Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda em over no e8400


showbatera

Posts recomendados

galera...seguinte........estou afim de fazer um over no meu e8400..mais não tenho a mínima ideia de como começar....minha mobo é uma intel extreme DP45SG,e as mem. são 2X2G markivision DDR3 1333..Cooler Evercool Sharks.....win7 X64.....dando uma breve pesquisada nesse process., vi q ele chega a 4.00GHz fácil...

alguém pode me orientar!!.

valeu!

http://yfrog.com/evdsc01227yj

http://yfrog.com/j0semttulogcj

http://yfrog.com/izdsc01228dj

http://yfrog.com/jpdsc01220mj

http://yfrog.com/0ddsc01219mrj

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ribeirocross!..obrigado pela atenção!!...eu já tinha lido o material.

o Host Clock Frequency (MHz) tem muitas opções acho q todas inclusive 444 q é meu objetivo, mais não consigo passar dos 380 com o Front Side Bus voltage em 0.4000 e o resto deault

no CPU-Z tá assim:

http://img13.imageshack.us/img13/1056/semttulo1xi.jpg

http://img683.imageshack.us/img683/1921/semttulo2rk.jpg

desculpe não sei postar imagens direito...mais dá pra ver..rrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

É isso sim amigo.

Creio que a limitação para maior FSB vem de sua placa mãe. 1.25v para o C2D E8400 garante 400 de FSB tranquilo.

Vi/ li alguns relatos de que essa placa mãe limita o FSB exatamente 380MHz com estabilidade, mas não tenho certeza, pois nunca testei...

Também vi/li relatos (não me lembro onde) de que BSEL-MOD para FSB de 400MHz surti resultado, convém testar, já que não tem riscos, pois é só isolar um ou dois pontos BSEL.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opá!...desculpe!..mais consegui aqui um over de 37%....diminui a frequência das memórias para 1066 e desabilitei a função: Enchanced Power Slop...ficou assim:

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1050086

já já posto as temps......e vou fazer uns testes aqui...aqual prog. você aconselha pra teste!!.....obrigado mais uma vez!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá aqui:

Propriedades do sensor:

Tipo de sensor Analog Devices ADT7490 (SMBus 2Eh)

Tipo de Sensor GPU Diode, Volterra VT1165 (ATI-Diode, 70h)

Temperaturas:

Placa mãe 39 °C (102 °F)

Processador 38 °C (100 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 44 °C (111 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 40 °C (104 °F)

Aux 31 °C (88 °F)

Diodo GPU (DispIO) 66 °C (151 °F)

Diodo GPU (MemIO) 73 °C (163 °F)

Diodo GPU (Shader) 64 °C (147 °F)

GPU VRM 58 °C (136 °F)

SAMSUNG HD103SI 26 °C (79 °F)

SAMSUNG SP2504C 33 °C (91 °F)

Coolers:

Processador 3742 RPM

Chassis 1085 RPM

GPU 1876 RPM (56%)

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.28 V

+2.5 V 1.13 V

+3.3 V 3.33 V

+5 V 5.10 V

+12 V 12.13 V

GPU VRM 1.26 V

Velocidade da CPU:

Velocidade de clock do processador 4103.9 MHz (original: 3000 MHz, overclock: 37%)

Multiplicador da CPU 9x

CPU FSB 456.0 MHz (original: 333 MHz, overclock: 37%)

Bus de Memória 729.6 MHz

DRAM:Proporção FSB 16:10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK!....com certeza ficou totalmente instavel.....com estabilidade ficou com 3.8ghz..dessa maneira com o CPU-Z:

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1053859

gostaria de chegar a 4.0GHZ..com estabilidade,sou leigo...mais talvez seja configuração das memórias...coloquei fotos da minha bios no setor das memórias...para q possam me ajudar(se realmente forem elas):

dsc01230b.jpg

dsc01231sr.jpg

dsc01232v.jpg

dsc01233p.jpg

Obrigado a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

op´a!..beleza!...então...não fiz i MOD consegui fazer um over no meu e8400 para 4Ghz...ficou super estavel....joguei Crysis em very high,converti videos,mais outros jogos em full por horas,..etc....mais tenho um problema aqui,....toda vez q ligo o pc volta a configuração original...ai eu tenho q reiniciar entrar na bios q já eatá configurada para 4Ghz,salvar e sair.....aí ele fica com o over configurado......verifiquei também q as mémórias não são alteradas das configurações,porque são ddr3 1333 e para o over deixei elas 1066.

outro lance q me intriga e q pode ser o motivo disso é q não consigo ou não estou sabendo subir o Vcore...na BIOS ele mostra a opção escolhida,mais no CPU-Z mostra a original com o over feito,postei a validação do cpu-z e fotos da bios..valeu!!!!

as conf. são da ass.

CPU-Z:

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1056488

dsc01234t.jpg

dsc01235t.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Experimente aumentar a tensão do processador um pouco mais.

Em 4Ghz 1.25v não segura o E8400 com estabilidade para uso diário. ( pode existir exceção)

Você fez o MOD para FSB de 1600MHz?

Boa sorte.

desculpe..acho q entendi errado.....c for o MOD com a fita como você falou,eu não fiz!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo!

Esses acontecimentos são típicos de problema com o software do bios quando é usado em overclock, é um BUG.

Veja qual é a versão de sua bios e procure no site da Intel por alguma atualização mais recente que possa corrigir esses bug's.

A Intel nunca liberou opções de overclocking em suas placas e agora que está liberando, acontecer algum bug é natural.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Esses acontecimentos são típicos de problema com o software do bios quando é usado em overclock, é um BUG.

Veja qual é a versão de sua bios e procure no site da Intel por alguma atualização mais recente que possa corrigir esses bug's.

A Intel nunca liberou opções de overclocking em suas placas e agora que está liberando, acontecer algum bug é natural.

Boa sorte.

atualizei e nada!!....help me!!!...please!!!:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão seguinte para voce conseguir 400mhz+ para overlclockar voce vai ter de fazer:

1° Ajustar o valor do tempo de resposta das memórias na linha tRFC para 52t ou mais, 48T é suficiente para rodar em 333mhz.

2° Aumentar o valor do Front Side Bus, por padrão é 1.2V e em processadores como o seu de 45nm voce pode ir até 1.4V, acima disso há riscos de dano, logo somente aumente +0.2V

3° Aumente a tensão do seu chipset da placa mãe... MCH... por padrão é 1.1V coloque um pouco mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão seguinte para voce conseguir 400mhz+ para overlclockar voce vai ter de fazer:

1° Ajustar o valor do tempo de resposta das memórias na linha tRFC para 52t ou mais, 48T é suficiente para rodar em 333mhz.

2° Aumentar o valor do Front Side Bus, por padrão é 1.2V e em processadores como o seu de 45nm voce pode ir até 1.4V, acima disso há riscos de dano, logo somente aumente +0.2V

3° Aumente a tensão do seu chipset da placa mãe... MCH... por padrão é 1.1V coloque um pouco mais

amigo!....obrigado pela orientação,fiz como escreveu mais o problema persiste,...não consigo inicializar o sistema com o over configurado,inicia sem over.....tenho q reiniciar entrar na bios salvar o q já esta feito para 4Ghz e sair....ai ele fica com 4Ghz mais com a tensão padrão.....a tensão do processador...eu configuro na bios e ela não sobe quando verifico no cpu-z....estando a 4Ghz....mais está estável.

CPU-Z:

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1060293

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu processador consegue fazer 3.6ghz com as voltagens no padrão sem problemas pois 1600mhz de fsb é o máximo que voce consegue nas voltagens padrão... mas acima disso voce vai ter de aumentar tudo: o vcore dele para pelo menos 1.2750V até 1.3625V, e como voce vai estar usando um fsb maior que 1600mhz (1600/4=400mhz = external clock - onde external clock=400 x cpu multiplier 9 = 400x9=3.6Ghz) voce não vai esta so forçando o core do seu processador, mas tb o fsb do processador, da placa-mãe e das memórias... que com as voltagens padrão fazem no máximo 400mhz external clock ou 1600mhz de fsb, logo para usar um fsb de 1800mhz ou 450mhz de external clock e atingir 450x9=4Ghz no processador alem de colocar seu vcore em 1.325V voce vai ter de aumentar tb o cpu vtt de 1.2 para 1.4V, o cpu Pll de 1.5V para 1.65V. E na placa mãe voce vai ter de aumentar a tensão do NB, ou MCH para pelo menos 1.4V e depois vem as memórias, voce tem que colocar elas no mais próximo o possível ou menor do padrão delas, e ajustar a tensão de acordo, e ainda aumentar o tRFC para 62+. Pois se em 333mhz de external clock e 42T de tRFC (1333mhz de FSB que é o padrão do seu sistema 1333mhz/4 = 333x9=3ghz no processador e 333x4=1333mhz nas memórias) elas atingem 1333mhz de clock de memória, significa que elas estão rodando em 4x - 333x4=1333mhz e quando voce passa para 400mhz elas passam para 400x4=1600mhz e voce deve colcoar elas em 400x3=1200mhz (valor proximo de 1333mhz nas memórias), mas em 450mhz voce deve tb tirar as memos de 4x e por no 3x para elas fazerem 1350mhz... aumente pelo menos um pouco a tensão delas para elas trabalharam com fsb novo.

Se voce postar as fotos da sua bios eu posso te ajudar de mamneira mais prática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu processador consegue fazer 3.6ghz com as voltagens no padrão sem problemas pois 1600mhz de fsb é o máximo que voce consegue nas voltagens padrão... mas acima disso voce vai ter de aumentar tudo: o vcore dele para pelo menos 1.2750V até 1.3625V, e como voce vai estar usando um fsb maior que 1600mhz (1600/4=400mhz = external clock - onde external clock=400 x cpu multiplier 9 = 400x9=3.6Ghz) voce não vai esta so forçando o core do seu processador, mas tb o fsb do processador, da placa-mãe e das memórias... que com as voltagens padrão fazem no máximo 400mhz external clock ou 1600mhz de fsb, logo para usar um fsb de 1800mhz ou 450mhz de external clock e atingir 450x9=4Ghz no processador alem de colocar seu vcore em 1.325V voce vai ter de aumentar tb o cpu vtt de 1.2 para 1.4V, o cpu Pll de 1.5V para 1.65V. E na placa mãe voce vai ter de aumentar a tensão do NB, ou MCH para pelo menos 1.4V e depois vem as memórias, voce tem que colocar elas no mais próximo o possível ou menor do padrão delas, e ajustar a tensão de acordo, e ainda aumentar o tRFC para 62+. Pois se em 333mhz de external clock e 42T de tRFC (1333mhz de FSB que é o padrão do seu sistema 1333mhz/4 = 333x9=3ghz no processador e 333x4=1333mhz nas memórias) elas atingem 1333mhz de clock de memória, significa que elas estão rodando em 4x - 333x4=1333mhz e quando voce passa para 400mhz elas passam para 400x4=1600mhz e voce deve colcoar elas em 400x3=1200mhz (valor proximo de 1333mhz nas memórias), mas em 450mhz voce deve tb tirar as memos de 4x e por no 3x para elas fazerem 1350mhz... aumente pelo menos um pouco a tensão delas para elas trabalharam com fsb novo.

Se voce postar as fotos da sua bios eu posso te ajudar de mamneira mais prática

ok! amigo!....esta aí as fotos!...vamos ver c consigo chegar a 4GHz...obrigado!

dsc01227cb.jpg

dsc01219n.jpg

c precisar de mais alguma só pedir!...valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CPU Voltage override = 1.325V

FSB Voltage override = 1.30~1.40V

MCH/ICH Voltage override = 1.4V

Processor multiplier 9

Host clock freq= 445

System memory speed = 1335mhz

TCL = 8

TRCD = 8

TRP = 8

TRA = 24

TWR = Default ou Auto

TRFC = 62

TWTR = Default ou Auto

TRRD = Default ou Auto

TRTP = Default ou Auto

Memory Voltage = 1.65V

Procure ainda por opções de configuração do processador e desabilite:

Spread spectrum

C1E

Intel Thermal Control

Enchanced Intel SpeedsTep Tecnology ou EIST.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CPU Voltage override = 1.325V

FSB Voltage override = 1.30~1.40V

MCH/ICH Voltage override = 1.4V

Processor multiplier 9

Host clock freq= 445

System memory speed = 1335mhz

TCL = 8

TRCD = 8

TRP = 8

TRA = 24

TWR = Default ou Auto

TRFC = 62

TWTR = Default ou Auto

TRRD = Default ou Auto

TRTP = Default ou Auto

Memory Voltage = 1.65V

Procure ainda por opções de configuração do processador e desabilite:

Spread spectrum

C1E

Intel Thermal Control

Enchanced Intel SpeedsTep Tecnology ou EIST.

ok!..antes de continuar e procurar as outras opções,...eu vi q em "FSB Voltage override"...tenho essas opções,diferente do você mostrou:

dsc01237uz.jpg

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando voce tem um + na frente significa que ele vai adicionar essa tensão ao padrão... então tipo assim:

FSB Voltage override = 1.2v (padrão) voce pode adicionar +0.1 ou +0.2 de forma segura... adicione o maximo para garatir estabilidade... depois vai diminuind as voltagens e testanto com o prime para ver se voce consegue manter estabilidade com menos tensão = menos calor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando voce tem um + na frente significa que ele vai adicionar essa tensão ao padrão... então tipo assim:

FSB Voltage override = 1.2v (padrão) voce pode adicionar +0.1 ou +0.2 de forma segura... adicione o maximo para garatir estabilidade... depois vai diminuind as voltagens e testanto com o prime para ver se voce consegue manter estabilidade com menos tensão = menos calor

Ok amigo...muito obrigado,agora entendi!....mais ainda não consigo fazer a tensão subir junto com o over,e o over iniciar junto com o sistema!!!:angry:......fiz exatamente como você descreveu.....com um porém....a frequencia das memóris em 1333mhz deu um erro então não subia o sistema.....

esse erro:

dsc01241d.jpg

VOLTEI PARA 1066MHZ e ele subiu,postei fotos da bios para você verificar c tem algo errado,....das outras opções q você citou só achei a SpeedStep e desabilitei...

CPU-Z:

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1062888

Temperaturas com o over sem alteração na tensão:

Temperaturas:

Placa mãe 41 °C (106 °F)

Processador 40 °C (104 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 48 °C (118 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 42 °C (108 °F)

Aux 34 °C (93 °F)

Diodo GPU (DispIO) 57 °C (135 °F)

Diodo GPU (MemIO) 67 °C (153 °F)

Diodo GPU (Shader) 56 °C (133 °F)

GPU VRM 57 °C (135 °F)

SAMSUNG HD103SI 29 °C (84 °F)

SAMSUNG SP2504C 36 °C (97 °F)

dsc01240r.jpg

dsc01243fg.jpg

dsc01246f.jpg

dsc01242e.jpg

dsc01245mo.jpg

dsc01244ee.jpg

:D......agradeço pela atençao!!...valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!