu na placa lógica facilita a corrosão! :ahh: Queria saber de alguém mais esclarecido se tem alguma alternativa pra isso!? :joia: Eu pensei em fazer o seguinte: colocar uma folha fina de papel-contato na placa lógica.. uq iria vedar a passagem de poeira e, creio eu, não atrapalharia o processo de resfriamento! tendo em vista que o papel-contato vai ficar o tempo todo sendo resfriado (ventilado). E assim resolve o problema da poeira q corrói a placa lógica e não atrapalha tanto a ventilação! :-BEER Ve aí, se alguém concorda ou discorda! :bandeira:

Ps.: Só não venham dizer q essa poeira não atrapalha, porque eu já abri um pc que tinha cooler no Hd.. e essa poeirinha estava 'encrostada' nos componentes e misturada com um pouco de corrosão! :goff:

Ps2.: Eu também já pensei em colocar silica-gel dentro do gabinete, afinal ela remove umidade! Sem umidade = sem corrosão! (creio q seja isso!) :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Galera, a minha vez agora.. o Meu problema é maior ainda;

Tenho três HDs, ou seja um em cima de todos SATA de 200gigas, outro no meio com espaço de 1 dedo; Ata 133 MAXtor 80gigas e em baixo o 80 gigas da Seagate 100... agora eu não possp usar o cooler para Hd porque vai ficar apertado demais, o que seria mais interessante eu fazer?

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por AlucardTeppes@05 de dezembro de 2005, 13:52

Galera, a minha vez agora.. o Meu problema é maior ainda;

Tenho três HDs, ou seja um em cima de todos SATA de 200gigas, outro no meio com espaço de 1 dedo; Ata 133 MAXtor 80gigas e em baixo o 80 gigas da Seagate 100... agora eu não possp usar o cooler para Hd porque vai ficar apertado demais, o que seria mais interessante eu fazer?

Obrigado!!!

Cara.. tenta usar um cooler desses de fonte.. q fique mais ou menos perto dos hds, de forma q ele consiga soprar entre os 3!

Mas lembre-se que o ar que passa vai sair muito quente e precisa ser expelido do gabinete o mais direto possível! Afinal.. botar o cooler dessa forma vai retirar o calor do HD até um certo ponto... porque depois de um tempo, todo o ar dentro do gabinete estará aquecido! Aí se tornará ineficiente pois soprará ar quente nos hds! é como si refrescar com um secador de cabelo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

agora a temperatura ambiente tá em 29° e meu HD (Seagate 80GB 7200) tá marcando 39° pelo DTemp, tenho um fan de 120x120mm na parte da frente do gabinete puxando ar de fora p/ dentro + 1 de 80x80mm na lateral mandando ar direto p/ a placa mãe e um de 120x120mm na traseira mandando o ar quente p/ fora, meu gabinete é um X-Blade e tem uma abertura c/ tela na frente p/ facilitar a entrada de ar.

To esperando chegar um HD Samsung 200GB 7200 RPM c/ buffer 8MB, espero q ele também mantenha dessa temperatura p/ baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é pessoal, essas crianças de 7200 RPM merecem trabalhar de cabeça fria mesmo.

aqui o meu MAXTOR 7200 depois q botei um COOLER(comum, vagabundo mesmo), debaixo dele ventando p/ cima, tá trabalhando a 19°, segundo o DTEMP.

Uma boa também é um programa chamado EVEREST, esse é completasso

valeu pelo tópico ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Q nada, Hd tem q ficar quentinho.

Hehehehe, tipo o meu fica de boa.

O hd quente ou frio não faz diferença, se lembram daqueles gabinetes desktop's pois e aqueles gabinetes esquentavam q era uma beleza, mais niguem nem ligava pra isso.

I eu muito difcil você achar um HD com temp superior a 50.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera eu coloquei o programa DTemp para medir a temperatura dos dois HDs que são identicos, dois HDs de 80gb da Samsung, primeiramente apareceu 43ºC para o HD que esta o sistema operacional e 33ºC que está de slave, verificando que o primeiro HD estava meio quente, eu peguei um cooler de uma fonte e coloquei em cima do HD e monitorei pra ver se mudava a temperatura, e mudou a temperatura, de um HD que aquecia a 43ºC foi para 34ºC, ou seja 9º a menos, esse cooler que eu peguei da fonte é ruim????

Os coolers feitos especificamentes para o HD são mais fortes????

Valewwwwwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Kensou@08 de março de 2006, 06:34

Galera eu coloquei o programa DTemp para medir a temperatura dos dois HDs que são identicos, dois HDs de 80gb da Samsung, primeiramente apareceu 43ºC para o HD que esta o sistema operacional e 33ºC que está de slave, verificando que o primeiro HD estava meio quente, eu peguei um cooler de uma fonte e coloquei em cima do HD e monitorei pra ver se mudava a temperatura, e mudou a temperatura, de um HD que aquecia a 43ºC foi para 34ºC, ou seja 9º a menos, esse cooler que eu peguei da fonte é ruim????

Os coolers feitos especificamentes para o HD são mais fortes????

Valewwwwwwww

Bom, a temperatura que você conseguiu tá ótima. O cooler pra hd não é mais forte, vamos dizer que ele fica mais bonito, já que ele é projetado pra isso.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não se se tem alguém acompanhando este tópico e tal, mas vamo lá.

Eu instalei DTemp, executei ele e tal, o máximo que chegou foi a 31°C, não sei se esta certo isso, mas se estiver parece estar numa temperatura agradavel, mas é estranho porque tenho somente um cooler no meu PC, e mesmo assim não sobe muito a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!