Ir ao conteúdo

Canal esquerdo queimado - Amplificador Gradiente

MetalKill

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Tenho um amplificador da marca gradiente modelo Spect 76, meu pai comprou em 1985 e atualmente utilizo no meu quarto ligado no notebook pra ouvir musica e ver filmes, também utilizo ligado à televisão. O som é perfeito pra mim.

Só que uma vez (acho que em 1994), eu liguei meu violão com cristal na entrada de microfone e com isso acabei queimando o canal esquerdo stereo.

Os anos se passaram e nunca me preocupei em consertá-lo, mas agora pretendo fazê-lo eu mesmo. Possuo um conhecimento básico em eletrônica.

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar. De repente é só troca um CI, capacitor, transistor...

Caso for só isso eu consigo fazer, se alguém puder me ajudar agradeço e muito.

Defeito = Canal esquerdo stéreo queimado.

Possível causa do defeito = Violão com cristal na entrada de microfone.

O que fazer pra testar??

O que deve ser feito??

O que trocar??

Obrigado!

• Coordenador
Postado

Colega MetalKill, desconheço a entrada de Microfone neste aparelho!, provavelmente você acoplou seu violão na saida de fone de ouvido!, neste caso o aparelho de som queimou o fusível se saida dele!, remova as tampas inferior e superior dele, você encontrará três fusiveis, um é o da alimentação, 3A se não me engano!, os outros dois são de 2A, é os que vão para as caixas!, verifique se um deles não esta queimado!...

Boa sorte!

Dê-nos um retorno...

Postado
Colega MetalKill, desconheço a entrada de Microfone neste aparelho!, provavelmente você acoplou seu violão na saida de fone de ouvido!, neste caso o aparelho de som queimou o fusível se saida dele!, remova as tampas inferior e superior dele, você encontrará três fusiveis, um é o da alimentação, 3A se não me engano!, os outros dois são de 2A, é os que vão para as caixas!, verifique se um deles não esta queimado!...

Boa sorte!

Dê-nos um retorno...

Oi meu velho, realmente no amplificador não tem a entrada de microfone, me expressei mal. Mas no módulo toca fita tem uma entrada de microfone com volume dele. No caso o som é um 3 em 1, toca disco, amplicador e toca fita.

E se não me engano só funcionava o microfone com a gravação da fita ativado, e foi aí queimou, pois coloquei muito alto...

Acho q agora você vai compreender melhor.

do lado do toca fita tem dois gráficos de intensidade do som, um left e outro right. O de cima q se não me engano é o left depois do acontecido não funcionava como deveria, tendo pouco intensidade mesmo o volume da gravação bem alta.

Espero que tenha entendido melhor.

Mas mesmo assim vou dá uma olhada neste fusível sim e posto amanhã o resultado.

Agradeço pela ajuda!

• Coordenador
Postado
Oi meu velho, realmente no amplificador não tem a entrada de microfone, me expressei mal. Mas no módulo toca fita tem uma entrada de microfone com volume dele. No caso o som é um 3 em 1, toca disco, amplicador e toca fita.

E se não me engano só funcionava o microfone com a gravação da fita ativado, e foi aí queimou, pois coloquei muito alto...

Ok, entendi!..., como você colocou o volume muito alto!, o fisivel pode ter aberto também..., verifique, se ao trocar ele, você escutar só um zumbido de baixa frequência na caixa, é sinal que queimou o amplificador deste canal mesmo!...
Postado
Ok, entendi!..., como você colocou o volume muito alto!, o fisivel pode ter aberto também..., verifique, se ao trocar ele, você escutar só um zumbido de baixa frequência na caixa, é sinal que queimou o amplificador deste canal mesmo!...

Bcpetronzio abri o danado mas só encontrei o fusível de alimentação, sei disso pois fiz teste retirando ele e liguei-o, não funcionou. Os outros dois não encontrei, retirei as duas tampas e não encontrei.

É possível ter um outro tipo de fusível que eu não conheça, pra mim são todos parecidos, mudando tamanho e suas características...

Vi nele que é um amplificador STK4151 II, será que ajuda em algo?

Rodei na net atrás de um diagrama esquemático dele mas até agora não encontrei. se tiver algum site que possa indicar agradeço.

Aguardo um retorno.

• Coordenador
Postado

Ok!, posso estar enganado quanto a este modelo!, mas se você não encontrou fusível para a proteção das saidas é porque não tem mesmo!, neste caso é muito provável deste CI STK4151 II, estar queimado mesmo...

PS: só completando, eu também não encontrei o esquema dele!...

Postado
Ok!, posso estar enganado quanto a este modelo!, mas se você não encontrou fusível para a proteção das saidas é porque não tem mesmo!, neste caso é muito provável deste CI STK4151 II, estar queimado mesmo...

PS: só completando, eu também não encontrei o esquema dele!...

É possível ele está queimado? desde que uso o som, no momento tenho 4 caixas ligadas, funcionando, mas único problema é o canal estereo esquerdo...

to postando umas fotos, quem sabe ajuda. Infelizmente estou sem máquina digital, então tirei pelo celular, não estão boas...

imag001z.jpg

imag000c.jpg

imag003d.jpg

imag004gn.jpg

E caso for ele queimado mesmo, será que consigo encontrá-lo para substituir??

Agradeço a ajuda!

• Coordenador
Postado

Ok! tudo leva a crer que ele esta queimado!..., pelas suas fotos, eu também não vi nada que seja semelhante a um fusível de proteção!...

Infelizmente a solução mais prática de verificação.é a substituição do CI!..., não sei se ai em Salvador você encontra ele facilmente!..., mas acredito que, não seja difícil encontra-lo em São Paulo ou na net!...

Postado
Ok! tudo leva a crer que ele esta queimado!..., pelas suas fotos, eu também não vi nada que seja semelhante a um fusível de proteção!...

Infelizmente a solução mais prática de verificação.é a substituição do CI!..., não sei se ai em Salvador você encontra ele facilmente!..., mas acredito que, não seja difícil encontra-lo em São Paulo ou na net!...

Vou procurar por aqui, tem umas lojas no centro que podem ter, se não vou pela net e vejo se vale a pena...

Bcpetronzio muito obrigado pela paciência, ajudou e muito cara!

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!