Ir ao conteúdo

Switch com transistor para corrente até 1A

Laranja Verde

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Montei o circuito do link abaixo que peguei na web.

http://rapidshare.com/files/346291834/Battery_Discharger_Project_LM339.htm.html

O circuito é um descarregador de pilha que corta a descarga quando a pilha atinge a tensão de referência pré definida.

Fiz uns testes e ele funciona certinho, mas eu gostaria de elevar a corrente de descarga.

Usando um BC546 a corrente de descarga vai até 150mA e com um BC238A a corrente máxima é 250mA.

Qual transistor eu posso usar para chegar próximo a 1A?

Obrigado,

Renato

• Coordenador
Postado

Se o transistor for um NPN use um BC337, ele suporta 800mA, se precisar de mais corrente use a linha TIP... (NPN TIP31, PNP TIP32)...

Postado

Obrigado pela atenção,

Tip 31 a corrente de descarga fica baixa, deve ser porque estou com tensões mutio baixas.

BC337 Ic 800 mA, a corrente até que aumenta um pouco, mas no final da descarga da pilha por volta de 0.7v que é a tensão de referência a corrente cai para +- 90 mA e não interrompe a carga.

BC 238 Ic 100 mA, com este transistor a corrente fica entre 180 a 190 mA no final da descarga e quando a tensão cai para 0.7v desliga a descarga.

Parece que é importante a corrente mais alta no final da descarga para o desligamento do circuito.

Ainda não sei o que está acontecendo com BC337-25 que apesar de suportar 800 mA no coletor é pior que o BC238 que suporta apenas 100 mA no coletor.

Renato

• Coordenador
Postado

A diferença pode estar no ganho dos transistores..., BC337-25 pode ter um Hfe de até 400, e o BC238-C pode chegar a 800.

Postado

O erro foi meu, testei com as pilhas quase sem carga e deu valores estranhos.

O BC337 funciona muito bem, consegui 470mA na descarga, mas como esquenta muito o transistor reduzi para 370mA alterando o valor do resistor de carga.

Este circuito quando finaliza a descarga (resistor de carga 2.2R) ele continua drenando 180mA porque a base é polarizada pelo resistor de 2.2K e o led.

O autor do projeto deve usar um resistor de carga com valor maior e daí quando finaliza ele drena da pilha apenas 30mA, o led fica quase apagado.

Fiz várias tentativas para reduzir a tensão de base quando finaliza a descarga sem sucesso, alguma sugestão?

Eu montei o circuito do link abaixo usando um IRF530, funciona muito bem, mas não tem desligamento automático, tem a vantagem de regular a corrente de descarga.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1107072&page=12

Se houver uma maneira de montar um comparador neste circuito para desligamento automático seria excelente, o problema é que não sou expert no assunto.

Renato

• Coordenador
Postado
Se houver uma maneira de montar um comparador neste circuito para desligamento automático seria excelente, o problema é que não sou expert no assunto.
Infelizmente eu também não sou familiarizado com desenvolvimento de circuitos!...

Aguarde mais um pouco que o pessoal vai te auxiliar...

Postado

Obrigado deley.

Para facilitar a visualização estou anexando o esquema do circuito.

Já tinha comentado acima, quando o circuito atinge a tensão de referência 0.7v, ele desliga, ou melhor, não desliga, a tensão na base do transistor cai um pouco e continua drenando cerca de 100 mA de corrente ou mais se reduzir o valor do resistor de carga.

Minha pergunta é a seguinte, tem como fazer alguma alteração no comparador para zerar esta tensão na base do transistor?

Renato

post-18728-13884954745002_thumb.jpg

Postado

Já aumentei o valor de R2 para 3k3, 4k7 e 10k, isso reduz a tensão na base, o led fica meio apagado e a corrente de descarga vai pra baixo, não vale a pena porque no final dá o mesmo problema de drenar corrente depois que termina a descarga.

Tenho até um livro sobre opamps e comparadores, nem isso resolve.

Eu li em algum lugar que esta tensão fica próximo de zero, se for verdade o comparador não é tão eficiente.

Renato

Postado

A coisa tá russa, alimentei o circuito com uma fonte simétrica +12v e -12v e mesmo assim a tensão na base do transistor continua por volta de 0.6v quando termina a descarga.

Deu até uma piorada, a tensão na base do transistor fica oscilando quando termina a descarga.

Já procurei em vários fóruns, mas não encontrei nada semelhante.

Por favor, alguém aí tem alguma sugestão?

Obrigado,

Renato

• 3 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!