Ir ao conteúdo

Clamper Computer Protector Pro

Donel Bueno

Posts recomendados

Postado

Fala galera!

Tô montando um pc aqui e gostaria de saber se esse filtro de linha é o melhor para uma rede de 220V.

Moro em Brasilia, num apartamento. A tomada na qual eu vou ligar ele é aterrada, mas não sei se o aterramento é bem feito.

O meu pc usa uma fonte de alimentação Corsair HX850W, e deve puxar uma boa quantidade de energia, tem um i7 920 e 2x radeons HD 5850. Só com esse filtro de linha eu estaria bem protegido?

Outra coisa, o monitor e as caixas de som são 110V, como eu faria pra colocá-los na proteção do filtro? Eu poderia ligá-los num estabilizador e ligar o estabilizador no filtro ou isso não é recomendado? Se eu comprar a versão bivolt desse filtro, poderei ligar o pc, monitor e caixas de som nele sem precisar de conversão nenhuma, ou só a tomada que liga o filtro na rede elétrica que é bivolt?

Agradeço muito quem puder me dar esclarecimentos sobre isso, sou bem iniciante nessa área de filtros de linha e estou me baseando só pelas recomendações que eu vi aqui no fórum.

Falou!

EDIT: Não sei se ajuda, mas meu estabilizador é um ragtech de 700VA. Foi comprado em 2004 (custou 100 reais na época), é bem pesado, achei que fosse bom, mas como todo mundo aqui diz que estabilizador não serve pra nada, acabei aderindo à ideia de comprar um filtro de linha no lugar. Esse estabilizador de vez em quando dava um estalo e a luz do quarto ficava mais fraca por alguns instantes além dele fazer um zumbido pequeno enquanto funciona. Não sei se isso é normal, só estou relatando aqui.

Postado

Produtos da marca Clamper eu recomendo, faz o seguinte, liga o teu pc no filtro e liga o estabilizador em outra tomada ou no próprio filtro apenas para ligar os aparelhos 110V, como o consumo dos aparelhos 110V será pequeno não terá problemas com zumbido no estabilizador que deveria ser causado por possível sobrecarga ou interferências. (quando usava o pc nele).

Acredito que a melhor proteção seja uma fonte boa como a sua e um protetor contra surtos ou aumento de tensão tipo um Clamper DPS, para todo o apartamento.

Aqui uso isso e nunca tive problemas, claro que isso protege o pc na rede elétrica, mas se o mesmo possuir placa de captura e receber o cabo de TV ou antena é diferente, pelo modem ou roteador também pode ter problemas, mas acho mais difícil pois nunca vi nada pessoalmente.

Postado

Eu uso e recomendo os filtros-de-linha DPS da Clamper. Se quiser algo ainda mais top, tem o Clamper PC/Modem Protector, que é mais completo, e a diferença de preço não é grande. E não recomendo usar estabilizadores em PCs. Maiores esclarecimentos: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/

Abraço aí, colega, e boa sorte com esse baita PC seu! =D

Postado

Valeu aí aos que responderam.

Qual seria o diferencial dessa série DPS em relação ao filtro computer protector pró? Ela seria uma melhor opção do que o filtro que eu mencionei?

E Pistigrilo, esse PC MODEM PROTECTOR pelo que eu vi só tem 2 pinos na tomada, ou seja, sem terra, mesmo assim ele protege bem?

Quanto a usar estabilizador no pc, eu não disse que usaria ele no pc, disse que usaria nas caixas de som e no monitor, já que eles são 110V apenas. Nesse caso teria alguma solução melhor do que um estabilizador?

Valeu aí cara, abraços também XD

Postado
Quanto a usar estabilizador no pc, eu não disse que usaria ele no pc, disse que usaria nas caixas de som e no monitor, já que eles são 110V apenas. Nesse caso teria alguma solução melhor do que um estabilizador?XD

A melhor opção seria comprar equipamentos com a tensão da tua rede, mas como isso não é o objetivo, o estabilizador é a melhor opção, pois ele funcionará como transformador, terá um consumo extra por isso, mas nada apavorante, esse monitor é somente 110V? Geralmente eles são com fontes de 100-240V.

Postado
esse monitor é somente 110V? Geralmente eles são com fontes de 100-240V.

No momento eu tô usando um monitor meio antigo da lg, o L1730S. Agora que você me perguntou eu dei uma pesquisada rápida e vi que ele é bivolt sim (100-240V).

Futuramente vou pegar o W2353V, que pelo que vi, é bivolt também, então o problema seria só com as caixinhas de som mesmo. Caixinhas de som bivolt ou 220v são difíceis de serem encontradas, não?

Postado

A Logitech tem uns modelos 220V, mas não vejo muito problema em ligar apenas o som no estabilizador.

Também tem a opção de usar um transformador, eu faço isso. Minha rede é 220V e minha caixa é 110V.

• Membro VIP
Postado
No momento eu tô usando um monitor meio antigo da lg, o L1730S. Agora que você me perguntou eu dei uma pesquisada rápida e vi que ele é bivolt sim (100-240V).

Futuramente vou pegar o W2353V, que pelo que vi, é bivolt também, então o problema seria só com as caixinhas de som mesmo. Caixinhas de som bivolt ou 220v são difíceis de serem encontradas, não?

Nem se preocupe.. É só você e mais uns 90% dos usuários de informática que ainda não se acordaram que o mundo está mudando e que as modernidades já chegaram em nossas casas como esse seu monitor que classificas até como "ANTIGO" mas que já opera em "Full Range" que na verdade é tensão de entrada desde 100 até 240 VAC +-10%.

Isso significa que ele pode tolerar sem problema algum qualquer tensão entre 90 VAC até 265VAC e mesmo até uma tensão que fique variando entre esses limites dai o tempo todo. Tensão essa que iria botar a perder alguns de seus equipamentos elétricos ai na sua casa menos esse seu monitor que iria operar numa boa sem você sequer notar que a tensão pudesse estar variando...

E muitos ainda coloca estabilizadores que ajudam em +-12 Volts somente, e jamais operariam com tamanha variação que a própria fonte do monitor o faz...

Quanto às suas caixas de som, adote um transformador desses pequenos que aguente a potência consumida por ela (na maioria das vezes inferior a 40 Watts) ou até mesmo use o maldito estabilizador se já o tens... Não deverias é tê-lo comprado... Da próxima vez faça com as caixas de somo que fazer com seu refrigerador. Se moras em localidade de 220 Volts vais comprar refrigerador de 220 Volts correto??? Faça igual para as caixas de som. Tem sim caixas de 220 Volts.

Em locais de 220 volts aonde não tem caixas de 220 para vender, experimente deixar o vendedor arcar, ou "micar" com as caixas que ninguém quer comprar por estar com tensão diferente daquela da tomada para ver se esse vendedor não vai tratar de mudar seu método arcaico e comodista de comprar... Se ninguém fizer isso ele vai continuar a comprar lixo de tensão diferente daquela da rede elétrica...

Acorde...

Postado
Nem se preocupe.. É só você e mais uns 90% dos usuários de informática que ainda não se acordaram que o mundo está mudando e que as modernidades já chegaram em nossas casas como esse seu monitor que classificas até como "ANTIGO" mas que já opera em "Full Range" que na verdade é tensão de entrada desde 100 até 240 VAC +-10%.

Isso significa que ele pode tolerar sem problema algum qualquer tensão entre 90 VAC até 265VAC e mesmo até uma tensão que fique variando entre esses limites dai o tempo todo. Tensão essa que iria botar a perder alguns de seus equipamentos elétricos ai na sua casa menos esse seu monitor que iria operar numa boa sem você sequer notar que a tensão pudesse estar variando...

E muitos ainda coloca estabilizadores que ajudam em +-12 Volts somente, e jamais operariam com tamanha variação que a própria fonte do monitor o faz...

Quanto às suas caixas de som, adote um transformador desses pequenos que aguente a potência consumida por ela (na maioria das vezes inferior a 40 Watts) ou até mesmo use o maldito estabilizador se já o tens... Não deverias é tê-lo comprado... Da próxima vez faça com as caixas de somo que fazer com seu refrigerador. Se moras em localidade de 220 Volts vais comprar refrigerador de 220 Volts correto??? Faça igual para as caixas de som. Tem sim caixas de 220 Volts.

Em locais de 220 volts aonde não tem caixas de 220 para vender, experimente deixar o vendedor arcar, ou "micar" com as caixas que ninguém quer comprar por estar com tensão diferente daquela da tomada para ver se esse vendedor não vai tratar de mudar seu método arcaico e comodista de comprar... Se ninguém fizer isso ele vai continuar a comprar lixo de tensão diferente daquela da rede elétrica...

Acorde...

Cara, o que que você está falando? Você leu o tópico inteiro?

O que eu estou fazendo é exatamente tentando me livrar do estabilizador. Essas caixinhas de som nem fui eu que comprei, eram de um computador do meu padastro que eu passei a usar no meu. E por não serem tão boas pros padrões atuais eu estou pensando em trocá-las, e justamente por isso perguntei se era fácil encontrá-las em 220v ou bivolt, full range, whatever.

Aí você vem me dizendo "acorde". Parece que você simplesmente nem leu o tópico.

• mês depois...
Postado

Essa versão não possui proteção entre Neutro-Terra e Fase-Terra. Pelo menos a especificação diz: Número de condutores protegidos: 2

A Clamper não relaciona esse modelo em seu site, então fica difícil ver se a especificação da Atera tá correta.

É estranho porque o código do Clamper Computer Protector PRO é:

S 700.PE.065/TU

E esse "novo" da Atera é:

S 700.PE.119 – 6T3

Pela "lógica", esse deveria ser um modelo superior...

Postado

Ola

rau, obrigado por responder. É que este modelo de 6 tomadas vi no site da atera esta semana, embora ja estivesse de olho na PRO G, da Camilo ai de Brasilia, que chegou agora e ja comprei. No site da clamper, não consta esta versão, somente a pro, pro g, e aquelas pc modem protector.

Mas, quando vi este de 6, me arrependi.

Obs: enviei um email a clamper solicitando esclarecimentos sobre eventuais diferenças entre os dois modelos.

Postado
Cara, o que que você está falando? Você leu o tópico inteiro?

Suponho que ele estava falando do monitor, que você supunha ser 110V. Até os monitores CRT menos antigos já eram tensão universal (full range). Embora as caixas possam ser utilizadas num estabilizador como redutor de tensão, o consumo energético será menor com um autotransformador pequeno.

Postado
Essa versão não possui proteção entre Neutro-Terra e Fase-Terra. Pelo menos a especificação diz: Número de condutores protegidos: 2

A Clamper não relaciona esse modelo em seu site, então fica difícil ver se a especificação da Atera tá correta.

É estranho porque o código do Clamper Computer Protector PRO é:

S 700.PE.065/TU

E esse "novo" da Atera é:

S 700.PE.119 – 6T3

Pela "lógica", esse deveria ser um modelo superior...

Ola boanoite

Colega rau, eis a resposta da Clamper sobre este produto.

Segue as características do S700.PE.119/6T3.

Características técnicas:

- Código do produto no fabricante: S 700.PE.119 – 6T3 (005199)

- Tecnologia de proteção: Varistor de Óxido de Zinco

- Protetor Classe III - Acondicionamento: Caixa plástica ,não propagante à chama

- LED indicativo de funcionamento em verde.

- Conexão de entrada: cabo com plugue 2 P + T

- Conexão de saída: 6 tomadas 2 P + T universais

- Comprimento do cabo: 1,5 m

- Dimensões: 10,3/19,1/4,1 cm (Prof/Larg/Alt)

Rede elétrica:

- Tensão nominal: 127/220 V

- Número de condutores protegidos: 2

- Tempo de resposta do componente: < 25 ns

- Máxima corrente de surto @ 8/20µs (Total): 9 kA

- Corrente nominal: 10 A

- Tensão de clamping a 50A: 710 V

- Absorção máxima de energia @ (10/1000) µs: 300 J

- Tensão de referência a 1 mA: 430 V

- Somatório máximo das potências de equipamentos instalados: 1270W em 127V e 2220W em 220V.

Esse produto é diferente do Computer Protector Pro G é que o Computer apresenta máxima corrente de surto total é de 36 kA, a corrente nominal é de 15 A, possui 4 tomadas e possui filtro EMI/RFI mais preciso. O S700.PE.119/6T3 possui mini-disjuntor para desligar o DPS manualmente ou caso ocorre sobrecarga, o Computer Protector Pro G não possui esse recurso, apenas um botão para “resetar” a proteção contra sobrecarga caso o DPS seja desligado por uma sobrecarga provocada pelos equipamentos conectados a ele.

o que voce diz???

Postado

Eu digo que esse produto é pior que o Clamper Computer Protector PRO no quesito filtragem e proteção.

Postado

Ou seja, a Clamper teima em não fazer nada direito. Se melhora em um aspecto, piora em outro. Ainda bem que existe o UPSAI. Pagar mais de 100 num filtro com 4 tomadas e sem interruptor para desligamento ocasional eu não pagaria. Teria de comprar um filtro adicional para ligar as demais coisas. Afinal, há que ligar o PC, o monitor, as caixas Edifier, o modem, o roteador. No mínimo do mínimo. Meu APC tem 7 tomadas. E meu RCG de 16 reais tem 5 tomadas. Ambos têm botão para ligar e desligar. Pagar mais de 100 num outro modelo da Clamper com número mais decente de tomadas e com interruptor, mas com apenas dois condutores protegidos eu também não pagaria. Pode nem haver necessidade de algo mais por falta de aterramento na tomada. Mas é de se esperar que tenha todos os condutores protegidos num filtro com tal preço. E o fabricante não adivinha se o comprador tem aterramento ou não. Nem se vai colocar aterramento em breve ou não. Outro ponto a criticar: Esse negócio de filtro bivolt é enganoso para tensões de 127V. É coisa digna de filtros genéricos de 15 reais adquiridos no camelô da esquina. A UPSAI tem o modelo de 127V e tem o modelo de 220V. Isso é trabalhar com mais seriedade e mais respeito com o consumidor. A Clamper precisa dar ouvidos ao consumidor, precisa saber o que o consumidor quer e espera. Precisa também fazer uma distribuição decente dos produtos.

Postado

Ola boanoite

Obrigado pelas opiniões. Como disse, depois que vi este modelo na atera, pelo mesmo preço da versão pro G, cheguei a me arrepender de ter pedido esta do que o modelo novo, devido ao botão liga-desliga e ter 6 tomadas. Mas como vocês tão dizendo, mais importante que isso, é comprovar se o mesmo apresenta os componentes de proteção, e pelovisto, não é o caso.

Como citei em outros tópicos, vou ficar com o Pro G, pra eletros como tv, dvd,... e o upsai pro pc, e periféricos.

Mais uma vez, valeu. :)

Postado

Há meses atrás eu mandei um e-mail pra Clamper relatando tudo que eu gostaria de ver num filtro de linha, citei até o design do produto como um chamativo pra aumentar as vendas, porque esse Computer Protector é fei que dói! Cite tb características menos importantes como um contador de surtos - como ela mesmo prometeu lançar em outro produto mais simples do estilo E-terra, mas até hoje não vi nenhuma novidade, mas ela me respondeu dizendo que as sugestões seriam analisadas...

• 4 semanas depois...
Postado

vocês estão louco em dizer que este produto não é bom.

Características técnicas:

- Código do produto no fabricante: S 700.PE.119 – 6T3 (005199)

- Tecnologia de proteção: Varistor de Óxido de Zinco

- Protetor Classe III - Acondicionamento: Caixa plástica ,não propagante à chama

- LED indicativo de funcionamento em verde.

- Conexão de entrada: cabo com plugue 2 P + T

- Conexão de saída: 6 tomadas 2 P + T universais

- Comprimento do cabo: 1,5 m

- Dimensões: 10,3/19,1/4,1 cm (Prof/Larg/Alt)

Rede elétrica:

- Tensão nominal: 127/220 V

- Número de condutores protegidos: 2

- Tempo de resposta do componente: < 25 ns

- Máxima corrente de surto @ 8/20µs (Total): 9 kA

- Corrente nominal: 10 A

- Tensão de clamping a 50A: 710 V

- Absorção máxima de energia @ (10/1000) µs: 300 J

- Tensão de referência a 1 mA: 430 V

- Somatório máximo das potências de equipamentos instalados: 1270W em 127V e 2220W em 220V.

Discordo de vocês....

Procurem estas caracteristicas em outros protetores e postem aqui.

Vamos parar de falar mal de um protetor que nao esconde a sua ficha tecnica e ver se os outros sao bons mesmos e sao testados por orgaos certificadores.

E outra este é um protetor para proteção individual, não é um protetor para descargas diretas contra raios ou seja o DPS Classe I,

Postado

Pessoal a ficha tecnica do produto da UPSAI esta no link

http://www.upsai.com.br/fht1200.htm

Veja se falam do nivel de proteção das partes a serem protegidos.

Protetor como este acima deve ter Varistor, Centelhador, Fusiveis termicos e outros componentes para a sua afirmação no mercado...

Davi Belloni Filho

Analista de Sistema SAP.

Postado

vocês estão louco em dizer que este produto não é bom.

Ninguém está dizendo que esse produto não é bom, está sendo dito que foi melhorado externamente (mais tomadas, chave liga/desliga), mas piorado por dentro, além de não ter mais versão para 127V nem proteção Neutro-Terra e Fase-Terra.

Review do UPSAI você encontra aqui:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=2203745

Mas além disso existem alguns problemas de natureza técnica no Clamper também, que podem ser vistos aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/clamper-computer-protector/797672

São até fáceis de resolver, mas o que já está sendo feito?

Postado

Pessoal.

Que luta heimmm.

Ambos protetores me parecem bons. O protetor da Clamper com 4 Tomadas me parece utilizar o mesmo circuito que o nosso mestre faller nos ensina de como transformar o UPSAI em um bom protetor com proteção termica dos varistores e outros mais.

So que o Computer 4 Tomadas da Clamper ja vem com eles e ja vem da fabrica.

Tenho um Clamper no banco onde trabalho, alias todas as agencias do Banco Do Brasil possuem o protetor Clamper Computer Protector PRO G.

Agora se for preciso fazer modificaçoes em um protetor para ele ficar bom prefiro ficar com o que ja é e esta aprovado por uma grande instituição.;)

Peço desculpa nao saber a parte tecnica do produto.

Postado

Eu já vi, realmente as agências do BB usam apenas Clampers Computer Protector PRO, inclusive tem uma loja aqui, representante da Clamper, que disse que eles o BB comprou um monte de Computer Protector PRO com eles um dia desses...

Só que imagino quantos amperes de fuga deve tá passando pela fiação terra dos bancos só por conta dos Clampers e seus capacitores que dá fuga elevada à terra.

Não sei como esse produto foi testado e aprovado pela USP e um outro órgão aí que agora me esqueci. Ah, parece que é aprovado pela UL1449 americana, sei não... acho que eles tão mentindo nessa parte, já que a UL não deixaria passar capacitores simples ao invés de X e Y nesses produtos.

http://forum.clubedohardware.com.br/clamper-computer-protector/797672

Postado

Caros Colegas;

Temos que fazer esclarecimentos sensatos a respeito de proteção contra surtos eletricos em equipamentos de informatica!

Os estabilizadores e filtro de linha NÃO protegem os equipamentos contra os efeitos dos raios!

Os estabilizadores não protegem os equipamentos contra surtos elétricos eles apenas minimizam as variações lentas e pequenas de tensão na rede elétrica. Já o filtro de linha elimina ou atenua apenas ruídos de radiofreqüência e interferências eletromagnéticas. Para a proteção dos equipamentos contra os efeitos dos raios bem como surtos de manobra (picos repentinos de energia, ligar e desligar da rede elétrica, blecautes, dentre outros) deve ser utilizado DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos).

No caso do produto citado pelo nosso colega do fabricante Clamper ele não é apenas um ``filtro de linha`` o produto é um ´DPS Associado a Filtro`` então pode ser utilizado para proteção dos equipamentos contra os efeitos dos raios, variações de tensoes em regime transitorio surtos eletricos (ligar e desligar da rede eletrica, apagoes, chaveamentos de cargas e etc).

Parem com esse mito de que o produto com a tensão de 220V não protege o equipamento ligado em 127V.

O que danifica e queima um equipamento é uma sobretensao brusca que possui um valor elevado e uma duração curtissima, ou seja, a tensão que chega a um valor maior que a suportabilidade do equipamento.

A suportabilidade do equipamento esta mencionada na tabela 31 da NBR 5410:2004 e os computadores possuem uma suportabilidade de 1,5Kv, ou seja, 1500V, então como o produto que é bivolt não ira proteger um computador? A suportabilidade do equipamento é bem maior do que essa tensão.

Vamos aprender a analisar as coisas e fenomenos da eletricidade corretamente antes de postar qualquer coisa!

Um abraço a todos!

Postado

Há filtros de linha com os mesmos componentes dentro de um DPS como você mesmo disse, o problema é que no nosso pais o nome filtro de linha tá "queimado" e se refere àquelas reguinhas vagabas que as veze vêm com um varistor menor que a unha do dedo mindinho e uns capacitorzinho furreca. Já os DPS's têm a vantagem de utilizarem componentes de tamanho maior e estarem montatos nos quadros elétricos onde os condutores são de maior "bitola" e num ponto mais "fácil" de escoar as descargas atmosféricas. Pelo maior tamanho dos componentes protetores eles conseguem segurar picos de tensão com correntes mais elevadas, mas equipamentos sensíveis necessitam de trabalhar em conjunto com uma proteção após a tomada também porque a tensão residual do DPS muitas vezes ainda é elevada para esses equipamentos.

Jogardor13, temos que definir o que é uma sobretensão e um surto de tensão (pico de tensão)

Uma sobretensão é uma elevação dos níveis eficazes de tensão por tempo indeterminado que pode durar de segundos à minutos ou horas. Essa elevação é impossível de se proteger com varistores de 275V que vão "clampar" só lá acima de 430V. Uma proteção "sintonizada" pra 127V pode ser que consiga proteger o equipamento ao utilizar varistores de 130 ou 150V contra esses eventos. Mas não é 100% eficaz também para esse tipo de evento.

Já os picos de tensão, esses sim pelo seu tempo de duração curto e a suportabilidade do equipamento mesmo em 127V, conseguem ser ceifados para valores adequados por protetores feitos pra operar também em 220V, geralmente varistores de 250 ou 275V. Já que esses conseguem manter o pico de tensão residual em 1500V.

Mas essa é só uma parte da história! Quase nunca é dito em que condição esse valor de 1500V de tensão residual é mantida pelos protetores 275V. Esse valor é alcançado com os protetores instalados paralealemten o mais perto possível da linha a ser protegida, o que quase nunca é possível num quadro elétrico, onde temos que derivar fios até á posição dos DPS, só isso já aumenta a tensão residual, isso tanto é fato que a distância máxima recomendada internacionalmente é de 50cm de fio, 25cm de um lado e 25cm do outro do DPS, mas mesmo assim não é ideal porque quanto maior a corrente gerada no pico de tensão, maior será a tensão residual. É muito fácil extrapolar os 1500V de um DPS numa descarga de digamos 10kA. A tensão residual pode passar facilmente de 2000V nesse caso. Veja essa tabela abaixo. Ela mostra um DPS de 150V com fiação de 0cm à 1 metro do DPS. Veja que com 15cm de fiação em direção ao DPS a tensão residual pulo de 592 pra 810V num pico de 10kA! Imagine o que ocorreria num DPS de 275V, pularia de 1500V tranquilamente!

Logo, sendo possível adotar protetores de menor valor de tensão possivel, melhor! Menor sera a tensão residual mesmo com picos mais elevados de corrente.

lead.jpg

Fonte: IEEE

Pra que adotar proteção pra 220V se posso adotar uma pra 127V? Isso só é bom pro fabricante que não precisa fabricar protetores diferentes, trabalha com estoque de só um produto...

Outra meneira de se reduzir a tensão residual é adotar DPS's em cascata, pelo menos em dois níveis na instalação, mais idealmente em três níveis...

Outra coisa, o fabricante de protetores raramente diz que o valor de 1500V de tensão residual é testado com um pico de meros 100 Amperes. Pode olhar em qualquer Data Sheet de varistores, esse é o valor alcançado com um pico de 100A. Joga 3kA num DPS de 275V e veja se a tensão residual será de 1500V, não será!

ATUALIZAÇÃO

Me permita retificar uma informação. A tensão residual de um protetor com varistores de 275V é na verdade 710V @ 100A. De qualquer forma o valor de 1500V pode ser excedido pelos motivos explicados acima.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!