Ir ao conteúdo

NVIDIA 3D vision - Tópico Central

Reyvakys

Posts recomendados

Postado

@Reyvakys

Bom, antes de fechar tenho uma pergunta para te fazer desde que você postou no seu primeiro tópico sobre o 3D, mas é sobre instalação:

Possuo uma Plasma Samsung 50" que tem 3DSync, até no manual tem explicação de como conectar, e, pelo que pesquisei ela também funciona com o 3DVision, inclusive discos Blu-ray 3D, o que devo fazer é identifica-la como Generic DLP no teste Nvidia, mas além disso tenho que conectar um cabo de 3 pinos entre ela e o receptor IR, parecido com o S-video.

Pergunta:

Seu Kit veio com este cabo?

3dsync.jpg

Parte do manual:

3dsync.jpg

Só para constar minha TV está nesta lista:

http://www.3dmovielist.com/3dhdtvs.html

Usando os óculos anáglifos (azul e vermelho) enxergo tudo em 3D, mas cansa.

Desde já agradeço,

Falou.

Postado

Ah sim, pensei que já tinham fechado o tópico; se ele ainda está servindo para alguma coisa que continue.

Caro Cenir, vou dar uma olhada no meu Kit e verificar se tem o tal cabo para o conector 3Dsync. Eu não tenho qq experiência em 3D utilizando televisores, mas pelo que eu pude perceber a gravura do emissor de raios infravermelhos que você postou é completamente diferente daquele que vem no kit 3d vision da Nvidia. Além disso, me consta que o efeito 3D em blu ray depende não só do televisor, mas também do Blu-ray player 3D (que até agora eu não vi em loja alguma) e também da placa de vídeo (a minha antiga 8800 GTS tá fora da lista).

Outra coisa que eu não entendo é como se faz para gerar imagens 3D com cabos HDMI. Pelo menos em PCS só é possível o efeito 3D com cabos DVI-D dual link; vai ver este tal cabo para conexão 3Dsync resolve essa questão...vamos ver.

Postado

É Cenir, realmente não encontrei este cabo para conexão 3Dsync no meu kit 3DVision.

Gostaria de aproveitar o tópico para relatar o desempenho 3D dos games que disponho. Vou utilizar o critério mencionado abaixo.

Excepcional:*****

Muito bom:****

Bom:***

Regular:**

Fraco:*

Lá vai:

Unreal 2004: ***** ( O melhor até agora)

Unreal Tournament:****

FEAR: **

FEAR 2:**

Battlefield (Vietnam / 1941, etc): ****

Alien versus predador: não funciona

Alien versus predador 2: não funciona (alguém já conseguiu?)

Half life 2: ****

É isso aí; colabore com sua lista.

Postado

Caro Reyvakys,

No rodapé do desenho tem uma explicação que o modelo de óculos e emissor dependem do fabricante.

Então, pelo que pesquisei alguns Kits vem mesmo sem este cabo, depende do part number, veja-o no manual NVIDIA ligado a TV junto com o HDMI, pag 10 do guia ou 14 do Adobe:

http://www.nvidia.com/content/3dvision/docs/3D_Vision_Install_Guide_Dec16_Screen.pdf

Se chama Vesa Stereo Cable Port e não acompanha o kit óculos + monitor.

Quanto a compatibilidade da GPU para o BD 3D o site é meio vago, assim como os televisores compatíveis.

Postado

É intrigante esta estória do cabo Vesa; por curiosidade cheguei a ligar na Samsung e perguntei se este cabo acompanha os televisores que tem saída 3DSync: eles também não acompanham. Enfim, não acompanham o kit de óculos estereoscópicos, nem televisores com 3DSync out e também não são vendidos em lugar nenhum pelo que eu pude constatar: xeque-mate. Eu acho que assim como eu você deve ter comprado o óculos imediatamente após o lançamento e nesta "época" ainda não havia Tvs 3D...deve ser por isso que nós não fomos agraciados.

Eu estive lá no site da NVidia e entrei naquela página que relata que componentes vem com cada kit de óculos estereoscópicos conforme o part number; eu vou fuçar lá em casa e achar esse benedito e confirmar.

PS: você já viu algum Blu ray player 3D por aí? Qual é a sua placa de vídeo?

Postado

caro Reyvakys,

Eu ainda não tenho o Kit, estava pensando em pedir a um amigo me mandar lá dos States, por isso quero ter certeza do cabo.

Alguns Kits vem com o cabo, veja as fotos nestes reviews:

http://www.overclockersclub.com/reviews/nvidia_3d_vision/

http://hothardware.com/Reviews/NVIDIA-GeForce-3D-Vision-Glasses/?page=2

Confira aqui seu part number, caso esteja constando que tem o cabo vesa, é só registrar o produto e entrar em contato que eles enviarão via Fedex, foi o que entendi lendo um site europeu, pois lá existem muitas TVs 3D Ready como a minha.

http://nvidia.custhelp.com/cgi-bin/nvidia.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=2617&p_created=1273252319&p_sid=Jn_x8D8k&p_accessibility=0&p_redirect=&p_srch=&p_lva=&p_sp=cF9zcmNoPSZwX3NvcnRfYnk9JnBfZ3JpZHNvcnQ9JnBfcm93X2NudD04NjEsODYxJnBfcHJvZHM9JnBfY2F0cz0mcF9wdj0mcF9jdj0mcF9zZWFyY2hfdHlwZT1hbnN3ZXJzLnNlYXJjaF9ubCZwX3BhZ2U9MQ!!&p_li=&p_topview=1

Ps: Vi sim BD3D mas era demonstração da Samsung, no PC ainda não.

Minha VGA é uma GTX260.

Postado

Não é que eu tenho o tal cabo VESA? Apesar de eu ter falado lá atrás que o meu kit 3D Vision veio sem o tal cabo, etc, tinha alguma coisa me incomodando na consciência. Não é que eu encontrei o safado dentro da embalagem do monitor? Ei-lo aqui. Curiosamente o part number do meu kit não é relatado naquela página da NVidia; o part number do meu kit é: 942-10701-0003-000...tem um número igualzinho lá no site da NVidia só que acaba em 001; eles só podem ter errado lá no site porque eu conferi o meu (vem na parte de fora, embaixo da embalagem original) 2 vezes. É isso aí, cabo VESA: esse eu não esqueço mais.

Outra, lá no forum da Nvidia me disseram que qualquer drive blu ray roda blu ray 3D...basta ter 2x de velocidade e instalar um firmware. Creio que fica muito mais em conta montar um PC configurado para Blu-ray 3D do que gastar uma nota preta com Blu-ray 3D players, TVs de alta definição e etc...mas cada um joga seu dinheiro fora do jeito que acha melhor.

PS: essa estória de comprar o kit 3D no exterior pode ser uma boa ideia: eu creio que se o seu amigo sair do avião usando o óculos 3D como um óculos de sol qualquer ele escorrega fácil da aduaneira...boa sorte!

Postado

Não sei se estou fazendo a coisa certa, mas consegui convencer um cliente a desistir de comprar uma TV 3D e configurar um computador "3D", argumentando a grande diferença de preços para se obter o mesmo benefício. Em primeiro lugar me disseram que um drive Blu ray qualquer só precisa ter velocidade 2X de um firmware para executar Blu ray 3D.

Comparem os preços de um drive blu ray e de um Bluy ray 3D Samsung.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148320186-samsung-blu-ray-3d-bd-c6900-dvd-disc-player-wifi-1080p-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154365473-drive-gravador-blu-ray-lg-wh10ls30-clightscribe-lg-_JM

Agora olha o preço de uma TV 3D.

http://www.colombo.com.br/produto/Som-e-Video/TV-LED-3D-40-UN40C7000-Full-HD-com-USB-e-Conversor-Digital-Samsung

Para executar o blu ray 3D seria necessário um monitor que ainda está no forno mas eu duvido que o preço chegue sequer próximo disso.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3dvision-blog.com/wp-content/uploads/2009/11/acer-gd245hq-120hz-lcd-monitor.jpg&imgrefurl=http://3dvision-blog.com/tag/120hz-lcd/page/2/&usg=__Od_fIMbyarqVQ1V0fhQWX-Da-6k=&h=506&w=500&sz=39&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=AykLTTfVsUSP9M:&tbnh=125&tbnw=129&prev=/images%3Fq%3DAcer%2BGD245HQ%2B120Hz%2BLCD%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1440%26bih%3D807%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=121&vpy=200&dur=633&hovh=226&hovw=223&tx=102&ty=125&ei=rrl_TJvNPISclgfU27m6Dg&oei=rrl_TJvNPISclgfU27m6Dg&esq=1&page=1&ndsp=33&ved=1t:429,r:0,s:0 Nossa, como é feio...

Vale lembrar que o Samsung 2233RZ - que não executa blu ray 3D - já chegou a custar mais de R$1.000,00 e agora...http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148755649-monitor-lcd-3d-22-samsung-2233rz-wide-apenas-r-53999-_JM

É claro que se eu estivesse nadando em dinheiro comprava de cara uma Sony 3D e não estava nem aí...mas a configuração que eu fiz com tudo do bom e do melhor para um computador habilitado para blu ray 3D (sem considerar o monitor) custou até agora R$3.334,91; sem considerar que um PC deste porte é também plataforma para games em PC. É isso aí...

Postado

Um computador com placa de vídeo ATI Radeon poderia rodar todos os conteúdos 3d menos os jogos, certo? Pois, no manual de TVs 3d e no manual de alguns projetores 3d fala que existem outros modelos de óculos 3d ativos sem ser o da nvidia. Então se você tem uma TV 3d ou um monitor 120hz e um par de óculos 3d ativos com transmissor e vai ver um vídeo 3d no youtube teoricamente era pra funcionar, certo? Mesma coisa de um filme 3d, se você compra o Blu-ray 3d de A era do gelo 3 o que vai fazer ele rodar são alguns programas da Arcsoft e da Cyberlink que são pagos e tem suporte pra blu-rays 3d. Se eu não me engano a única diferença fica nos jogos pois a nvidia tem um conjunto de drivers e programas que transformam jogos normais como half-life e CS Source em 3d.

Alguém pode me tirar essa dúvida? É isso mesmo que eu escrevi? Ou tudo tem que ser da Nvidia?

EDIT----------------------------------

Opa, achei isso aqui: http://www.adrenaline.com.br/forum/placas-de-video/300264-ati-e-3d-stereoscopic-review-3d.html

Deem uma olhada...

Abraços

• Membro VIP
Postado
  Bruno Uliana disse:
Um computador com placa de vídeo ATI Radeon poderia rodar todos os conteúdos 3d menos os jogos, certo?

Pode, desde o Catalyst 10.3 (de março de 2010) a ATI dá suporte ao 3D de terceiros.

Ela em si Não desenvolveu a tecnologia e o kit como a NVIDIA, por isso demorou bem mais pra ter algo semelhante e ainda sim nem é ela quem faz no momento (é capaz de nunca fazer). ;)

Postado

Valeu Evandro, eu já imaginava que poderia, o problema é que o padrão pra transmição 3d é o HDMI 1.4 e as únicas placas de vídeo que dão suporte a isso que eu me lembre são as séries GTX 4xx. Todas as outras placas Nvidia e todas as ATI Radeons sao HDMI 1.3 então não tem suporte nativo a 3D. O **** á o preço das GTX 480M em SLI pra um notebook rodar um Crysis ou Metro 2033 em 3D de modo razoável. Mas agora que lançaram a GTX470M o preço melhorou pra caramba, o SLI de uma GTX 470M custa pouco mais do que uma single GTX480M. Se eu não me engano no site da Eurocom uma GTX480M acressentava uns 439 dolares no preco de um Eurocom Phanter 2.0 (Clevo X7200) e um SLI de GTX470M custava 530 dolares... BEM MENOS que os 1311 dolares de uma GTX 480M SLI.

O **** é que o site da Eurocom muda de configurações todo santo dia. No começo tinha opções entre Crossfire de 5870 ou SLI de 480M, três dias depois sumiram as ATI e tinha opções de SLI de 480M, SLI de 470M ou singles 470M ou 480M. Agora hoje só tem SLI de GTX 480M ou singles 470M ou 480M, quer dizer, já sumiu da configuração o SLI de GTX470M...

O **** tá sendo achar lugares que vendem os Clevos X7200. Até ontem eu só conhecia a Eurocom que vendia, hoje eu já vi que a MySN anunciou ele tambem com o nome de U700, e descobri que a Pioneer Computers vende ele com o nome de Dreambook Power X72, também acabei de achar na RJtech e na Kobalt, mas parece que na RJtech.com ele vem desmontado e você que tem que montar sei lá. Se alguem aqui no forum souber de mais alguma empresa que vende o Clevo X7200 e puder me avisar ficaria extremamente grato. Nem a Sager, Deviltech, Origin PC, CyberPower, IbuyPower, One, Nexoc e a V3 Gaming PC que são as marcas que geralmente vendem notes da Clevo vendem ele...

E se alguém souber algo sobre a RJtech... Será que a reputação dela é boa lá nos EUA? Eu entendi errado ou o notebook vem desmontado mesmo? Sei lá, fico meio desconfiado porque o preço deles é o mais "barato" de todos, apesar de que um notebook como o Clevo X7200 não pode ser considerado barato, sendo que eu estou suando pra conseguir montar uma configuração mais completa por até 6 mil dólares.(Convertendo esse valor pra $Reais dá pra imaginar quanto vai custar... se tiver que pagar imposto então!)

A RJtech é a loja com o preço mais em conta, seguido pela kobalt, MySN, Eurocom e Pioneer.

E, é claro, tem também o fato das suas devidas localizações que facilitam ou atrapaham a importação pra mim. Tenho uma Tia que vai pros EUA mês que vem e tenho um conhecido que está na Europa e vai ficar rodando por lá até dia 19 de Outubro.

A RJtech fica nos EUA, a Kobalt na Inglaterra, a Mysn na Alemanha, a Eurocom no Canadá, e a Pioneer tem representantes na Austrália, Japão, China, Taiwan e Brasil.

Aproveitando o gancho off-topic, Evandro, você que é moderador poderia me dizer se existe algum tópico já aberto sobre o Clevo X7200 em que seria mais adequado eu postar estas dúvidas? Eu procurei e não achei. Ou, se não tem, eu poderia criar um tópico com essas dúvidas em que lugar? Recomendações de Produtos? Notebooks, Portáteis e PDA? Algum outro lugar?

Abraços

Postado

Olá amigos do CDH...

Eu tenho uma grande dúvida sobre os jogos 3d, e monitores ou Tv´s a ser utilizadas.

No momento eu uso uma TV 32'' Full HD - Samsung série 5. Mas estou pensando em comprar 3 monitores 3D da Samsung, se não me engano é o 2233rz e ligá-los como se fosse uma tela só. Isso iria interferir no sistema 3D ou não??? Porém gostaria de saber qual será a vantagem, comprar 3 monitores 3D, ou comprar + 2 TV igual a minha para que eu possa "jogar com mais clareza". hehe...

Aguardo alguma boa notícia, por parte dos leitores.

Obrigado.

**Peço desculpas caso eu tenha escrito em local errado.**

Postado
  Ricky262 disse:
Olá amigos do CDH...

Eu tenho uma grande dúvida sobre os jogos 3d, e monitores ou Tv´s a ser utilizadas.

No momento eu uso uma TV 32'' Full HD - Samsung série 5. Mas estou pensando em comprar 3 monitores 3D da Samsung, se não me engano é o 2233rz e ligá-los como se fosse uma tela só. Isso iria interferir no sistema 3D ou não??? Porém gostaria de saber qual será a vantagem, comprar 3 monitores 3D, ou comprar + 2 TV igual a minha para que eu possa "jogar com mais clareza". hehe...

Aguardo alguma boa notícia, por parte dos leitores.

Obrigado.

**Peço desculpas caso eu tenha escrito em local errado.**

As diferenças são as seguintes:

Com 3 monitores 3D da samsumg (2233 RZ) você poderá jogar em 3D Vision Surround, ou seja, nos três monitores ao mesmo tempo e com 3D ativado (só para a série GTX 4**).

Eu não sei se o efeito surround funciona em TV´s, teria que pesquisar. Mas só a diferença de preço que dá, eu ficaria com os monitores.

Quanto a imagem, o 2233RZ roda em resolução nativa de 1680x1050, ou seja, até 1050 pontos por linha, quase FULL HD. Na verdade você nem vai perceber a diferença pelo número de pontos.

Claro que isso é só minha opinião. Eu sinceramente nem gosto do efeito Surround, jogar com os "espaços" entre monitores e TV´s não me agrada.

Já o 3D eu to querendo adquirir uma placa pra tal :P

Postado

obrigado por algumas respostas. O interesse maior é esse jogar com perfeição em 3D e assistir filmes em Blu Ray, afinal eu já tenho o gravador de Blu Ray interno da LG. e filmes é muito boa a imagem na TV Full HD, por isso perguntei...se o interessante seria trocar a TV por monitores. De qualquer forma muito obrigado por vocês terem me ajudado.

Aguardo mais algumas respostas.

Denfer disse:
As diferenças são as seguintes:

Com 3 monitores 3D da samsumg (2233 RZ) você poderá jogar em 3D Vision Surround, ou seja, nos três monitores ao mesmo tempo e com 3D ativado (só para a série GTX 4**).

Eu não sei se o efeito surround funciona em TV´s, teria que pesquisar. Mas só a diferença de preço que dá, eu ficaria com os monitores.

Quanto a imagem, o 2233RZ roda em resolução nativa de 1680x1050, ou seja, até 1050 pontos por linha, quase FULL HD. Na verdade você nem vai perceber a diferença pelo número de pontos.

Claro que isso é só minha opinião. Eu sinceramente nem gosto do efeito Surround, jogar com os "espaços" entre monitores e TV´s não me agrada.

Já o 3D eu to querendo adquirir uma placa pra tal :P

Olá amigo, DENFER...

Obrigado pela resposta e vendo no próprio site do fabricante (Nvidia)

Eles enfatizam muito a GTX 480, porque é Marketing puro, afinal eles precisam vender. Como visto no próprio site, as minhas placas de vídeos (GTX 280 em SLI), já rodariam qualquer coisa em 3D (filme, fotos, jogos e aplicativos). Eu sei que uma coisa puxa a outra, mas você acredita, que a diferença seria muito gritante, entre (GTX280 e GTX480), ou seria somente a nova tecnologia do Directx 11??? porque a intenção é montar um sistema 3D que eu rode tudo, sem o famoso Lag, e sei que novas tecnologias, é um chamativo...Afinal com o PC que tenho hoje, rodo tudo e qualquer jogo no Full sem lag nenhum.

É possível que futuramente eu troque as minhas disco rígido, por estas GTX480, para que não eu não me arrependa depois de gastar uma grana preta...mesmo assim obrigado pela explicação.

Postado
  Reyvakys disse:
Estou voltando a este assunto para esclarecer umas coisas; eu estava fulo da vida com o 3D vision porque a imagem ficava duplicada e instável: parecia a imagem daquelas TVs a válvula da TELEFUNKEN dos anos 70. Depois de muito sofrimento descobri que o meu problema era o Windows Vista, pois depois que instalei o W7 em uma nova partição no mesmo PC os problemas acabaram. Mesmo assim eu fiquei procurando uma solução para a questão do 3D no Vista, afinal meus melhores games estavam lá e não funcionavam no W7. Então eu substituí minha antiga 8800 GTS pela nova GTX 470 da EVGA pra ver que bicho que dava; o resultado foi o seguinte: o 3D vision no Windows Vista ficou do mesmo jeito. Quanto à qualidade dos games executáveis no W7 houve uma melhora significativa: as imagens fantasmas foram atenuadas ( não, elas não acabam), a jogabilidade ainda fica comprometida com algumas travadinhas, mas alguns games como o HL2 tiveram ganho substancial de qualidade. Sendo assim, caso você seja um usuário que está pensando em se livrar da antiga placa para ter mais "ganho" 3D, esqueça. Não troque sua antiga placa por este motivo: até o presente momento não há compensação que justique o investimento...pelo menos por este motivo.-_-

Tenho 3D vision em Três Acer GD235HZ e não tive nenhum proble roda tudo perfeito será que não pode ser seu monitor"

Postado

0 que eu estava querendo dizer é que não houve muita diferença entre minha antiga 8800 GTS e a nova GTX 470; no quesito 3D pelo menos, pois na quesito jogabilidade os jogos ficaram melhores. 3D Vision no W7 funciona perfeitamente, mas no Windows Vista não e como o monitor para os meus 2 sistemas operacionais é o mesmo, então não pode ser ele.

O seu sistema opercional é o Vista ou é o W7? você conhece alguém que usa o 3D Vision com o Vista?

Postado
  Reyvakys disse:
0 que eu estava querendo dizer é que não houve muita diferença entre minha antiga 8800 GTS e a nova GTX 470; no quesito 3D pelo menos, pois na quesito jogabilidade os jogos ficaram melhores. 3D Vision no W7 funciona perfeitamente, mas no Windows Vista não e como o monitor para os meus 2 sistemas operacionais é o mesmo, então não pode ser ele.

O seu sistema opercional é o Vista ou é o W7? você conhece alguém que usa o 3D Vision com o Vista?

O meu é W7 e não conheço ninguém que uso o vista e directx não influência?

Postado

Segundo os próprios requisitos do 3D Vision ele é suportado no Vista, só que não vejo motivo para alguém querer usar o Vista ao invés do 7, aqui nunca tive problemas com jogos nele, e sim ia esquecendo não tenho problema algum na vista como o criador do tópico e outro amigo que falou la na primeira pagina, Avatar mesmo fica coisa de louco com o 3D Vision, vamos a alguns jogos que testei.

Resident Evil 5= muito bom mesmo

GRID= muito bom

Call of Duty Modern Warfare e tambem o 2= muito bom

Assassin’s Creed 2= muito bom

Burnout Paradise The Ultimate Box= muito bom

Tem outros jogos que ficam legais mesmo mais não lembro de todos no momento, para mim foi um dos melhores investimentos que fiz ate hoje, quanto ao monitor não ser FullHD para mim mesmo não tem problema, não vejo diferença alguma entre FullHD e a que uso 1680 x 1050.

Postado

Olá amigos,

Visto e lidos alguns artigos, sobre o 3D, eu teria alguma perda de qualidade, usando as minhas duas GTX 280??? Ou teria que trocar minhas placas pelas GTX480 SLI + (qualquer uma pra Physics) ...porque pelo que fiquei sabendo, quando se inicia qualquer jogo em 3D os FPS caem pela metade, pois a placa de vídeo tem que renderizar o dobro; fiquei meio na dúvida quanto a isso, mas espero que alguém que tenha um PC similar ao meu possa me ajudar. Será que hoje com a minha config, terei os famosos LAG´S em jogos 3D??? Pois hoje, jogando normal, não tenho problemas nenhum, rodo todos no Full, sem exceção.

Obrigado

Postado

]Maxgrilo

Esse teclado Microsoft funciona bem com games? Não fica dando aquelas travadinhas não?

Depois você dá uma olhada no Unreal 2004 pra ver como um jogo picareta vira um espetáculo no 3D.

Como alguns jogos não rodam no W7 eu acabei deixando o Vista e como o 3D não funciona no Vista eu entro no W7, "puxo" o game do Vista e uso o 3D Vision do W7. É curioso como funciona; eu não sabia que 2 sistemas operacionais podiam atuar ao mesmo tempo.

Randolf

É, eu não pensei no tal do DirectX;alguém sabe como instalar o DX11 no Vista? Eu não dei conta.

• 3 semanas depois...
Postado

Chegou o LG W2363D 120 Hz, que também executa blu ray 3D. Alguém por acaso sabe que tipos de conectores há neste último? Ele faz tem conexão HDMI? Eu tentei falar na LG, parece que o monitor tem 2 saídas HDMI, mas eu não estou bem certo, a ligação está muito ruim. Para executar Blu ray em 3D é necessário usar duas saídas HDMI? A minha GTX 470 só tem uma entrada: como é que isso funciona?

• 3 semanas depois...
Postado

no fórum da adrenaline, que eu também acesso, o pessoal que joga F1 2010 anda usando um tal de "iz3d" pra poder jogar ele em 3D e dizem que a qualidade tá ótima

to procurando informações sobre, e se der o pessoal que usa 3d vision pode ver sobre isso, porque aparentemente, vai ser uma economia enorme em relação ao 3dvision da nvidia

mais informações em breve...

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!